O pacto da branquitude

O pacto da branquitude Cida Bento

Resenhas - O pacto da branquitude

Fabricio.Macedo 28/03/2024

Venho me interessando por leituras que relacionam temas como o que Cida Bento propõe em seu belo texto. Uma leitura que me foi além de reflexiva e contextualizadora, motivadora de comportamento, posturas e ações. Diz Cida Bento encerrando seu texto: "(...) reconhecer ao mesmo tempo o outro e o que somos, aprender nossos lugares recíprocos, situar os nossos papéis, identificar na estrutura de nossas organizações os elementos que fomentam a supremacia e a história que gerou ônus para uns e bônus para outros. E seguir realizando as mudanças institucionais imprescindíveis."

Cintia.Ferreira 29/03/2024

O que você faz para combater o racismo?
A autora escreve de forma clara e objetiva sobre racismo, racismo estrutural e toda a estrutura que está por trás dos privilégios da branquitude. Cida Bento aborda o aspecto histórico e como foi construída a supremacia branca através de exploração dos negros e como está parte da história apagada e silenciada. Além de destacar exemplos práticos e atuais em que a população negra ainda está sendo explorada e em condições subalternas. O último capítulo do livro a autora conclui e descreve formas para que as pessoas brancas combatam o racismo e passem a questionar os seus privilégios, reconhecendo o passado de expropriação e buscar modos estruturais equalitários as pessoas negras

isachoraa 01/04/2024

Muito necessário!
Leitura que queria realizar q muito tempo, acho que preciso digerir ainda, mas esse livro é a forma sistematizada de pensamentos que todos já tivemos sobre realidade brasileira e a necessidade de modifica-la. A autora, como pesquisadora, trás uma obra que se baseia em dados quantitativos reais para realizar uma análise crítica sobre a forma como a branquitude está enraizada em nós como sociedade.

julianas 04/04/2024

É um livro maravilhoso!!!!
Válida leitura para todos!!!
Cida Bento é uma baita mulher, uma ótima escritora.

Luiza1253 07/04/2024

Livro muito necessário e reflexivo. Leitura rápida porém cheia de informações e dados. O livro apesar de pequeno é bastante denso l.

Matheus 07/04/2024

Pacto narcísico
Cida trouxe neste livro diversos pontos e dados sobre a falta de espaço de pessoas negras não só nas empresas, mas também na sociedade. Livro curto e muito direto, é um livro obrigatório para ser lido para quem busca entender o racismo impregnado desde a colonização e de sua herdeiros.

Fabiana.Ferreira 08/04/2024

Todo dia escuto: Não existe racismo no Brasil. Chega de Mimimi, aí, vamos falar disso de novo? Cida Bento escancara como o lugar de privilégio herdado pelos brancos de seus ancestrais não é algo de que se queira abrir mão, mesmo sem perceber. Livro muito necessário.

Beatriz2029 08/04/2024

Nada como ler e aprender com pessoas que realmente sabem e muito. Ler Cida Bento foi um prazer, o livro todo em maravilhoso, mas os capítulos 6, 7 e 8, que que foi isso, uma verdadeira aula. Não preciso dizer que esse livro é mais que necessário para todos, temos que mudar nossa mentalidade, para podermos mudar a realidade.

Victor Meira 10/04/2024

ESSENCIAL
Cida Bento nos faz enxergar o racismo por uma perspectiva diferente. Como Silvio Almeida e Djamila Ribeiro, ela demonstra os efeitos do racismo na sociedade e a necessidade de lutar contra ele, porém faz-nos entender que ele ainda vive por um ego da branquitude instrumentalizado pelo Pacto Narcísico. Os brancos não se vêem como um grupo étnico por ainda se considerarem conscientemente ou inconscientemente detentores da herança de poder e superiores enquanto ser.

Helen.Bandeira 10/04/2024

Incrível
Um livro cheio de técnica, mas simples e gostoso de ler. Consegui tirar muito proveito da leitura que me trouxe ideias novas e também reforçou pensamentos que eu já tinha.

Leticia 13/04/2024

O pacto da branquitude
Que livro necessário. Todos deveriam ler, PRINCIPALMENTE pessoas brancas. A autora disserta de forma brilhante sobre o racismo institucional e do pacto silencioso da branquitude para se manter no poder e permanecer usufruindo da herança adquirida com os quase quatrocentos anos de escravidão.
Com um texto fluido, Cida Bento apresenta o resultado de observações e estudos realizados ao longo de décadas de trabalho como psicóloga de RH, em empresas públicas e privadas, e acadêmica.

Messias 21/04/2024

Cida Bento faz umas reflexões bem interessantes no livro. O livro tem qualidade, mas senti falta de um algo a mais. E eu não gosto do nome: parece uma escolha comercial, mas o pacto em si está mais nas entrelinhas do que no centro do pensamento que a Cida Bento constrói nesse livro. Por isso acabei não dando uma avaliação melhor.

Giacomet1 27/04/2024

Livro importante sobre o tema
Achei muito interessante a abordagem da autora, falando do impacto da escravização, inclusive em ambientes corporativos.

babi.albini 02/05/2024

?A meritocracia pretende justificar as desigualdades que produz e criar uma elite que se considera trabalhadora a virtuosa? - Daniel Markovits