Imogen, obviamente

Imogen, obviamente Becky Albertalli

Resenhas - Imogen, Obviously

Milena102 26/04/2024

Reconfortante
A cada página que lia com Imogen descrevendo seus sentimentos eu dizia "sim, você é sáfica! como não enxerga isso?" até lembrar de mim mesma e todos os crushs em personagens e etc ao longo da infância e adolescência e, assim como Imogen, também cresci achando ser hétero. Esse livro não é um simples romance, é o retrato - através da nojenta da Gretchen - de como o fato de ser da comunidade LBGTQIA+ não quer dizer que você seja dona do vale, que não possa ser LGBTfóbica, que saiba de absolutamente tudo. Para Gretchen, Imogen JAMAIS poderia ser sáfica por "nunca" ter tido crush em nenhuma pessoa alinhada ao feminino, mas quantas de nós não nos descobrimos depois de adultas? E quanto à pressão social? Além disso, para ela, se a pessoa é muito feminina também não pode ser sáfica, já que tem uma passabilidade maior, mas quantas de nós mesmo assim sofre pressão da família? Da sociedade em geral? Fora a pressão interna. São tantas formas de nos expressar e amar que não cabem em caixinhas. Feliz demais por essa leitura e espero que alcance ainda mais pessoas LGBTQIA+, pois é muito importante!

Geronimo 26/04/2024

Que amor !!!
Uma leitura leve , divertida, cheia de representatividade e auto descoberta. Você vai ler o livro achando que é só mais um romance sáfico , mas esse é muito mais , ele fala sobre descobertas , insegurança, medos, amor e amizade e as notas da autora só elev o apego e carinho que o livro transmite.

erica. 21/04/2024

Incrível!!
Um livro tão gostoso que li em dois dias e me rendeu várias emoções: raiva, tristeza, momentos de fofura, de autorreflexão e de autoconhecimento. A autora conseguiu abordar vários temas importantes e envolver o romance ainda.

Primeiro, vemos a questão da heterossexualidade compulsória que a Imogen enfrenta constantemente, além da relação tóxica que ela tem com a Gretchen, que está sempre tentando definir quem a Imogen é. Gretchen insiste que Imogen é "super hétero" para gostar de um filme sáfico, ou para ter um crush em uma atriz, invalidando qualquer questionamento que Imogen possa ter sobre sua própria sexualidade e colocando ela numa caixinha a qual ela molda. Fazendo paralelo a esse ponto, temos a Lili, que é simplesmente a melhor de todas, me ganhou desde o início, nunca critiquei.

O livro todo te faz pensar e repensar sobre si e como a sociedade é de fato, parece que tu sai daquela bolha LGBTQIAPN+ e vê por fora, mesmo havendo preconceito dentro da comunidade e percebendo que há algo enraizado em cada um. Foi muito valioso pra mim enquanto pessoa da comunidade LGBTQIAPN+ para entender a posição de histórias de descobertas tardias e etc de outras pessoas. Recomendo muito!

obs: Imogen e Tessa são a coisa MAIS FOFA do mundo!! minhas protegidas

manoellen.ferreira 20/04/2024

Li pq a capa era bonita
Assim como a capa o livro em si também é bonito. muito fofo ler personagens adolescentes descobrindo o amor (falo isso, mas tenho 19 anos), sempre com um ar ingênuo e de fim de mundo. é uma delícia a atmosfera desse livro, o meio acadêmico não foca apenas nas aulas, nem nas notas, nem da angústia de querer ser alguém na vida, mas fala sobre amizade, uma família escolhido. achei simplesmente belíssima a forma que os personagens interagem um com o outro, a relação deles como amigos, o carinho que demonstram um para o outro, o acolhimento. fiquei meio confusa sobre a irmã de imogen, mas acho que não consegui prestar tanta atenção e naturalmente me perdi. tbm odiei a melhor amiga na imogen, mas ela é feita para ser odiada mesmo, esse é o objetivo dela na história, foi escrita extremamente bem. o romance em si também é muito fofo, são muitos rostos corados e batimentos acelerados e expectativas, é muito bonito. tbm gosto em como tudo é resolvido por uma conversa, mesmo que antes dela tudo tenha virado uma bola de neve tão grande quanto o mundo, mas o fato é que: a conversa teve o tamanho exato para a solução do problema. é um livro fofo, sobre descoberta sexual que pode ser útil para muita gente.

