Pageboy

Resenhas - Pageboy

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Vitor 31/12/2023

Incrível
Muito legal acompanhar os trabalhos do Elliot para além da atuação. Esse ano assisti ao curta A Avocado Pit, que ele produz e pude ler o livro de memórias. Passagens bem fortes e uma escrita cativante deixam um gostinho de quero mais.

desventuras 12/08/2023

Maravilhoso!
? ? ?Estas memórias formam uma narrativa não linear porque ser queer é intrinsecamente não linear, são jornadas que convergem e dialogam entre si. Dois passos para a frente, um passo para trás.?

Quando soube que Elliot Page, um dos atores que mais admiro, iria lançar um livro, fiquei muito feliz. E essa felicidade perdurou até colocar as mãos nessa obra tão significativa.

Em seu livro de estreia o ator abre portas sobre seu passado e seus sentimentos de maneira sincera e crua. É uma leitura interessante e com escrita fluída que desperta um leque grande de emoções ao passar das páginas, uma verdadeira montanha russa de emoções.

Pageboy é quase como um diário, um aglomerado de lembranças que com cuidado e carinho foram contadas pelo ator. É um livro muito importante e com grande significado, que trata de assuntos como gênero, transição, abusos e problemas familiares, mas também fala sobre amores, sonhos e descobertas. Além de, claro, nos mostrar um lado íntimo de Elliot que não conhecíamos.

? ? ?Não importava o que viesse depois (um tipo diferente de exposição, vulnerabilidade), aquilo valia a pena. Foi um grande passo. Preferia sofrer por ser quem sou a me esconder. Meus ombros ficaram mais aprumados, não havia segredos em meu coração; podia viver no mundo de uma maneira que antes me parecia impossível: de mãos dadas. No entanto, lá no fundo um vazio permanecia. Um sussurro. Ainda muito vívido em meus ouvidos.?

Pageboy não é uma leitura fácil pois aborda temas sensíveis em diversos capítulos, é um livro que deve ser lido com cuidado? Sim, mas que merece ser lido por completo, com devida atenção.

Elliot é um ator incrível e uma pessoa maravilhosa que entrega seu íntimo a cada página escrita nesse livro de memórias.

estantedogabs 12/08/2023

Há muito não lia uma autobiografia e acho que nunca li uma tão interessante. Elliot não segurou nas palavras e nos fatos. É possível se relacionar com situações pelas quais ele passou e o livro me fez gostar ainda mais do ator.

Di Gonçalves 08/02/2024

Ser trans é lindo e é uma CARALHA
Gente o elliot retratou mto bem o sentimento de não se sentir bem no proprio corpo e de olhar no espelho e não conseguir se ver, e é horrivel pensar que as gerações anteriores passavam anos sem a informação sobre oque era ser trans, e consequentemente passavam a vida toda não sabendo o que tinha de errado com elas, tenho sorte de viver em um mundo aonde a informação é jogada em mim, e pude entender oque sou bem jovem e assim evitar ter que passar por dores maiores e espero que no futuro, ser trans seja apenas uma coisa tão boba quanto descobrir que é intolerante a lactose, sua vida vai mudar um pouco mas ninguem liga, espero mto que isso aconteca algum dia.

Juno.Cruvinel 31/07/2023

Amo o Elliot, mas esperava bem mais..
Amo o Elliot, sempre foi uma referência pra mim como lgbtqia+ e mais ainda depois que se assumiu trans, mais ou menos na mesma época que eu iniciei a transição.. estava bem ansioso pra ler, acho que é sempre difícil avaliar uma autobiografia, mas esperava mais.. é um livro bem parecido com demais biografias de homens trans.. alguns capítulos foram bem repetitivos enquanto alguns sentimentos e partes da trajetória não são abordados. Não seguir uma linha cronológica também deixa um pouco confuso as relações.

Achei válido ter lido por ser o Elliot e pra dar visibilidade a esses títulos, mas sigo buscando narrativas trans um pouco mais felizes e agradecidas.. Como uma pessoa trans eu sei que tem várias questões e sofrimentos.. mas muitas coisas boas também acontecem, comigo principalmente depois que da transição, e senti falta do Elliot falar um pouco mais desses bons sentimentos e conquistas.. acabou sendo muito muito dos maus momentos e pouco da felicidade, quem sabe se ele tivesse esperado um tempo a mais não escreveria de outra forma?

