Medeia Morta

Medeia Morta Cláudia Lemes

Resenhas - Medeia Morta

Rafael Batista 06/03/2024

Difícil avaliar esse livro após o vínculo emocional que tenho com ele antes mesmo de realizar a leitura. Foi um presente de aniversário de uma amiga amada, e ela ainda conseguiu que a autora autografasse pra mim. É o primeiro livro autografado que tenho na estante. Mas vamos à história: Foi meu primeiro contato com a escrita da Claudia e ela é uma autora que sabe prender sua atenção. O livro contém vários gatilhos de violência física, sexual e psicológica, mas não consegui me conectar com os personagens de uma forma que eu me importasse o suficiente para ficar apreensivo com o que aconteceria com eles. Fora alguns que são mal desenvolvidos. Existe um dado sobre o detetive que fiquei me questionando "Se vai abordar isso e não tem desenvolvimento ou vai somar a história, por quê esse assunto está sendo abordado?", além de que no final ele é totalmente esquecido no churrasco. Algumas coisas são previsíveis, se você pensar um pouco, o plot principal vai ser descoberto e no epílogo se você pensar na frase de um personagem quando as coisas começam a serem descobertas, você acerta o que vem na página final. Ao todo, é uma leitura rápida, mas o final é meio corrido e Hollywoodiano demais, parecendo com os filmes tão citados no livro.

marinapepice 05/03/2024

Péssimo
A escrita é pobre. Tem um monte de críticas sociais que não fazem nexo. A história dos personagens é pouco elaborada, enredo chato e o final é péssimo.

Carol.Scagliusi 02/03/2024

Medeia Morta
Medeia vive em fuga de seu ex-marido abusivo. Vive de forma simples e sem luxos.
Dá aula em uma escola elitista e acaba se envolvendo com Ian, seu aluno. Ela morre na casa dele e a investigação começa.

A história é muito envolvente e não dá para parar de ler! Os capítulos são divididos entre o passado, o presente e as cartas que Medeia escreveu para Ian.

Adorei muito pontos abordados, como abuso, preconceito racial e HIV.

Um dos meus personagens favoritos foi Miro, um dos detetives na investigação. Personagem excelente e cheio de brigas internas.

Achei o final um pouco corrido, mas mesmo assim o livro é maravilhoso!

Rafael.Tadeu 29/02/2024

Que livro ruim meu pai.

A premissa até foi interessante,mas todo o resto não rolou.

A escrita pobre,o apoio principal da narrativa nem faz sentido,a crítica exagerada,um monte de tema de pauta social só jogado ali no meio,sem nenhum aprofundamento,seria melhor nem ter colocado,e o final que era pra estourar cabeças eu já tinha sacado desde a metade do livro,e um livro que achei que seria rápido de extendeu por dias.

Gabriel Freitas 25/02/2024

Brutal e viciante!
"Medeia Morta" tem como ponto de partida o assassinado da professora Maria Clara Medeia, tendo como principal suspeito Ian Torres, seu ex-aluno e amante, cujo relacionamento amoroso revelou-se à sociedade com sua morte.

Os capítulos do livro dividem-se entre o "antes" do assassinado de Medeia, o "depois" de sua morte e as cartas que deixou para Ian.

Pode-se dizer também que o livro apresenta três pontos de vista; o de Medeia, o de Ian, e o do Investigador da Policial Civil, Miro. A história dos três se entrelaçam em torno do assassinato de Medeia e ao passar dos capítulos, o quebra-cabeça sobre o passado da professora e as circunstâncias de seus últimos dias vão sendo revelados aos poucos até chegar em um final catártico.

Sem entrar em muitos detalhes, esse livro apresenta um dos personagens mais aterrorizantes e amedrontadores que eu conheci. Inclusive, deixando muitos vilões e personagens de livros de terror no chinelo.

Por se tratar de um livro nacional, nos aproximamos da realidade da narrativa. E a ótima escrita da Cláudia Lemes contribui ainda mais para o nosso envolvimento na trama.

Enfim, é um livro intenso, brutal e viciante, com personagens muito bem construídos e um final surpreendente. Recomento e muito a leitura!

site: https://www.instagram.com/gabriel2fs/

léo 22/02/2024

Que livro bom!!!
Sabe aquele livro que tu não dá nada e te entrega tudo? foi esse aqui? tirando as pontas soltas em que a autora simplesmente não deu desfecho para o alguns dos personagens secundários deu pra passar pano, a história é muito envolvente eu me vi ali junto com eles, o que Medeia passou eu consegui sentir toda a aflição e o medo que ela sentia. Não achei justo tudo que aconteceu com o Ian e principalmente o final ainda não consigo opinar? e ahhh foram dois plots muito bem feito. Recomendo a leitura e vou botar nos favoritos.

nota: 4,5/5.

