Tay 13/11/2023
Cara, eu caí de paraquedas nesse livro aqui. Não sei nada de autora, nunca li nada anteriormente, então minha avaliação é pura e exclusivamente derivada do que li. E eu não gostei nem um pouco.
Primeiro de tudo, não que eu ache que é um livro deva explicar absolutamente tudo, mas alguma coisinha tem que colocar e esse aqui não tem nada. É vazio. Não existe um mínimo grau de profundidade, tudo é feito apenas para preencher falsos espaços e criar a sensação de uma narrativa longa. Tudo nesse livro é preguiçoso e presunçoso. Os personagens são rasos e muito chatos, é impossível se importar por qualquer coisa que aconteça com eles. Não existe construção alguma, tudo só acontece porque esse autora, que não sabe escrever direito, resolveu que queria fazer um mousse bem ruim com duas garotas que aparentemente são bonitas e descoladas e ricas e gays.
Qual é, a fulana lá vê fantasma e ela não tem qualquer tipo de dor de cabeça com isso? Tipo, 0? Isso parece ser apenas um mero detalhe, algo que essa autora pensou "hm, quero causar, vou colocar" e aí não faz NADA com isso. Essa fulana passa 70% do tempo dela fingindo ser muito descolada e correndo atrás de uma mana que ela acabou de conhecer. Ela resolve do nada se mudar pra LONDRES e foi de boa. 0 transtorno. 0 jet lag. 0 problemas com o inglês. Cara, sério, isso é patético. Que preguiça maldita que essa autora teve, pra mim é uma vergonha alguém escrever um livro desses e ainda publicar.
E vamos falar desse plot imbecil, novamente mais uma estratégia de preguiçoso?! Que resolução mais bosta foi aquela? Se você vai inserir um inferno de investigação policial e assassinato, pelo menos faça esse inferno de investigação minimante direito. Você, autora, criou mais essa historinha pro teu livro bobinho pra fingir que sabe escrever, que teve muitas páginas, que teu foco não era o romance. Mas teu livro é bobo e você não sabe escrever. Um dia você pode sim conseguir escrever algo muito maneiro, mas isso não rolou agora. Saber compor personagens, descrições do ambiente, expressões, e amarrar os acontecimentos é o básico de um escritor.
Toda essa situação só escancara como temos pessoas que não tem experiência com escrita, mas mídia, e conseguem publicar seus livros fracos e que não agregam em nada na literatura em geral. Nem sempre um livro precisa ser grandioso e ensinar algo importante, ele pode sim só te distrair e divertir, o que é ótimo. Só que teu livro, Raíssa, não distrai, não é divertido, ele só é chato. Tem muita gente realmente boa esperando para serem publicadas, editoras. Que tal fazer um filtragem que vá além das redes sociais?