Café com Lichia

Café com Lichia Emery Lee

Resenhas - Café com Lichia

Lari 15/11/2023

Não é ruim, mas é totalmente sem emoção. é aquele livro leve e cliche, tudo bem previsível, mas não deixa de ser gostosinho de ler. se quer ler algo emocionante e que te surpreenda esse não é o livro ideal

Marih Ferreira 15/11/2023

Você precisa conhecer a histórias desses Dois
Theo o astro do futebol, não suporta os tropeços de Gabi Moreno, seja pelos corredores do colégio ou durante as partidas de futebol. Já Gabi vive se no seu mundinho, tentando não ser o desastre no futebol, mas essa última parte ainda não deu muito certo. Os dois tem pais com cafeteria e a rivalidade sempre esta por ali, porém as coisas mudam quando surge uma nova cafeteria, totalmente diferente das da deles e com bebidas e comidas totalmente instagramáveis. Então, a melhor ideia para lidar com ela acaba sendo uma união para cafeteria dos pais de Theo e Gabi passar a ser mais notada.

O que eu achei: Sabe aquela leitura rapidinha que você faz e termina querendo ler mais, então, foi assim por aqui. Theo e Gabi me conquistaram, seja o Theo por todo seu jeito de ser impossível não notar ou por Gabi e seu jeito todo desastrado. Juro que eu acabei e fiquei: aff, queria mais momentos fofinhos dos dois! Então, se a autora quiser fazer um conto sobre algum acontecimento depois ou um capítulo extra futuramente, ficarei feliz.

Os pais são pais, passei por momentos de raiva com eles e depois nada que uma conversa sincera no final não tenha ajudado. Tenho que frizar os momentos engraçados e as cenas do Theo deixando de ser todo emburrado e começando a se tocar de que o Gabi não é tão ruim como ele achava, para ser mais específica, as cenas deles na cozinha fazendo receitas (essas foram minhas partes preferidas, sem dúvida❤).

Café com Lichia vai desde de uma história sobre lutar por sua família e por quem mais você ama, o quão somos muito mais do que as pessoas acham, autodescobertas, pertencimento (aquele sentimento que você está no lugar exatamente que você deveria estar), representativida (seja LGBT e de TDHA). Leitura perfeita para quem gostou de ler ou assistir Vermelho, Branco e Sangue Azul e Heartstopper.

nana who? 15/11/2023

O livro é rápido ou eu li rápido?
Eu quero começar dizendo que me apaixonei pelo Theo, pelo simples fato de me identificar com a maneira dele de pensar e o ódio gratuito por pessoas, aparentemente, tapadas. Li algumas resenhas e teve um pessoal que não gostou dele, mas eu particularmente achei que ele foi o melhor personagem do livro.
A história em si é mais focada na trama familiar, as lojinhas rivais e os problemas familiares. Bom, isso não é de todo mal, mas eu gostaria que o autor(a) fizesse um desenvolvimento mais profundo. Faltou um pouco do "nós" e como o sentimento se desenvolveu. O Theo odiava o Gab e, de repente, estava apaixonado e sequer se demorou nesse sentimento. Enquanto o Gabi parecia estar no lovers do enemy há muito tempo, o que também não é de todo mal, mas eu coloquei expectativas de que seria enemys to lovers pelo o que a sinopse entregou.
No geral, o livro é bem leve e a história te envolve no começo, exceto da metade para o fim. Eu achei que ficou um pouco repetitivo a partir de alguns capítulos, os problemas apareciam e logo após eram solucionados. O livro estava acelerado ou eu que li rápido? Não sei.
Eu gostei do livro, recomendo, mas é daqueles em que a gente lê em um fim de tarde e se recorda dos personagens, mas não é uma história inesquecível.

Bibi Felix 14/11/2023

Não sei muito como fazer a resenha desse livro.
a escrita é muito boa e fluída, nunca sentia o tempo passar enquanto lia. mas a história é tãoooo enrolada!
era bem fofa e tudo mais, mas no final do livro parecia que eu ainda tava no começo dele. nada "diferente" acontecia e isso acabava deixando um pouco tedioso, como se não acabasse nunca.
gostei da evolução dos personagens, ver eles descobrindo quem queriam ser, os relacionamentos com todos melhorando (principalmente com as famílias). foi muito bonitinho.
o final foi meio repentino, achei que ia mostrar eles no baile mas cortou do nada kkkkkkkk
tô com preguiça de escrever mais então é isso

Dondoca Literária 29/09/2023

Young Adult com Representatividade da Melhor Qualidade!
#DondocaResenha.

