Antes de virarmos estranhos

Resenhas - Antes de virarmos estranhos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ivone. 22/11/2023

Antes de virarmos estranhos
?Você precisa aprender a decolar com as próprias asas antes de voar alto.?

Bem, só para deixar claro aqui, que, minha resenha não será condizente com a nota. Pois claramente esse livro não é bom.

A premissa da história é bem comum, dois jovens que se conhecem no seu último ano da faculdade e se tornam imediatamente amigos inseparáveis, e dessa amizade nasce uma paixão. Mas quando tudo parece que está bem, algo acontece, fazendo-os perderem contato, e só se reencontrarem 15 anos depois, em uma estação de metro.

"No momento em que as portas se fecharam, ela se virou. Nossos olhares se encontraram.
Pisquei algumas vezes, incrédulo.
Puta merda.
-- Grace?
Ela pôs a mão no vidro e falou baixinho:
-- Matt?
Mas o trem já estava indo embora."

O livro já se inicia no futuro, e vemos na primeira parte o reencontro, e a busca incansável de Matt para encontrar Grace. Só então, que somos transportados para o passado, e todo o início de quando eles se conheceram, até o último dia da faculdade, e o momentos que se separam.
Já na terceira parte o livro nos traz de volta ao presente, e só então conseguimos entender o que de fato aconteceu. E essa foi a pior parte, na minha opinião, porque não é desenvolvimento nada dessa reconciliação

"(...)e então me dei conta de que havia uma peça faltando na nossa história. O que existia por trás daquele desespero? O que tinha acontecido com ele nos últimos quinze anos para fazê-lo sair correndo na plataforma, com a mão estendida e os olhos brilhando de saudade?"

A história tinha tudo para ser boa, um bom enredo de segunda chance, personagens interessantes, um segredo do passado para ser revelado.
Porém, não tem profundidade, não tem desenvolvimento, não tem crescimento dos personagens, o plot é previsível. E o que mais me incomodou, não tem construção de diálogos. As coisa simplesmente acontecem do nada. Haviam diálogos que eu não sabia como tinham surgido, e nem como se encerrado.

Sinceramente, eu poderia passar essa resenha toda, elencando motivos que o tornam esse livro ruim. Porém, algo nele me conquistou, afinal dei 4 estrelas. E apesar de entender todos os pontos baixos que possui, ainda assim, foi uma leitura que fluiu. Fiquei imersiva na história. Me arrancou várias risadas, e me deixou em alguns momentos com o coração apertado.
E oque mais gostei, foram os personagens, mais especificamente o Matt. Eles são bem esquisitos na verdade, mas como eles mesmos disseram que "se apaixonaram por serem esquisitos". Talvez foi isso que me atraiu também, toda essa esquisitice, diálogos malucos, e sem sentido.

Ludy 08/01/2024

O livro é escrito em primeira pessoa, com os pontos de vista dos personagens Matt e Grace, sendo que o epílogo é pelo ponto de vista de um terceiro personagem, o que particularmente, eu achei sensacional, já os capítulos são intercalados entre o passado e o presente dos protagonistas.

O leitor encontra um romance cheio de drama, com segunda chance e um amor do passado, no qual Matt é um fotógrafo e a Grace musicista, sendo assim durante toda a leitura deparamos com muitas referências musicais impecáveis.

É uma leitura satisfatória, pois o leitor torce pelos personagens. Todavia, o ponto negativo foi a justificativa da separação dos dois, com um relacionamento de quinze anos atrás, terminado por motivos incompreensíveis e fácil de ser resolvido, desta maneira ficou supérfluo.

tete 18/10/2023

Honestamente, senti pena??.. PENA DE MIM Q PERDI 30 ANOS DE VIDA LENDO ESSA BOSTA
começa muito bom, dps fica impraticável
clara3626 18/10/2023minha estante
pqqqqq? é horrível??

marina 27/11/2023

Um livro quase perfeito?
Eu li esse livro inteiro, depois de meses sem conseguir ler, em uma madrugada de tão envolvente que a escrita e a história foram.

eu queria começar elogiando a forma narrativa que a autora escolheu pra tentar envolver os leitores, simplesmente de deixar você querendo mais a cada capítulo que passava.

acho que muitas vezes na vida vivemos desencontros, de pessoas que amamos, de pessoas que queríamos conhecer melhor, mas o desencontro do grande amor da sua vida é ainda pior.

quando eu estava lendo fiquei aflita pensando nisso e queria muito terminar e acalmar meu coração com um final feliz, por mais bobo que pareça.

a forma como ela descreve o relacionamento dos dois, o amor que o Matt sente pela Grace, a forma como ele espera ela estar pronta, que ele espera ela vir até ele, é uma das coisas mais lindas que eu já li.

