Pheby

Pheby Sadeqa Johnson

Resenhas - PHEBY

Vanessa 25/07/2022

Impossível parar de ler
Narrativa envolvente. Realmente prende, a história é triste (atenção pessoas negras, fortes gatilhos), conta sobre um EUA em um tempo escravagista.

Pheby sua força e astúcia de sobrevivência possuem, infelizmente, paralelos comuns ao passado recente em todo o mundo.

Klara.Chagas 25/07/2022

Que história maravilhosa e ao mesmo tempo triste. Como eu queria que a Pheby tivesse desfrutado de toda a liberdade que ela sonhava e de todo amor que ela sentia por Essex? mas o legado que deixaram no final da história foi sem igual. ?

Como um ser humano subjuga o outro desta forma? ?

Ane 25/07/2022

Muito Bom
Primeiro contato com a autora, e me surpreendi bastante com sua escrita. Super envolvente, li o livro em poucos dias.Temi muito por Pheby que me conquistou logo nos primeiros capítulos. Creio que a única coisa que me incomodou foi o desfecho, que ficou um pouco vago.

Moschi 24/07/2022

Por conta do tema central do livro, achei que seria uma leitura que eu iria demorar muito para ler, mas para minha surpresa o livro é muito fluido.

A historia é muito dolorida e triste e real. Espero que alguma editora escolha publicar o livro para que mais pessoas tenham acesso a ele.

Fico bem feliz com final, acho que teve sua dose de realidade, mas esperança também.

KarlaTavares 24/07/2022

Tão perfeito quanto pesado e cruel
Ficção histórica com uma protagonista forte e corajosa. Cenas muito fortes e cruéis, não muito diferente do que realmente aconteceu de verdade.
Triste de ler... mas a escrita tão envolvente que devorei o livro em pouco mais de 1 dia.

Keila 24/07/2022

Uma história inspirada em fatos reais
Livro do mês da Tag, inspirado em personagens reais que viveram na época de escravidão na Virgínia, Sul dos Estados Unidos.
Pheby é negra da pele clara e impressiona por sua beleza. Quando é enviada a leilão pela mulher de seu pai, chama a atenção do mercador mais temido de Richmond por sua crueldade e por fazer das sessões de espancamento um evento para a sociedade. Este a compra e passa a tratá-la de forma diferenciada, a mima como mulher e como mãe de suas filhas, mas isso não muda o fato de que é negra e escrava, mesmo que ele a reconheça como sua mulher, a mulher do dono da prisão.
Quando ela tem atos de bondade com cativos e com os que servem dentro da casa grande, ele não a perdoa e sempre castiga cruelmente os mais próximos dela para colocá-la na linha.
Quando um negro fugitivo chega a prisão, a vida de Pheby e seus filhos pode estar correndo perigo, pois esse negro é o amor da vida dela, Essex Henry, que ela havia encorajado a fugir quando viviam como escravos em outra fazendo do Sul, antes de ela ser enviada para o leilão.

De leitura fácil e fluida, se torna impossível para de ler até sabermos o destino que Pheby, seus filhos e Essex terão.
Apesar de já ter lidos livros sobre o mesmo tema, este fala de um outro lado da época da escravidão, o colorismo, e como negras de pele clara eram diferenciadas das de pele retinta, e como isso ainda ressoa na sociedade até hoje.
Por fim, cabe falar que o livro retrata cenas de espancamento difíceis de digerir e tratamentos com o ser humano inconcebíveis, uma lamentável e infeliz parte da nossa história.

aninha 24/07/2022

O final me deixou um pouco confusa, mas de qualquer forma eu gostei.
Como todos os livros da TAG, as histórias selecionadas por eles sempre tem um poder muito grande de te aproximar dos personagens e conseguir sentir pelo menos um pouco das dores deles. É uma história bem pesada e bem real, e saber que isso já foi tão real é o que torna a história tão dolorosa.
De qualquer forma eu gostei do livro, chorei em várias partes e senti as dores da Pheby em cada momento (que foram muitos).

Emily 23/07/2022

CARA
Eu chorei tanto com esse livro que nem sei dizer, me tocou do começo ao fim e o que mais me doia era pensar que tais situacoes realmente aconteceram com pessoas no passado. O livrl tras os fatos mt crus e bem do nada mas eu amei.
Me fez sofrer demais, logo, dei 5 estrelas?

Maria 23/07/2022

PHEBY
Livro essencial. Uma leitura pesada por sabermos que os acontecimentos narrados realmente aconteceram e, infelizmente, não são apenas imaginação da autora. Fica ainda mais denso quando ficamos sabendo que foi inspirado em um prisão que realmente existiram. Apesar de difícil, é uma leitura muito boa.

LairJr 22/07/2022

Uma obra riquíssima em conhecimento sobre a tragédia da humanidade que foi a escravidão. Mesmo sendo uma ficção, apresenta muitos dados históricos representados em diversas cenas descritas, especialmente os tormentos enfrentados escravos.

Luan 21/07/2022

O livro é um verdadeiro soco no estômago ... A história é sensacional e nos transporta a um tempo que nunca pode ser esquecido: o tempo da escravidão! O livro em si é bastante rápido, em algumas partes rápido demais, mas muito profundo. Recomendo a todos que leiam!!

Gabriela.Mello 21/07/2022

Uma leitura pesada, mas vale a pena
Fiquei com o coração leve, mas ao mesmo tempo pesado ao terminar ?Pheby?.
A história tem passagens de cortar o coração e que chocam, mas a escrita e Sadeqa Johnson é espetacular. Todos os personagens são muito bem construídos e é quase impossível não sentir nada ao ler esse livro.
Terminei chorando, senti a alma pesada ao ler algumas (muitas) partes - é de quebrar o coração ter relatos tão pessoais, mesmo que fictícios, que faz ter uma noção de como a escravidão arruinou a vida de tantas pessoas?
O final foi bom, mas queria que tivesse sido diferente - porém, se tivesse, não teria feito sentido com a personagem.

Marcos 21/07/2022

Pheby, dor e sofrimento
Se você gosta de um livro para uma leitura rápida, mas difícil, digo rápida porque você não quer parar de ler o livro, vai querer saber o que vai acontecer com Pheby, difícil por causa das passagens violentas, de grandes sofrimentos, que te deixam um pouco perturbado, mas a história é tão bem organizada e tão bem contada que você acaba se apaixonando pela protagonista. Agora se você não gosta de ler sobre o sofrimento de outras pessoas, ou se isso te incomoda de alguma forma, digo para você não ler.

Lilian 20/07/2022

Pheby
Pheby é uma mulher que por seus filhos, passa por cima de seus próprios sentimentos e aguenta todas as humilhações possíveis para que eles possam ser livres.
A história traz uma mistura de sentimentos. De um lado, escravos que sonham com sua liberdade e vão sobrevivendo, sofrendo terrivelmente. Do outro, brancos que exploram e torturam pelo simples prazer, para demonstrar seu poder e enriquecer as suas custas.
O livro nos faz refletir como sociedade, e até quando nós vamos continuar repetindo os erros do passado.

Alessandra.Lantimant 20/07/2022

?Você é uma escrava no nome mas nunca na sua cabeça?. Uma história impactante retratando uma época onde a barbárie era o normal. Será que já evoluímos o suficiente desde então ou as barbaridades só vestem uma roupa diferente?