Theo Mori e Gabi Moreno são inimigos declarados. Estudando no mesmo no colégio e jogando no mesmo time, a falta de jeito de Gabi no campo, sempre deixou Theo que é o capitão da equipe frustrado. Como se se não bastasse, seus pais são rivais no comércio local com suas cafeterias, os Moris de origem asiática e os Morenos a porto-riquenha.

Porém, o que às duas famílias não esperavam, era que, um novo empreendimento no mesmo segmento fosse prejudicá-los, e, se quiserem ajudar os pais, Theo e Gabi precisarão deixar as diferenças de lados e trabalharem juntos.

E agora, será que essa aproximação forçada vai dar certo?

🌹Café com Lichia, é o romance de estreia da autora Emery Lee na editora astral cultural, e traz representatividade lbgtqia+, conflitos familiar e mudanças de comportamento.

Narrado no ponto de vista dos dois personagens, o enredo me conquistou nos primeiros capítulos, mesmo que algumas atitudes Theo tenham me deixado com receio, mas à medida que a história ganha forma e algumas questões vão surgindo, fica nítido a transformação de caráter do personagem.

O relacionamento entre eles é leve e gradativo, e com algumas cenas bem fofas. No entanto, almas questões relacionadas a homofobia também dão um tom de seriedade a trama que são trabalhados com maestria pela autora, que foi sensível e objetiva.

Em suma, um livro repleto de cultura asiática e latina, com suas rivalidades e interesses distintos, conflito familiar, o amadurecimento dos personagens, em especial o Theo.

O final é condizente, mas infelizmente um pouco fora da nossa realidade, o que não nos impende de sonhar que esse futuro seja breve e com o interesse cada vez maior da parte dos pais em compreender seus filhos. Amei sem ressalvas!

Então, se você gosta de young adult com representatividade lgbtqia+ e enemies to lovers da melhor qualidade, Café com Lichia é uma ótima opção.

Att. Alda!

itsveveti 10/11/2023

Super leve
Quando eu comprei, eu já tinha noção que o livro iria ser mega tranquilo. A história realmente não tem grandes reviravoltas e é uma leitura bem fácil.

O livro aborda muito a relação que o Theo e o Gabi tem com os seus pais, inclusive várias vezes deixou o romance deles em segundo plano para dar mais foco nisso. Não posso dizer que fiquei incomoda com essa questão porque isso serviu para a evolução dos personagens, mas pra quem quer ler achando que vai focar na relação deles 100% do tempo se enganou bastante.

Gostei de como os Pais do Gabi mesmo sendo homofobicos decidiram aceitar ele e tentar mudar, porque na verdade eu achei que seria bem pior.

No fim, deu tudo certo e ambos saíram bem felizes, meio que já esperava então realmente gostei do livro.

Gabi1509 08/10/2023

Sessão da tarde purinho
Fiquei tão feliz lendo esse livro. Eu estava precisando de algum livro leve e divertido e Café com Lichia serviu perfeitamente para a ocasião.
Recomendo muito pra quem gosta de Heartstopper e Com Amor, Simon.

Além de ter elementos típicos de uma gostosa aventura romântica de enemies to lovers, também fala de marketing nos dias atuais e muitas comidas gostosas asiáticas e porto-riquenhas.

Nyvie.rkive 04/11/2023

Relações familiares são importantes.
A minha parte favorita desse livro é como ele trata as relações familiares. Como cada um dos protagonistas vivem em uma realidade diferente quando se trata de suas famílias, e como ambos tem medo de rejeição e de decepcionar aqueles que os criaram.

A família Mori realmente foi minha parte favorita. Eu comecei odiando os pais e o irmão do Theo profundamente pra depois me arrepender de todo meu odio e amá-los do fundo do meu coração. Isso também aconteceu com a família Moreno, mas nem se compara.

