Belladonna

Belladonna Laura Reggiani

Resenhas - Belladonna

Lissanna.Weiss 13/07/2023

Uma jornada memorável
Escrita fluida, universo bem construído, cenários únicos e personagens marcantes, o livro é uma grande (literalmente) obra prima imersiva e fantástica.

Thai lendo 13/07/2023

"É desoladoramente poético. Saber que a única coisa que te provém alívio provoca agonia na mesma proporção."
Vampiros? Vampiros!

Sabe quando você começa um livro que sabe que vai ser bom? Que sabe que vai ter uma ótima experiência? Comigo esse livro foi assim. Eu já sabia que ia ser bom, ja sabia que ia gostar, e fui com expectativas bem altas, nem todas foram superadas, mas a maior parte me surpreendeu, e de uma forma bem positiva.

Para começar com a protagonista, o desenvolvimento dela é bem perceptível, até mesmo para ela que, nos últimos capítulos, descreve que mudou muito. Ela teve uma construção boa, mas ao mesmo tempo eu senti que não foi de um jeito normal, de um jeito comum. Parece meio superficial. Os outros personagens seguem a mesma lógica, eles são bons, muito bem feitos, mas não parecem muito bem desenvolvidos, e também não dá para se apegar a eles, os transformando em uma parte que deveria ser essencial no livro, para algo superficial.

Na verdade, isso foi um grande problema durante a minha leitura. Eu amo vampiros, amo histórias de fantasia, ainda mais quando envolve política e estratégia, e apesar da quantidade de páginas, eu estava preparada para o desafio.

No começo, até gostei de ler, mas não conseguia me apegar a história. Depois de um tempo, a quantidade de páginas deixou de ser uma oportunidade de cenas interessantes, para uma certeza de virar uma história maçante. Foi isso que infelizmente aconteceu, a história ficou cansativa, o número de páginas não ajudou, e as cenas de ação não compensam as dezenas de cenas de conversa e jantares na corte, ou ainda mais, as descrições de vestidos e outras vestimentas.

Outra coisa, a vilanidade da protagonista. É comum e muito bem avaliado, a ideia de ter uma protagonista (ou antagonista) malvada, que passe acima de todos para alcançar seus objetivos e tenha uma crueldade não fingida. A Belladona é assim, mas perde um pouco da sua essência logo nos primeiros capítulos, quando começa a questionar se tem lealdade com Lucca ou se vai conseguir aliados no castelo. Não que seja ruim, mas foi um ponto negativo, já que ela só volta ter essa personalidade tão panfletada nas divulgações, lá pro fim do livro, mais de 500 páginas depois.

É por isso que eu esperava que a história em si, fosse melhor. Mas é mais do mesmo, brigas na corte, uma cena de ação vez ou outra, diálogos sentimentais com alguns personagens e uma vez ou outra explicação dos planos, nada muito novo, o que seria ruim, se não fosse o próximo e principal ponto na minha leitura; a construção de mundo.

De verdade, a Laura deu uma aula nesse quesito aqui. Apesar de dentro do livro eu não me importar nem um pouco com o mundo e a geopolítica (até porque no livro isso não é nem um pouco aplicado de forma interessante) dentro da história, olhando por fora, tenho que admitir, esse livro é um exemplo de construção de mundo. Árvore genealógica, história de origem, países proximos, comércios, guerras antigas, vestimentas, normas, etiqueta e até mesmo instrumentos e comidas diferentes, baseados em uma cultura e desenvolvidos para o livro. Foi um trabalho em tanto, muito bem feito. Ficava um pouco irritada na hora de ler tantas palavras em outro idioma, mas achei tão bonito, tão legal, deu uma originalidade na história. Esse foi de longe o meu ponto principal em Belladonna.

Esse é um livro muito bem feito e muito bem pensado. Não me conquistou nem me prendeu do jeito que eu esperava, mas não posso negar que foi bom. Mesmo com tantos pontos negativos, ele ainda consegue facilmente ser uma das melhores estruturas literárias que li (falando do mundo). Agora a história em si, não me prendeu nem gostei, é previsível e pouco elaborado, estava esperando um plot twist enorme, mas recebi apenas uma explicação mal introduzida.

Outras coisas que não gostei foram as mortes desnecessárias, as cenas feitas para chocar que não tinham um real propósito e também os misterios e desavenças que eram introduzidos aleatóriamente e não foram nem um pouco resolvidos.

