O pacto da branquitude

O pacto da branquitude Cida Bento

Resenhas - O pacto da branquitude

mariarsp 05/02/2024

"por fim, vale ressaltar que trabalhar com equidade exige um posicionamento sistêmico, significa reconhecer e enfrentar o racismo entranhado nas diferentes instâncias sociais (...)", pág 128.
Um dos melhores livros sobre esse tema, com uma linguagem simples e de fácil entendimento! essa leitura foi uma recomendação de uma professora e eu amei, o "Pacto da Branquitude" me fez refletir muito sobre a questão do racismo e preconceito racial, além de outras temáticas que a permeiam.

durante a obra, até lembrei do livro da Chimamanda ("O perigo de uma história única"), que fala sobre a importância de mostrar as diversas formas de contar a história, tendo em vista que, geralmente, aprendemos na escola o ponto de vista eurocêntrico, o que invisibiliza os demais povos, infelizmente. por isso, devemos sempre buscar narrativas plurais e diversas!

com certeza, uma leitura que deveria ser obrigatória para todos! todo mundo deveria ler esse livro pelo menos uma vez na vida.

- "por fim, vale ressaltar que trabalhar com equidade exige um posicionamento sistêmico, significa reconhecer e enfrentar o racismo entranhado nas diferentes instâncias sociais, seja no interior das organizações, seja no campo em que ela atua enquanto parte de um coletivo de organizações que compõe a sociedade.", pág 128.

Bia 05/02/2024

Que livro potente e didático, e de extrema importância que se entenda o pacto da branquitude, o pacto que nós brancos fazemos muitas vezes, esse pacto só é possível entender quando pensamos nos privilégios brancos em nossa sociedade. Que composta para que pessoas negras não acessem locais de poder em empresas mesmo tendo a mesma ou até mais instruções e conhecimentos.
Como a autora diz: não se reúnem brancos em reuniões para excluir os negros, porém é como o fizesse.
Em um país onde a maioria é negra e parda, verificar locais onde apenas brancos acessam é revoltante.
Sabemos que, essa história escravagista, incrustada em nossa sociedade, ainda necessida de muita luta para que seja revertida.
Porém hoje temos acessos a livros brilhantes como esse, capaz de nos fazer enxergarmos e nos aliarmos nessa luta anti-racista.

Lorena1148 06/02/2024

Excelente reflexão
Adorei o livro!
Já sabia do que se tratava o conceito abordado aqui, mas poder ver todo o desdobramento do pensamento fez com que eu aprendesse ainda mais.

A leitura promoveu reflexão e aprendizado, tudo isso sem ser enfadonho nem arrastado. É nítido o conhecimento da autora e admiro a forma como ela conseguiu expressar esse saber de forma tão clara.

Acredito que é uma leitura necessária para todas as pessoas, para refletirmos e entendermos aspectos da nossa sociedade e possamos mudá-la.

Sanva 28/02/2024

Impactante
Esse livro me foi indicado na faculdade, no último semestre do ano passado. O tema estava em alta, várias citações referentes ao mesmo, tive que ler. Você entende lendo, e está escrito e comprovado por dados aquilo que muitos pensam.

Ka 01/03/2024

Um livro de linguagem clara, fácil entendimento e que traz um tema tão importante e necessário nos dias atuais, com uma abordagem até então desconhecida por muitos (inclusive por mim) que é a branquitude. Uma ótima leitura/aprendizado, que abre os olhos para que busquemos uma maneira de evoluir e tornar verdadeiramente igualitária as nossas relações, desconstruindo assim, o racismo estrutural que nos segue.

val 08/03/2024

"A herança branca contém marcas da apropriação de bens materiais e imateriais, originárias da condição de descendente de escravocratas e colonizadores e é uma herança frequentemente tratada como mérito para legitimar a supremacia econômica, política e social."

JuanComjota 15/03/2024

O livro é perfeito, já eu?
Segunda leitura que faço dessa obra, hoje com um pouco mais de noção do que da primeira, acredito que pude absorver MUITO mais lições nessa releitura.
A Cida Bento deixa de forma muito simples e mastigada para fácil atendimento, e mesmo com isso, acho que não absorvi tudo que o estudo tinha para me ensinar.
Mas sempre bom entender um pouco melhor o contexto em que eu, um homem branco, estou inserido, minhas responsabilidades e tudo aquilo que eu influencio, propositalmente ou não.

Fabricio.Macedo 28/03/2024

Venho me interessando por leituras que relacionam temas como o que Cida Bento propõe em seu belo texto. Uma leitura que me foi além de reflexiva e contextualizadora, motivadora de comportamento, posturas e ações. Diz Cida Bento encerrando seu texto: "(...) reconhecer ao mesmo tempo o outro e o que somos, aprender nossos lugares recíprocos, situar os nossos papéis, identificar na estrutura de nossas organizações os elementos que fomentam a supremacia e a história que gerou ônus para uns e bônus para outros. E seguir realizando as mudanças institucionais imprescindíveis."

Cintia.Ferreira 29/03/2024

O que você faz para combater o racismo?
A autora escreve de forma clara e objetiva sobre racismo, racismo estrutural e toda a estrutura que está por trás dos privilégios da branquitude. Cida Bento aborda o aspecto histórico e como foi construída a supremacia branca através de exploração dos negros e como está parte da história apagada e silenciada. Além de destacar exemplos práticos e atuais em que a população negra ainda está sendo explorada e em condições subalternas. O último capítulo do livro a autora conclui e descreve formas para que as pessoas brancas combatam o racismo e passem a questionar os seus privilégios, reconhecendo o passado de expropriação e buscar modos estruturais equalitários as pessoas negras

isachoraa 01/04/2024

Muito necessário!
Leitura que queria realizar q muito tempo, acho que preciso digerir ainda, mas esse livro é a forma sistematizada de pensamentos que todos já tivemos sobre realidade brasileira e a necessidade de modifica-la. A autora, como pesquisadora, trás uma obra que se baseia em dados quantitativos reais para realizar uma análise crítica sobre a forma como a branquitude está enraizada em nós como sociedade.

julianas 04/04/2024

É um livro maravilhoso!!!!
Válida leitura para todos!!!
Cida Bento é uma baita mulher, uma ótima escritora.

Luiza1253 07/04/2024

Livro muito necessário e reflexivo. Leitura rápida porém cheia de informações e dados. O livro apesar de pequeno é bastante denso l.

Matheus 07/04/2024

Pacto narcísico
Cida trouxe neste livro diversos pontos e dados sobre a falta de espaço de pessoas negras não só nas empresas, mas também na sociedade. Livro curto e muito direto, é um livro obrigatório para ser lido para quem busca entender o racismo impregnado desde a colonização e de sua herdeiros.

Fabiana.Ferreira 08/04/2024

Todo dia escuto: Não existe racismo no Brasil. Chega de Mimimi, aí, vamos falar disso de novo? Cida Bento escancara como o lugar de privilégio herdado pelos brancos de seus ancestrais não é algo de que se queira abrir mão, mesmo sem perceber. Livro muito necessário.

Beatriz2029 08/04/2024

Nada como ler e aprender com pessoas que realmente sabem e muito. Ler Cida Bento foi um prazer, o livro todo em maravilhoso, mas os capítulos 6, 7 e 8, que que foi isso, uma verdadeira aula. Não preciso dizer que esse livro é mais que necessário para todos, temos que mudar nossa mentalidade, para podermos mudar a realidade.