O modo como esse livro te mostra como a comunicação em uma relação, seja lá qual seja, é extremamente importante.

Minha única crítica a esse livro é que, eu acredito ter faltado interações dos protagonistas quando eles descobriram estar apaixonados um pelo outro. Eu gostei do desenvolvimento da relação deles, mas me faltou uns beijinhos ou alguns encontros para satisfazer meu lado romancista kkkkkk

haruurane 03/11/2023

Que coisa fofa !!!
a temática de enemies to lovers com aquela ambientação de loja de café e de chá me pegou de um jeito... acho que o melhor dos livros lgbtqia+ que já li ! os protagonistas são incríveis e o desenrolar de tudo entre eles é muito fofo. a parte da homofobia é bem real, fiquei até meio impressionada com os pais do theo serem tão de boa com isso, já que são asiáticos. só as briguinhas no final que me deixaram desapontada, obviamente isso iria acontecer, mas foi meio que socado. tudo se resolveu tão rápido, que nem pareciam as mesmas pessoas.
mas enfim, ótimo livro pra quem tá procurando um romancezinho fofo com temática colegial !

Mari 03/10/2023

EU QUERO CAFÉ COM LICHIA
NOSSA que livro bom pqp.
eu comecei a ler ele e não parei pra nada, ele é levinho e não tem realmente um plot, mas o DRAMAAAA, O ROMANCEEE, e tudo que esse livro oferecem deixam tudo MARAVILHOSO.
me lembrou Um romance agridoce pq se trata de tipo Romeu e Julieta rivais de restaurantes não-brancos, ent se vc gostou de um romance agridoce, LEIA ESSE AQUI AGORAAAA.
ai o Theo é MARAVILHOSO juro ele é um babaca no começo mas TODA a evolução dele é mto bem trabalhada
A do Gabi também, toda questão da homofobia interna, aí maravilhoso
E o romance deles é mto fofinho também, adoro como o Gabi não conseguia abrir a boca pra falar, oq deixava o Theo puto, mas msm assim não conseguia dizer não pro coitado.
Os outros personagens também foram mto interessantes de acompanhar.
Mas pra mim o ponto alto desse livro foram as relações deles e das famílias, cada um com seus problemas e o jeito que eles foram "resolvidos" foi mto bom.

Vitória Lancini 24/10/2023

SPOILER!

Theo Mori e Gabi Moreno são inimigos declarados. Estudando na mesma escola e jogando no mesmo time, a falta de jeito de Gabby em quadra sempre frustrou Theo, o capitão do time. Como se não bastasse, seus pais eram concorrentes no comércio local com sua cafeteria, Mori é asiático e Moreno é porto-riquenho.

Para quem espera um livro de romance bobo e fofo, não leia. Certamente é uma obra que aborda o autoconhecimento, e o surgimento de uma bela amizade de dois garotos totalmente opostos.
O livro foca na maturidade de ambos, a qual vem surgindo conforme o passar dos capítulos, para salvar os negócios de suas famílias. Ambos aprendem a trabalhar juntos, e a se odiar menos, até que um romance surge entre eles e isso pode custar tudo o que eles mais desejam manter.

Para mim a maior evolução são os pais deles, os de Theo finalmente percebem o esforço que o filho está fazendo para manter a Cafeteria da Família e os de Gabi aceitam sua sexualidade em meio a conflitos desesperadores.

Café com Lichia aborda a realidade de muitos jovens que estão se autodescobrindo, e também como suas famílias tendem a reagir para os protegerem dos preconceitos do mundo.

Então se você gosta de algo confortante com representatividade lgbtqia+, este livro certamente vai encantar você.

Fabi @entrepaginaslinhas 19/10/2023

Café e confusão
? Livro: Café com lichia
?? Autora Emery Lee
?? Editora @astralcultural
?? Publicado em 2023
?? Theo Mori não vê a hora de sair de Vermont, fazer sua faculdade bem longe da sua cidade, onde acha que finalmente irá ganhar sua liberdade e que nunca mais vai ouvir falar do Gabi, já que ele tem afundado o time da escola a cada vez mais.
?? Gabriel Moreno ainda não achou uma forma de ?sair do armário?, tendo que jogar futebol pois não pode mostrar seu amor pela dança, rejeitado pelo Theo, que é o único gay abertamente na escola, Gabi só pensa em assumir a doceria porto-riquenha da família após sua formatura.
?? Maaaaas, uma cafeteria hipster chega na cidade, e os dois meninos veem seus sonhos ameaçados. Então Theo tem a brilhante ideia de vender clandestinamente comidas instagramaveis na escola para reconquistar a clientela. Mas o que eles não contavam é que um novo sentimento surge entre eles, e tudo pode ir por água abaixo.

