O Último Desejo

O Último Desejo Andrzej Sapkowski

Resenhas - O Último Desejo

Licmoon 01/03/2024

Uma das minhas sagas favoritas!!
"Eu sou o seu destino. Seja o que isso for."

Geralt é um bruxo que ganha a vida matando monstros. Até então vive dessa forma "tranquila". Mas tudo muda após uma invasão Nilfgaardiana no reino de Cintra...( Para quem viu a temporada 1 da série, acho que foi muito fiel até). O mundo (ou pelo menos, o mundo *dele*) vira de cabeça pra baixo. E o Bruxo que até então se dizia Neutro em todo e qualquer assunto, deve começar a fazer decisões difíceis.
Mas o Livro não conta apenas a história de Geralt de Rivia, como também acompanha Cirilla de Cintra.
Bom, não queria repetir o que algumas pessoas já disseram em suas resenhas. O que posso dizer é que os livros te trarão alguns bons questionamentos, como:
Realmente existe um "Destino" que rege tudo?
O que é um monstro?
Quem são os reais monstros?
Realmente existem heróis e vilões?
Há a possibilidade de se manter neutro "para sempre"?

E trazer reflexões e críticas sobre preconceito, injustiça, o amor tóxico, o ódio, a vingança, o equilíbrio, o controle... E até outros assuntos em alguns momentos como a extinção de espécies e o desmatamento! (Acredite se quiser kkkkk)

Recomendo super essa leitura! Pois ela também é muito divertida! Como nos momentos de sarcasmo do geralt, o palavreado chulo dos anões, as observações ácidas de Yennefer... Tudo me surpreendeu de forma positiva! Espero que gostem também

jinrmance 27/02/2024

Gente to com preguiça de fazer resenha hoje mas é uma leitura bem legal, uma escrita leve e fluída, além de em certos momentos te levar a pensar

Julya_ 18/02/2024

Estava com medo dessa leitura, pois imaginava que seria mais complicada e difícil de entender, talvez por já ter assistido a série que é meio confusa na narrativa.
Mas a escrita do autor é bem clara e ele conseguiu introduzir os elementos fantásticos de forma bem natural e de fácil compreensão.

Lucas1429 17/02/2024

Confesso que comecei a ler esse livro por amar a série da Netflix e o que posso dizer todos os contos desse livro são mto bons , principalmente o conto que conta a história da lei de surpresa ? Jaskier Yeneffer e principalmente o Geralt são personagens muito interessantes e esse formatou de contos deixa tudo mto melhor

Luisa Pup 17/02/2024

Surpresa!
Cara, esse aqui foi muito melhor do que imaginei!
Com expectativas muito baixas, dei uma chance para esse livro e gostei demais, me entreteu muito, é muito divertido. Com ctz continuarei lendo os próximo!

"Um cavaleiro sem uma cicatriz é uma pir0ca, não um cavaleiro"
??

Alexyzxx 17/02/2024

Um pouco arrastado, mas bom
Uma grande junção de contos envolvendo Geralt de Rivia e conhecidos.
A leitura pode parecer um pouco desconexa a alguns olhos, mas aos poucos você pega o ritmo.
Bem arrastado em algumas partes, acaba deixando o livro meio tedioso, mas super bem escrito, excelente obra de fantasia

santoscrf 17/02/2024

Geraldo bruxão muito foda
Bem tranquilo pra quem tá começando por ser em contos (primeiro livro que leio)

Gostei demais, foi legal pq eu já conhecia o universo através dos jogos e é bem nostálgico lembrar dos personagens e contos

Maria 16/02/2024

É uma introdução ao universo de The Witcher. Apesar de ter achado um pouco tedioso, acredito que o motivo seja por ser um livro de contos, é um livro interessante e importante, que ajuda a entender melhor como funciona esse universo, as criaturas e principalmente o relacionamento do Geralt com a Yen, como eles se conheceram e a amizade entre o Geralt e o Jaskier. Estou ansiosa para continuar a leitura da saga do Bruxo Geralt de Rívia.

Tatiana.Utrera 16/02/2024

Não possui uma história linear, visto que apresenta de forma objetiva algumas aventuras de Geralt, oque torna o livro interessante, nos fazendo querer a cada página entender o personagem principal

CristinaTonon 09/02/2024

Informação
Achei um toque divertido aparecerem contos de fada ao longo da história.
Muito mais detalhado do que a série.
Trabalho primoroso de narração no áudio book.

Natanxd12 08/02/2024

O "último desejo" é o primeiro livro da série de "The Witcher". E na minha opinião esse livro é muito bom.
Esse primeiro livro e o próximo da série, chamado de, "A espada do destino", são contados em formas de contos. Se tornando de fato um romance a partir do 3º livro.
No caso nesse primeiro livro vai ter muitas histórias fechadas, que o autor, "Andrzej Sapkowski" faz muito bem, eu não sinto que os contos são muito arrastados, eles tem seu início, seu desenvolvimento e sua conclusão nos momentos certos.
E para mim, onde o autor constrói as melhores cenas são nos diálogos, o personagem do Geralt dá respostas e tiradas muito boas e traz bons questionamentos nesses diálogos, eles não estão ali apenas por estar.
Outro ponto muito interessante, é que o autor faz uso de obras famosas dos contos dos irmãos Grimm, como as princesas da Disney por exemplo, e muda a história para se encaixar naquele mundo, dando uma nova visão a essas histórias, na maioria das vezes mais macabras.
Achei uma obra muito boa, e um bom ponto de partida, onde acompanhamos Geralt em sua profissão de bruxo ao redor do mundo e aprendemos sobre os sistemas daquele universo

Driely7 07/02/2024

O bardo tem meu coração
Gosto muito de The Witcher e fiquei muito interessada nos livros depois de assistir a série, porque ouvi dizer que eram muito melhores. A princípio eu não duvidei, porém não vou fazer comparação aqui porque a série é tão semelhante com os livros como "o c* de uma cabra e um trompete", já diria Geralt.

