A gente mira no amor e acerta na solidão

A gente mira no amor e acerta na solidão Ana Suy

Resenhas - A gente mira no amor e acerta na solidão

Eva Ev 31/03/2023

Simplesmente ???
Se você já ouviu falar desse livro e pensa em ler ele para encontrar uma receita infalível contra a solidão, spoiler: isso não vai acontecer! Na realidade, essa leitura é muito mais sobre a aceitação de um vazio que é inerente à vida humana do que a dissolução dele.

A autora traz um estudo, nada complexo e super profundo, sobre a interdependência do amor e da solidão. Apontando que ao amar é essencial que você aceite o vazio, o desencaixe e a ausência de completude para poder manter a sua identidade e não sobrecarregar nenhuma relação com uma ilusão própria. Afinal, o amor é o encontro de duas faltas que não podem se anular.

Você vai começar esse livro tipo ?? e terminar ??, fazendo as pazes com o seu lugar solitário, consigo mesmo. E, acima de tudo, querendo viver nele para descobrir a si e ao outro.

diliterando 31/03/2023

Uma abordagem diferente
??
De início o título me causou interesse,
" O amor é uma junção de sorte, coragem e vazio. Temos que lidar com as nossas faltas e as faltas do outro." No fim das contas, amar é um compilado de solidão e encanto que se encontram, mas que não acontecem de imediato.
Nesse livro fruto de uma tese de mestrado e doutorado da psicanalista Ana Suy lançado em 2022.
Ela discorre de um forma fácil e descomplicada como o amor e solidão estão conectados.
Em 24 tópicos a autora aborda amor, solidão, ciúmes, paixão, amor-amizade, fim do amor. Segunda ela só vivemos pelo amor, afeto que nos moldam durante a vida toda.
" Porque coisas precisam cair. Mesmo a paixão precisa cair para se transformar ( ou não) em amor...Assim, a paixão cai, mas nós  não caímos junto, ainda que sofremos alguns efeitos da queda... como se o outro devesse a nós aquilo que ele não é, o que com alguma frequência ele nem sequer disse ser." p.23
Essa abordagem realista e objetiva da Suy me agrada até porque acredito nisso fielmente.
" A solidão é uma ilusão, porque em última instância a gente nunca está sozinho, mas está com a gente mesmo."p.40

Nessa obra psicanalítica nos proporciona uma imersão em nós mesmo, com reflexões sobre amor e solidão. A solidão não é estar sozinho e nem uma coisa ruim como muitos pensam. Enfim gostei muito da leitura foi como um bate papo com quem sabe muito... obg Suy.

Márcia Régia 26/12/2023

Um dos melhores livros que já li na vida.
Eu gostei muito da forma como a autora explora o tema do amor e da solidão.
O livro tem muitas frases e pensamentos ótimos para a reflexão sobre nós, sobre a visão que temos do Outro .
É quase como se estivéssemos tomando um café quentinho com aquela amiga e falando de coisas importantes com acolhimento e bom humor. Mas não se enganem, ela mergulha fundo nos conceitos e teorias com a bagagem de quem tem muita experiência clínica. Queria que todo mundo tivesse oportunidade de ler e absorver algo desse livro.

Vale a pena ler!

Irena Wieliczka 27/12/2022

A Gente Mira no Amor e Acerta na Solidão
Ana Suy traz uma importante reflexão nesse livro e pode não parecer, mas amor e solidão caminham juntos.

Apesar de ter poucas páginas, esse livro é uma pedrada atrás da outra. Aprendemos sobre psicose, neurose, amor, solidão, paixão, ciúmes e tantos outros assuntos. Os temas são abordados de forma leve, mas com embasamento, o que nos faz ter vontade de ir atrás de Freud e Lacan para saciar ainda mais a nossa curiosidade.

Por fim, a autora encerra o livro com o melhor dos amores, aquele que nos salva de tudo (inclusive de nós mesmos): o amor da amizade.

Esse livro é sensacional!

cicireadss 25/03/2023

Eu amei o título
Teve várias passagens e trechos no livro que achei bem interessante, mas talvez eu estava esperando muito ou outra coisa por causa do título também. Os capítulos são bem curtos, ao longo do livro a autora tanto traz referências mais ?antigas? quanto também contemporâneas e mais da ?cultura pop?, o que é legal.
Talvez o fato dos capítulos serem muito curtos que achei que não houve um aprofundamento como eu esperava, e um tema que achei que poderia até ser mais discutido era o amor na amizade, que a autora colocou mais para o final de forma mais breve.
De forma geral, adorei conhecer o trabalho dela!

