I Want to Die But I Want to Eat Tteokbokki

I Want to Die But I Want to Eat Tteokbokki Baek Sehee
Baek Sehee

Resenhas - I Want to Die But I Want to Eat Tteokbokki

maria 16/08/2022

?I want to love and be loved. I want to find a way where I don?t hurt myself. I want to live a life where I say things are good more than things are bad. I want to keep failing and discovering new and better directions. I want to enjoy the tides of feeling in me as the rhythms of life. I want to be the kind of person who can walk inside the vast darkness and find the one fragment of sunlight I can linger in for a long time.
Some day, I will.?

A melhor leitura do ano até agora, me identifiquei bastante com a narradora????
Maria 16/08/2022minha estante
nossaaa esse trecho me impactou, agr eu quero ler Kkkkkkk

Fernanda2815 03/01/2023minha estante
Duas

Laissa 17/05/2023

Queria morrer mas no céu não tem tteokbokki
?Quando a vida se torna algo pelo qual só se atravessa,quando as exigências da sobrevivência tomam todo nosso tempo e esforço,não deixando nenhuma força para qualquer outra questão,e quando o tempo corre,secando e apodrecendo tudo o que tivemos de negligenciar,esperar que alguém continue a ser a mesma pessoa é verdadeiramente um fardo grande demais?

Danielle 31/08/2022

Esse é mais um livro que dá uma martelada no conceito que venho trabalhado em mim mesma. Não ligar para opiniões nem negativas nem positivas sobre um livro. Ir sem expectativas, sem medo.

Eu li em inglês e fico com medo de dizer se a escrita da autora é boa ou não. Também são transcrições de suas consultas apenas com comentários breves no começo e final dos capítulos. Adorei a nota do psiquiatra. Eu gostei bastante do psiquiatra, seus conceitos e nota sobre a autora. Infelizmente a paciente fez muitos comentários infelizes durante o livro mostrando que sobretudo é humana.

"I was wrong about that. I should've known better, and this both pains and consoles me at the same time"

Uma resenha disse que quem frequenta terapia não gostaria do livro. Mas eu gostei muitos. Gosto literário é tão pessoal quanto uma sessão psiquiátrica.
Acho que o livro pode servir de incentivo tanto para pessoas começarem um tratamento quanto para continuar. Além de ver nuances e sofrimentos próprios na personagem. Como ela mesma diz, alguém também pensa isso, alguém também sofre. Não estou sozinha.
O livro também aborta a pressão da sociedade na psique da Sehee, apesar de diferente com o brasil, converge em alguns pontos e é bem legal pensar sobre isso.
Eu amei esse livro.

" Books never tire of me"
"I want to always be motivated by love"

whoishellen? 11/12/2023

O livro no momento certo que vou levar para a vida inteira
Esse livro me proporcionou uma leitura super fluída e, ao mesmo tempo, muito profunda aí ponto de sair com várias marcações pra quando o físico estiver nas minhas mãos e reflexões que vou levar comigo por um bom tempo.

definitivamente, eu recomendaria esse livro usando a seguinte frase:
"Livros nunca se cansam de mim. E no tempo certo, silenciosamente, eles apresentam uma solução, esperando até que eu seja curada por completo."

leiam, apenas leiam!

monomoon 10/02/2023

Obrigada Namjoon por recomendar esse livro ?
"What do I wish for? I want to love and be loved. Without suspicion, and with ease. That?s it. I don?t know how to love or be loved properly, and that?s what pains me."

No início, boa parte das sessões de terapia tiveram impacto em mim, isso porque acabei me identificando com algumas neuras da autora e talvez, só talvez, eu devesse procurar terapia.
Eu entendo por completo agora o porquê do Nam ter recomendado esse livro, as reflexões, sentimentos, evolução...
Livros que contam histórias reais sempre serão 5 estrelas pra mim e já como eu não sei o que escrever na resenha vou flodar de quotes.

"Psychiatrist: You keep obsessively holding yourself to these idealised standards, forcing yourself to fit them. It?s another way, among many, for you to keep punishing yourself."

"Things will get better with time. Or no, everything is dynamic, which means life will have jump-for-joy moments as well as bad ones, going back and forth like the tide. If I?m sad today I?ll be happy tomorrow, and if I?m happy today I?ll be sad tomorrow ? that?s fine. As long as I keep loving myself."

"Me: All right. I feel like I talk about the same problem every time. And you always give me the same answers. I don?t change myself, which is why the same problems keep coming up."

"The social gaze is so insidious, and despite any escape being impossible, I want to escape it. But I don?t want to deliberately become fat, either."

"It?s Okay, Those Who Don?t Face Darkness Can Never Appreciate the Light
I tended to discoun."

"This book, therefore, ends not with answers but with a wish. I want to love and be loved. I want to find a way where I don?t hurt myself. I want to live a life where I say things are good more than things are bad. I want to keep failing and discovering new and better directions. I want to enjoy the tides of feeling in me as the rhythms of life. I want to be the kind of person who can walk inside the vast darkness and find the one fragment of sunlight I can linger in for a long time.
Some day, I will."

