As Cartas de Amelie Julia Brusco

Resenhas - As Cartas de Amelie

madrugueilendo 12/09/2022

a elite dos contos <3
Primeiro livro que leio da Ju e PRECISO ler mais! As Cartas de Amelie é um conto fantástico de 64 páginas que me prenderam do início ao fim.

Adorei a ambientação da história e a narração da autora de modo geral. A PROTAGONISTA!!!! Lenda

Priii Reis 17/10/2022

Um infinito jogo de entregas,erros e alguns acertos.
É um conto rápido sobre magia,escolhas e como a pressão pelo poder,tornar uma pessoas que seriam só determinadas,mas foi tanto que lhe tornous malignos,baixos e ambiciosos acima de tudo e todos.

Amelie tinha um propósito de vida,da qual foi treinada desde o nascimento a vencer o jogo,que só tinha duas opções ganhar ou morrer.
Antes do tempo combinado com sua família ela fugiu de casa toda sua arrogância e *sabedoria* de que era especial, que nasceu para ganhar e ajudar sua família,e não importava o quanto tenha sido treinada,a aposta que fez foi muito alta. Sozinha ela entrou plena,confiante,obstinada e assasina. Acredito que todos os livros tem mensagens e nesse aqui foi claro, cuidado com a confiança cega, é dentro dela que moram outros sentimentos.

**************\(*c*)/Resumo com possíveis spoilers e trechos \(*c*) /*****************

Amelie sabia que não era qualquer uma,ela tinha um destino,missão e propósito. Salvar sua filha e liberta-los novamente para falar com o astros. Sua vida inteira foi treinamento de jogos,a missão era clara. Ganhar o jogo, soltar o fundador e ele passar a magias para os herdeiros.

Ela fugiu de casa 1 ano do tempo dela por ter sacrificado alguma prima e tantos mais.

*— Mais uma vez? — a mulher perguntou, sua voz ecoando na pequena tenda. Era uma voz melodiosa e manipuladora.
— Vocês não se cansam de tentar. Amelie ergueu uma sobrancelha fina e curiosa. — Vocês — ela repetiu, testando a palavra em sua voz suave.
— Por acaso me reconhece?
— Reconheço esses traços, garota, mas nunca os vi em você.
— A mulher batucou os dedos na mesa.
— Qual é seu nome, garota Étoile? Amelie lambeu os lábios antes de respondê-la. — Amelie Étoile.
— Uma garota que almeja e vai atrás do que realmente quer. As Estrelas escolheram bem seu nome — a mulher sorriu.
— E o que você quer, exatamente?
— Ela embaralhou as cartas com uma calma preguiçosa. Amelie empinou o queixo:
— Uma cartomante não deveria saber mais?
— Você não está aqui para ver uma simples cartomante.*

Muitos ja haviam tentado,o que a lhe fazia tão diferente? Arrogância, ambição, foco?
Seus pais sabiam, eles prometeram ela mudaria o destino de sua família,lhes traria poder e o nome da família ao mundo. Só pensou no tesouro em suas costas,nos diamantes presos e no quanto de importância tinha.

*— Minhas primas eram fracas — ela respondeu com a verdade.
O resto das garotas não tinha estômago para fazer o que precisava ser feito. Elas tinham compaixão, alegria e vida dentro delas. Elas não foram forjadas da maneira necessária. Seus tios haviam perdido a visão do futuro depois de gerações cheias de erros. Eles eram fracos.*

Depois de assinar o contrato o mundo mudou,e ela sabia que venceria e não perderia tempo com coisas bobas ou pessoas que morreriam no caminho.

**Ariella se posicionou atrás da mesa novamente e juntou as cartas de baralho. Debaixo de tais cartas, ela retirou um contrato. Folhas pretas e tinta branca.