Ana 19/04/2024

A maior montanha russa emocional que eu já li. Meu Deus essa menina tão doentinha alguém dá um Rivotril pra ela, a cabecinha num para de falar e num deixa ela em paz por nenhum segundo.

Juro parece que eu li uma grande treta no twitter? Porque só lá em que as pessoas são malucas assim sobre identidades rótulos vivências problematização e que não conseguem simplesmente viver. Chegou num momento em que eu tava exausta só de ler as coisas que tavam na cabecinha dela.

Mas é um ótimo livro pra quem tá nesse processo de descobrimento. Talvez não tão ótimo porque pode colocar paranóia demais na cabeça da pessoa, mas se ela conseguir chegar no final sem endoidar, vai ser uma história com grande potencial pra auxiliar nessa aceitação.

E o casal é muito fofo!!!
Italo159 13/05/2024minha estante
Eu sou um homem trans, mas todas as vezes que ela citava a sigla minha vontade era de fechar o livro. Está cada vez mais difícil encontrar livro com protagonismo LGBT sem o livro ser sobre SER LGBT. Ainda mais com os americanos militantes sendo obcecados com esse lance da teoria queer.

Isafvsgrl 10/04/2024

Obvio que o livro tem suas imperfeições e etc, mas em geral sabe aquele tipo de livro que vc ta exatamente precisando em um determinado momento ?? É exatamente esse livro ai trás conforto e reflexões na medida certa e mostra tbm como muitas vezes moldamos nossas características só para agradar as pessoas ao nosso redor e como esquecemos muitas vezes de agradar a nós mesmo amei horrores !!

Liu MingYan 07/04/2024

Obviamente hétero?
Amei isso. O romance foi fofo, o tema discutido foi necessário e a nota da autora traz mais emoção a tudo. Me identifiquei muito em algumas partes.

cozyloue 05/04/2024

Obviamente estonteante
Eu nem sei o que dizer desse livro sabe? eu me apaixonei por ele no primeiro instante, ele é um livro de fácil leitura.
Ele conseguiu tocar minha alma, senti tanta felicidade lendo ele, chorei, pulei de alegria.
Eu amo ler livro que me levem e me façam querer amar e viver uma vida feliz e esse é um deles, Imogen é como qualquer safica que demora se descobrir, Imogen é como qualquer gatota safica que cria qualquer coisa na cabeça pra tentar se justificar por sentir atração por mulher, Imogen é como qualquer outra safica que tem medo constante de ser invalidada por ter um processo de descoberta mais lento, e obviamente Imogen é um ser incrível e amavel.
Imogen é bissexual e ponto.

tetebi 04/04/2024

Me surpreendeu muuuuito
No começo achei bem chato tipo rapido demais, mas depois entendi como ia rolar e gostei bastante muito depois, toda a descoberta ta imogen foi lindo demais claro que todos temos uma gretchen na vida, na internet que seja. feliz por ela e pela tessa e a immy tem apoiadores incríveis como a edith e a lili! achei incrivel lindo mto gostoso de ler e rapidinho! amei ??

jessielendo 02/04/2024

Adorei
Eu gostei muito desse livro, principalmente sendo meu primeiro livro sobre pessoas LGBTQIAPN+. Gostei dos assuntos abortados e do desenvolver da história. Realmente bom.?

Martina19 01/04/2024

Eu to apaixonada por elas, pelas amigas dela, por td mundo, o livro passa uma sensação de conforto, onde vc acompanha ela se descobrindo e consegue ver e sentir oque ela ta sentindo, eu morria por cada interação da imogen e da tess, livro muitooo bem escrito

bookwormella 27/03/2024

Imogen, obviamente
Muito conveniente ler um livro sobre sáficas universitárias sendo uma sáfica universitária, né?

e eu amei cada segundo

passei raiva, me diverti, fiquei emotiva e extremamente maluca com todas as interações da Imogen com a Tessa

foi lindo e muito especial ter visto a Imogen se descobrindo e se aceitando aos poucos, e mais lindo ainda foi ver o apoio das pessoas que importam para ela

mas, confesso: o final não me deixou satisfeita ? quero uma sequência desse romance pra já!!!

apenas leiam, gafanhotos

maitê 27/03/2024

"Havia isso, sublinhado e escrito em negrito. Como posso não ter notado? É como encontrar Wally e perceber que, na verdade, ele nunca esteve escondido."

Couto 26/03/2024

Eu amo a Tess
Adorei o livro, conta de uma forma muito boa sobre autodescoberta. E eu me identifiquei bastante com a Imogen e alguns questionamentos dela.