A Morte de Ayla

A Morte de Ayla Jú Fernandes

Resenhas - A Morte de Ayla

Sahbotadora 11/06/2023

Perfeição para se começar
Terminei este livro faz um mês eu acho porém ainda não tinha feito a resenha.

O livro conta com uma ótima organização da autora, ela realmente sabe o que faz, sem erros de ortográficos ou pontos que ficaram abertos na história, a medida que esta se desenrola podemos compreender mais o jeito e também os motivos de tudo que os levaram até ali em um baita plot, eu poderia desconfiar mas realmente fui pega de surpresa com tudo que aconteceu, ela trás também a mudança e desenvolvimento dos dois personagens principais sem pesar a mão, equilibrado, a ayla no início, confusa, fugindo da tempestade que eram seus problemas, tomando decisões sem pensar pelas frustrações se mostrou bem diferente no fim, o que não podemos deixar de falar da morte que conseguiu florescer o amor dentro de si, eu particularmente achei tudo muito bom, na medida certa inclusive, é um livro charmoso de se ler ?

leticia_s2 07/06/2023

Quando eu for professora, o aluno só passa se ler esse livro!!!
Sabe aqueles livros onde os personagens tem zero personalidade e agem como se fossem robozinhos controlados pelo autor? Onde os clichês e tropes são muito forçados, e os maiores problemas da protagonista envolvem triângulo amoroso e um ceo bonitão...

Bem, esse livro é exatamente o oposto. Exceto pelo bonitão, já que aqui também temos um. Mas ele não é um ceo. É a própria morte.

Uma história com personagens bem construídos, cheios de PROBLEMAS REAIS como dificuldade financeira, problemas familiares e medo do futuro. Tudo isso unido ao fato de que Ayla, a protagonista, pode ver a morte.

Família, vida, sobrenatural, amizade, amores, morte. Tudo entrelaçado por uma das melhores escritas que já vi. Capaz de nos fazer prender a respiração, torcer por eles, ter surtos e chorar muito (muito mesmo!!!). Como se tudo isso já não fosse o suficiente, nada se compara ao prazer imenso que foi ver um amor tão lindo quanto o que eles sentiram e viveram. (Só não foi 5 estrelas por causa de um único detalhe que me incomodou, mas isso eu resolvo no fight com a autora)

Ps.: Esse não é o tipo de livro que você coloca na sua lista de leitura. É o tipo que vc, assim que terminar de ler essa resenha, vai correndo ler.

july 08/06/2023minha estante
Obrigada pela resenha lindaaaa ??? fiquei emocionada. E tô pronta pro fight, pode hablar kakakakakak

kai ribeiro 30/05/2023

Ayla é uma personagem forte e incrível. Normalmente eu sempre prefiro os personagens secundários mas nesse livro foi diferente.
Agora falando do Ethan, gostei dele desde que ele apareceu, ele é perfeito para as pessoas que gosta de um "bad boy"
E com o passar das páginas é impossível não se apaixonar por ele junto da Ayla.
Nenhum detalhe do livro é por acaso, no final tudo se liga e dá um sentido a mais para a história, e isso me fez gostar ainda mais da leitura.
Esse livro é daqueles que você termina e tem vontade de reler imediatamente sabe? Foi exatamente o que eu senti lendo esse livro.
Esse livro provavelmente vai ser um dos que eu mais vou mencionar quando me pedirem uma recomendação.

Luiza1139 26/05/2023minha estante
tbm detestei o final

Princess_Snow 18/05/2023

Que tal um jogo?
"- Eu ainda acho isso, mas não quer dizer que você não possa chorar ou sentir toda a dor que precisa sentir para seguir em frente. Você é forte, Raio de Sol. Mas força não tem nada a ver com suportar tudo sozinha e calada. Você é forte porque sente tudo de forma intensa e, mesmo assim, continua buscando a felicidade. Continua olhando para a frente. Continua tendo esperanças. Eu não duvido que a sua dor vá passar. Na verdade, aposto que você ainda irá mostrar ao seu irmão tudo o que conquistou e ele ficará feliz e satisfeito por ver você vivendo. Mas, enquanto esse momento ainda não chega, se permita sentir tudo o que tem para sentir. Sinta o luto, mas, principalmente, se permita sentir os pequenos momentos de felicidade, mesmo que sejam proporcionados por um idiota como eu."

