Medeia Morta

Medeia Morta Cláudia Lemes

Resenhas - Medeia Morta

Gabriellym 10/10/2023

Que leitura boa e fluida!!!
Sem palavras!
Jamais imaginaria grande parte disso tudo!
Sensacional!
Estranhava um pouco a mudança brusca de cenário, sem a descrição da mesma, mas ainda sim, fácil de entender e se encontrar!
Leitura fluida, cheia de detalhes, fazia minha cabeça fritar, como num bom filme da Netflix rsrsrs!
????????

Bia Calixto 15/02/2024

Cheio de reviravoltas
“Ian fitava o vídeo do Youtube como se fosse sobre outra pessoa. [...] Tentou não pensar na quantidade ridícula de visualizações que o vídeo mais recente do canal “Nora Paranoia” havia conquistado às custas de sua tragédia. [...]”

Quando Medeia, a ex-professora de literatura de Ian, é assassinada, ele sente o mundo desmoronar. Além de ser o principal suspeito, o jovem estava apaixonado por ela, e agora a relação proibida dos dois, que até então era mantida em segredo, tornou-se pública.

Com essa pequena estrofe já é possível se ambientalizar no livro. Uma mulher ficcionada por livros e filmes policiais, com um ex-dito-tóxico, de vida pacata e comum.
A fluidez e desenvolvimento do livro são muito bons, me prenderam da primeira a última página, engoli ele em 2 dias e acho que não poderia ser diferente. É uma história que te pede a urgência da próxima página.

Os personagens, principais e secundários, são muito bem construídos e apresentados, de forma que fiquei querendo mais de alguns deles (quem sabe em um próx livro, né?! rs). O que me chamou mais atenção neles foi o fator HUMANO. Ora sentia empatia por um, ora raiva ou incompreensão... Algo comum a todos de nós, nem 100% bons, nem 100% ruins, mas reagindo aos acontecimentos da vida, aprendendo, ou não, com eles.

Esse livro abordou temas de muita relevância, não trazendo uma reflexão direta, mas expondo, de forma provocativa, assuntos sensíveis que precisam ser mais abordados: Preconceito relacionado a doenças; abuso (de qualquer natureza) ao corpo da mulher, mesmo após a morte; cancelamento digital e tribunal da internet.

O final teve uma virada inacreditável, plausível e que até era esperada, segundo quem já leu outras obras da Cláudia – não foi o meu caso –, então por mais que tenha acertado uma parte do desfecho, as duas últimas páginas me deixaram estarrecida.

Adorei as referências ao longo do livro, deixaram a experiência ainda melhor.
Sem mais delongas: Não perde tempo e vá ler Medeia.

site: https://www.instagram.com/p/C2lSZggrKAM/

Natália 07/12/2023

Decepcionante...
Não existe outra palavra que defina melhor o que foi esse livro pra mim além de: decepção.
Eu amo a escrita e as histórias da Cláudia Lemes, pra mim uma das melhores (se não a melhor) autora brasileira e todos os livros dela que já li até hoje foram sensacionais. Quando vi esse novo livro, fiquei mega animada e fui com altas expectativas para a leitura... grandíssima decepção.
Ao meu ver, o livro tem mais uma pegada de romance do que suspense. Nada contra romances, mas a sinopse dava a entender que seria mais uma história fascinante de suspense da autora, e não foi bem assim.
Além do romance (chato) em 80% do livro, achei um dos plots completamente previsível e, por Medeia ser uma protagonista chata, foi bem difícil torcer por ela. Aliás, nenhum personagem presente nessa história me cativou.
O epílogo me pegou de surpresa, porém não foi suficiente pra me fazer dar uma nota maior muito menos terminar o livro com uma sensação de "gostei". Uma pena, mas não diminui a genialidade da autora. Estarei ansiosa aguardando pela próxima história!

Giovana Vic 14/02/2024minha estante
Olha minha mensagem por favor

Lory 15/02/2024minha estante
Senti falta da conclusão de Moro também, ele foi baleado no dia do encontro com a mulher e disse que ia dar merda pra ele, porque a arma disparada à queima-roupa nas costas do cara era dele.

Queria saber o que rolou depois disso, se ele se recuperou do tiro, se a mulher dele ficou puta por ele não ter ido vê-la, se ele teve que responder pelo tiro e como explicou pra polícia sobre a troca de tiro.