A leitura é muito mais fácil do que eu imaginava, então não foi um problema, apesar de haver muitas palavras e termos que eu não fazia, e nem tenho a mínima ideia do que se trata. Mesmo assim, foi uma delícia de ler.

Os capítulos são, cada um, um conto diferente de uma aventura do Geralt, mas não são lineares. As histórias me deixaram muito satisfeita e entretida, pois apesar de não parecer, julgam e tratam de uma pauta naquele universo de maneira discreta (às vezes nem tanto).

Como:

Elfos sendo tratados de forma hostil e desdenhosa por serem diferentes, como Filavandrel fala: 'Mesmo que seja apenas o formato das orelhas'.

Confesso que sempre tive um relacionamento de amor e ódio com os elfos dessa fantasia, mas acabo sempre simpatizando mais.

Vou citar apenas esse, pois foi o que mais me deixou interessada.

A construção do mundo, as mágicas, a alquimia, as criaturas e a geopolítica desenvolvida desse primeiro livro, são DELICIOSAS. O que é uma mandrágora? Uma quimimora? Um leshy? Não faço a menor ideia. Por que os reis e rainhas não conseguem ser pessoas decentes? Vai saber. Alguma erva que a Nenneke usa é real? NÃO LIGO.

E mesmo não entendendo bulhufas, é satisfatório ler esse universo tão complexo e cheio de magia, porque sinto que existe, e que aquelas pessoas ali são reais, apenas tratando de coisas que eu não domino. 10/10

Dito isso, a melhor parte do livro, no top 1, está Jaskier, ou Dandelion, ou Julian, ou o trovador. Não tem como não gostar dele, um ícone do humor. A aventura do Geralt fica muito mais fluída de ler quando ele aparece, ao menos foi como me senti. Cinco estrelas.

jo.joe 06/02/2024

O BRUXÃO DE RÍVIA...

Como livro de introdução ao mundo de Geralt de Rívia, eu achei muito bom, apesar das escolhas do autor, Andrzej Sapkowski, em relação à construção da narrativa.
Ele dividiu o livro em vários contos que se passam em algum momento do passado do protagonista, intercalados por uma narrativa em tempo presente, mostrando a situação atual de Geralt, tanto física quanto psicológica. É interessante, porém deixa brechas e muitas perguntas a serem respondidas.

A escrita é fluida e nos transporta para uma fantasia de aspecto mais sombrio, com discussões intrigantes sobre a natureza humana. O ritmo é coeso, alternando entre conflitos emocionantes e reflexões sobre questões morais e éticas.
Geralt, como protagonista, é uma figura fascinante. Apesar de se mostrar a princípio como uma pessoa de postura rígida e introspectiva, no fundo demonstra uma grande sensibilidade ligada à conduta moral que criou para si como bruxo.
Isso o coloca em dilemas éticos constantes em seu papel como caçador de monstros e também em sua busca pela justiça.

É interessante e, ao mesmo tempo, triste ver o desenvolvimento de seu conflito interno com relação à sua natureza. Geralt busca uma "humanidade" que, devido ao processo de se tornar bruxo, não existe mais. Ele não consegue mais se encaixar entre as pessoas comuns. Essa desconexão é um estigma, um preço que ele paga por suas habilidades.

Achei um ótimo livro para introdução de uma saga. Geralt é um grande protagonista. A forma como o autor utiliza os contos de fadas clássicos em sua narrativa é um diferencial.

Leiam!

chaosgender 05/02/2024

Geralt de rívia só é viril e arrogante nos próprios sonhos
Eu amei, de coração, a experiência de ler the witcher. pra além da série, que pra mim foi extremamente confusa, colocar o primeiro livro como uma coletânea de contos foi genial. o ritmo é mantido de uma forma muito gostosa, a leitura não pesa, e é possível conhecer o geralt muito bem em pouco tempo - dito isso, enfatizo o título, que saiu direto da boca da yennefer.

foi meu primeiro livro lido e finalizado desde o final de 2022 e tô feliz demais que tenha sido ele a me fazer retomar o gosto e amor pelo hábito de leitura, por puro e simples prazer e entretenimento.

não vou me estender muito, mas garanto que vale a pena demais. é muito introdutório e deixa várias e várias pontas soltas pro resto - espero que a história de desenrole nesse mesmo ritmo, porque tô tendo que reaprender a linha do tempo e de pensamento todinha pra não me confundir com os acontecimentos (efeito colateral da série). animado pra continuar lendo!