Sou uma tola por te querer

Sou uma tola por te querer Camila Sosa Villada

⭐⭐⭐ Elemento Surpresa ou Plot Twist ou Final
⭐⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐⭐⭐⭐ Frases ou Citações

Veridiana4 29/03/2024

Ainda não sei o que pensar sobre esse livro... embora os contos sejam muito autênticos, com histórias de vida muito pesadas e interessantes por algum motivo o livro não me prendeu muito. Tive que me forçar a terminar leitura mesmo achando a história boa. Não sei se foi a escrita da autora ou a mescla do real e o fantástico mas não consegui me prender ao livro de jeito nenhum... entretanto pretendo dar uma chance a algum outro livro da autora.

Gabi 20/12/2023

O primeiro livro que li este ano foi "O Parque das irmãs magníficas" da Camila Sosa Villada, lindíssimo, potentíssimo: um encontro perfeito. "Sou uma tola por te querer" está bem perto do Parque, tanto que o primeiro conto faz referência direta ao romance. Apesar de maravilhoso, o impacto do primeiro que li ainda segue comigo. Talvez seja bobagem comparar, mas é difícil não fazer isso. Se você gostou deste, com certeza você precisa ler "O Parque das irmãs magníficas".

Iara 23/11/2023

Mística Travesti
Esse livro trouxe em seus contos cores tão distintas, únicas, transcendentes, e esquisitas, que nunca imaginei que pudessem existir.

A autora tem uma sensibilidade, e uma criatividade em descrever o lugar da travesti em nossa sociedade, que me deslumbra. Diria que em sua escrita, ela eternaliza uma mística travesti. Desde o sabor doce amoroso daqueles a quem nos entregamos, dos laços de amizades que cristalizamos, até o desgosto por clientes, e homens abusadores, a potência da fúria travesti.

Admito que meu conto favorito foi o que deu nome ao livro, que trouxe o recorte de travestis, latinas, imigrantes, nos anos 50. Nele eu vi afeto, pertencimento, autodescoberta e luto. Gostei muito da relação de María com seu corpo antes, e depois de Billie Holiday. E amei ver fragmentos biográficos da vida da cantora, assistir isso me passou uma vibes meio Evelyn Hugo.

Outro conto que me surpreendeu foi Casa da Compaixão, embora as coisas estivessem esquisitas, nunca imaginei que pudessem se tornar aterrorizantes e bizarras em um nível tão elevado, segundo seu desenrolar.

Um que me deu aperto no coração foi Cotita de La Encarnación, que descreveu os primórdios da colonização, o tribunal inquisitor, e a punição de morte cruel na fogueira a todos aqueles condenados pelo crime de sodomia. Levou uma tonalidade de afeto-violência. Vimos o antes, em que a protagonista foi amiga das mulheres, cuidou de suas crianças, e amou de forma carnal e além os homens com quem convivia. Esses mesmos homens, que com ela descobriram o prazer e por ela foram ensinados a foder, celebraram a sua morte bradaram sua tortura, como hipócritas.

Além disso, o conto Seis Tetas tem um começo com uma distopia impecável, genial, e tristemente verosímil. De repente na época em que vivemos, com travestis ocupando todos os lugares, em diversas profissões, acontece um golpe. Drones anônimos ordenam que matem as travestis, e todos que as tocaram três vezes. É um começo doloroso, mas que nos faz pensar o quão firme realmente é o lugar que conquistamos até então. Eu descreveria o decorrer desse conto, do meio até o final, como exótico, ativando imaginações provocadoras e repensando nosso lugar, enquanto comunidade.

O livro como um todo é ótimo, cada conto com um ângulo de observação sobre o mundo, mas todos com uma marca autêntica que só Camila Villada é capaz de deixar. Você já leu uma travesti hoje?

Joyce585 20/05/2024

De Black Mirror a Profissão Repórter, aqui cê acha de tudo
Eu gosto da escrita da Camila e das vivências impressas nos diversos contos sobre a realidade das travesti. Mas tem algumas narrativas que tem elementos - que chegam a ser mágicos/fantasiosos - tão distantes da minha realidade que não sei nem como processar. Ainda pretendo ler o seu romance ?O parque das irmãs magníficas?. O conto que dá título ao livro é simplesmente fantástico e dilacerante. Tem uns contos que parecem reportagem do Profissão Repórter e outros que parecem episódio de Black Mirror, mas aí só você lendo para saber.

@yoyok_ 04/09/2023

2023
Tudo que a Camila escrever e vier para o Brasil, eu vou ler. A escrita dela é tão boa que você entra na história de cabeça. Histórias duras de serem lidas, mas bonitas e poéticas pela forma que ela escreve. Por mais que seja um livro de contos, você vai conseguir entender a mensagem que cada um deveria passar, é tudo muito inteligente e teve uma pesquisa histórica tbm.

reader_paulo 25/10/2023

Um livro com um enorme impacto na comunidade travesti! Tiveram sim contos que me deixou pensando durante horas e alguns que achei maçantes, o final do conto que dá nome ao livro, me deixou um pouco chocado... Mas é um livro que indico para todas as pessoas da comunidade lgbt+ e pessoas cis e héteros que não entendem a luta das travestis! Contos repletos de histórias emocionantes e pesadas, acho incrível como a Camila Sosa Villada mistura sua autobiografia com ficção, deixando tudo com teor poético

Taynan Brandão 28/09/2023

Sou um tolo se não te querer
Há leituras que escolhemos e há livros que nos escolhem? esse livro foi um desses últimos casos. Estava eu numa cafeteria para a reunião de orientação do projeto de pesquisa do mestrado, quando numa estante avisto essa capa preta no meio de outros tantos títulos.

