Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã

Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã Gabrielle Zevin

Resenhas - Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã

2r2s 16/10/2023

Sério virou um dos meus fav da vida.
eu não sei nem explicar o que esse livro me fez sentir e me identificar e pensar mds que genial
eu estou sem palavras sem chão agora que acabou e nem sei como descrever direito acho que vou morrer de desinteira
eu te ama amanhã amanhã e ainda outro amanhã, de graça.

Carolina 23/09/2023

INCRÍVEL
Nem sei como começar a falar sobre esse livro, eu não estava dando nada para essa leitura e eu simplesmente amei, até demorei um pouco a ler pq não queria que acabasse? é uma leitura adulta, tão profunda, complexa, intensa e divertida, fala sobre o amor mas não só o amor romântico, fala também do amor na amizade e sobre jogos e tudo mais, eu amei muito esse livro e com certeza se tornou um dos favoritos da vida, obrigada sam, sadie e marx ??

Vivi 15/02/2023

Domador de Cavalos
Este livro fala sobre a amizade de duas pessoas que se conheceram ainda crianças, cada uma com os seus respectivos problemas físicos e/ou emocionais e as dificuldades de relacionamento no decorrer de suas vidas. Eu demorei mais do que gostaria para terminar a leitura, porque no início não me senti tão envolvida com a história, mas a profundidade da relação dos 3 personagens principais: Marx, Sam e Sadie me deixou reflexiva em muitos aspectos.

A autora retrata a vida como ela é, com seus altos e baixos da forma mais real que poderia, nos envolvendo quase que numa imersão na vida desses personagens e que por muitas vezes me vi chateada com algumas atitudes e admirada com outras.

Houveram brigas e desentendimentos, mas também MUITO AMOR ENVOLVIDO. E, assim como acontece com muitas pessoas, a falta de comunicação sincera, de preferir deixar as coisas pra lá e viver com pensamentos e constatações de fatos que nunca tiveram o mesmo significado, acabou por afastar esta amizade.

O enredo da história é super diferente, pois além de todo o relacionamento de amizade, também mostra o processo de criação de uma empresa de jogos que nasce pelo simples fato dos personagens serem apaixonados por games e o processo criativo e descrito com detalhes até chegar nas tecnologias mais atuais.

Nesta leitura você vai encontrar AMIZADE, EMPATIA, EMPREENDEDORISMO e também AMOR, mesmo com todos os desencontros, mágoas, fracassos e vitórias que a história nos apresenta.

QUOTES

“- Existem pessoas como você e eu. Coisas ruins acontecem com a gente, e nós sobrevivemos a elas. Somos resistentes. Mas com pessoas como seu amigo, é preciso ser extremamente gentil, ou elas podem quebrar.”

“Você não é mais uma jogadora quando joga. Você é uma construtora de mundos, e, se é uma construtora de mundos, seus sentimentos não são tão importantes quanto dos seus jogadores. Você deve imaginar-los em todos os momentos.”

“…Mas a vida é sempre estar chegando. Sempre há outro portão pelo qual passar. (Até, é claro, não haver mais.).”

Katrine.Berres 31/05/2023

Uma obra prima
Que livro bom, toda a história é tão bem elaborada e contada, qualquer pessoa que me pergunta sobre o que é o livro é muito difícil de explicar, pq além da história tem toda a carga emocional e o apego pelos personagens que vc cria durante a leitura, eu indico mas não me peça uma resenha.

Sabrina758 07/11/2023

É um bom livro, mas tinha capacidade para ser ainda melhor. Sem dúvidas, um dos plots mais originais que já li. Não tenho noção de nada sobre o universo dos jogos, mas Gabrielle conseguiu me manter presa e interessada aqui. Tudo em relação à construção, processos criativos, referências e cultura, foi muito bem feito.

Mas o que tinha toda a minha atenção mesmo, era a amizade de Sam, Sadie e Marx. Ao longo do livro todo, lidamos com dilemas morais. Essas personagens não foram construídas para serem perfeitas, pelo contrário, sua humanidade é escancarada. Seus defeitos tem tanta evidência quanto suas qualidades, e eu adoro isso. A ligação especial entre esses três, todo o conceito de amor, amizade e família vivenciado, foi especial de acompanhar.