"Because the human heart, even when it wants to die, quite often wants at the same time to eat some tteokbokki, too."

"Fencing myself inside myself, not meeting anyone, not sharing anyone, that?s just making a castle out of ice"

"This is why I like people who draw answers from me without even asking a question, or who seem to answer my questions before I even ask them. This connection gives me the warmest of feelings."

sopadeletra 01/10/2023

Fui meio enganada
Fico meio dividida e acho um pouco difícil avaliar esse livro tendo um conteúdo tão pessoal, mas fui um pouco decepcionada em relação a ele. parte foi culpa de quem panfletou (vi uma pessoa falar sobre em um tiktok e foi totalmente diferente do que o livro realmente é) mas também o livro é muito repetitivo em alguns momentos. porém, ao mesmo tempo, ser repetitivo é o que se espera de sessões de terapia de uma pessoa real, que comete erros e tem recaídas e precisa aprender e reaprender como lidar com ansiedade e outros problemas psicológicos, então - mesmo achando meio chato - consegui me identificar muito com a autora. foi uma leitura interessante mesmo com os pontos que me decepcionaram

joyxc 18/01/2024

Interessante
Foi um leitura bem diferente, pude me relacionar com algumas coisas mas nem tanto. acho que a tradução acaba perdendo um pouco do peso das palavras, em alguns momentos as sessões só pareciam muito rasas e os problemas se resolviam com uma única frase da psiquiatra. enxergo a importância desse livro ser um best seller num país com índices de suicídio tão altos como a Coreia do Sul, então algumas questões refletidas no livro fazem mais sentido levando em conta os padrões exigidos no país.

lilaceblue 21/08/2023

Que alívio é saber que não estamos sozinhos nesse mundo
Terminei esse livro em dois dias porque no primeiro tive que parar de ler pra processar as coisas, senão leria de uma vez só.

Ele não é um livro onde podemos esperar muitas respostas curativas ou uma história completa, mas sim um livro que acolhe e mostra que não estamos sozinhos no que sentimos.

Independente da tradição, do local, do que for, existe alguém no mundo que, por mais que tenhamos vivido experiências completamente diferentes, compartilha o mesmo sentimento e nos entende exatamente no que sentimos, até nas coisas que nem conseguimos concluir ou expressar.

Foi assim que me senti com esse livro. Por vezes tive que parar pois me vi chorando ou em choque sobre o quanto me vi nela, nas mais mínimas situações, até mesmo sobre coisas que não havia concluído sobre mim mesma e que alívio. Em algum momentos ao ver algumas realizações da escritora eu pensava como queria consolar ela sobre a visão equivocada e por vezes errada que ela tinha sobre ela mesma, e notei como eu devia fazer isso comigo mesma.

O livro por si pode repetir assuntos ou pensamentos, pois é assim como nós humanos somos, demoramos e repetimos atitudes ou realizações. E no fim, queria marcar todas as frases que lia, pois de alguma forma via minha visão nas palavras escritas ali.

No fundo, a esperada cura completa não vem ao todo e temos que aprender a conviver com as nossas cicatrizes e marés de sentimentos, e esse livro me fez pensar muito nisso no seu realismo, temos que apenas aprender a nos amar, saber perdoar todos nossos eus e saber que momentos melhores ou diferentes virão. E acima te tudo, viver de amor é o que nos move nesse mundo.

rxvenants 14/01/2024

O reflexo de uma cultura que não sabe lidar com saúde mental
É um choque bem grande ler esse livro sob a perspectiva de alguém que já esteve e está no lugar da autora.

Eu me lembro muito bem como é ter medo de procurar um psicólogo/psiquiatra e receber um mal atendimento e ? por mais que ela não perceba ? eu sinto muito por Baek Se-hee.

Quando terminei o livro e fui rever minhas anotações das coisas que me incomodaram na fala dê profissional que acompanha Baek, tive que procurar sobre saúde mental e tratamento na Coreia do Sul e visão de outros profissionais sobre esse livro. Eu precisava saber que o que eu senti não era a toa e realmente tinha algo errado.

Bom, aparentemente é algo estrutural da Coreia e nem mesmo profissionais da saúde conseguem escapar sozinhos de um problema tão enraizado na sociedade coreana.

Primeiro que eu já acho bem esquisito se consultar psiquiatra sem o acompanhamento de um psicólogo. E aparentemente é uma prática comum da Coreia do Sul empurrar os problemas para baixo do tapete durante sessões de psiquiatria e aumentar doses de remédio caso os pacientes não "melhorem".

Os comentários dê psiquiatra (a gente nunca sabe o gênero delu durante a consulta) são extremamente rasos e não fazem nada para ajudar Se-hee entender o motivo de ela fazer as coisas que faz e mudar ativamente a vida dela.
Ela comenta sobre como ela recorre ao álcool e ao invés dê psiquiatra ajudá-la a entender o motivo de ela ficar bêbada com frequência e o que ela ganha com essa atitude, alu simplesmente manda ela não sair com amigos que bebem tanto e tentar não fazer mais isso.