— Você sabe o que fazer. Amelie pegou a caneta das mãos da mulher. Havia sido treinada a ler contratos e a saber que os de Ariella – por mais que seu nome mudasse ao longo dos anos – sempre tinham pactos sensíveis por trás das entrelinhas da verdade.
Ela o leu com calma.
Sabia tudo o que estava em jogo.
E sabia que se perdesse, seu ódio seria maior do que qualquer contrato.
Você é um peão, e eu sou a dona do tabuleiro.
Ganhe, o tabuleiro é seu. Perca, você é minha.**

De todos os sacrificios feitos, o pior foi apostar seu medo. Ela nunca contava que sem ele não era absolutamente nada do que acreditava. E isso iria lhe assombrar para sempre.

Mah 04/01/2023

Muito bom! A escrita desse livro é maravilhosa, o tempo passou voando, adorei.
A história fala sobre Amelie e sua família, pessoas que foram abençoadas pelas estrelas e através delas conseguiam encontrar qualquer coisa perdida, mas isso mudou quando a ganância levou um deles até a pessoa errada, a cartomante. Arielle, a cartomante, é uma personagem esperta e cruel, realiza jogos difíceis e desafia as pessoas a jogarem, e Amelie aceitou.
Seu objetivo é vencer a cartomante e assim ganhar o que tanto deseja, muitas pessoas de sua família tentaram e falharam, mas Amelie não está acostumada a perder e não pretende começar agora. Acompanhamos ela e outros participantes jogando os desafios bolados por Arielle, os jogos são interessantes e a forma como a protagonista lida com eles também, gostei bastante.
Amelie é uma ótima personagem, gosto da sua determinação e confiança, mas ela também se sente pressionada a sempre ser perfeita, "a salvação da sua família".
Os jogos vão acontecendo e as revelações surgem, aprendemos sobre a origem da família e como chegaram no ponto atual. Gostei do final, mas esperava algo diferente.
É uma leitura ótima, recomendo.

Amanda.Riselli 24/05/2023

Sobre As Cartas de Amelie
#4ªDeContos

Quando Amelie nasceu, as histórias que seus pais contavam antes de dormir eram sobre uma figura mística de olhos coloridos. Uma cartomante, a dona de um circo que vivia rodando o mundo com a promessa de noites divertidas e prêmios melhores ainda. Porém, as consequências poderiam afetar a vida de qualquer um que ousasse jogar. Portanto, a garota que carrega o sobrenome Étoile foi treinada pela sua família para ser a melhor jogadora, aquela que, finalmente, ganharia o misterioso prêmio que mudaria sua vida. Então, quando o circo, com suas tendas azuis e suas luzes roxas chega em sua cidade, Amelie aproveita essa chance para provar que é especial e merecedora. Mas, por trás de todo circo, há um jogo sombrio e essa, poderá ser a última noite da vida de Amelie.

Uma Étoile com a benção das Estrelas sempre tem uma carta na manga.

Instigante e surpreendente, As Cartas de Amelie provou ser um conto singular, envolvente e sombriamente belo não só pelos cenários, figurinos e temáticas apresentadas, como também pelas reflexões que permeiam em suas entrelinhas.

Com muita maestria, a autora Julia Brusco construiu um espetáculo que traz a essência mágica de um ambiente circense em um misto de terror, angústia, ilusão e fascínio, protagonizado por uma vilã tão apaixonante quanto ambiciosa. Amelie é uma garota que almeja e vai atrás do que realmente quer, sem medir as consequências de seus atos. Entretanto, é impossível não torcer por ela, desejar vê-la entregar as provas de seu sucesso, mostrando ser digna de carregar o tesouro em forma de constelação mapeado em suas costas e de ser capaz de sentir o que é viver sem medo de ser quem é, sem pressão e sem expectativas.

O plot twist assim como o desfecho se mostraram inesperados, inimagináveis e os jogos dos quais Amelie disputou com outros três participantes tão mimados e curiosos quanto ela (Cabelo Rosa, Pele de Estrelas e Coelho) me lembrou bastante o filme Jogos Vorazes e a série Round 6. Vale mencionar que há cenas de violência explícita ao longo de todo conto, então só leia se você não for sensível aos possíveis gatilhos.