Quero começar falando que esse livro é divertido e doloroso ao mesmo tempo, uma escrita fluída que me manteve atenta do começo ao fim, também gostei de como ele ensina a valorizar cada pequeno detalhe da vida. Eu comecei a ler pq achei a capa bonita e definitiva não me arrependo

Ayla e Ethan se enquadram demais no clichê Grumpy Sunshine, mais com o desenrolar da história as coisas começam a ficar bem mais profundas, a história em si tem uma narrativa bem densa e abordam coisas que talvez não seja recomendável para qualquer público.

Essa história me fez refletir muita coisa, cada personagem tem seu nível de importância e o tempo inteiro são humanizados, é possível notar em cada um seus defeitos e qualidades o que eu particularmente acho incrível.

A Ayla é incrivelmente forte em todos os aspectos da palavra, apesar da sua impulsividade ela é persistente e nunca se deixou abater mesmo com o peso do mundo sobre ela, e o Ethan além de ser um tremendo gostoso é incrível ver a construção de personagem dele, como ele sai de um arrogante escroto a alguém que vc quer guardar em um potinho, Noah Vanessa e Sônia tbm brilham demais ao longo da história.

É uma história incrível que chegando ali na reta final é impossível vc não torce implícita (ou explicitamente) para que o casal acabe juntos, o plot do epílogo te deixa com o coração na mão kkk

Myzlen1 13/05/2023

Uma boa aventura
Escrita - 3,5

Escrita boa, a história flui muito bem e é um livro bem gostoso de se ler. Senti altos e baixos durante a leitura o começo achei um pouco travado até de fato a coisa toda fluir, senti o mesmo no final.

Personagens - 3,5

Os personagens são bem construídos, possuem suas próprias características e alguns fogem de diversos padrões, o que é algo muito bom. A protagonista me deu raiva no começo e possui uma vibe teen que me incomoda, porém se destaca por crescer durante a história, algo que gostei bastante. Os coadjuvantes orbitam a protagonista e, mesmo sendo legais, as vezes parece que não fariam diferença na história.

Histórias - 4,5

A história é muito boa, me surpreendeu em vários detalhes e é uma leitura muito divertida e legal. O final achei confuso e não sei se me agradou tanto (pensamentos conflitantes), mas pelo geral do livro valeu muito a pena e foge do óbvio, algo que me ganhou.

Nota - 4

Tempo de leitura

[ ] Miojo
[ x ] Um filme
[ ] Uma série
[ ] Infinito

Compreensão

[ ] Dá para ler dormindo e entender tudo quando acordar
[ ] Dá pra ler enquanto assiste TV
[ x ] Requer atenção
[ ] Requer material de apoio
[ ] Só o autor entendeu (se pá)

Personagens

[ ] É um monólogo
[ x ] Meia dúzia
[ ] Uma penca
[ ] Enche um trem
[ ] Thanos temos um problema

Originalidade

[ ] Pode copiar só não faz igual
[ ] Inspirado ou seria homenagem?
[ ] Eu entendi a referência
[ x ] Original
[ ] Pessoas irão copiar isso daqui para frente

Caroline 09/05/2023

Completamente apaixonada
Não sou muito de fazer resenha e nem comentários pq eu acho minhas ideias bem doidas. Mas é quase impossível terminar esse livro e não fazer se quer um comentário, de como teve um cuidado é uma entrega de fazer você se questionar e se prender pra tentar desvendar o final.
Não acho que deveria ter um final diferente pq de certa forma trouxe sim uma coração quentinho e eu não poderia está mais feliz.
Obrigada Ju Fernandes eu tenho um novo livro favorito graças a você ???????
july 10/05/2023minha estante
Aaaa fico tão feliz obrigada meu anjo! Fica de olho nas minhas redes, quero lançar o físico dele ??

Caroline 11/05/2023minha estante
Vou querer com toda certeza na minha estante ?

Gabriele 07/05/2023

Não é nada uau, a história é bacana, mas não gostei muito dos personagens e eles na minha visão não tinham profundidade nenhuma, parecia aqueles personagens prontos. Gostei somente do Ethan.
Eu não me dei muito bem com a escrita também e achei que o final podia ter sido mais criativo (mas gostei do final, só achei que podia ter sido melhor).
O romance é bem fofinho e eu acho que é um livro bacana para passar o tempo.
Além disso, achei que ia ter uma fantasia ou pelo menos uma construção de mundo legal, mas não teve. Talvez tenha sido eu que não li sobre o gênero do livro ou não sei.

