A gente mira no amor e acerta na solidão

A gente mira no amor e acerta na solidão Ana Suy

Resenhas - A gente mira no amor e acerta na solidão

Larissa 23/04/2023

Um dos melhores livros que tive o prazer de ler.
Ele traz de forma acessível discussões da psicanálise. Uma mistura de conceitos de Freud e Lacan para falar sobre o amor e a solidão (mas não só isso, porque a autora também aborda luto, relações familiares, dentre outros assuntos).
Sem muitos spoilers, o livro dá um outro tom para a palavra "solidão", que muitas vezes é vista como algo negativo.
"Amar é um misto de bancar a solidão com ter sorte, atravessado por um encanto com um outro que insiste"
Katia Rodrigues 23/04/2023minha estante
Q frase linda!

Nath52 16/11/2023

Desmistificando a solidão
Em 'A gente mira no amor e acerta na solidao?, somos guiados por uma envolvente conversa que nos transporta pelos intricados caminhos dos sentimentos, seja o amor, a paixão, ciúmes ou a solidão. Esta obra, permeada por referências à psicanálise e pensamentos Freudianos, oferece uma leitura leve e acolhedora, acessível a todos. Ao concluir a jornada literária, somos presenteados com reflexões que não apenas aprimoram nosso entendimento do amor, mas também nos conduzem a uma convivência respeitosa e enriquecedora com a solidão.

Ana Cristina 07/04/2023

Recomendo
"Se a solidão costuma ser um problema, não é porque ficamos sozinhos de fato, mas sim porque podemos ficar mal acompanhados: por nós mesmos.
Talvez nada seja mais humano do que o medo de perder o outro, ou melhor, o medo de se perder perdendo o outro."

Estava gostando muito no começo mas depois deu uma desandada, apenas citando Freud.
Gosto de livro com muita informação, principalmente esse âmbito psicológico, se estivesse procurando esse tipo de informação quando iniciei a leitura seria cinco estrelas favoritado, mas não foi exatamente isso que esperava, ficou tanto na teoria que mesmo sendo um livro pequeno demorei para terminar por não entender ou até se perder fácil na leitura.
Mas é uma leitura que vale a pena, muito interessante e até me ajudou a conhecer um pouco mais do curso que quero fazer.

Bianca.Januario 16/01/2024

Leve, objetivo e reflexivo...

Gosto de ler livros de psicanalise porque me faz refletir e avaliar minhas atitudes!
Camis 16/01/2024minha estante
Também amo livro de psicanálise e trato com psicóloga que olha com a psci.. é sensacional ?? leia A DESCOBERTA DE SI MESMO .. ele também tá nas minhas leitura finalizadas recente .. ??

anaicg 16/01/2024minha estante
oii, pode me indicar outros desse tipo? pfv

dedag 19/05/2024

?[?] o estado mais digno do amor é a amizade.?
A escrita da autora por vezes é bem poética e filosófica, o que dificultou um pouco o meu entendimento às vezes. apesar de ser um livro voltado ao público em geral, em certos momentos a autora utiliza termos técnicos e divagações psicanalíticas que para um leigo (eu, no caso) ficaram um pouco confusas mas, no geral, gostei bastante da leitura, a temática é realmente interessante, recomendo!

?É uma espécie de loucura, o amor, ainda que seja uma loucura socialmente aceita.?

Mi Rubin 11/09/2023

Bom ter uma visão crua sobre amor e solidão.

Às vezes, achamos que a solidão é um estágio ruim de nossas vidas, mas ela se faz tão necessária para entendermos melhor tudo que somos e o que nos cerca.

Podemos aprender muito com ela.

Nathale 17/09/2024

Ana Suy nos ajuda a entender a nossa parte em toda a dor: de amor, de saudade, de tristeza, de solidão. Nos ensina a entender um pouco melhor como tudo isso nos habita e a construir uma casa mais bonita pra morar em nós mesmos.

Isabela.Simon 16/02/2024

O amor só existe por conta da solidão
Esse livro foi uma ótima análise sobre como amamos e de onde vem esse sentimento.
No começo é bem focado na parte parental e infância, no meio trata mais da adolescência e o fim é sobre o amor romântico. Achei muito válido e a principal referência foi o Freud.
Achei uma leitura rápida e necessária.

Rocklieber 15/11/2022

Gostaria de ter encontrado esse livro antes, mas as ocorrências foram o que me fez se interessar por este livro

Wacinom 05/01/2024

"Podemos ler que o amor contém a solidão em seu interior pois no coracao do amor esta sempre a solidao, e por isso quem não suporta a solidao tambem nao suporta o amor ."

Mateus 12/06/2024

O amor é possível?
O amor demanda amor (Lacan, Seminário XX: Mais, ainda). Me deparei com essa frase e fui impactado, pensei como o amor (ou a necessidade dele) é presente em nosso modo de viver, o amor e o medo da solidão, o medo da incompletude da vida.