diennifercb 15/09/2022

chocada em cristo
eu amei demais esse livro! não é atoa que acho a psicanálise fascinante. leitura acessível para todos os públicos, a didática da autora é incrível, visto que trata de assuntos super complexos e difíceis. nos convida a refletir e repensar sobre tudo o que achamos que já sabemos sobre o amor e sobre a solidão, com apontamentos muito importantes. uma experiência de leitura visceral, não da pra sair o mesmo depois desse livro.

day 04/08/2023

Maravilhoso
Não existe receita pronta para ser a gente mesmo .Só a gente é o que é.
Somos sozinhos nesse sentido. Por consequência, não existe caminho trilhado pelo outro que vá nos dar acesso ao amor .Amor é um misto de bancar a solidão com ter sorte,atravessado por encanto com um outro que insiste.
O livro é simplesmente maravilhoso.
Tão especial se sentir bem conosco , curtir nossa própria companhia e saber que não precisamos estar juntos para sermos completos.
Livro muito bom.

arualana 22/05/2024

Amor
A forma como Ana Suy fala sobre o amor em toda sua complexidade e ao mesmo tempo na sua simplicidade faz dessa leitura algo envolvente e extremamente reflexivo.

Cris.Aguiar 06/08/2023

Conciso e recheado
Um livro super curtinho para um assunto tão amplo, porém em uma escrita de "melhor amiga" Ana Suy nos apresenta sua tese do amor-solidão, nos dá algumas teorias de psicanálise e consegue nos fazer entender.
Fiquei com gostinho de quero mais, porém creio ser essa a intenção dela... nos despertar "a fome", do queijo e da faca teremos que ir atrás. (quem ler, entenderá)

Recomendo bastante.

Gabi 02/12/2022

Muito bom!
Essa leitura foi indicação da minha psicóloga e eu amei demais! Aborda um tema complexo mas de forma que da para qualquer pessoa entender, fiquei curiosa para ler mais livros dessa autora.

Larissa 23/04/2023

Um dos melhores livros que tive o prazer de ler.
Ele traz de forma acessível discussões da psicanálise. Uma mistura de conceitos de Freud e Lacan para falar sobre o amor e a solidão (mas não só isso, porque a autora também aborda luto, relações familiares, dentre outros assuntos).
Sem muitos spoilers, o livro dá um outro tom para a palavra "solidão", que muitas vezes é vista como algo negativo.
"Amar é um misto de bancar a solidão com ter sorte, atravessado por um encanto com um outro que insiste"
Katia Rodrigues 23/04/2023minha estante
Q frase linda!

Thaiane4 28/08/2023

Ana suy é perfeita em cada palavra . realmente buscamos sempre o amor, mas a solidão faz parte de nós ! e é tão gostoso aprender a lidar com nossa solidão.
Tauannab 28/08/2023minha estante
Amei também, experiência maravilhosa.

Nath52 16/11/2023

Desmistificando a solidão
Em 'A gente mira no amor e acerta na solidao?, somos guiados por uma envolvente conversa que nos transporta pelos intricados caminhos dos sentimentos, seja o amor, a paixão, ciúmes ou a solidão. Esta obra, permeada por referências à psicanálise e pensamentos Freudianos, oferece uma leitura leve e acolhedora, acessível a todos. Ao concluir a jornada literária, somos presenteados com reflexões que não apenas aprimoram nosso entendimento do amor, mas também nos conduzem a uma convivência respeitosa e enriquecedora com a solidão.

Ana Cristina 07/04/2023

Recomendo
"Se a solidão costuma ser um problema, não é porque ficamos sozinhos de fato, mas sim porque podemos ficar mal acompanhados: por nós mesmos.
Talvez nada seja mais humano do que o medo de perder o outro, ou melhor, o medo de se perder perdendo o outro."

Estava gostando muito no começo mas depois deu uma desandada, apenas citando Freud.
Gosto de livro com muita informação, principalmente esse âmbito psicológico, se estivesse procurando esse tipo de informação quando iniciei a leitura seria cinco estrelas favoritado, mas não foi exatamente isso que esperava, ficou tanto na teoria que mesmo sendo um livro pequeno demorei para terminar por não entender ou até se perder fácil na leitura.
Mas é uma leitura que vale a pena, muito interessante e até me ajudou a conhecer um pouco mais do curso que quero fazer.

dedag 19/05/2024

?[?] o estado mais digno do amor é a amizade.?
A escrita da autora por vezes é bem poética e filosófica, o que dificultou um pouco o meu entendimento às vezes. apesar de ser um livro voltado ao público em geral, em certos momentos a autora utiliza termos técnicos e divagações psicanalíticas que para um leigo (eu, no caso) ficaram um pouco confusas mas, no geral, gostei bastante da leitura, a temática é realmente interessante, recomendo!

?É uma espécie de loucura, o amor, ainda que seja uma loucura socialmente aceita.?