Enfim, tem muito o que dizer, muito o que melhorar e muito o que colocar se realmente tiver um próximo livro, mas não é ruim. Recomendo, porque, de verdade, é um trabalho gigante e impecável para uma autora independente fazer, e só mostra como livros nacionais têm um potencial enorme num mercado literário que pouco se importa com eles. Além do mais, a estrutura dele como ebook surra a de muitas editoras grandes. Gostei, quero ler o próximo e recomendarei esse com certeza, ainda mais que tem vampiros.

kazigrayson 11/07/2023

Nunca vou me cansar de elogiar a escrita da Laura e a forma como ela consegue construir mundos com maestria. Ela é genial!!!
Adorei acompanhar a jornada da protagonista em buscar de poder e todas as intrigas políticas que a trama contém.
Belladonna é uma personagem incrível. Ela sabe do seu valor e não abaixa a cabeça para ninguém. Ela pensa em tudo!!! É inteligente, astuta e ambiciosa. Quando ela dava um fecho na cara do Senado e de qualquer pessoa que ousasse falar mal dela eu surtava toda vez. Sinceramente, se ela batesse em mim eu agradeceria kkkkkk.
Adorei também os personagens secundários e a relação de confiança e amizade que a Belladonna têm com alguns deles, já que isso era algo que ela nunca teve antes na vida. Os momentos em que ela se permitia ficar "vulnerável" na frente das pessoas com as quais passou a se importar foram alguns dos que eu mais gostei ao longo do livro.
E sobre o romance...confesso que achava que não ia gostar no início, justamente porque o relacionamento do casal começou sendo algo mais carnal, o que não me agrada tanto em livros de fantasia. Além disso, eu só conseguia pensar que esse livro seria melhor sem o romance porque eu só estava interessada na trama política mesmo. Nesse ponto do livro até desanimei. Mas confesso que paguei a língua depois, porque o casal foi me conquistando aos poucos e o desenvolvimento que eles tiveram foi muito bom. Cheguei até a chorar de emoção em algumas cenas entre eles e às vezes me via com um sorrisinho bobo no rosto. Quem diria né.
O desfecho da história foi maravilhoso (um pouco desesperador durante o seu curso, porque achei que as coisas iam dar errado, mas como falei antes, Belladonna pensa em tudo.)
O epílogo também não poderia ter sido melhor.
Estou animada para os próximos!!!

Ana 08/07/2023

Me prendeu do inicio ao fim
Sei nem o que dizer sobre esse livro.
Com um ritmo perfeito, ele te faz conhecer Belladonna -uma protagonista incrível e forte diga-se de passagem-, acompanhar todo o raciocínio dela e vibrar pelas suas conquistas.
A duvida genuína sobre em quem confiar e como ela vai conquistar o próximo passo -porque a única coisa que não resta dúvida é que ela vai conquistar.
Desde que comecei o livro não consegui largar até o fim.
Me apaixonei, sofri, me senti traída, aliviada e feliz. Uma mistura de emoções incríveis que esse livro conseguiu dar.

wendygabrielle 07/07/2023

Belladonna
Perfeito, Laura Reggiani não erra nunca. Belladonna é uma personagem forte, isso não dá pra negar, amei muito a contrução da história dela.

Thay 07/07/2023

Falsa representatividade
Autora me desculpe. Sei que essa resenha vai te entristecer se chegar até você, mas acho que é necessário. Eu achei que seria uma fantasia épica mas é mais um romance do que qualquer outra coisa. E eu odeio romance, mas antes fosse esse o principal problema. A escrita da autora é boa, mas não acho que o livro entregou o que prometeu. E é curioso como esse livro está cheio de falsa representatividade, tem vários personagens lgbtqia+ mas nunca em um papel realmente relevante e falando do príncipe que tem a pele retinta; o papel dele mal tem importância, se tirasse ele da história não faria diferença nenhuma. Só lá no final que a autora resolveu colocar um personagem principal como lgbtqia+ mas ela esperou o livro todo pra mencionar isso muito rapidamente e quando o livro tá chegando ao fim. Se a personagem trans teve UMA fala eu sinceramente não me lembro. (Sei que alguns podem argumentar que a protagonista é meio bravattana mas a pele dela é BRANCA e ponto. Meu pai é negro e minha mãe é branca e minha pele também é branca e eu sou vista como uma mulher branca. Os comentários que a Belladonna ouvia causavam incômodo, mas nada NUNCA será igual ao racismo que pessoas pretas sofrem.)Quem gosta de melodrama e hot em excesso vai gostar. 10% fantasia, 10% política, 20% falsa representatividade, 30% sexo, 30% romance meloso.
A.Paula.Sz 08/07/2023minha estante
Durante seus historicos minha vontade de ler foi murchando, e agora com Essa Resenha morreu de vez kkk
bom saber disso, assim nao perco tempo com uma Leitura q quase certamente nao vou gostar

