AURORA

AURORA Vitória de Souza

Resenhas - Aurora

Vitória 19/06/2024

Eu gostei muito do livro! É uma narrativa que me intriga, me prendeu e me deixou confusa, como uma montanha-russa.

A sinopse você já sabe, né? Então vamos pra resenha. Amei muito que é um livro que promete uma distopia cristã e a autora entrega o que ela promete. Mesmo que de forma simbólica (bem literal, perto da realidade), Deus está na história, o livro todo. Eu fui lendo e me perguntando ?tá, mas e aí? a onde que vai entrar o cristianismo nessa história?? e quando fui chegando perto dos 50% mais ou menos eu entendi aonde as coisas iriam dar. A autora soube ser bem criativa.

É uma história longa, tem bastante conteúdo, mas uma coisa que me incomodou (falando como leitora) é que nas partes de dor emocional, os ápices da narrativa havia sempre um corte seco. O capítulo acabada bem na parte boa e de repente começava outro já tendo um ?skip? do tempo, sabe? O livro tem muito potencial pra se aprofundar um pouquinho mais, ter mais algumas páginas só pra ter uma atenção maior a alguns acontecimentos. Mas isso não compromete a história.

Os personagens são muito característicos, cada um tem uma personalidade muito bem retratada. A descrição da narrativa é ótima, você realmente se sente parte do livro, compreendo os lugares e o que tá acontecendo. O plot é bem legal! Eu não esperava por ele, e fiquei feliz de ter tido.

Só realmente achei que podia ter mais coisa, sabe? Mais tempo pra batalha, mais tempo em Betel, só um pouquinho mais, sabe? Algumas coisas demoraram muito pra acontecer e outras foram muito rápidas.

Fora esses pontos e muitas cenas que eu senti muita vergonha alheia (uma vibe bem fanfic), eu adorei! Achei que o apelo cômico, da forma que foi colocado deixou o livro um pouco sem nexo pra proposta, mas compreendo que adolescentes devem ter amado, eu teria amado se eu tivesse meus 13 anos.

Dentre tudo isso, não posso negar que a autora fez um bom trabalho. O cristianismo foi bem representado e aprendi bastante na leitura.

Vale a pena ler!

Tatiana 19/01/2024

Betel, Casa do Perdão e Reconciliação.
Um romance distópico com simbologia cristã

E só por ser esse gênero já é quase um milagre eu ler (pois não é meu favorito) e normalmente só leio quando alguém indica, só que esse eu me interessei através de umas resenhas no Skoob pois me chamou atenção o fato de envolverem o Covid na narrativa.

Por ser do gênero distópico me causa um pouco de exaustão no início, apesar de começar com uma das protagonistas simplesmente dando um soco em um babaca (inclusive, amei), porém, o decorrer da história me prendeu bem. O desenvolvimento dos personagens é bom e a simbologia cristã é feita de forma boa ao decorrer da narrativa, pois mostra primeiro como todos não são dignos de estarem em Betel (a cidade que é o refúgio dos cidadãos que fogem do governo opressor) e mesmo assim Ayah os chamava e é isso que Cristo faz por nós.
Não somos dignos mas sua voz nos chamou.

"Quando seus olhes fecharem
Olhe para o lar
Sua esperança e socorro
Irão te encontrar"

s.coelho0 25/04/2024

Esse livro fez um exposed meu.
"Isso me diz que não estou chateada por Ele ter partido. Estou chateada porque Ele não agiu da maneira que eu queria."

Muitas vezes tentamos colocar Deus em uma caixa, e, quando Ele, com Sua soberania nos exorta, ficamos emburrados!

Durante a leitura, meus olhos foram abertos a respeito do meu egoísmo, mas também, a respeito da Graça.
Vislumbrei o Abba que também é Senhor do universo e me vi como dependente Dele. Vi que quando me perco, Ele sempre me leva de volta ao lugar certo.??

Queria agradecer à autora por escrever para pessoas quebradas e reais e por sua sensibilidade ao Espírito do Senhor. ??

Ps: Queria agradecer tbm por mais um crush literário pra minha lista hehehehehehe
(se a Helsye souber, ela me mata com a adaga dela).

manuela222 02/10/2023

AURORA É LINDO
Enxerguei Cristo no livro todo, amei os protagonistas e os personagens secundários, amei o enredo e o romancezinho que eles tem ????

