Medeia Morta

Medeia Morta Cláudia Lemes

Resenhas - Medeia Morta

Daiane316 25/10/2023

Um domestic noir de responsa!
Medeia morta é o mais recente trabalho da Cláudia Lemes. A autora que já escreve thrillers há um pouco mais de 10 anos, no qual venho acompanhando há algum tempo, se superou nesse romance.
Aqui temos um domestic noir, com uma estrutura de narrativa diferente. Temos a narração do tempo presente, do antes e tb uma narrativa epistolar. Achei muito interessante, a forma como a autora desenvolveu seu enredo, não deixando nenhum fio solto, a trama é redondinha e bem finalizada e com um desfecho memorável.
Claudia, acertou em cheio nos dramas inclusos na obra, relacionamentos abusivos, racismo, corrupção e violência estão presentes aqui de forma equilibrada. Medeia morta é o seu mais novo trabalho e na minha humilde opinião, superou outros tão excelentes quanto. Medeia ganhou meu coração, um excelente livro que não fica atrás de obras estrangeiras. Recomendo!!

Ione Tieppo 10/01/2024

Uma das melhores leituras da vida!
Sem dúvidas, uma obra que além de muito bem escrita, foi muito bem planejada pela autora.
Isso é perceptível pelas informações no livro ao longo da história com relação a investigação policial, ciência e até mesmo na descrição dos locais.
O cuidado com a veracidade mesmo numa história fictícia foi uma das coisas que mais me cativou.
A sinopse e premissa do livro são que Medeia, um professora, tinha um caso amoroso com um aluno, porém após sua morte (está no título), ele começa a receber cartas dela, ao mesmo passo que a investigação sobre a morte da amada está acontecendo, ele é acusado de tê-la matado e sofre com o tribunal da internet por isso.

sambussolotto_ 12/02/2024

Que final
Segundo livro que leio da Claudia, esse livro é sensacional. Me prendeu do início ao fim e me deixou sem palavras com o final!

Carol Fiquene 15/01/2024

Esperava mais... expectativa alta?!?
Acho que estava com a expectativa muito alta, então esperava mais...
A trama é boa, você fica querendo saber o que de fato aconteceu, mas achei alguns plots previsíveis, apesar de não imaginar como a Medéia teria feito aquilo (o que depois é explicado). O personagem Otávio poderia ter sido melhor explorado e achei um pouco forçado alguns pontos como a investigação muito falha, o Miro saber tudo no final do livro mas não ter feito nada a respeito, como ele chegou à conclusão sobre os dois crimes, entre outros pontos. Quanto ao final, realmente o maior plot acontece literalmente na última página do livro (não leia antes) e me deixou a dúvida se tudo o que aconteceu não foi um plano muito bem arquitetado desde o início, inclusive o final.
É uma boa leitura, a escrita é fácil e rápida. Recomendo para quem gosta de thriller mas acho que se eu não tivesse visto tanta opinião elogiando excessivamente o livro, talvez tivesse me surpreendido mais.

Rê Lima 13/10/2023

Não sei muito o que dizer, acho que gostei mais dos outros livros da autora do que desse aqui. A leitura é rápida, a história é legal, mas alguma coisa não me deixou aproveitar o livro tanto quanto eu gostaria.

Nadiele 16/04/2024

Uma bomba
A premissa até é interessante, mas não gostei da linguagem e nem da forma que a autora escolheu contar a história. Fiquei incomodada com o relacionamento entre os dois, preferia ter o ponto de vista do Miro fazendo a investigação sem ter que aguentar melação . O final foi absurdo, totalmente mirabolante e sem noção, parece novela da globo .Só li porque gastei meu dinheiro mas não recomendo

@lipecelli 26/12/2023

Bom, li o livro em 3 dias, isso explica muito hahahaha.
Final surpreendente, quando você acha q acabou, na última linha muda TUDO. 5 estrelas pra esse nacional.

Melissa Meira 08/12/2023

Envolvente, mas algumas coisas não funcionam
O livro é bem interessante, mas alguns personagens são muito caricatos e mudam de forma repentina (principalmente no final), que a meu ver ficou um pouco forçado.

Acabei desenvolvendo diversas teorias ao longo do livro, algumas coisas acertei outras errei, mas o fato é que a conclusão do livro é bem furada em alguns aspectos. Alguns personagens ficaram sem conclusão em suas histórias, como o Miro, que é muito mais interessante do que a Medeia e o Ian juntos, e que eu gostaria de ter lido como teria sido seu desenvolvimento com seus colegas e ex-esposa.