Bianca1771 24/07/2023

Muitas vezes angustiante, mas extremamente necessário.
Conheci o trabalho do Elliot a alguns anos atrás, ele ainda não havia transicionado e a imprensa especulava sobre a sua vida íntima, faziam várias exposições desnecessárias e eu nem poderia imaginar as diversas camadas dessa história.
Em Pageboy, ele nos conta como foi lidar com a pressão da família e da indústria cinematográfica para ser alguém que não era, fala das explorações, dos abusos, dos amores, desilusões,das inseguranças que teve ao longo do seu processo de transição de gênero e conta como foi finalmente se olhar no espelho e se reconhecer.
É um livro muito bem escrito, sensível, muitas vezes angustiante, que faz a gente se sentir sentado em um café batendo papo com o autor.
Tinha altas expectativas para este livro e o que recebi foi muito maior, não queria parar de ler, a forma não linear dos acontecimentos me prendeu do início ao fim.
Recomendo demais, uma das melhores leituras desse ano.
kayena_koscky 06/08/2023minha estante
Já queria ler! Pela sua resenha quero mais ainda hahaha

Joanne.G.P. 23/07/2023

Elliot
A história do Elliot é interessante. Acho que esse livro de Memórias é mais emocional do que recheado de fatos concretos. Deu pra entender um pouco da sua mente num turbilhão de emoções, sua sensibilidade, ansiedade, disforia de gênero e problemas familiares. O que atrapalhou minha experiência foi a organização das memórias, entendi que o objetivo do Elliot era contar sua história à medida que ele se lembra. Afinal, nossas memórias se confundem mesmo entre passados, mal sabendo ao certo quando aconteceu o quê. Entretanto, isso era fundamental pra ver a forma como seu pensamento mudou ao decorrer dos anos.. Pelo menos para mim. É a única ressalva.

leaoliterario 15/07/2023

?Cresci muito depois de me libertar da expectativa alheia. Estas memórias formam uma narrativa não linear porque ser queer é intrinsecamente não linear, são jornadas que convergem e dialogam entre si. Dois passos para a frente, um passo para trás.?

rajadrawja 23/09/2023

Decepção
Não é um livro ruim e nem é mal escrito, mas gostaria que o Eliott tivesse esperado mais uns anos para lançar esse livro. Terminei de ler e sinto que não conheci nada de novo sobre ele.

Boa parte do livro é sobre o passado, na época que acreditava ser uma mulher lésbica. O livro só toca na questão trans nas suas últimas páginas, provavelmente porque esse é um assunto na vida recente do autor.

Também não gostei da narrativa não linear. Ficar indo e voltando no tempo não funcionou aqui.

Além disso, sinto que faltou coragem em dizer nomes e expor situações. Certos momentos ficam no "uma pessoa disse" "uma mulher fez" sim, legal, mas quem foi? Say their names!
AFG 20/10/2023minha estante
Eu só discutirei publicamente sobre a questão de nomes porque isso ele colocou como nota, moça. O processo que ele poderia levar é muito grande.

Mano.Ella 21/11/2023

Leitura interessante
O Elliot consegue transmitir os sentimentos e principalmente as dores que percorreram sua jornada de vida e autodescoberta.
É bem doloroso em algumas partes e por isso não consegui ler muito rápido, me tocou em alguns pontos.
Foi muito interessante saber a vivência dele nesse mundo de atores e famosos e como saber como o preconceito opera nesses lugares.
Mas me incomodou a não linearidade do livro e acabou ficando muito confuso em alguns momentos.
Ainda sim é um livro que vale a pena ser lido.

noah.ullrich 05/01/2024

Emocionante!
A narrativa de Elliot sobre sua trajetória me deixou em lágrimas, lembrando por muitas vezes minha própria experiência e os sentimentos que vieram com ela.
De forma clara e sincera, Page conta as dificuldades que enfrentou durante sua vida e acontecimentos que o marcaram, emocionando a quem lê e colocando em um local importante, sendo um ator trans famoso, a realidade de pessoas trans (e lgbtqi+) enfrentam em seu dia a dia.
Como homem trans e fã, digo que ele soube contar com precisão sobre um assunto que deveria ser mais discutido e é deveras importante. Ele é uma pessoa incrível e estou muito feliz por ter se encontrado e estar mais feliz.
10/10

Quacs 03/08/2023

O livro parece seguir uma ordem das coisas que o Page vai lembrando, às vezes fica um pouco confuso e mesmo assim é um livro importante e que bom saber que ele conseguiu ?

Ana B. 03/08/2023

Interessante mas?
Comecei bastante interessada pela jornada e pela forma como a história foi contada. Não tenho muito costume de ler biografias, mas adorei a escolha do Elliot em contar sua vida quase como um romance, em formato de narrativa, com diálogos e etc. A linha do tempo me incomodou um pouco, em partes entendi a escolha, quase como um processo terapêutico em que as histórias se cruzam e se misturam, mas foi difícil de acompanhar em alguns momentos.

É uma leitura interessante por dar um vislumbre da vida muitas vezes sofrida de uma estrela do cinema. Sua jornada a respeito de sua identidade é bastante tocante, mas confesso que a leitura se tornou um pouco entediante em muitos momentos, senti que a narrativa se tornou muito repetitiva.

Thaís @thanoslivros 19/09/2023

"Há infinitas maneiras de ser uma pessoa queer e de ser trans, e minha história diz respeito apenas a uma delas.
... não somos nada além de um pontinho no universo, e espero que, ao contar minha história, eu consiga fazer com que ela contribua com o combate à desinformação sobre vidas trans e queer."

1 | 2 | 3 | 4 | 5