LidiaFB 25/10/2023

Isso é diferente de tudo que você possa ler

Nunca achei que encontraria um livro com simbologia cristã que envolvesse ficção além de As Crônicas de Nárnia.
Aurora é simplesmente um dos melhores livros que já li, cenas impactantes, personagens bem desenvolvidos, simbologia encaixada perfeitamente, capítulos envolventes e nada enfadonhas, com um arco final impressionante.
Recomendo para todos os meus amigos e para todos os fãs de distopia.
laysamarcelli 25/10/2023minha estante
vc já leu a lágrima de vidro? tbm é mt bom

LidiaFB 25/10/2023minha estante
Ainda não, mas vou dar uma olhada. Obrigada pela indicação

laysamarcelli 25/10/2023minha estante
por nada

Jully Divulga Livros 12/08/2023

@cadaenredoumcrush
Sensacional!!! Gostei da primissa e comecei a ler cheia de expectativas... Mas apesar da leitura fluida, inteligente, intrigante e instigante, não estava conseguindo conectar com o que eu esperava!!! Porém, chegou nos 70% e começou a se descortinar diante de meus olhos tudo o que eu imaginei... Depois disso foi choro até o final... E quando pensei que não teria mais lágrimas... Olha eu chorando de novo!!! Favoritei com vontade!!!

Iara.Ribeiro 10/08/2023

MARAVILHOSO
A Vitória superou todas as expectativas (eu já sou fã da escrita dela de outros livros) e eu senti a presença de Deus de forma grandiosa. O romance foi lindo, mas a história me tocou de tal maneira que ele ficou em segundo plano pra mim (e olha que sou uma amante incorrigível de romances). Eu realmente absorvi e foquei nos outros aspectos da história, principalmente o crescimento e desenvolvimento dos personagens com Ayah.

A Vitória conseguiu colocar doses de humor que trouxeram leveza pra essa distopia, sem perder a emoção, a expectativa e o frio na barriga. Durante a leitura eu transitei entre sustos, suspiros e gargalhadas.

A presença de minorias e atípicos na história, com papel de destaque, foi incrivel tbm.

Só leiam!!!
Sarita 31/08/2023minha estante
Siiiiiiimmm! Nossa, eu comecei a ler e não parei mais. E como você disse, o romance acaba ficando em segundo plano, porque a história em si é tão envolvente, a forma que as coisas acontecem. A forma como Ayah e os diálogos que o envolvem.

E tem pessoas que ainda dizem que ficção nacional não é bom. A Vitória está aí para provar o contrário.

Priscila426 04/08/2023

Estou em lágrimas.
Aurora superou TODAS as minhas expectativas. Distopia não é um gênero que eu estou tão acostumada, mas eu abri o meu coração para esse livro e fui levada por cada capítulo (que inclusive são simplesmente viciantes e quando eu pensava em ler só mais um, acabava lendo muito mais kkkkk). Cada referência ao cristianismo faziam o meu coração saltitar por estar lendo um livro tão transbordante do Pai. E no final, tudo se encaixou tão bem que eu ainda estou maravilhada com essa história. Aurora é um livro repleto do amor de Cristo, onde podemos encontrar inúmeros ensinamentos, reflexões e embasamentos bíblicos, além de entregar personagens incríveis e um romance de tocar o coração.

"Volte para casa, criança.
Apenas volte para Casa."

m.sandra 30/03/2024

Volte para casa, criança. Apenas volte para Casa.
Que livro incrível e maravilhoso, no começo eu pensei em desistir da leitura tava um pouco difícil, mas ainda bem que eu insiste na leitura. O livro é simplesmente perfeito, super, amei a escrita da autora, já quero ler outros livros dela, e ainda tem uma playlist pra ouvir enquanto ler o livro!!!

"Quando seus olhos fecharem
E sua força morrer
Quando toda sua vida
Você quer esquecer
Se o som da sua dor
Gritar no silêncio
Olhe para cima
Olhe para o lar
Sua esperança e socorro Irão te encontrar."

Mah 29/02/2024

Ayah Besar????
Que história mais linda. O modo como a autora trouxe a paternidade de Deus nesse livro foi lindo. Questões cruciais da caminhada cristã foram expressas de maneira singela. Encontrei tantos easter eggs que Brasil, me sinto adorável em saber que esse livro é nacional.
Só fiquei imaginando, "agora isso aqui no audiovisual ein?"

Ellen 13/10/2023

Eu gostei, comecei achando a protagonista bem irritante, mas ela foi melhorando. Esse livro é uma mistura de divergente, filho pródigo e missão impossível kkkkk

Mih 17/08/2023

"prefiro morrer como filha de Ayah"
Li esse livro no momento certo!
quis ler apenas por causa de um "pov" no insta e Deus falou comigo do início ao fim.
acima de tudo, da ótima construção de universo, da forma incrível como a autora retrata a personalidade dos personagens e seus traumas/passados, ou a escrita tão profunda e impactante que te faz sentir na pele e mergulhar na história de cabeça... esse livro fala sobre paternidade, é o tema principal e de uma importância extrema para os cristãos, a frase "você não é mais órfã, pare de agir como uma" me impactou e me quebrou em mil pedacinhos.
eu pude ouvir a voz de Deus em cada fala de Ayah.
e engraçado, terminei esse livro no dia dos pais... quando a autora publicou nos Storys um pouco sobre a experiência dela com a escrita do livro, eu quase chorei.