Faltou um pouco mais de protagonismo do Otávio para que eu sentisse que ele era realmente uma ameça. Sei que tortura psicológica é tão real e traumatizante como qualquer outro abuso, mas a meu ver ele não teve um aprofundamento real de forma a justificar todo o medo da Medeia.

Entre outros problemas de personalidade e de enredo que me desagradaram num todo...

É um livro pra ler sem querer analisar muito, porque tem problemas. Mas não é ruim, é na verdade bem envolvente.

Katharina.Pedrosa 14/02/2024

Suspense ruim
A organização do livro me incomodou . A alternância entre presente e passado fez com que a leitura se tornasse intermitente e, em alguns momentos, confusa. Embora a trama até seja interessante, a leitura foi arrastada, para mim, a história só ganhou fluidez quando estava cerca de 80% concluída. O motivo disso foi o foco no romance proibido (mas, que obviamente, iria acontecer)
Abordando alguns personagens: Miro resolveu o crime de Raí Torres, mas não fez nada com essa informação. Além disso, mencionou-se repetidamente que ele é portador do HIV, porém essa característica não se conecta à trama principal; Otávio está presente em todo o livro, porém sabemos pouco sobre ele, acredito que ele mereceria maior aprofundamento, até para justificar todo o medo de Medeia; Ian, o mais interessante sobre ele é a semelhança com Otávio. Foi complicado simpatizar com Medeia, pois sua paixão súbita por Ian não me pareceu convincente. Ao final do livro, fiquei com a impressão de que ela o manipulou para seguir um plano que possuía há anos.
Enfim, personagens pouco desenvolvidos, romance que não convence, polícia descredibilizada e plots previsíveis.

tayna 24/08/2023

Queria poder ter uma máquina do tempo pra voltar no começo
Livro da Cláudia Lemes não tem o que discutir, vai ser certeiro e vai te engolir desde da primeira página.

Medeia Morta não foi diferente, não dá para parar a leitura, você fica tão imerso na narrativa que se o simples ato de tomar fôlego se tornar impossível, a gente precisa saber o que vai acontecer e o mais importante o que aconteceu.
Lucia.Ferreira 23/09/2023minha estante
Gostei muito do livro, Cláudia é minha nacional favorita, mas achei que ela foi muito "amorzinho " nesse livro. Ela costuma estapear mais forte, mas nada que rirem a qualidade da obra. Teve acontecimentos previsíveis, teve surpresas e teve um plot de cair o queixo. O que não me deixou dizer ser 5 estrelas foi que o último parágrafo contradiz tudo que conceituei na história. A escrita é dinâmica e a gente lê de maneira voraz.

Carla 01/10/2023

Reviravolta da reviravolta...
Estava bem ansiosa para ler essa história de Claudia Lemes.

Achei que tivesse alguma relação com o mito de Medeia, mas não há. Fiquei um pouco decepcionada com isso. Expectativa criada totalmente por mim, pq nunca li nada que remetesse a isso, só o nome da personagem mesmo.

É uma história de suspense e crime que envolve uma professora, um ex-aluno (maior de idade) e um ex-marido violento.

Confesso que a parte do romance sendo construído, o amor surgindo, os amantes vivendo o amor foi um pouco chato pq não gosto muito de ler romances. Além disso, achei extenso esse conteúdo.

Mas, o mistério, o crime, o suspense são bons. Adivinhei parcialmente alguma reviravolta por conta de algumas referências que a autora traz. Mas não adivinhei todas. A última, inclusive, é maravilhosa.

Não sei se fiquei convencida com duas questões criminalistas, mas são situações bem boladas!

Vale a pena a leitura, principalmente para quem curte um pouco de romance nos livros de mistério.

Elton 24/10/2023

Muito boa narrativa
Dotado de uma narrativa maravilhosa e personagens muito bem construídos, esse livro é muito envolvente. Mais que um thriller de fato, segue um estilo de dark romance com pitadas de drama e suspense, abordando temas polêmicos com maestria.
Digamos que amei os 75% iniciais, mas os últimos 25% tiveram alguns major holes que me fizeram tirar uns pontinhos. Não consigo não pensar que dava pra fazer um final ainda mais explosivo e impactante.
Disto isto, foi meu primeiro livro da Claudia e já quero ler todos os outros!