Joice 18/02/2024

A medeia morta
Não é meu primeiro livro da Claudia, mas com certeza a medeia é um dos melhores, envolvente do início ao fim, me fez ter mais medo de baratas e confiar menos em homens heheheheh
Excelente thriller policial.
Leiam a Medeia e leiam os outros livros da Cláudia, terão uma grata surpresa.

Jubs 18/02/2024

Minha experiência com Medeia Morta?
Em 10% mais ou menos a leitura começou a ser fluida pra mim, então consegui manter um ritmo bom pra finalizar em dois dias. Bem clichezao dos thrillers, final bem clichê mas leitura interessante, considero boa até. Não me apeguei aos personagens e nem a história mas à fluidez ajudou a ser legal. Tem bastante gatilhos como violência extrema, abuso psicológico, suicídio? A história não é ruim, é bem escrita, personagens bem escritos, só não foi uma história que me pegou, apenas. Leiam sim, é uma leitura boa, uma história interessante e fala bastante de livros.

umapobreleitora 17/02/2024

Não funcionou comigo .
Acho que esse livro não funcionou comigo. Não consegui me sentir conectada o suficiente com nenhum dos personagens.

Achei a história um pouco atropelada demais. Acredito que os personagens podiam ser construídos de uma forma melhor também. Eu me senti um pouco entediada em muitas partes do livro e o plot não me pegou de surpresa!

Giovana Vic 17/02/2024

Medeia morta
Achei o final um pouco confuso e arrastado, tive que perguntar pras outras pessoas oque significava o final pra eu entender
Mais o plot é gigantesco!! Vale mtt a pena está leitura!

Lais.Miranda 16/02/2024

A Claudia Lemes é uma das minhas escritoras nacionais favoritas e eu estava sentindo falta de ler algo novo dela.

Nessa obra acompanhamos a trajetória triste e revoltante que Medeia viveu, os problemas com a mãe, o relacionamento com Otavio, que começou as mil maravilhas e depois se transformou nesse horror todo e por fim um amor proibido com Ian.

A narrativa como sempre foi muito fluida e eletrizante de acompanhar, mas, conteve muitas pontas soltas.

Esse não entrou nos meus livros favoritos da Claudia, mas vale muito a leitura.

Bia Calixto 15/02/2024

Cheio de reviravoltas
“Ian fitava o vídeo do Youtube como se fosse sobre outra pessoa. [...] Tentou não pensar na quantidade ridícula de visualizações que o vídeo mais recente do canal “Nora Paranoia” havia conquistado às custas de sua tragédia. [...]”

Quando Medeia, a ex-professora de literatura de Ian, é assassinada, ele sente o mundo desmoronar. Além de ser o principal suspeito, o jovem estava apaixonado por ela, e agora a relação proibida dos dois, que até então era mantida em segredo, tornou-se pública.

Com essa pequena estrofe já é possível se ambientalizar no livro. Uma mulher ficcionada por livros e filmes policiais, com um ex-dito-tóxico, de vida pacata e comum.
A fluidez e desenvolvimento do livro são muito bons, me prenderam da primeira a última página, engoli ele em 2 dias e acho que não poderia ser diferente. É uma história que te pede a urgência da próxima página.

Os personagens, principais e secundários, são muito bem construídos e apresentados, de forma que fiquei querendo mais de alguns deles (quem sabe em um próx livro, né?! rs). O que me chamou mais atenção neles foi o fator HUMANO. Ora sentia empatia por um, ora raiva ou incompreensão... Algo comum a todos de nós, nem 100% bons, nem 100% ruins, mas reagindo aos acontecimentos da vida, aprendendo, ou não, com eles.

Esse livro abordou temas de muita relevância, não trazendo uma reflexão direta, mas expondo, de forma provocativa, assuntos sensíveis que precisam ser mais abordados: Preconceito relacionado a doenças; abuso (de qualquer natureza) ao corpo da mulher, mesmo após a morte; cancelamento digital e tribunal da internet.

O final teve uma virada inacreditável, plausível e que até era esperada, segundo quem já leu outras obras da Cláudia – não foi o meu caso –, então por mais que tenha acertado uma parte do desfecho, as duas últimas páginas me deixaram estarrecida.

Adorei as referências ao longo do livro, deixaram a experiência ainda melhor.
Sem mais delongas: Não perde tempo e vá ler Medeia.

site: https://www.instagram.com/p/C2lSZggrKAM/

umapobreleitora 04/03/2024minha estante
Meu deus, nunca me senti tão abraçada por uma resenha como fui por essa. Você falou tudo, todos os sentimentos sentidos lendo esse livro. Obrigada!! ^^