Sou uma tola por te querer Camila Sosa Villada

Resenhas - SOU UMA TONTA POR TE QUERER

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Silvia279 14/04/2024

A escrita de Camila é sensível, honesta, impactante e verdadeira. Como é verdade que ser uma mulher travesti dói em qualquer lugar do mundo. Daí ser uma escrita dolorosa. Que escancara o sofrimento físico e psicológico das personagens, seres humanos que vamos encontrar em qualquer lugar para onde direcionarmos nosso olhar. Mulheres, pretos, pobres, travestis, crianças abandonadas: todos estão presentes nos contos do livro.
?Sou uma tola por te querer? vem carregado de alegorias. O folclórico está presente, e o realismo fantástico da autora nos causa dissonância. Nos obriga a criar novos compartimentos mentais para lidar com as informações que ela vai poeticamente tecendo em cada página. Ela nos presenteia com construções mínimas, mas completa, como esta: ?secamos nossa mágoa, a dobramos com cuidado, ajudando-nos para não grudar os cantos, e a guardamos debaixo da terra?

Malu.Vilalta 12/01/2024

Comecei a ler sem saber que era um livro de contos, não sou muito fã. Mas até que gostei... além disso, foi muito bom ler ouvindo a discografia da Billie Holiday

só não gostei dos últimos dois, o resto foi bem interessante

Maria18112 23/12/2023

Gostei muito do estilo da escrita. Todos os contos são super interessantes.

O último conto foi confuso pra mim, preciso retomar a leitura pra entender melhor.

Camila 08/09/2023

Sou uma tola por não te querer
Passei a gostar demais de Camila Sosa Villada depois de O parque das irmãs magníficas. Em ?Sou uma tola por não te querer?, Camila retrata, com riqueza sem igual, o mundo trans. Ao longo de 9 contos, uns mais longos que outros, uns (bem mais) viscerais que outros, em diferentes épocas, seus personagens nos trazem as dores, dificuldades, tristezas e amores de uma vivência tão discriminada. A crueza e fluidez da escrita de Camila me surpreenderam mais uma vez. Confesso que desde o primeiro livro que li me despertou uma empatia que não tinha. E este simples (e não tão simples) fato faz de Camila uma das maiores heroínas latino americanas contemporâneas para mim.

Milena 25/10/2023

Sou uma tola por te querer
Nos duros anos da década de 1990, uma mulher ganha a vida como namorada de aluguel para homens gays. Em uma boca de fumo no Harlem, uma travesti tem um encontro inusitado com ninguém menos que Billie Holiday. Um grupo de jogadores de rúgbi tenta pechinchar o preço de uma noite de sexo e recebe de volta o merecido. Freiras, avós, crianças e cachorros nunca são o que parecem...

Os nove contos que compõem este livro são habitados por personagens extravagantes e profundamente humanos, que enfrentam uma realidade nefasta de maneiras tão estranhas quanto eles próprios.

aline577 17/01/2024

Livro de nove contos bem escritos, com histórias fortes e bem desenvolvidas. Adorei a escrita sincera e pungente da autora. Fiquei abismada com alguns contos, mas infelizmente não deixam de ser a realidade de muitas pessoas.

Carolina2070 17/01/2024

Maravilhosa
Não tenho muita prática com contos, mas acabei lendo dois seguidos. Gosto muito da forma como a Camilla escreve, tem tanta poesia e magia.
São contos muito bons, um toque de amor e de fantasia como em tudo que eu li até agora. Esse mundo que ela cria é fantástico e doloroso, quase na mesma intensidade, gosto muito da latinidade da escrita dela, muito amor, luta e resistência. Travestis incríveis, fortes, mágicas, encantadora e um pouquinho loucas.

andrealog 29/01/2024

Bonito, mas não me pegou
Depois de ler outro livro da autora fui para esse cheia de expectativas mas não correspondeu. Falta uma certa ?cola? entre os contos, do mesmo modo me parece um pouco de repeteco da história do ? parque das irmãs magníficas?. Deixou a desejar!

Cristian Monteiro 23/06/2023

Conheci a Camila por "O parque das irmãs magníficas" e fiquei encantado.

Nessa aqui, senti que nem sempre ela acerta, em alguns contos a mão pesada no realismo fantástico acaba por esvaziar o impacto que poderiam ter se arrastam em demasia.

Contudo, alguns são marcantes ("Sou uma tola por te querer", "Obrigada, Defunta Correa"e "A Merenda") e com personagens interessantíssimos (A Mulher Tela).

Vitor 31/12/2023

Guardei e amei
Demorei para finalmente pegar o novo livro da Camila, depois que o Parque das Irmãs Magníficas entrou na minha vida pra ficar. O resultado foi igualmente mágico, e os contos curtos dão vontade de novos romances com a identidade dela.

naictex 02/06/2024

Surpreendente e cheio de nuances
A escrita de camila atravessa e corta a alma numa lâmina tão afiada que só há de fato como encontrar o místico e a invenção em meio a tanto cotidiano retratado. belo, belo, belo

PaulonoRio 15/01/2023

Sou tolo por querer mais livros da Camila
Camila está entrando fácil na lista de minhas autoras favoritas. Esse livro de contos mistura realismo fantástico com histórias que poderiam ter acontecido em qualquer realidade aonde ainda impera o preconceito e o ódio e a falta de amor. Uma leitura que te prende do início ao fim.

Nayara 24/11/2023

Sou uma tola por te querer
Livro de contos da escritora Argentina, Camila Sosa Villada, que mais uma vez traz seu realismo mágico e seus personagens marginais.
A resenha completa você confere nas minhas redes sociais: @atracalivros_

Luisa Dahmer 09/09/2023

Sensacional
Minha primeira leitura da Camila e me apaixonei pela sua escrita. A grande maioria dos contos é muito envolvente. Uma leitura essencial.

1 | 2 | 3 | 4 | 5