Gostaria de começar o texto pelo começo, mas onde será que o começo se esconde? Talvez falar sobre o amor na infância, falar sobre paixões da adolescência, ou amor durante a vida adulta, não sei qual escolher, mas sei que amamos sozinhos, pois cada um ama a seu próprio modo.

Por falar em início, cito que amar é algo que aprendemos sendo amados por nossos primeiros cuidadores. É porque alguém em algum momento nos amou, ainda que amando mal, que a gente aprende a amar, ainda que possa amar mal. Mas nossas primeiras experiências de amor são irremediáveis, então é sempre por amor que vivemos, mesmo que seja um amor meio torto e com frequência é. No inicio da vida o amor que nos salva e depois também.

Na desenrolar da vida, o amor parece ser um mistério, como disse Cazuza ?o nosso amor a gente inventa, e quando acaba, a gente pensa que nunca existiu?, uma vez que o outro está sempre nos decepcionando narcisicamente, mas aí que está; precisamos que falte alguma coisa, se temos tudo não precisamos do outro, então o amor nasce da falta, do desejo de amar e ser amado, mesmo que isso torne-se angústia.

Por fim, gostaria de citar Milan Kundera que fala dos amores como impérios, desaparecendo a ideia sobre a qual foram construídos, morrem junto dela. Ninguém morre de amor, mas e de desamor será que morre? O amor é um exercício trabalhoso, nem todos estão dispostos a isso, o que a psicanálise pode fazer por alguém é transformar esse medo neurótico de amar, em uma experiência, encorajar o indivíduo a tentar, a fazer com que o amor seja parte da vida.
edu basílio 12/06/2024minha estante
obrigado por esta resenha inspiradora ? -- sobretudo em uma data com o simbolismo que tem hoje para nós no brasil.

Fabianne 08/06/2023

A gente mira no amor próprio e acerta na solitude
Depois de ler um livro sobre o comportamento dos 30% da população psicopata do planeta, nada melhor do que uma conversa sobre os 60% da população que sente vários tipos de amor e com isso solidão.
Ana Suy é uma escritora, psicanalista, professora universitária e pesquisadora que investiga o amor e suas variações.
A escritora aborda temas psicanalíticos consistentes de forma leve e compreensível e apesar de apresentar alguns termos técnicos a leitura é fluida e divertida.

Cássio Cipriano 28/06/2024

Um livro técnico que rompeu barreiras e atingiu o público geral.
Solidão é um tema que permeia a vida de todas as pessoas e costuma agregar outros sentimentos, e é bem isso o que esse livro mostra, pois o tema "solidão" acaba desencadeando diversos outros debates e a autora passeia por diferentes aspectos, vertentes, causas e consequências desse sentimento, que é tópico central do livro, mas não se limita a isso.

Não li, ouvi o audiobook, e foi uma experiência mais interessante, pois sinto que, se eu tivesse lido, teria sido uma leitura maçante. Apesar de apresentar conceitos interessantes e ter uma linguagem acessível, trata dos temas amor e solidão por um viés da psicanálise, deixando tudo muito técnico.

No geral, o livro traz reflexões interessantíssimas, não só sobre amor e solidão, mas sobre outras questões que permeiam esses sentimentos nas relações interpessoais e consigo mesmo, algo que vai de encontro às vivências de todas as pessoas, mas não acredito que todo mundo vai curtir, pois é um livro... chato.

site: https://instagram.com/cassiocipriano

Luana 27/05/2024

Acho que esperava mais
Achei que a leitura flui, nao é um livro difícil de ser ler, mas eu criei uma expectativa que talvez lendo esse livro eu me faria mais questionamentos sobre o amor, sobre a solidão.
Ela trouxe alguns conceitos bons , algumas boas explicações, mas nao achei nada tão profundo.
Ela explica um amor com base na relação da criança com os pais , porque é desde a infância que moldamos a forma como amamos e somos amado, é uma perspectiva interessante.
O livro me despertou vontade de ler mais coisas sobre o assunto e realmente encontrar leituras que me façam questionar mais.

Mariana 07/11/2023

Desvelar
Achei o título da obra incrível e fui me aprofundar nos pensamentos da autora. Nunca tinha lido nada dela antes e foi uma grata surpresa.

Com um mergulho fundo nos pensamentos de Freud, Lacan e outros mestres da psi, Suy, vai desvelando aos poucos os mistérios do amor e da solidão. Em capítulos curtos e interessantes para amantes e não amantes da psicologia, vamos conhecendo os extremos de cada sentimento.

A autora coloca o amor, a paixão, o ciúme, a solidão e o medo em faces desnudas que nos dão uma visão correta do que é cada sentimento e o lugar que cada um deve ter em nossa existência.

Ah e não menos importante nossa relação conosco e com o outro; como projetamos, como fantasiamos e como alegorizamos tantas e tantas vezes a experiência do amor. Geramos enormes frustrações em nós, por esperar que o outro preencha o nosso sonho fantasioso de preenchimento.

Gostei muito, mas esperava algo mais concreto a respeito da solidão, embora eu tenha entendido esse sentimento, a necessidade desse estado e como ele é importante, mas poderia aprofundar mais na solitute.