Sou uma tola por te querer

Sou uma tola por te querer Camila Sosa Villada

Resenhas - SOU UMA TONTA POR TE QUERER

1 | 2 | 3 | 4 | 5

PaulonoRio 15/01/2023

Sou tolo por querer mais livros da Camila
Camila está entrando fácil na lista de minhas autoras favoritas. Esse livro de contos mistura realismo fantástico com histórias que poderiam ter acontecido em qualquer realidade aonde ainda impera o preconceito e o ódio e a falta de amor. Uma leitura que te prende do início ao fim.

Felipe Berlofa 25/03/2024

Como eu estou amando explorar a literatura latino-americana!
Nota: 4,5/5

Editora: Planeta

"É preciso escrever o que aconteceu conosco. Os acontecimentos fervem, todos os dias nos deparamos com más novas da natureza. Nada aqui é tranquilo."

Quanto mais livros latinos-americanos eu leio, mais vontade de estudá-los eu tenho. É incrível a ascenção de autoras e autores que temos em nosso continente, e podemos dizer que Camila é uma delas.

"Sou uma tola por te querer", livro de contos da autora argentina Camila Sosa Villada, é uma obra que mergulha nas profundezas da experiência travesti, apresentando narrativas que são ao mesmo tempo vívidas, comoventes e impactantes. Com nove contos que abordam temas que vão desde a amizade até a violência sistêmica, Villada nos apresenta e representa a multifacetada da vida travesti pobre na sociedade contemporânea.

A versatilidade de Villada como escritora é evidente em sua habilidade de transitar entre diferentes estilos e abordagens. Desde contos distópicos até contos amedrontadores, ela mantém uma autenticidade e uma sensibilidade para com a essência das personagens travestis. Um dos aspectos mais marcantes da coletânea é sua capacidade de subverter as expectativas do leitor, transformando cada conto à medida que avança.

Particularmente, destaco o conto que dá nome ao livro, baseado em um episódio da biografia de Billie Holiday, o ponto de virada assutador de "A casa da compaixão", e o arrebatador "Cotita de La Encarnación", que expõe os horrores da Inquisição e a crueldade dos que celebram a tortura e morte das pessoas travestis. No entanto, diante da versatilidade dos contos, todos são igualmente memoráveis.

Portanto, "Sou uma tola por te querer" é uma obra poderosa e necessária, que brilha com originalidade. Uma escritora fascinante, e lerei com certeza o seu romance!

Paula1882 20/03/2023

Costumo ter dificuldade de dar nota pra livros de contos porque destoam muito um do outro, mas não foi o caso dessa vez. Todos são bons e o da casa da compaixão foi com certeza o meu favorito.

andrealog 29/01/2024

Bonito, mas não me pegou
Depois de ler outro livro da autora fui para esse cheia de expectativas mas não correspondeu. Falta uma certa ?cola? entre os contos, do mesmo modo me parece um pouco de repeteco da história do ? parque das irmãs magníficas?. Deixou a desejar!

Carolina2070 17/01/2024

Maravilhosa
Não tenho muita prática com contos, mas acabei lendo dois seguidos. Gosto muito da forma como a Camilla escreve, tem tanta poesia e magia.
São contos muito bons, um toque de amor e de fantasia como em tudo que eu li até agora. Esse mundo que ela cria é fantástico e doloroso, quase na mesma intensidade, gosto muito da latinidade da escrita dela, muito amor, luta e resistência. Travestis incríveis, fortes, mágicas, encantadora e um pouquinho loucas.

aline577 17/01/2024

Livro de nove contos bem escritos, com histórias fortes e bem desenvolvidas. Adorei a escrita sincera e pungente da autora. Fiquei abismada com alguns contos, mas infelizmente não deixam de ser a realidade de muitas pessoas.

Cristian Monteiro 23/06/2023

Conheci a Camila por "O parque das irmãs magníficas" e fiquei encantado.

Nessa aqui, senti que nem sempre ela acerta, em alguns contos a mão pesada no realismo fantástico acaba por esvaziar o impacto que poderiam ter se arrastam em demasia.

Contudo, alguns são marcantes ("Sou uma tola por te querer", "Obrigada, Defunta Correa"e "A Merenda") e com personagens interessantíssimos (A Mulher Tela).

Luh 11/01/2024

A autora possui uma narrativa maravilhosa, porém, não consegui me conectar com as histórias talvez esse fato tenha relação por serem contos, um gênero que não gosto tanto, além dos contos desenvolverem temas pesadíssimos revestidos de realismo mágico que em alguns casos (nos últimos contos) ficou confuso de acompanhar, no entanto continua sendo uma boa opção para sair da bolha.

Porto 07/01/2024

Contos e vivências
O privilégio de poder mergulhar em histórias ricas e de personagens tão profundos que te fazem sentir os sentimentos a flor da pele

Vitor 31/12/2023

Guardei e amei
Demorei para finalmente pegar o novo livro da Camila, depois que o Parque das Irmãs Magníficas entrou na minha vida pra ficar. O resultado foi igualmente mágico, e os contos curtos dão vontade de novos romances com a identidade dela.

ANA 30/12/2023

Tive que fazer uma apresentação sobre "O parque das irmãs magníficas" da Camila Sosa Villada (já falei dele um dia destes e continuo tentando evoluir em sua compreensão).
Para aproveitar o embalo, mergulhei nestes contos sinestésicos, fervorosos e às vezes apocalípticos de "Sou uma tola por te querer". Com eles, confirmo que a imaginação e a narrativa da autora não deveriam ser reduzidas ou rotuladas.
Mas podem ser sentidas e discutidas.

Nayara 24/11/2023

Sou uma tola por te querer
Livro de contos da escritora Argentina, Camila Sosa Villada, que mais uma vez traz seu realismo mágico e seus personagens marginais.
A resenha completa você confere nas minhas redes sociais: @atracalivros_

Luisa Dahmer 09/09/2023

Sensacional
Minha primeira leitura da Camila e me apaixonei pela sua escrita. A grande maioria dos contos é muito envolvente. Uma leitura essencial.

Vitor 18/09/2023

A suavidade da intensidade?
Uma escritora primorosa e um livro que reúne 9 contos. O ?mau? dos contos é que quando nos apegamos a eles, acabam?

Com a tenacidade de uma literatura ?marginal?, Camila nos apresenta personagens que não nos são comuns em grande parte da literatura. O universo LGBTQIAP+ é desnudado com propriedade.

Os contos nos reservam os traumas de uma ?criança 🤬 #$%!& ? e a utópica realidade em que ?as diferentes? são execradas. Em 9 momentos Camila nos revela toda sua essência latino-americana, em construções simples, ou mais rebuscadas, mas sempre em comum o poder que consegue carregar em suas frases.

1 | 2 | 3 | 4 | 5