A travessia de Greta James

A travessia de Greta James Jennifer E. Smith

Resenhas - A travessia de Greta James

Andy.Sena 31/12/2022

Mais uma história de luto lida em 2022 e dessa vez, embarcamos rumo ao Alasca. Amo a escrita da Jennifer, ela tem uma pegada bem sutil para determinados temas e acaba sendo bem leve os assuntos pesados. E foi exatamente isso que tivemos aqui. Greta está em processo de luto e vamos acompanhando esse processo de cura na vida dela. Vale a pena a leitura!

Francielle 28/12/2022

Aconchegante
Comprei o livro pela capa linda então não tinha expectativa nenhuma quanto a história. Li super rápido, os capítulos curtos ajudam, é uma leitura leve e Greta James é muito cativamente.

Foi ótimo passar o tempo viajando para o Alasca e acompanhando Greta nessa jornada de superação. Porém, o livro não é profundo, os diálogos não emocionam e os personagens são poucos desenvolvidos, não leia ele procurando grandes reflexões é mais apenas um entretenimento e como isso ele cumpre sua função, pois foi muito prazeroso lê-lo e me desligar do mundo.

gvnnrs 04/12/2022

"O fato de não ser daquele lugar é o que o faz se destacar. É o que o torna ainda mais extraordinário.
Uma imagem da mãe surge na cabeça de Greta, dançando na plateia em um dos seus shows, parecendo totalmente deslocada e irradiando felicidade."

Mariana_ 30/11/2022

A história não me pegou...
A história tem música, coisa que adoro nos livros, mas essa aqui não foi tão satisfatória pra mim. Pode ser coisa de hora errada, talvez....

Cinthia 29/11/2022

O livro não foi pra mim. Apesar de ter uma sinopse muito interessante, acabei nao me envolvendo com os personagens; Achei a história muito corrida, com pouco desenvolvimento. Entretanto, é muito bem escrito, com capítulos mais curtos, o que acelera a leitura. Entre prós e contra, fica sendo razoável, nada muito memorável.

Joyce Adrielle 26/11/2022

Recomeçar
É uma história sobre recomeçar, sobre aprender a conviver sem alguém que você tanto ama e seguir em frente com os que ficaram.

Greta e o pai tem um relacionamento extremamente difícil, com brigas em excesso sobre pensamentos e verdades diferentes e que tinham a mãe/esposa como balizadora, porém Helen morreu e eles precisam entender as diferenças e encontrarem algo em comum para continuarem a conviver ... O amor.

Gostei muito da história! A autora encontrou uma forma leve e agradável de escrever sobre o relacionamento se pai e filha.

Cris Fontes 27/10/2022

Bem ok
Eu vi alguns influencers postando sobre esse livro e muitos se emocionaram, aí criei expectativa de ler eeeee não é tudo isso! É um livro bom, mas imaginei que traria emoções e reflexões, não foi o caso, consegui me emocionar em um fato bem no fim, aí deu um nozinho na garganta, as descrições das paisagens são muitooo extensas, fora isso é um livro ok, para ler sem grandes expectativas.

rafael.rocha 04/10/2022

Eu fui totalmente submerso nessa história, levado a imaginar e viver as personagens. Cada dia vivo na história foi uma nova história vivida.

Greta James vivi momentos difíceis e complicados não apenas para um estrela, que é, mas para uma pessoa. E isso me faz a creditar que o livro nos deixa mais ansiosos e desejosos pela vitória e conquista dela.

Mas aí chego no ponto que achei mais baixo do livro, sem spoiler, mas me decepcionei com o final, apesar de me surpreender a coragem da escritora, acredito que minha decepção foi minha espectativa.

Leia, vai te surpreender e emocionar...

Marizz 19/09/2022

Esperava muito mais. A leitura não me prendeu nem um pouco. Tão tal que demorei horrores pra terminar de lê-lo.

Maisa @porqueleio 13/09/2022

Resenha / A travessia de Greta James /@porqueleio
A Travessia de Greta James foi um lançamento de junho da Editora Arqueiro, que enviou esse exemplar em cortesia, com uma estória que aborda família, o luto e recomeço.

Greta é uma estrela do rock em ascensão que, após perder a mãe, tem dificuldade em se reerguer. A culpa a consome, e por isso decide acompanhar o pai em uma viagem ao Alasca, um cruzeiro que deveria para comemorar o aniversário de casamento dos pais.

O relacionamento de Greta com o pai sempre foi difícil, mas ela decide que precisa dar mais um passo para superar o luto e a solidão. Em meio ao entranhamento, vai encontrar um apoio inesperado na figura de Ben, um historiador que está no cruzeiro para fazer uma palestra sobre o livro ‘O Chamado Selvagem’, de Jack London.