Peguei o livro. Me questionei se seria correto não devolvê-lo. Eram daqueles esquemas que você pega um livro e empresta outro, sabe. Fiquei. Certamente não o devolverei. Quero que essas palavras da Camila Sosa Villada fiquem aqui, ao alcance dos meus olhos.

O livro em questão tem nove contos da autora de O parque das irmãs magníficas. No primeiro conto já a temos se desnudando ao contar a história pessoal da promessa de seus pais a Defunta Correa, uma entidade religiosa argentina, e como inconscientemente esse apelo ao sobrenatural mudou a sua vida. Em outro temos o relato bem humorado de uma mulher que ganha a vida como namorada de aluguel para homens gays. Num outro, que tem a frase que dá título a essa obra, conhecemos María, uma travesti latina do Harlem, que numa noite conhece Billie Holiday.

Nem todos os contos são leves, alguns são muito pesados que doem o peito e tiram o fôlego e a autora alivia a dor dos personagens (e a nossa) com toques de realismo fantástico.

Camila consegue brincar com vários universos neste livro e nos transportar pra sua mente imaginativa e revolucionária. Uma voz potente de nosso tempo que toca em assuntos necessários e espinhosos com tanta delicadeza e maestria.

Entendem porque não devolverei esse livro? Não sou tolo de não o querer em minha estante.

Iparisclarke 19/08/2023

Estranho e pesado
A escrita desse livro foi bem estranha pra mim, queria muito ter me conectado mais e gostado mais, porém não rolou. É um bom livro pra sair da bolha, mas não sei se recomendaria pra todo mundo.

O livro tem várias histórias dolorosas, muitos gatilhos e cenas que vão embrulhar o estômago, então verifique antes de ler.

Juliana 19/07/2023

Eu já estava muito inclinada a gostar do livro porque já vim apaixonada pelo Parque das Irmãs Magníficas. Esse não é menos bem escrito, mas dessa vez são contos, que vou dizer que flertam bastante com o realismo fantástico.

Acho que a Camilla tem uma forma muito poética de descrever a realidade travesti, sempre falando dos problemas e de toda uma aura quase mística. Os contos são todos densos, mas o que dá o nome ao livro é sensacional (não deixem de ler escutando o álbum que ela recomenda)

Drika.Zimmermann 02/03/2024

Nada aqui é tranquilo... ????
"É preciso escrever o que aconteceu conosco. Os acontecimentos fervem, todos os dias nos deparamos com más novas da natureza. Nada aqui é tranquilo."
Me apaixonei pela escrita de Camila Sosa em Parque das Irmãs Magníficas, então quando me deparei com mais um livro da autora quis muito ler.

São 9 contos, que trazem histórias da vida de travestis, uma realidade misturada com realismo mágico.

Violências diversas, machismo, transfobia, racismo, prostituição...

Dos 9 contos que mais me impactaram:
"Sou uma tola por te querer" é arrebatador; "cotita de la encarbación" que traz fatos históricos de tortura e morte e "seis tetas" que lembra muito o Conto da Aia, é uma distopia dolorosa.

A escrita de Camila é real, brutal, sem pudores, ela não faz rodeios e nos traz uma realidade dura, porém tristemente real.

Esther.Sant 19/01/2024

Novas vivências
Amo a forma com que Camila trás vivências tão dolorosas e traumáticas de forma lírica, tudo carrega encanto e tristeza.

arqueofarias 13/01/2023

INCRÍVEL
A escrita de Camila é algo único. Estou apaixonado por mais uma de suas obras? esses contos repletos de sentimentalidade, de dor, sofrimento, tristeza, ter odor forte de perfume e brilho latente de lantejoulas.
Uma escrita poética e um soco no estômago a cada página.
O realismo fantástico é outro elemento que torna a narrativa mais linda e singular, nó melhor estilo de Gabriel García Marquez.
Amei !!!

Lais349 21/02/2024

Muito muito muito cuidado!
Um livro que fala de dor. muita muita dor.
muito pesado, denso e difícil de engolir, deu vontade de chorar e olhar pro nada pensando em quanto eu sou privilegiada pela minha cor e minha orientação sexual.
como uma mulher cis, digo que foi uma leitura muito sensível e que me agregou diversas pautas sobre o movimento trans.
a autora escreve maravilhosamente bem, conseguindo harmonizar os 9 contos de uma maneira real e folclórica ao mesmo tempo.
indico muito a leitura p quem tem um bom estômago.
PS: a capa desse livro é maravilhosa (tive vontade de ler por causa dela)

Guilherme 26/12/2022

esse livro me tocou de infinitas formas, definitivamente um novo clássico LGBT latino-americano. escrita fluída, contos com inícios, meios e fins coerentes demais, e nada repetitivos. terminando o ano bem.

1 | 2 | 3 | 4 | 5