é natural, tão natural a forma como eles se desenvolvem que acalma o coração. todo o período até eles ficarem juntos durante a faculdade é arrebatador, como eles combinam e não combinam, como eles se encontram um no outro, é lindo.

me peguei rindo que nem boba desde a primeira interação dos dois e ver a vida triste que eles tavam levando, vazia sem um e o outro no futuro, foi de partir o coração.

mas aí que vem minha crítica. eu achei o futuro muito? rápido? a autora usa grande parte do livro pra nos mostrar o quanto eles foram feitos um pro outro, um pouco mais pra explicar os desencontros que a vida traz, e então vem a Ash. e de repente tudo se mistura.

gosto que eles são humanos, erram e falham um com o outro, mas ao mesmo tempo, eu queria ver muito mais dos dois no futuro, eu queria sentir mais emoção com esse encontro, queria conhecer o Matt e a Grace adultos como conheci eles jovens.

sabemos pelo epílogo que eles estão se apaixonando de novo, mas queria ter esse gostinho, ver eles se apaixonando mais uma vez e senti que isso podia ter sido escrito bem melhor.

por esse motivo, essa quase obra de arte ganha 4.0 estrelas, porque vale a pena se apaixonar por eles, vale a pena ler sobre como eles se encontraram e desencontraram e se encontraram de novo. porque tenho certeza que corações que amam o amor como o meu vão amar isso aqui, mas infelizmente senti que faltou um pouco pra ser perfeito.

tomara que quem decidir ler se permita viver essa experiência de coração aberto, e se apaixone pelo amor deles como eu me apaixonei.

LuAza65 21/09/2023

PERFEITO!
Meu Deus. Que livro lindo, eu ameeeeeei. Eu senti os sentimentos os personagens. Me senti uma parte da história. Um dos preferidos do ano, sem duvida.

Giovanna1388 05/05/2024

To all the hopeless romantics...
4.5 just because
i really connected to this book, and i suppose mostly because of how real it is. ok there are some incredible cred lined the tarent the author ditor swice the
timeline during the narrative, its nice to really understand how the before happened and then get to the present situation highly recommend!!!!

Pollyanna Reis 20/12/2023

ANTES DE VIRARMOS ESTRANHOS
Uma história de amor ódio amor

Desencontros + Segundas chances + Dramas familiares + Tempo perdido

Em ?Antes de Virarmos Estranhos? acompanhamos a história de Matt e Grace, dois jovens que se conhecem no alojamento estudantil e logo de cara surge uma conexão. Logo a amizade se torna algo mais, e eles se tornam inseparáveis. Mais como nem tudo são flores, Matt e Grace acabam se afastando depois da formatura. Os famosos desencontros da vida.

Depois de quinze anos, Matt está esperando o metrô quando reconhece Grace. Mas é tarde demais, pois o trem já está se movendo. E mais uma vez, eles se perdem. Mais Matt, não vai desistir assim tão fácil, ele precisa olhar nos olhos de Grace novamente, e quem sabe entender tudo que aconteceu a quinze anos atrás. É quando ele decide publicar um anúncio numa página de ?Conexões Perdidas.?

Para meu Amor de Olhos Verdes:?

Reencontros sempre me emocionam, então ?Antes de Virarmos Estranhos? foi uma leitura que funcionou comigo. É uma história que não tem grandes reviravoltas, mais o plot twist apesar de clichê é bom.

Fazer essa leitura foi de certa forma nostálgico, pois me fez recordar dos livros que gostava de ler na adolescência.

Dividido em três partes, acompanhamos três tempos: recentemente, quinze anos antes & hoje, quinze anos depois. Foi uma leitura rápida, apesar dos diálogos com aspas, que confesso não curtir muito.

Me emocionei, passei raiva e torci muito pelos personagens. A história me comoveu sim, então é impossível não recomendar. Uma história bem mamão com açúcar e que pode agradar muitos leitores.

Thyanne.Ribeiro 24/09/2023

Esse livro me tocou profundamente e é um tipo de história que você precisa ter mais ou menos a idade dos personagens para, de fato, entendê-la e apreciar o que está escrito ali.

