Medeia Morta

Medeia Morta Cláudia Lemes

Resenhas - Medeia Morta

maysleituras 08/05/2024

Muita doidera em um livro só. Ainda não sei o que dizer, apenas sentir. Personagens complexas e debates/reflexões sobre temas interessantes. Final inusitado e algumas coisas previsíveis, outras surpreendentes.

site: https://instagram.com/maysleituras

Bel Bravini 02/05/2024

4 estrelas porque prende muito, mas merecia menos
Eu gostei da leitura, mas muito menos que os outros livros da autora. A escrita é ótima, como todos os outros. Porém, a personagem da Medeia tem atitudes incondizentes com as ações do começo do livro, o que tornou a leitura difícil de comprar. No epílogo, a mesma coisa aconteceu com o Ian, não teve como comprar aquela cena.
O plot fica previsível pelos livros que ela cita, mas nada que atrapalhe, ficou legal do mesmo jeito.

No geral, daria 3 estrelas por causa dessas contradições grosseiras, mas a leitura é viciante, então dei 4.

Laura.Zaine 02/05/2024

Vem cá, vc precisa ler esse livro!
Que é isso, gente!? Um thriller com todos os elementos da excelência, que te prende desde o início, e te faz de besta - que plots foram aqueles? Que final foi aquele??? Recomendo!

Rodolfo Mondoni 26/04/2024

Esperava mais
Esse é o meu quarto livro da Cláudia e estava com a expectativa lá em cima. Talvez seja esse o problema. Até gostei, mas o livro tem muitas pontas soltas e saídas mirabolantes.
A relação da Medeia com o Otávio é muito estranha e, às vezes, beira o inverossímil. Já o Ian e a Medeia é algo que faz sentido e gera até empatia. Quem nunca teve uma queda por uma professora ou professor?
Outra coisa que me incomoda são os temas importante, porém tratados de forma leviana e sem muito contexto. Do nada ela fala sobre racismo, femininismo, política. Temas meio desconexos e que não agregam na história.
O final é um pouco previsível, digo o primeiro plot twist. Mas depois vem um plot twist carpado que eu fiquei: O quê? Como assim?
Não chega a ser ruim, mas com certeza dos que eu li da Cláudia foi o que menos gostei.

Leticia.Bazam 17/04/2024

Que final , que fim
Peguei esse livro na estante, sem muita espectativa, e no final só parei de ler, quando acabou.

Uma leitura fluida e com muitas suposição, algumas acertei, outras me pegou de surpresa que o queixo não quer mais erguer.

Conta a história de um crime sobre várias perpesctivas, mostrando que toda história tem a contada, e a verdade.

Mostra como nossa sociedade tem essa mania dos julgamentos na internet e aborda alguns preconceito que perpétua até os dias de hoje, " mesmo sendo uma sociedade mais avançada".

Eu fiquei em choque com a última frase e queria muito um final diferente, mas não mudaria nada.

Perfeito, foi o primeiro que li dessa autora. E com certeza voltarei a ler mais dela

Nadiele 16/04/2024

Uma bomba
A premissa até é interessante, mas não gostei da linguagem e nem da forma que a autora escolheu contar a história. Fiquei incomodada com o relacionamento entre os dois, preferia ter o ponto de vista do Miro fazendo a investigação sem ter que aguentar melação . O final foi absurdo, totalmente mirabolante e sem noção, parece novela da globo .Só li porque gastei meu dinheiro mas não recomendo

Lipe 30/03/2024

Um bom livro nacional
Inicialmente, eu subestimei o livro, achando-o comum e sem nada de especial, como milhões de outros títulos semelhantes. No entanto, minha opinião mudou ao explorar os detalhes da trama. A narrativa é envolvente, com reviravoltas a cada capítulo, tornando-a instigante. Especialmente a personagem Medeia, com sua paixão e conhecimento por livros e filmes, trouxe várias referências literárias e cinematográficas, enriquecendo ainda mais a obra. O vilão é bastante complexo e perturbador. Quanto ao final, é confuso, houve uma desconexão repentina nos personagens. Em relação ao dilema do detetive Miro Paixão, acredito que um tema tão sensível exige uma abordagem mais detalhada e cuidadosa. A autora poderia ter explorado melhor esse aspecto da narrativa para torná-lo mais impactante e significativa.

Carlos.Magnun 24/03/2024

Medeia
Quando tudo levava para um final óbvio, uma reviravolta maluca aconteceu! Narrativa boa, mas repito, o final é maluco kkkk!
Mel 24/03/2024minha estante
O final já me interessou, Carlos! ???

Carlos.Magnun 24/03/2024minha estante
Kkkk eu curti bastante. Parecia que seria óbvio, eu já estava com tédio, mas me surpreendeu

Mel 24/03/2024minha estante
Que bom Carlos! Vou colocar na lista!! ?

Iris.Reis 24/03/2024minha estante
Eu querooooo

Mel 24/03/2024minha estante
Bora combinar de lermos juntas, mô! ???

Iris.Reis 25/03/2024minha estante
Mô, vou ler com a Eli e a Ju em junho, vamo?

Mel 25/03/2024minha estante
Vocês vão começar quando, Mô??

Iris.Reis 25/03/2024minha estante
Em junho Mô, não temos data certa ainda

Mel 25/03/2024minha estante
Aaahhhh, então eu vou, Mô!!

David713 17/03/2024

Pourrraaannnn!!!
Pessoas, pessoas! Que livro! Que delícia de história! Amei reconhecer as diversas referências, amei os personagens, chorei com as emoções. E esse epílogo foi duka!!!

Justbii 17/03/2024

Surpreendeu
Vamos lá, esse aqui eu vou hablar
A premissa de Medeia Morta foi o que me chamou atenção e me fez querer ler demais, essa coisa meio de deixar pistas depois de morrer sempre me deixa curiosa de como será desenrolado.
Mas aqui foi uma coisa muito confusa pra mim, e não digo em relação a história que é bem fácil de ser lida, digo no sentido de que a história é muito boa, mas ao mesmo tempo a escrita dela em muitos momentos é bem ruim, deixando pontas soltas, ou colocando assuntos que claramente são para preecher página ao invés de agregar ao texto.
O fato de trazer alguns assuntos como feminicidio, racismo e preconceito é interessante e pertinente, e acho que autora  retratou bem como é lidado hoje em dia, muitas vezes só pra trazer engajamento e para parecer certinho, mas quem luta mesmo diariamente nem tem crédito, achei interessante, mas achei também que em muitos momentos isso tirava o foco do pricipal do livro.
Falando dos personagens, eles são bem escritos e bem elaborados, com as informações necessárias que precisavamos saber. Me simpatizei com o Ian desde o começo e com a Medeia também, apesar de algumas atitudes de ambos no final eu não ter gostado.
Agora falando do final, QUE FINAL FOI AQUELE, vou comentar sem spoilers. O primeiro plot eu tinha sacado desde uma dica que a Medeia tinha dito no começo, então eu já esperava o que ia acontecer, agora o outro eu estou até agora de queixo caído, não esperava, sério, foi surreal.
Foi uma leitura esquisita, porque ao mesmo tempo que eu estava gostando eu estava desgostando também kk mas a litetatura é isso né ela causa essa estranheza na gente mesmo.

Barbara.Veneroso 08/03/2024

Não "comprei a ideia" de muitaaa coisa que acontece no desenrolar do livro, pois muitas ações das personagens e resoluções não fazem o menor sentido. São mirabolantes, convenientes e irreais demais. Ponto positivo é que é uma leitura rápida e fácil, porém apenas isso.