Eu me surpreendi com a carga emocional desse livro. Acima de tudo, como a autora fugiu da fórmula do amor curando todas as feridas. O luto pode ser denso, pesado, mas é necessário atravessá-lo. Numa viagem entre geleiras e a vastidão do Alasca, Greta se permite sentir a dor da perda da mãe, e de aceitar o amor do pai. Não amamos da mesma forma, mas nem sempre nos lembramos disso.

A presença de Ben – um escritor numa crise de escrita, ajuda Greta a enxergar caminhos. E a correlação que ele traz, ao discutir seu livro de cabeceira – O Chamado Selvagem, com o caminho que percorremos para amadurecer, foi inspirador. Além disso, as passagens no Alasca foram muito bem caracterizadas.

Grace é musicista, então foram muitas referências musicais presentes no livro, que abordou relações familiares complexas, paisagens incríveis, muita música, e a beleza de nos permitirmos recomeçar...

site: https://www.instagram.com/p/CiQm18WvBs9/

Jessica.Rosa 21/08/2022

Me tocou em diversos momentos
O final foi inesperado para mim, e surpreendentemente, foi o que mais me fez gostar do livro. Há tempos eu buscava um livro com um final assim?

Letícia 21/08/2022

É legal bem ler em conjunto com 'O chamado selvagem'
Se eu tivesse que resumir "A travessia de Greta James" em uma palavra seria: tocante. É um livro que tem assuntos pesados e difíceis que são desenvolvidos com uma bela sutileza através de uma viagem num navio até o Alasca. E a "travessia" acontece quando a gente aceita nosso "chamado" seja ele qual for.

Decidi fazer essa resenha dupla pelo fato de que "O chamado selvagem" é quase um personagem no livro. Jack London é citado diversas vezes e fazer a leitura conjunta foi bem legal pra mim, já que nunca tinha lido London (assim como a Greta) e fiquei bem curiosa pra saber mais.

Assumo que me emocionei no final. É tão difícil realizar sonhos, ainda mais quando seu sonho não é sonhando por aqueles que estão ao seu redor, quando você tem que provar que pode dar certo. É tão difícil perder alguém que você ama, quando a pessoa estava ali e puft não está mais. É tão difícil confiar em si mesmo. Aliás, a vida é difícil, e o fato é que a gente precisa escolher, se o que vai reger nossa vida são nossos medos/inseguranças e seremos meros espectadores ou de se de fato vamos viver.

“A música sempre foi o seu refúgio. Era uma válvula de escape quando o mundo ficava sombrio, um abrigo confiável para qualquer tempestade.”

Greta James é uma musicista. Desde pequena sempre teve uma conexão diferente com a música, seu violão sempre foi seu maior aliado. Ela também tem um dom de compor músicas e se expressa através delas. Seu sonho sempre foi viver da música e ela conseguiu. Com sua guitarra se tornou uma rockstar.

O que era tudo o que seu pai não queria. Ele desejava que a filha tivesse uma vida "segura", um emprego regular, um casamento, uma família. E a relação dos dois fica ainda mais estremecida quando ela compôs uma música sobre ele, uma música raivosa e que virou um dos seus maiores sucessos.

“É porque a vida que ele quer para ela é essencialmente diferente da que ela quer para si mesma, e a música é o barco que a leva para longe disso.”

Quem sempre foi a ponte entre os dois foi sua mãe e quando ela falece, parece que Greta e seu pai não falam mais o mesmo idioma.

Eis que havia uma viagem que a mãe da Greta estava planejando há tempos, junto com 2 casais de amigos, e não pode realizar: uma viagem de navio para o Alasca. Por influência do irmão, por um motivo pessoal e para não deixar o pai sozinho, Greta embarca nessa travessia.

E são os mares gelados que vão fazer todos os sentimentos virem a tona. Durante uma semana e diversas e diferentes atividades proporcionadas no navio.

E uma dessas atividades é uma palestra com um escritor, o Ben, que escreveu um livro sobre Jack London, ele é super nerd, super charmoso e que também tem questões mal resolvidas na sua vida.

“A verdadeira função do homem é viver, não existir.”

E aqui faço uma pausa para falar sobre "O chamado selvagem", que conta a história do Buck, um cão muito domesticado que vive uma vida de luxo, até que é sequestrado e sua vida se torna um desafio cotidiano, até que ele atenda as vozes ancestrais e se entregue ao chamado se tornando uma espécie de lenda.

Buck foi levado pra corrida do ouro no Alasca, teve que aprender a puxar trenós e trabalhar duro, ele descobre diversos sentimentos e vai viver uma longa jornada até conseguir entender que não precisa de conexões com homens para ser completo.