Nós temos aquela ilusão de que tudo é fácil de resolver, que é só querer, que é só falar, que é só gostar? e não é, definitivamente, não é. A gente nunca consegue entender/acreditar que pequenos (quase bizarros de tão pequenos) mal entendidos tem o poder de descarrilhar uma vida inteira, por vezes, vidas inteiras. E mais ilusão ainda é achar que, lá na frente, se com mta sorte (sempre um golpe do destino) conseguir resolver o mal entendido, isso não significa um caminho simples de volta, pelo contrário, mesmo com a solução o caminho é 300 vezes mais complexo, o peso dos anos e de tudo que se viveu no transcorrer deles é impossível de ignorar, por mais que o seu coração queira é impossível simplificar tudo com um ?vamos ser felizes agora?. O tempo cria abismos de mágoas e desilusões que discursos simplistas e reducionistas de ?só se vive uma vez? não se encaixam como realidades possíveis. Nossa, como é difícil.

Me apaixonei por Matt e Grace pq a história deles foi e é também um tanto da minha história, fico feliz de, pelo menos, ver através desse livro como teria sido um final alternativo ou (pra quem acredita) como é um dos multiversos que talvez eu habite por aí ?
Ana Tereza 24/09/2023minha estante
Adorei também!

Caroline 24/09/2023minha estante
você descreveu bem o que senti lendo! :?)

Tai Nariati 25/10/2023minha estante
Eu amei seu texto, me identifiquei muito

Camilla191 23/10/2023

"Para meu amor de olhos verdes…”

Esse livro é o tipo de história que você apenas olha a capa e sabe “essa história vai bagunçar minha vida”.Quando soube que se tratava de um livro com segunda chance, automaticamente já preparei os lenços. A verdade é que esse livro é uma preciosidade que consome o leitor em uma espiral de sentimentos por apenas 264 páginas. Renée Carlino, apenas lerei tudo que escrever.

Grace e Matt tem uma conexão instantânea assim que se olham no corredor do dormitório. Eles são vizinhos de porta, tudo começa com uma amizade que ambos não sabem explicar. De um dia para o outro eles são “Matt e Grace”, tudo o que eles sabem é que existem faíscas quando estão perto. Enquanto Matt tira fotos para eternizar a beleza de Grace, a musicista transforma seus acordes de violoncelo em declarações para Matt.

O livro é como uma ferida aberta, você sente cada coisa que ambos estão vivenciando, As narrativas se dividem entre os dois, Matt descrevendo como Grace foi a única mulher que ele amou durante a vida me fez chorar, os sentimentos descritos por Carlino são tão reais, doloridos, apaixonantes. A verdade é que você torce pela história dos dois antes mesmo de conhecer eles como casal. É o sentimento real, adulto e puro. Poderia facilmente ser a biografia de alguém.

A segunda chance deles envolvem vários mal entendidos. faz o leitor ficar ainda mais comovido com eles porque nunca aconteceu algo de fato que os separou, apenas a vida aconteceu, jovens se tornando adultos e tendo que tomar escolhas difíceis. A leitura ainda traz reflexões incríveis sobre crescer, ser adulto, sobre amor e sobre solidão. A história de Matt e Grace me ganhou em cada parágrafo. Simplesmente o melhor!

Eu só conseguia ouvir a Taylor cantando New Year’s Day e dizendo “Por favor, nunca se torne um estranho cuja risada eu poderia reconhecer em qualquer lugar”.

Juliana 21/08/2023

Apaixonada pela paixão de Grace e Matt
Estou apaixonada pelo casal da história! E que história gostosa de ler.Há tantos elementes aqui que foram me levando e me aproximando dos protagonistas: a paixão dos dois, as músicas citadas, a forma como a história é contada.
Recomendo !...corre para ler se gosta de romance.

Carol 24/01/2024

Não conseguia parar de ler
E lá se foi madrugada a dentro! Fazia tempo que um livro não me tirava o sono e me consumia em vontade de acompanhar a estória.
Uma escrita fluida, envolvente, leve, divertida, com bons diálogos e uma dose de drama que gera apreensão. NY como cenário, descrito de forma que nos leva até lá.
Nossa eu gostei muito!
A estória meio doida dos dois, anos 90 e nos dias atuais (pra nós tiozões entenderam..) apesar de parecer fácil e dos problemas poderem terem sido resolvidos rapidamente, o gostoso mesmo é essa dose de sofrencia, de desencontro ..
aiii delicinha de livro!
Gostei! Gostei bastante.
Karina 24/01/2024minha estante
Me animei em ler. Por mais livros assim que nos prendem e nos faz ficar acordados madrugada a dentro por uma boa história

Carol 25/01/2024minha estante
Aii uma delícia né?!

Cleo.Bianche 09/10/2023

Uma surpresa, gostei da leitura.
Um casal com uma química incrível, encontros e desencontros, em cada capítulo uma reviravolta. Sofrendo muito e torcendo para um final desejado ou não.

1 | 2 | 3 | 4 | 5