O pacto da branquitude Cida Bento

Resenhas - O pacto da branquitude

Helen.Bandeira 10/04/2024

Incrível
Um livro cheio de técnica, mas simples e gostoso de ler. Consegui tirar muito proveito da leitura que me trouxe ideias novas e também reforçou pensamentos que eu já tinha.

Leticia 13/04/2024

O pacto da branquitude
Que livro necessário. Todos deveriam ler, PRINCIPALMENTE pessoas brancas. A autora disserta de forma brilhante sobre o racismo institucional e do pacto silencioso da branquitude para se manter no poder e permanecer usufruindo da herança adquirida com os quase quatrocentos anos de escravidão.
Com um texto fluido, Cida Bento apresenta o resultado de observações e estudos realizados ao longo de décadas de trabalho como psicóloga de RH, em empresas públicas e privadas, e acadêmica.

Messias 21/04/2024

Cida Bento faz umas reflexões bem interessantes no livro. O livro tem qualidade, mas senti falta de um algo a mais. E eu não gosto do nome: parece uma escolha comercial, mas o pacto em si está mais nas entrelinhas do que no centro do pensamento que a Cida Bento constrói nesse livro. Por isso acabei não dando uma avaliação melhor.

Giacomet1 27/04/2024

Livro importante sobre o tema
Achei muito interessante a abordagem da autora, falando do impacto da escravização, inclusive em ambientes corporativos.

babi.albini 02/05/2024

?A meritocracia pretende justificar as desigualdades que produz e criar uma elite que se considera trabalhadora a virtuosa? - Daniel Markovits

Camila.Longa 03/05/2024

Reconhecendo privilégios
Que leitura necessária!
Como pessoa branca, não é só sobre reconhecer os privilégios, mas é também (e mais) sobre perceber os pactos velados pra manter esses privilégios e, principalmente, pensar em como ser antirracista.

(Apenas um resumo bem pequeno sobre o que bateu em mim)

Juliana 03/05/2024

Desconfortável, como tem que ser
Livro gera bastante reflexão e desconforto. Me fez pensar sobre a branquitude de uma forma que infelizmente nunca tinha entrado em contato.

gabs pina 10/05/2024

Eu tenho um apego emocional a livros que não explicitamente me convidam para visitá-la várias e várias vezes. E desde o início eu sabia que com este não seria diferente. ?O pacto da branquitude? me relembra o quanto precisamos, enquanto sociedade, lutar pelo o antirracismo e pensar o pacto narcísico da branquitude que é pautado desde o período colonial do Brasil.

Lúvina 19/05/2024

Demorei, mas foi
É um bom livro, mas estou sem ritmo de leitura que não seja ficcional, então ele acabou se tornando meio arrastado no fim.

Me trouxe questionamentos que me fizeram perceber algumas coisas antes nunca reparadas, olhar ao redor e perceber padrões que fazem nos sentir até um pouco envergonhados de onde chegamos enquanto sociedade, e o quanto ainda temos a avançar.

Egberto Vital 19/05/2024

Uma leitura urgente, necessária e que deveria ser obrigatória nas escolas brasileiras. Uma obra que desconstrói o discurso falacioso da meritocracia, denuncia os privilégios brancos e desvela os resistentes alicerces que perpetuam o poder da branquetude.

Voltarei depois para comentar com mais atenção.

Rafaella 20/05/2024

Pequeno (grande) livro. Atemporal e imprescindível.
Cida Bento, psicóloga, ativista preta, fundadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CERTD) e eleita uma das pessoas mais influentes do mundo na promoção da diversidade (pela revista The Economist), escancara ao leitor na escrita de seu livro, os mecanismos e as engrenagens pelas quais a branquitude se (re)afirma na contemporaineidade. As maneiras silenciosas, extremamente sutis, que caracterizam a "cultura branca" em seu lugar "honorável" de poder, um lugar de conforto onde se olha o outro com uma lente que não se olha a si mesmo (isto é, a lente de raça), como bem diz a professora Lia Vainer Schucman, da UFSC. A branquitude se configura por todos os privilégios simbólicos e materiais associados à brancura da pele, já o pacto da branquitude é este pacto narcísico coletivo das pessoas brancas usado como uma narrativa para mascarar o racismo em todas as suas camadas. É uma aliança da supremacia branca que revela em suas raízes a "herança inscrita na subjetividade do coletivo, mas que não é reconhecida publicamente ." (pág. 24).
O "Pacto da Branquitude" é uma leitura essencial para compreender a si mesmo, e. não obstante, os lugares os quais cada um de nós ocupa dentro de sua própria existência, o passado político-histórico-social ao qual, direta ou indiretamente, somos condicionados. Assimilar profundamente as maneiras pelas quais tais tratos tácitos se aderem violentamente nas entranhas da sociedade, para assim, sermos capazes de vislumbrarmos outras perspectivas democráticas e de equidade para abolir tal preito.

Nathan262 25/05/2024

Resenha: Pacto da Branquitude
"É evidente que os brancos não promovem reuniões secretas às cinco da manhã para definir como vão manter seus privilégios e excluir os negros. Mas é como se assim fosse."
Pacto da Branquitude” é um livro incrível que nos faz refletir sobre questões importantes. A autora nos leva a pensar sobre privilégios, identidade e responsabilidade, tudo de maneira envolvente e corajosa. Ela nos desafia a olhar para dentro de nós mesmos e a considerar como podemos combater o racismo. Com linguagem simples e exemplos impactantes, o livro nos inspira a agir e a fazer a diferença. Uma leitura essencial para todos que desejam entender melhor o mundo e contribuir para uma sociedade mais justa.

site: https://www.instagram.com/_nahtan99/

Fernanda.PantaleAo 27/05/2024

Leitura essencial
Para toda pessoa entender (e com muita fundamentação teórica e prática) as consequências e efeitos (principalmente negativos) do racismo.

Gabriella756 31/05/2024

O pacto da branquitude
É um bom livro para iniciantes na temática e traz consigo um olhar diferente sobre o racismo, muitas vezes o racismo é visto como um problema dos negros, mas esse livro fala sobre o racismo como uma questão dos brancos também.Qual efeito do período escravocrata para os brancos? Será que os processos seletivos são realmente neutros ao contratar pessoas? O branco é universal e o negro o diferente? São muitos as reflexões e os ensinamentos que esse livro traz.