“Há um êxtase que marca o ápice da vida, além do qual ela não consegue ascender. Esse é o paradoxo de viver: atinge-se esse êxtase quando se está vivo ao máximo, mas ao mesmo tempo ocorre um apagamento total da memória de estar vivo. O êxtase, esse esquecimento de estar vivo, arrebata o artista, absorto e fora de si, envolto em um manto de paixão; apodera-se do soldado na guerra, enlouquecido, no centro do combate, recusando-se a procurar refúgio; e surgiu em Buck, liderando a matilha.”

Voltando para a Travessia, o Ben é fã demais do Jack London, pelo fato dele ter sido muito explorador e feito diversas e diferentes coisas até se tornar escritor.

É muito legal ler os dois livros juntos, pois ao mesmo tempo em que estamos na cabeça do Buck fazendo as descobertas e vivendo aventuras e desafios de vida ou morte estamos também convivendo com personagens cheios de conflitos tentando entender o que sentem em um navio luxuoso.

A travessia me tocou bastante porque seja você uma rockstar, um escritor, um pai comum, um viúvo, todo mundo vive seus próprios momentos de escuridão, momentos em que nada parece dar certo, em que parece que estamos sozinhos, encarar sentimentos nunca fica mais fácil não importa quem você seja, o importante é aprender a conviver com eles, sentir e aceitá-los, já que não dá pra ser forte o tempo todo e não esquecer que no final o que mais importa é estar bem consigo mesmo.

“Tinha vontade de beijá-lo e tinha vontade de sair correndo. Tinha vontade de chorar e tinha vontade de fugir. Ela não sabia o que estava sentindo. Era raro que soubesse.”

site: https://harlanloversbrasil.blogspot.com/2022/08/resenha-travessia-de-greta-james.html

Geysa Ferraz 20/08/2022

Greta James
Greta é uma rockstar que acaba de perder Helen, sua mãe. Com a carreira abalada, ela aceita passar oito dias em um cruzeiro para o Alasca com o pai, Conrad.

O relacionamento de Greta com o pai nunca foi dos melhores, e durante a viagem, que era pra ser apenas dos pais, isso se torna ainda mais difícil.

Em luto recente pela perda de Helen, eles tentam se aproximar, mas a tenacidade de ambos e a incapacidade de pedir desculpas, dificulta o processo de reaproximação.

No entanto, durante a viagem, Greta conhece Ben, um professor e escritor best seller, recém divorciado e muito fã do livro clássico "O chamado selvagem" de Jack London. Será que Ben será capaz de fazer Greta sair do seu luto e seguir em frente?

O passeio pelas maravilhosas e paradisíacas paisagens do Alasca, acaba sendo uma forma de todos se reerguerem e por um pequeno período, superar os problemas que os assolam.

A travessia de Greta James é um livro que trata principalmente de amor, perdão e recomeços. Além disso, traz música, escrita e a leitura como temas secundários. ?????

Em diversos momentos me emocionei durante a leitura, segurem os lencinhos ao ler essa história.

Nota: 4,5?

Livro recebido pelo sorteio da @editoraarqueiro

???????

Michelle Trevisani 16/08/2022

Eu amei esse livro!
Quão profunda pode ser a dor ao se perder a mãe? Greta está vivendo o pior momento de sua vida. Uma estrela do rock, acabou de perder sua mãe e ainda abalada por essa perda, acabou dando um grande vexame em seu último show. Por esse motivo, não pisa num palco já faz algum tempo. E está com medo de não conseguir fazer o que mais ama de novo - tocar e cantar.

Um cruzeiro para o Alasca surge como um respiro, durante todo esse processo vivido por Greta. O único problema é que o seu pai também estará nesse cruzeiro, e os dois não tem um histórico de relacionamento muito bom. Agora ambos estão machucados, um viúvo, outra órfã de mãe. Será que encontrarão forças para se perdoarem e curar feridas durante o trajeto da viagem?

Gente, eu amei esse livro. Amei! Ele tem uma cadência mais lenta, tem sim, mas nossa, como eu me envolvi com a história! Os capítulos são curtos, deixando a história mesmo mais reflexiva, com um ritmo ótimo. O enfoque aqui é a retomada da vida, de ambos os personagens - Greta e seu pai. Mas também tem um romance vivido por Greta de plano de fundo que me deixou muito satisfeita. Achei que a autora tocou em temas sensíveis de forma muito singela, com frases de efeito, reflexões infinitas, e uma protagonista que me conquistou desde as primeiras páginas!

O livro transcorre quase que inteiramente dentro de um navio - um cruzeiro para o Alasca que a mãe de Greta organizou quando ainda estava viva. Soa monótono, mas a história é o contrário. É uma delícia de se ler. Eu gostei demais, o tipo de livro que geralmente me atrai. Indico demais se você gosta de dramas familiares, romance, retomadas, segundas chances. Um livro que com certeza vai entrar para os favoritos desse ano!