Emily.Medina 06/07/2023

A leitura me prendeu do começo ao fim, amei e odiei vários personagens e acontecimentos, isso me manteve grudada na história para saber mais.

maria 05/07/2023

Já é a vigésima vez que tento fazer uma resenha desse livro e sempre esqueço de salvar. Por já estar de saco cheio, só vou citar e não desenvolverei nada:
- a personagem principal se acha super manipuladora e inteligente mas os outros ao seu redor que são muito burros;
- ela não é REALMENTE uma vilã, mas uma antiheroina;
- o vilão é extremamente sem graça, tinha potencial mas apareceu pouquíssimo;
- apesar do "slow burn", o relacionamento da belladonna e do lucca não tem desenvolvimento, do nada começaram a se amar loucamente;
- o Lucca é muito genérico, não tem nada de surpreendente nele. Pro padrão de personagem masculino da Laura (Howl, Hassan...) ele tá MUITO abaixo
E por que 3 estrelas? Porque tem seus pontos positivos. Só que eles não são o suficiente para fazer valer 1000 páginas que em momentos se tornam cansativas e em que nada acontece.

Marina 04/07/2023

Pisa com classe
Esse livro já começou eletrizante, com uma fuga maravilhosa e já apresentando Belladonna, a cheia de classe que dá tapa na cara sem mão.
Eu só queria ser mais Belladonna nesse momento.
Quem não leu, leia!
É muito imersivo, até nos diálogos, palavras bem escolhidas devido a época que se passa, eu me maravilhei com esse fato!
Uma das melhores leituras desse ano!

Giulia 04/07/2023

?Eu não morreria por amor, mas morreria por você?
Cara esse livro apesar se gigante me tirou de uma ressaca literária enorme.
Eu realmente amei, senti aflição, raiva, angústia, tristeza, alegria entre muitas outras coisas parecia que eu fazia parte da história.
Belladonna uma das protagonistas mais incríveis que eu ja li, se tornou uma das minhas favoritas, ela é astuta, inteligente, belíssima com certeza.

Recomendo esse livro para aqueles que gostam de livros extensos, por mim esse livro teria 700 paginas e não mil pelo simples fato de ter muita enrolação em alguns pontos, muitas coisas explicadas, mas tem muitas pessoas que amam. Não sou muito fã por isso dou 4,6, mas entrou para os meus livros favoritos com toda a certeza.

Não conhecia a escrita da autora, mal posso esperar para ler mais.

Belíssima eu morreria por você também

D3bsz.Freitas 02/07/2023

Gostei bastante mas não foi um 5 estrelas por que teve muita parte que não era necessária. Belladona foi uma das melhores personagens que já li, sendo forte, inteligente, bela e astuta.
Se fosse um pouco mais enxuto seria perfeito

Ju 28/06/2023

Excepcional
Com certeza virou meu top 2 livros favoritos DA
VIDA, juro Laura não achei q vc fosse se superar tanto desde safira de prata mas belladonna atingiu e superou todas as minhas expectativas ele tem absolutamente TUDO q eu amo em um livro tudo muito bem estruturado e intercalado, as relações muito bem feitas e feitas ?no tempo certo ?.
Geralmente não gosto de livros únicos que contenham romance pois nunca acho q ele fica bem feito, na minha opniao, mas isso aqui PQP eu nunca vou superar esse livro vai ser pra sempre meu favorito e irei sentir falta mas enfim até o prox imperatrizes de sangue

Paola 27/06/2023

Amei
Esse livro foi muito bomm, os personagens são muito bem desenvolvidos e é fácil se conectar com eles. Para mim, Belladonna é uma Jude Duarte um pouco mais madura, pisando em todo mundo e nos surpreendendo a cada capítulo com sua genialidade e garra. Amei demais !

Gica 26/06/2023

Eu não morreria por amor, mas morreria por você
MEU SENHOR AMADO, a Laura entregou absolutamente tudo nesse livro, não sei nem explicar o que eu tô sentindo kkkkkkk

Vou resumir em impecável! Amo ler livros de mulheres poderosas e inteligentes, meu Deus como foi bom ver Belladonna pisando em qualquer um que a subestimasse!

Lucca foi um amor a parte, não pensei que fosse gostar tanto dele, mas ele me ganhou na malícia e nas palavras bonitas.

?Eu não morreria por amor, mas morreria por você.? - Eu chorei igual uma desgraçada! Só não foi pior que o pov dele no final, que agonia?

Uma obra prima verdadeira, estava com saudade de ler fantasia e ainda mais saudade de ler Laura Reggiani, vai pros favoritos!