R. Gomes 07/05/2023

Decididamente é um livro
Esse não é um livro ruim, mas também não é lá grande coisa. É bem "tá". Ele não é aquele amontoado de clichê que faz você dar risadinhas, nem tem aquela sensação de inovação que faz você ficar viciado.
O plot principal é interessante, mas em alguns momentos ele se perde em subtramas que não dão em nada. Os personagens são bem planos, até irritantes as vezes. Os diálogos são fraquinhos.
Mas a escrita até que é gostosinha de se lê. A autora sabe descrever bem e a narração é interessante.

É um livro aceitável, mas eu não leria de novo.

Hevellin.Sara 04/05/2023

A Vida na Morte
Não tenho ideia de como encontrei esse livro, mas ainda bem que encontrei. Que história sensacional. Quando li a primeira frase já fiquei completamente presa, vai ficando cada vez mais curioso e a escrita fluída faz com que você queira ler tudo de uma vez sem se cansar. Não sei bem como explicar o que senti lendo esse livro porque as emoções foram muitas e eu li tão rápido e surtei tanto que consegui absorver direito só quando terminei. A pobre da Ayla sofre o tempo inteiro a mulher não tem um segundo de paz, é tragédia atrás de tragédia. Tem muitas cenas pesadas e bastante descritivas envolvendo violência e suicídi*, então é bom ler com cuidado. Mas, apesar de tudo, tem muita coisa bonita e fofa, não é um livro só de ' depressão e coisas pra baixo', existe um bom equilíbrio.
O romance é apaixonante e temos de tudo, enemies to lovers, um tem 500 anos e o outro 22, a famigerada dança, cartas e todos os clichês que a gente adora. Falando assim parece lindo mas na verdade é tudo muito caótico, é um romance impossível que ultrapassou até mesmo as barreiras da morte, é um encontro de almas. A construção do mistério que envolve o enredo romântico é muito boa, fica claro que existe algo a mais por trás de tudo o que os personagens vão descobrindo e sentindo com relação um ao outro, e deixa uma sensação de tensão e expectativa em todas as interações deles. Todos os personagens são extremamente cativantes, menos um tal de Bruno que é insuportável e por mim a Morte tinha acabado com ele. Falando do maior e melhor: o Ethan, esse é um personagem clássico, completamente apocalíptico, o famoso moreno sarcástico com um passado triste, nunca errou e se errou foi tentando acertar, não tem uma unidade de defeito. A Ayla me confundia as vezes porque a personalidade dela era muito instável, mas tirando isso, ela é uma protagonista maravilhosa, corajosa e resiliente, que enfrenta tudo de frente. Agora vamos aos motivos de eu ter dado 4 estrelas e não 5: Um deles foi a narração em terceira pessoa, que algumas vezes não separava os pensamentos dos protagonistas, só descrevia tudo direto e eu achei um pouco confuso, as vezes tinha que reler alguma frase, mas logo dava pra entender. Outro motivo foram as lacunas deixadas pela Morte principal, chefe dos ceifadores, as intenções dele não ficaram claras o suficiente, senti falta de algo a mais. E o último motivo está ligado a esse anterior, que é o final da história. Esse final deixou uma sensação de incompletude, talvez eu esperasse algo diferente e me decepcionei um pouco, e a Morte chefe me pegou muito quando apareceu, não entendi o que ele quis dizer nem o sentido dele estar ali já que tudo havia, teoricamente, acabado, e acho que isso rolou porque eu primeiramente não entendi as intenções dele. Inclusive fiquei indignadissima quando ele apareceu do nada, será que teremos um segundo livro ou foi só pra alugar um triplex na cabeça do leitor? Por fim é isso, amei muito essa história, me deu um up pra não entrar numa ressaca literária, foi uma montanha russa de emoções e eu fiquei imersa na jornada da Ayla enquanto ela encontrava na Morte, a vontade de viver.

Patty 03/05/2023

Que lindo, aaaa eu surtei do começo ao fim, um romance desses era o que eu precisava, perfeito demais

naicaroline 01/05/2023

Que experiência de livro.
Embora eu tenha achado o começo do livro um pouco tedioso, gostei muito do desenrolar e do final. Me pegou um pouco de surpresa o plot, mas ao msm tempo tinha pistas do que poderia acontecer.
A Ayla em alguns momentos era mto chata, mass ela ficava mais interessante quando estava com o Ethan kkkkkkkkkk e o Ethan por si só já é muuuito interessante.
O epílogo foi tuuuuudo, fiquei toda felizinha.

jully 29/04/2023

Livros que tenham ceifadores já conquistam meu coração, esse romance entre eles tem tantas reviravoltas que me deixou muito intrigada MUITO BOM