Até que deixou de ser. De alguma forma, a escolha que a autora teve de envolver dois deles em um relacionamento, bateu errado para mim. Eu senti como se ela tivesse descaracterizado os próprios personagens. Desse ponto em diante, muita coisa ficou desinteressante na minha opinião.

Tive problema com alguns plots, senti que a morte de um personagem não foi bem trabalhada, e os conflitos se tornaram cansativos. Ainda assim, foi uma boa leitura, me apresentou a um universo que eu nunca havia explorado. A mensagem de esperança e recomeço, através dos jogos e da jornada dos personagens, foi bem incrível de ler.

Magê 30/12/2023

Minha melhor leitura de 2023
O livro não é uma leitura é uma experiência, onde vamos vivenciar três vidas inteiras, e como cada mínimo acontecimento os liga e também os separa, para no fim os unir novamente. Sam e Sadie se conhecem durante a infância, em um hispital ambos em momentos de vunerabilidade, Sam com questões mais sérias e Sadie se sente deslocada em seu lugar e função na família, mas ao se conhecerem um dia nesse mesmo hospital se sentem ligados um ao outro quase que instantaneamente por seu amor em comum com o jogos de video game. Esse é primeiro encontro deles, haverão outros e mais outros, então vou avançar.. É quando eles estão na faculdade que o livro me pega de assalto, somos apresentado ao Marx, colega de quarto e melhor amigo de Sam (embora ele mesmo não tenha se dado conta disso) Marx é o melhor personagem que li esse ano, ele se vê em meio Sam e Sadie que são ambos gêniosos, e é quase como se o tempo todo ele se colocasse em segundo plano para facilitar a vida dos amigos, muito do que ele faz é "servir" e facilitar tudo para as pessoas ao seu redor, uma pessoa livre de ego, enquanto Sam e Sadie buscam a validação constantemente. Os três vão vivenciar muitas coisas, irão criar juntos, serão sócios, crescer, viverão amores e vão se depedir desses amores, vão se separar para se encontrar. E não a nada mais poético que ver a vida acontecer. O final é genial!!!!!! (Não falei tanto das milhares de citações a jogos famosos ou da criação dos jogos deles pq no fim para mim esse é livro sobre o quão difícil é jogar o jogo da vida real).
Leitorconvicto 30/12/2023minha estante
Já me falaram para ler esse livro

bruno236 20/09/2023

Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã.
?Quanto da sua vida tinha sido obra do acaso? Quanto de sua vida tinha sido o rolar do grande dado poliédrico no céu? Mas, por outro lado, não era assim com todas as vidas? Quem poderia dizer, no final, que escolheu qualquer coisa? E até mesmo se você não tivesse escolhido exatamente ser produtor de videogames, você era bom nisso.?

Acho que o que eu poderia dizer sobre esse livro é que ele é sobre conexões, sobre amizades e relacionamentos no geral durante grande parte da vida. Nenhum dos personagens é perfeito ou fica estagnado em um papel se mocinho ou vilão, a narrativa não se prende nisso. A escrita pode ser um pouco confusa no início e acho que poderia ter sido mais aproveitada no geral, mas isso não tira o fato de ser uma leitura prazerosa. Os videogames são uma parte fundamental da narrativa e não é só um tema que foi escolhido para ser de "sinopse". Mesmo para aqueles que não estão familiarizados ou não curtem videogames podem curtir a leitura. Para aqueles como eu, nascidos nos anos 2000 ou posterior podem sentir aquele gostosinho de nostalgia dos jogos, embora na narrativa seja em uma época anterior. A sensação que me deixou no final é aquela de estar em uma lan house ou jogando PS2 com um amigo com 10 anos e depois com 30, enquanto tudo ao seu redor muda, inclusive você. Nada é permanente e tudo e mutável. Mas você ainda continua jogando.