?? Eu ADOREI o Gabi, um menino gentil, prestativo, educado. Já o Theo me irritou profundamente. Até na metade, eu não suportava ele (me julguem). Depois foi melhorando. A escrita da autora é bem fluida, adorei que os personagens são atípicos (Theo tem TDAH).
Já conheciam esse livro? Ficaram interessados?

@emcadacapa 18/10/2023

MARAVILHOSO!
As famílias de Theo e Gabi são rivais nos negócios...
Theo odeia Gabi...
Gabi não sabe o motivo de Theo o odiar...
Mas a chegada de uma loja que ameaça o futuro das duas famílias pode mudar tudo isso.

?Sim, ele me irrita, mas será que eu passo o tempo todo odiando esse garoto só porque nossos pais trabalham no mesmo ramo e ele é ruim em esportes? Ou só estou depositando nele todas as minhas frustrações por causa da loja dos meus pais, do tio Greg e do nosso time de futebol horroroso? Será que eu ao menos o conheço o suficiente para odiá-lo??

Sobre nossos protagonistas, Theo é assumidamente gay, um tanto rebelde e jogador de futebol. Já Gabi não é assumido, pois tem medo do que a família possa achar e/ou fazer em relação a sua sexualidade, ele ama dançar (mas precisa fazer escondido). O livro é narrado pelos dois, em capítulos alternados.

Agora o que falar da história?.. É incrivelmente tocante, me emocionou em diversos momentos, por mais que você pense que o livro vá focar neles procurando salvar as lojas das famílias e no relacionamento, ela vai bem mais fundo, são dois jovens com muitas dúvidas e questões nas cabeças, eles cometem erros, pensam que sabem de tudo quando apenas estão supondo.

O fator aceitação é bem presente e como isso evolui dentro de cada núcleo é bem interessante de acompanhar. O drama familiar também está presente, principalmente por termos duas famílias bem diferentes , culturalmente falando também.

No geral foi um dos livros que mais me surpreendeu nesse semestre, vou sair indicando em todo canto... LEIAM!

Mary - @mundo_literario.mary 18/10/2023

Gostei
? Theo Mori e Gabi Moreno nunca foram um com a cara do outro, o pai dos dois possuem dois cafés rivais. Os Mori são donos de um café asiático-americano, já os Moreno um porto-riquenho.

? Mais as desavenças desses dois não é só quando o assunto é os negócios de suas famílias, isso também acontece no campo de futebol, já que a péssima performance de Gabi irrita muito Theo.

? Voltando para os negócios de família, as duas precisam enfrentar um novo inimigo, um novo café abre na cidade e Theo e Gabi precisam ajudar seus pais, e a melhor maneira disso acontecer é deixarem as diferenças de lado e trabalharem juntos.

? O livro é contado pelos dois personagens, o que é bem interessante já que podemos acompanhar o ponto de vista dos dois personagens. Outra coisa que gostei na obra é que os personagens vão amadurecendo ao decorrer da história e isso faz com que o leitor de sinta mais conectado com os personagens.

? O romance em si do livro demora um pouco para acontecer, mas quando acontece tem a capacidade de apaixonar o leitor em cada cena, eu gostei muito do desenvolvimento da obra como um todo.

? A obra é fluida e gostosa de ser lida, e podemos terminar o livro com uma sensação de coração quentinho, eu super recomendo a obra para todos que querem ler um bom livro LGBT.

Lícya 10/10/2023

Theomeu e Gablieta
Um livro de romance bem rápido de se lê, você vai dar boas risadas com a rivalidade entre o theo e o Gabi, e vai se apaixonar com o desenvolvimento do livro vendo eles saírem do ódio ao amor. Achei que foram bem colocados os conflitos no livro, com um final bem fechadinho e fofo.