Lory 15/02/2024minha estante
De Miro*****

Giovana Vic 17/02/2024minha estante
Verdade mesmo!!

Viniciusfmelloo 21/01/2024minha estante
vc acha? kkkkkkkkkk eu fico meio na dúvida? Lembra de quando o Miro falou para ele que ele seria o novo otávio na vida dela? pra mim ela só matou ele pra ser ?livre?

Lidiany.Mendes 21/12/2023

Brutal
Uma história cruel, brutal, com pessoas horríveis descritas com muita habilidade.
Uma história que mostra muito bem que existem diversas formas de morrer, bem como que a manipulação faz parte de nossa vida, muito mais do que podemos imaginar.
Ainda vou levar uns dias para digerir essa história sinistra.

luadepaginas 31/12/2023

É um livro interessante, tem umas reviravoltas previsíveis e outras nem tanto. A personagem principal é uma chata. Eu realmente não esperava esse final.

Melissa 22/10/2023

Medeia Morta
Nesse livro temos o Ian, um jovem de 19 anos, filho de um político corrupto e de extrema direita, e Medeia, uma mulher de 46 anos, professora de literatura e que foge constantemente do passado, ambos se apaixonam e acabam tendo um envolvimento amoroso.
Ocorre que: Medeia morre. Ian se torna principal suspeito e a partir daqui é spoiler.

A escrita da Claudia Lemes é maravilhosa! Só tinha lido um conto/livro dela (Um crime em dois atos), mas já tinha gostado da escrita, é envolvente.

Quanto ao livro, eu tinha muitas expectativas, muitas mesmo! Mas ele é muito previsível, e isso me entristeceu. Algumas partes serão pontuadas, mas sem spoiler.

O uso dos besouros foi uma solução que ainda não consegui definir como inovadora ou mirabolante, então, não achei muito diligente, considerando que eles são muito ricos e poderiam utilizar outros meios.

Mandante e motivo da primeira morte do livro foi bastante óbvio, esperava algo mais dessa parte.

O epílogo foi a parte que eu mais gostei, porque eu estava esperando por ela, ansiosamente! Percebi que isso poderia acontecer com uns 40% do livro, e pensei "por favor, tenha essa parte!".
E eu amei.

Sobre os personagens, eu amei Medeia, achei ela maravilhosa. Ian não tanto, mas talvez por ele ser jovem e entusiasta demais. Gostei do Miro e de Fábio, não gostei de Fabíola e nem da Delegada.

É um bom livro, entretém e cumpre o que se propõe, mas é previsível. Talvez não tanto para quem não tenha costume de ler suspenses, mas é um bom livro.

Jubs 18/02/2024

Minha experiência com Medeia Morta?
Em 10% mais ou menos a leitura começou a ser fluida pra mim, então consegui manter um ritmo bom pra finalizar em dois dias. Bem clichezao dos thrillers, final bem clichê mas leitura interessante, considero boa até. Não me apeguei aos personagens e nem a história mas à fluidez ajudou a ser legal. Tem bastante gatilhos como violência extrema, abuso psicológico, suicídio? A história não é ruim, é bem escrita, personagens bem escritos, só não foi uma história que me pegou, apenas. Leiam sim, é uma leitura boa, uma história interessante e fala bastante de livros.

@feelsomething 08/10/2023

Medeia morta
Primeiro livro da autora que leio e foi uma grata surpresa, uma história envolvente e um final inesperado! Adorei

Giovana Vic 17/02/2024

Medeia morta
Achei o final um pouco confuso e arrastado, tive que perguntar pras outras pessoas oque significava o final pra eu entender
Mais o plot é gigantesco!! Vale mtt a pena está leitura!

MariAngela 27/09/2023

Envolvente.
Gostei muito dessa leitura, fiz muito rápido. A parte da protagonista ser professora de literatura e ser um livro que se fala de livros tbm, sempre me prende.
O suspense é ótimo, prende muito a atenção, o desfecho é surpreendente!

Regina 22/09/2023

Gostei do livro.
Carla Medeiros é sempre uma boa leitura, mas admito que esperava mais. Como sempre o livro me prendeu. Recomendo a leitura