Eduarda 15/12/2023

As Cartas de Amelie ?
"? Bem-vinda à última noite de sua vida, Amelie."

Uma coisa meio Caraval, ou seja, amei demaisssss!!!

Luiza 24/02/2023

Eita q doideira
Esse conto é a elite!! Super criativo, bem escrito e com personagens incríveis! queria mais desse universo e senti uma vibe meio ????? das protagonistas

Freitas 23/10/2022

As cartas de Amelie
A escrita da autora é maravilhosa, tem uma ambientação de circo sombrio e uma protagonista bem diferente das que eu estou acustimada a ver.
Se tiver continuação, quero muito ler.

jubrusco 01/09/2022

ju brusco na fantasia ;)
meu bebê tá vindo aí e eu tô muito animada pra mostrar esse meu lado na fantasia!
se você gosta de circo, magia e personagens prestes a se tornarem vilões...
as portas do circo estão abertas pra você

Dheyne_mel 28/02/2024

As cartas de Amelie
JUROOOO, melhor conto do ano, asmei dms, recomendo muito, o plot me surpreendeu, amei a escrita, porém, se tivesse um romance entre as duas o livro ficava 100% melhor.

juliaememo 19/12/2022

As Cartas de Amelie - um conto cheio de jogos e enigmas
QUE CONTO DOIDO MEU DEUS.

Eu adoro essa temática de circo, jogos, e esse conto mistura isso muito bem.

A maneira como a autora vai nos revelando os mistérios da vida da protagonista e porque ela está tão decidida em ganhar aquele jogo é simplesmente incrível!

O final aberto dá várias possibilidades de interpretação para o que aconteceu, mas eu adoraria ver mais desse universo!

Se você gostou de Caraval, acho que vai gostar de As Cartas de Amelie.

Classificação indicativa: +14

mari1464 30/09/2022

As Cartas de Amelie
A premissa do conto é mto boa, eu amo livros com essa vibe de circo, jogos, mistérios e tudo o mais!

Entretanto, achei a execução da história meio fraca, pois ela seguia como se já tivéssemos conhecimento prévio sobre alguns elementos da trama, oq não tínhamos, ent eu fiquei bem confusa em algumas partes.

_rgoncalvess_ 22/03/2023

Nhe
Ai parecia tao legal mas acho q se fosse um livro seria melhor, como conto ficou raso, superficial dms, corrido e o rumo q tudo tomou foi tipo "? serio toda a determinação foi pro saco e vai ser isso?", tinha potencial

Larissa3155 26/01/2023

As Cartas de Amelie
"O homem permanecia de ponta cabeça, pendurado pelos pés, e não pelo pescoço. Mas o que mais chamava a atenção da garota era seu sorriso sereno."

É um conto curto, mas envolvente e intrigante. Tem personagens bons, que eu acredito que em um livro maior (com mais desenvolvimento) seriam fantásticos, e um plano de fundo muito bem trabalhado.
(Me julguem, mas eu adorei a Amelie)

"As Estrelas tornaram-se mentirosas."

Ana 01/06/2023

Que conto incrível. Simplesmente não consegui largar enquanto não acabava. E que protagonista!! E como assim acaba assim quero mais

ananuneszz 02/05/2023

Cartas para amelie
CARAS!! eu amei esse conto quando eu li, achei ele genial, a temática de circo deixou um sabor maravilhoso e a protagonista enigmática mas só isso que me lembro. não sei se é um conto esquecivel ou não teve aquele impacto sobre mimkkkkkkkkkk não sei se recomendo, fique ao seu critério
Ma ð¹ 02/05/2023minha estante
Foi doido mesmo, eu preciso de ummmmm livro explicando tudo da história e a aventura pra achar esse tesouro aiiiiii

ananuneszz 03/05/2023minha estante
simm eu super leria se fosse um livro todo com essa temática