Não há análise, não há entendimento.
Descobri depois da leitura que o tratamento com alcoolismo é desse jeito por lá.

Tem também passagens que a autora fala sobre sua preocupação com ansiedade ao conhecer novas pessoas e fazer novas amizades. Ê psiquiatra diz que a ansiedade dela pode causar incômodo em outras pessoas.

Ela diz como ela tenta sempre ficar bonita para os homens e reclama que ganhou peso. Ê psiquiatra comenta sobre o peso dela com algo tipo "Jura? Nem tinha percebido. O que te fez ganhar peso?" meio surprese.
Se já não é legal falar sobre o peso dos outros, imagina a falta de ética de um profissional da saúde.

Há diversas partes em que ela discorre sobre os problemas dela e ê psiquiatra só diz que é normal e é assim mesmo.
Essas consultas são um reflexo direto da cultura coreana.

Não me admira que a autora escreve que passou 10 anos na "terapia" e as coisas mal mudaram e às vezes ficaram piores depois de consultas. É bem triste.

Além desses problemas, eu achei o livro bem entediante no geral. É um livro bem mais raso do que eu esperaria de um memoir com transcrições de sessões de terapia.

E apesar de eu entender como a estrutura patriarcal e preconceituosa molda a sociedade em que ela vive, ler esse livro foi reviver um dos meus maiores medos: de ir em uma consulta e ter os meus problemas jogados pra de baixo de um tapete recebendo um atendimento ruim. É por isso que dou essa nota pra esse livro.

Bom, ler I Want to Die but I Want to Eat Tteokbokki foi uma experiência horrível pra mim. Foi um insight interessante na cultura da saúde mental sul-coreana, mas como experiência pessoal, foi desgastante.

Saí da leitura me sentindo triste e revivendo grandes medos como uma pessoa que lida com distúrbios mentais por mais de 15 anos.

Jobim 02/03/2023

Acho que o formato de transcrição deixou o depoimento da autora um pouco superficial, até por tratar de assuntos bem pessoais e vulneráveis.
Senti que no Postscript ela conseguiu demonstrar mais o que sentia, o formato de escrita me pareceu melhor e mais confortável. Talvez se ela tivesse seguido esse e intercalasse com as consultas seria melhor.
Mas de qualquer forma é interessante, ver como a sociedade coreana lida com certos problemas como o suicídio e a auto-imagem e no fim perceber que não somos tão diferentes.

natlhnat 30/03/2024

But as I had that thought, I had another: light and darkness are part of the same thing. Happiness and unhappiness alternate throughout life, as in a dance. So as long as I keep going and don?t give up, surely I will keep having moments of tears and laughter.
Some day, I will.

esse livro tem tantas camadas, tantas citações que mexeram comigo e vão me fazer pensar em várias situações diferentes.

ncamilafreitas 31/03/2023

Não tenho palavras para descrever
Esse com certeza foi o livro que mais sublinhei na minha vida inteira. foi a leitura necessária no momento certo. embora sempre tivesse mt vontade de ler por recomendação do Namjoon e do Hyunjin, fiquei com receio de pegar ele pois minhas leituras em inglês sempre são HQ ou poesia, nunca tinha pegado um livro direto assim.

foi uma leitura fácil e que me tocou bastante. coisas que eu achava que só eu pensava e pude ver que não sou a única, outras pessoas também passam por isso.

teve um capítulo que me fez chorar horrores.

barbs 21/02/2024

Primeiro livro lido em inglês!!
Fiquei muito feliz em terminar esse livro porque foi minha primeira leitura em inglês, e eu ainda duvidava da minha capacidade ?. Me identifiquei MUITO com os sentimentos da autora, isso me deixou em choque mas feliz de saber que não tô louca sozinha kkkkkk
Lis 26/02/2024minha estante
É uma boa indicação para quem tem nível básico. Intermediário?

giovanna 18/08/2022

Quero comer tteokbokki
Durante os quase 22 anos da minha vida nunca me identifiquei tanto com algo como os primeiros capítulos desse livro, é sério. Fui diagnosticada com ansiedade severa e depressão moderada no começo do ano, e tive a sensação de estar lendo minhas próprias sessões de terapia. A leitura foi super interessante até aproximadamente 50% do livro, mas acabou desandando depois. Tenho receio de falar (por identificação e também por ter a sensação de que o livro é uma obra bem autobiográfica) mas a personagem principal é MUITO chata e até um pouco entediante. As falas e discussões ficam bem repetitivas, o que torna a leitura um pouco cansativa. Fora isso, a psiquiatra que atende a personagem tem uns deslizes bem antiéticos e simplifica/banaliza demais transtornos psicológicos.
Outra coisa que também me incomodou um pouco foram alguns comentários no finzinho do livro que poderiam ser interpretados como homofóbicos e racistas, mesmo que a obra inteira seja escrita utilizando linguagem neutra (they/them) ao falar dos interesses românticos da personagem. Entendo que é um fator da tradução Coreano-Inglês, mas achei contraditório...
Aly 03/10/2022minha estante
Oiii, você tem ele traduzido ?

giovanna 03/10/2022minha estante
oie! só em inglês