A Sala de Espera da Europa

A Sala de Espera da Europa Aimée de Jongh

Resenhas - A Sala de Espera da Europa

Jessica 21/01/2023

Uma HQ curta,mas que consegui nos transmitir logo de início como é a vida dos refugiados.
Através dos desenhos, vemos as dificuldades que eles vivem em kara Tepes, na Grécia. Os refugiados ficam pelo menos um ano a espera da decisão que eles tanto anseiam:se vão ou não permanecer na Grécia. Esse processo é lento e impreciso,por isso o local é conhecido como "sala de espera da Europa".
Além da incerteza,vida precária,eles ainda lidam com os transtornos mentais que tudo isso causou neles.
Uma HQ triste e muito comovente.

"A incerteza é a pior parte. Se não souber de nada, você se sente sem esperança."

cmvies 31/08/2023

A sala de espera da Europa
É uma HQ bem rapidinha de ler, fiquei com vontade de procurar mais trabalhos da quadrinista e com certeza farei isso. Muito triste o retrato dos refugiados que são obrigados a colocarem suas vidas e sonhos em pausa, convivendo diariamente com um misto de agonia e esperança por uma vida melhor.

Mike Willian 21/09/2023

Uma HQ necessária
Uma HQ bem rápida e informativa. A autora aponta através de uma personagem desenhista a vida de pessoas que tiveram de deixar os seus países por motivos pessoais e/ou sociais. Não conta a história de nenhuma delas em especifico, mas esse também não é o objetivo aqui.

A breve narrativa explora o dia a dia coletivo de refugiados que se abrigaram em Lesbos na busca de qualidade de vida. A protagonista conhece uma comunidade de Kapa Tepe que aguarda pela oportunidade de ser aceita no continente europeu afim de construir uma nova história ali, longe das represalias e violencias de sua terra natal.

Apesar de perceber a profunda tristeza e compartilhar o sentimento das demais resenhas que encontrei aqui, também tive uma sensação intensa de que o intuito de Aimeé não é só apontar comoção, revolta e desalento, mas também conscientizar os leitores da realidade e necessidade de acolhimento e organização. Senti que a esperança é inerente à humanidade e sua força.

Não só recomendo a leitura como também pretendo acompanhar o trabalho da autora.

Carol 14/07/2023

Achei o livro bem impactante, falar de guerra sempre nos deixa assim no final das contas. E o quão importante é esse trabalho, já que eu não tenho muito acesso a leituras sobre refugiados (erro meu lógico), vejo como é importante essa escrita para se guardar já que o espaço descrito já nem existe mais.

Thainá @thaii.limab 06/03/2023

Incrível como pessoas que perderam tudo, inclusive o principal, o direito de ser livre, ainda são capazes de sonhar e ter esperança.

Davi Teixeira 28/01/2023

Tocante.
Apesar de ser uma HQ curtinha, ela relata bem o que pessoas passam nos acampamentos para refugiados, suas dores, medos e principalmente incertezas. Indico essa HQ a todos. Aproveitem que o ebook está gratuito na Amazon.

Sara 16/03/2023

O fato de a HQ contar uma história real deixa tudo ainda mais triste.

É de partir o coração saber que tantas pessoas vivem nessa situação.

carol_lp 02/11/2023

A Sala de Espera da Europa
Muito impactante e emocionante. São poucas páginas, mas elas mexem muito com você. Os quadrinhos são super bem desenhados e são muito expressivos, você consegue ser transportado para o campo. Um livro necessário e muito bom!

vrido 07/02/2023

como explicar
uma jornalista foi a um centro de refugiados em Lesbos (Grécia), lá não pode fotografar então ela documenta a situação por meio de desenhos e essa é a primeira vez que veio a público.

Alline 06/10/2023

Não adianta fechar os olhos
A autora traz, através de imagens e reflexões, a situação das pessoas refugiadas em Lesbos, na Grécia, suas dificuldades, desafios e recortes de suas histórias, de maneira sensível e bem pontual.
Considero um bom material complementar para trabalhar o tema em sala de aula com crianças e jovens, já que gênero prende mais a atenção e pode desencadear boas rodas de conversa.