amei e senti Aurora do início ao fim.
a Helsye é perfeita, eu gostei muitooo da personalidade dela e das interações dela com o Loryan, principalmente como tudo oq ele fazia com ela era pq entendi e queria que ela tivesse o privilégio de não precisar lidar com tantas emoções sozinha (abraço com a mão protegendo a cabeça ?).
e cada lapada que o Ayah deu, SE NHOR.
dava pra sentir o Pai em cada respirar desse personagem, senti oq os outros sentiam perto dEle simplesmente ao ler.
e a referência à Cristianismo puro e simples>>>
o universo, a ideia pós p4ndemi4 (extraordinária????), tudo PERFEITO.
que o Pai continue usando essa obra pra conquistar corações e chamar filhos de volta a casa e ao colo dEle.

Ana Carolina 26/01/2024

Aurora - Vitória Souza.
"Dizem que o amor cura todas as feridas, mas me parece que depende muito do tipo de ferida e do tipo de amor. Fissuras da alma, só o amor que excede todo o entendimento pode sarar. E somente depois disso, amores menores podem dar suas contribuições" (p. 374).

Aurora é uma distopia de um mundo pós-pandêmico. Kyresia, o novo país criado para as pessoas que sobreviveram à C-19, vive sob um sistema tirânico, é um lugar onde o medo de uma nova onda da doença reina e onde as pessoas são exploradas na esteira da produção industrial. Aliás, isso foi algo que me atraiu na escrita da autora, o fato dela misturar o início do desenvolvimento industrial com o que vivemos em 2020.

Obviamente, todo o livro possui alegorias espirituais e todas elas deixaram-me emocionada. Mas, bom, aqui temos dois protagonistas nada convencionais, ambos com seus próprios problemas a serem resolvidos. De um lado, está Helsye Agri que lida com o questionamento do porquê o Pai a abandonou, algo que, em algum momento da nossa vida, já nos questionamos também. E do outro lado, está Loryan Aki que, apesar de ter tido a presença paterna, precisou cair para ter um verdadeiro encontro com o Pai.

Estou dizendo que aqui existe muita alegoria! Além disso, eu amei o fato da Vitória trazer personagens atípicos, como Hayur Tecnis que possui o espectro autista. Fico muito feliz em ver personagens assim, porque acredito que já passou da hora de falarmos mais sobre pessoas "atípicas" e de entendermos que elas são tão únicas quanto nós.

Deixo um trecho do que Hayur sofria por ser diferente e fica a reflexão para vocês: não somos todos, na realidade, diferentes uns dos outros?

"Para ser um autista, você precisa ser um bom observador. E... Sabe... Sobra bastante tempo para só observar quando te excluem de tudo" (p. 134).

Existem tantos outros personagens incríveis, como a Layla, o Jeyoke, a Kalyen e outros mais, mas aqui quero destacar Ayah-Besar, o Pai que aparentemente abandonou, mas sempre esteve por perto. O Pai que perdoa e vem ao nosso encontro. O Pai que luta por nós e nos faz vencedores, porque o Seu poder se aperfeiçoa em nossa fraqueza.

Foi esse Pai que encontrou a Helsye novamente e redimiu o Loryan, porque o amor humano não pode nos salvar, mas Ele pode. Nem todas as palavras aqui seriam possíveis para descrever o quanto amei esse livro e o quanto ele me impactou. Apenas leiam!

"E de repente não tenho mais medo, porque saber que sou amada por Ayah, que pertenço a Ele, que sou sua filha, torna toda a minha existência uma gota no seu oceano. Não há como me perder, se estou escondida nele" (p. 366).

Aurora é um livro sobre amor, perdão e liberdade, e cada página tem um pouco de cada um de nós, mas está tudo bem se ao final encontrarmos também Ayah-Besar, que significa "Grande Pai".

Ana Carolina.

abebelota 04/02/2024

A melhor distopia cristã (apesar de ter sido a única que li)
"Está tudo bem. Você está em casa agora."

Quando ouvi falar desse livro a princípio não me atraiu muito a ideia de ser uma distopia (apesar de ser um bom gênero, na maioria das vezes não consigo terminar a história), mas, assim que comecei a ler as primeiras páginas, a leitura me prendeu e terminei o livro em algumas horas.
Algumas coisas eu já estava esperando, mas as referências (explícitas e implícitas) de diversas passagens bíblicas tocaram o meu coração (e não muito surpreendente me fizeram chorar).
Até agora, foi um dos melhores livros de ficção cristã que eu li! Eu leria de novo, mas não seria a mesma coisa. Não estava com muitas expectativas, mas fui surpreendida de maneira muito positiva.