Mariana 12/02/2023

Ainda não consegui botar em palavras meus sentimentos, vai ficar pro vlog de leitura, porque ainda estou tentando processar esse livro.

gabriela 23/09/2023

Um livro objetivamente bom
Cara do início ao meio eu tava super animada engajada os acontecimentos faziam sentido e eu tava adorando, mas do meio até quase o final depois de um twist triste foi só a tropa de falta de comunicação (o que eu detesto) e coisas muito repetitivas
A escrita é bonita, traz umas reflexões muito bacanas, lembra a little life de algumas formas, o finalzinho faz um negócio bem bonito mesmo não terminando da forma que eu queria dei umas choradas ?? mas a sadie me irritou 60% do livro e demorei muito pra terminar quando começou a ficar maçante
DITO ISSO é um livro objetivamente muito bom, tem experiência imersiva e a escrita é MUITO boa

Maria12029 02/06/2023

Amanhã, amanhã e ainda outro amanhã
Um livro que eu não esperava nada, mas me entregou muito. Me senti como um mosquito observando a vida dos personagens, vi eles crescendo, vi traumas sendo vivenciados, vi vitórias e fracassos, uma linha tênue e embaralhada como a vida é. Vi decisões egoísta e imaturas, vi medo em correr atrás das coisas e tantos outros sentimentos confusos que vivenciamos, que o livro chegou a ser palpável. Eu apenas amei toda magia e realidade aqui contida.

emmy 18/10/2023

"Estamos todos vivendo, no máximo, metade de uma vida..."
Sam, Sadie e Marx vão ficar comigo por muito tempo. Queria abraçar cada um dos três, pegar na mãozinha e levar na terapia.

Sam Masur você tem um lugar especial em mim ?

Me.f 07/10/2023

Como assim eu acabei??
Eu amei esse livro de uma forma inexplicavel. Não acredito que finalmente acabei, não quero que acabe.
Eu me conectei de uma forma com o Sam, não tem muitas coias parecidas na nossa história, mas ele se tornou um dos meus protagonistas favoritos da vida.

zadora 11/04/2024

Diferente e especial
Li esse livro por causa da anaju livros e paulo ratz, na primeira tentativa eu não engatei e não foi por achar chato ou pela escrita mas eu sinto que os personagens não me cativavam. Já na minha segunda tentativa eu me apaixonei por absolutamente todo mundo e por todos os universos que eles criaram.
É diferente de todo livro que eu ja tenha lido, e mesmo os momentos que eu não gostei eu senti que eles precisavam acontecer para a história ser boa e ter o bom final que teve.
amanhã, amanhã e ainda outro amanhã é muito muito especial.

Tha 14/12/2022

vamos fazer um jogo?
Eu li 15 páginas e já sabia que eu iria amar, parece que me conectei com os personagens na hora que eles foram apresentados, a escrita é tão envolvente e seria ao mesmo tempo, vi uma resenha falando que lembra as histórias da Taylor Jenkins Reid e realmente, tive a mesma sensação porque o livro não é sobre jogos, mas sobre a vida deles, porém a escrita é tão imersiva que parecia que eu entendia de tudo e tinha aquele amor pelo design, pela programação que os personagens tem.
Eu gostei bastante da dinâmica da história, que é alternado entre passado e presente, mesmo que eu estava sem tempo, algumas partes não conseguia engatar quando pegava pra ler, só por isso não dei 5 estrelas.

Marx não errou nenhuma vez, mas acho que a história é mais sobre Sadie e Sam e eles são tão complexos, eles foram criados e tiveram experiências tão diferentes, e reagem tão diferentes as situações.
Eu gosto muito da Sadie, mas acho ela muito mais egoísta que o Sam, as vezes eu queria matar os dois, colocar eles numa salinha e mandar conversar, acho que até o Marx queria fazer isso, ele é o equilíbrio deles dois até o fim.
Uma história com muitas camadas, com personagens com muitas camadas, e que a gente tem a oportunidade de ver a profundidade de cada um.

Amei encerrar o ano com essa leitura.
Isabelle.Furtado 14/12/2022minha estante
Muito bom!!