Fernanda1156 13/04/2023

Nossa que situação complicada de sobrevivência
A esperança de uma vida melhor para nós e para a nossa família nos faz tomar medidas extremas, colocar todos em um bote e atravessar o mar em busca de esperança. A guerra, a fome mata, acaba com o psicológico das pessoas e mesmo assim do outro lado é possível encontrar esperança de uma vida melhor! Me dói em saber que estas famílias buscam uma vida melhor uma vida inteira, chega de sofrimento né, chega de sofrer!!!

Quanto sofrimento algumas famílias ainda tem que suportar para ter um mínimo de qualidade de vida, para ter um mínimo de respeito, para ser um pouco humano e ver um pouco a humanidade nos outros!!!

@viajeira.literaria

Tamara Ferraz.As3Artes 04/07/2023

Uma realidade cruel
Uma HQ que me surpreendeu. Em poucas páginas me trouxe uma reflexão sobre a situação dos campos de refugiados na Europa.
Um quadrinho simples e profundamente envolvente, mas que mostra a realidade cruel.
Uma HQ que mostra uma realidade que é ignorada pela maioria de nós.

Marcos 27/02/2024

Visceral, doloroso, mas necessária a leitura
Quem lembra aqui daquela notícia da criança síria que foi encontrada morta em uma praia da Turquia? Você sabia que aquelas imagens viraram símbolo da crise migratória que já matou milhares de pessoas do Oriente Médio e da África que tentam chegar à Europa para escapar de guerras, de perseguições e da pobreza? Bom, nesse livro, a autora visitou uma ilha grega (Lesbos) para retratar a realidade dos refugiados dessa ocasião, mas no local não podiam entrar câmeras fotográficas, mas nada impedia de serem desenhados.

A autora retrata em poucas páginas a realidade daquelas pessoas, com condições de vida ruins e sem o direito de reconstruir uma vida em outro lugar. A guerra não só mata, mas ela destrói a humanidade. Em uma guerra, a única coisa que é afetada com mais força são os inocentes. Enquanto homens que visam o poder estejam atuando em forças governamentais e militares o mundo estará fadado à guerras e destruição.

A cena que mais me emocionou, foi que não era indicado que as pessoas pegassem crianças no colo, pois tinham transtorno de apego reativo, onde crianças passam por traumas e situações difíceis e acabam se apegando mais do que outras crianças. Ou seja, quem pegasse essas crianças no colo poderia gerar mais dor e sofrimento quando fossem embora. Isso me chocou de uma forma muito triste, pois é algo que não consigo compreender, como existem homens que preferem entrar em guerras ao invés de sentar e conversar sobre qual seja o problema.

O livro é curto, mas muito simbólico, a autora conseguiu colocar bem as situações diversas ali. As pessoas refugiadas ainda tinham esperanças de uma vida melhor e isso era o que motivava mais ainda as pessoas ajudarem. Indico para todos, pois sempre é bom a gente ler sobre realidade diferentes, mesmo aquelas que a gente tem receio de conhecer.

heartsforreg 19/06/2023minha estante
Quero muito ler!

Henrique Sanches 14/06/2023

Leitura #033 / 2023

A Sala de Espera da Europa: Uma história de refugiados, da Aimée de Jongh é uma Graphic Novels Não-Ficção.

Já tinha feito um post destes quadrinhos numa dica de sábado e aqui vai meu registro de leitura.

A ilustradora holandesa Aimée de Jongh, em outubro de 2017, fez uma reportagem em quadrinhos, usando papel e lápis, num campo de refugiados na ilha grega de Lesbos, onde câmeras de qualquer tipo não eram permitidas.

Foram sete dias documentando tudo, pessoas, moradas, condições de vida, e o resultado é bem tocante.

Se você tiver interesse, A Sala de Espera da Europa está gratuito para download, na Amazon.

É isso! Boas leituras!

#nãoFicção #histtóriaEmQuadrinhos #ilustradora #quadrinista