O pacto da branquitude

O pacto da branquitude Cida Bento

Resenhas - O pacto da branquitude

Beatriz Ita 24/08/2023

Leitura fácil e rápida
Com uma leitura fácil e rápida, Cida trás reflexões extremamente necessárias para uma discussão que é urgente e não deve ser deixada de lado no Brasil.

lacklusterstarchild 26/08/2023

SAY IT LOUDER FOR THE PEOPLE IN THE BACK
A concise and incredibly thorough research on hereditary privilege, racism and the responsibility of social institutions to secure democracy for its most vulnerable citizens. Cida Bento?s writing is everything is would love to see in sociology class and more - she was my introduction to organizations and history which i?d never been taught before. A passionate advocate for racial equality as well as an remarkable scholar, it?s impossible not to be moved by her and this amazing book.

agostiniaziul 29/08/2023

Livro importante
O livro expõe de uma forma simples, didática e compreensível o posicionamento de "não-raça" e de "padrão norteador" de nós brancos.

Existe um pacto não falado, mas selado de forma silenciosa e violenta por parte da população branca brasileira.

Foi uma leitura importante e introdutória sobre pontos que são necessários serem refletidos por pessoas brancas antirracistas (e idealmente qualquer pessoa branca, mas sei que isso infelizmente não é possível).

Marina 17/09/2023

"Ser branco é viver sem se notar racialmente, numa estranha neutralidade. [...] É o outro que é de cor."

Manu 21/09/2023

Leitura obrigatória
Livro fundamental para nós brancos. Leitura mais que necessária para iniciarmos o desmantelamento das estruturas racistas que mantemos atualmente.

EduardaCGP 24/09/2023

Urgente
Pensei que a leitura fosse ser pouco mais fluída, mas por trazer muitos dados de pesquisas, o texto se torna um pouco acadêmico.
Livro necessário que nos mostra a urgência nas mudanças que precisamos fazer em nossa sociedade! Propicia enxergar atitudes e falas que acabam ?passando sem perceber?, nos obriga, de forma muito correta, a nós condicionarmos a prestarmos mais atenção em todo o funcionamento da sociedade em suas falas e ações.

Daniel.Moreira 11/01/2024

Manual de cabeceira
Cida Bento em esse seu livro, o Pacto da branquitude, nos mostra de uma forma clara e objetiva que esse pacto ocorre de forma não verbal.

Ela retrata como a supremacia branca tem medo de perder seus privilégios e continua reproduzindo, de forma contundente, uma política de exclusão.

Esse livro foi escrito num momento de grande polarização. Quanto maior a luta pela equidade, maior será a resistência dos privilegiados!

Um livro importante, por isso, deve ser seu livro de cabeceira para termos uma visão mais crítica da nossa sociedade.

Huandel 20/01/2024

Leitura de grande valor sobre as formas que se desenvolvem o racismo no Brasil, seja de maneira implícita ou explícita. A autora nos conta, através do embasamento científico e de sua vivência e de outras pessoas, sobre a perpetuação dos privilégios da raça branca em detrimento das outras, de maneira que nos faz enxergar a sociedade brasileira tão desigual desde os anos de escravidão até os dias atuais.

Ingrid 01/02/2024

Pensei muito sobre o que poderia dizer sobre esse livro e só posso dizer: Leiam! Se acreditam que já tenham todas as informações sobre o tema, pode acreditar que não sabem! Seja sobre o que é, seja sobre como combater, tem mais, muito mais! Quase 1 ano depois que fiz a leitura sigo impactada com todas as informações que esse livro me trouxe, e o quanto me fez, e faz, pensar sobre os privilégios, e quanto eles foram herdados.

Marina 02/02/2024

Sobre a ignorância deliberada dos brancos
Negação, medo e raiva são formas que os brancos usam para lidar com a herança escravocrata e com a condição implícita de preservá-la e multiplicá-la.

Esse livro é muito bom, li de uma vez só. Recomendo demais para quem reflete sobre o tema e estuda formas de reduzir os efeitos do racismo institucional, ampliando a diversidade e inclusão em diversos espaços, públicos ou privados.

ingridgomes 04/02/2024

Nesta obra essencial, a autora nos leva a refletir sobre privilégios estruturais imperceptíveis que, despropositadamente, são protegidos pelos brancos, numa tentativa de manter suas posições de poder e homogeneidade, esquivando-se do compromisso histórico e moral que poderiam exercer com mudanças visando a equidade.

Esse livro é com toda certeza um acontecimento, o texto apesar de ser muito educativo e informativo, é bastante acessível e assim que comecei não consegui parar de ler.

mariarsp 05/02/2024

"por fim, vale ressaltar que trabalhar com equidade exige um posicionamento sistêmico, significa reconhecer e enfrentar o racismo entranhado nas diferentes instâncias sociais (...)", pág 128.
Um dos melhores livros sobre esse tema, com uma linguagem simples e de fácil entendimento! essa leitura foi uma recomendação de uma professora e eu amei, o "Pacto da Branquitude" me fez refletir muito sobre a questão do racismo e preconceito racial, além de outras temáticas que a permeiam.

durante a obra, até lembrei do livro da Chimamanda ("O perigo de uma história única"), que fala sobre a importância de mostrar as diversas formas de contar a história, tendo em vista que, geralmente, aprendemos na escola o ponto de vista eurocêntrico, o que invisibiliza os demais povos, infelizmente. por isso, devemos sempre buscar narrativas plurais e diversas!

com certeza, uma leitura que deveria ser obrigatória para todos! todo mundo deveria ler esse livro pelo menos uma vez na vida.

- "por fim, vale ressaltar que trabalhar com equidade exige um posicionamento sistêmico, significa reconhecer e enfrentar o racismo entranhado nas diferentes instâncias sociais, seja no interior das organizações, seja no campo em que ela atua enquanto parte de um coletivo de organizações que compõe a sociedade.", pág 128.

Bia 05/02/2024

Que livro potente e didático, e de extrema importância que se entenda o pacto da branquitude, o pacto que nós brancos fazemos muitas vezes, esse pacto só é possível entender quando pensamos nos privilégios brancos em nossa sociedade. Que composta para que pessoas negras não acessem locais de poder em empresas mesmo tendo a mesma ou até mais instruções e conhecimentos.
Como a autora diz: não se reúnem brancos em reuniões para excluir os negros, porém é como o fizesse.
Em um país onde a maioria é negra e parda, verificar locais onde apenas brancos acessam é revoltante.
Sabemos que, essa história escravagista, incrustada em nossa sociedade, ainda necessida de muita luta para que seja revertida.
Porém hoje temos acessos a livros brilhantes como esse, capaz de nos fazer enxergarmos e nos aliarmos nessa luta anti-racista.

Lorena1148 06/02/2024

Excelente reflexão
Adorei o livro!
Já sabia do que se tratava o conceito abordado aqui, mas poder ver todo o desdobramento do pensamento fez com que eu aprendesse ainda mais.

A leitura promoveu reflexão e aprendizado, tudo isso sem ser enfadonho nem arrastado. É nítido o conhecimento da autora e admiro a forma como ela conseguiu expressar esse saber de forma tão clara.

Acredito que é uma leitura necessária para todas as pessoas, para refletirmos e entendermos aspectos da nossa sociedade e possamos mudá-la.