A metamorfose

A metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A metamorfose

Heshi 15/02/2024

De início eu tive que reler três vezes as primeiras duas páginas pq fui me perdendo, mas depois que reli peguei o jeito da leitura e segui.
No decorrer da leitura eu tava esperando algumas frases motivacionais, de grande impacto e esse tipo de coisa, mas na realidade você precisa ler o todo pra entender a mensagem. A história é muito boa pq prende, todo o suspense faz você ficar ansioso pra fazer o que vai acontecer, ou melhor, como os personagens vão reagir ?. No início do segundo capítulo a irmã do personagem tem um ato tão nobre que dá até um quentinho no coração, mas aí no decorrer do livro os personagens tomam atitudes inesperadas, é bem triste.
Apesar de ser uma linguagem mais antiga, depois que você entra na leitura é bem facinho, grifei algumas palavras que nunca tinha ouvido falar, mas no geral é um livro ótimo e descomplicado.
Assim que terminei não sabia ao certo se tinha entendido a mensagem, fui procurar resenhas sobre e vi o livro por outras perspectivas. :)

Nanda2508 18/02/2024

Uma bela metáfora. Traz um incômodo e um nó na garganta do leitor. Quando você fica doente e nada produz, torna-se um fardo e numa mistura de amor e alívio a sua morte contempla os familiares com um novo caminho.

Juão 20/02/2024

Talvez eu seja um pouco burro
Grande parte das resenhas q vi falam que esse livro mudou a vida delas e que possuí uma crítica mt forte
levei o livro como um conto de ficção científica, achei mt boa a escrita do divo kafka e não achei o livro chato!mas não achei muito reflexivo e não captei uma crítica mt forte, nã

Obs: Acabei de ver um video e entendi

Andrea.Garcia 23/02/2024

A beleza dos clássicos...
Sempre me encanto com o fato dos clássicos resistirem ao fator tempo, e muitas vezes saírem do óbvio repletos de camadas e abrindo o leque para diversos tipos de interpretações.
O livro em si não tem muitos acontecimentos e reviravoltas. Os fatos são narrados de forma crua e sem expectativas, mas é o tipo de leitura que você carregará em sua memória por bastante tempo.
Entendo o livro como uma grande metáfora para abordar diversos assuntos. Acredito que cada leitor saia dessa leitura com uma reflexão diferente, muito influenciados por sua própria forma de enxergar o mundo.

tteh 28/02/2024

Leitura bem rapida pois o livro é pequeno e curto, o que mata mesmo é a letra ser muito pequena. Achei que a linguagem do livro iria ser mais complicada mas é bem moderna

jlucass 14/03/2024

Até que é uma boa metáfora. Kafka trabalha bem a ideia de que ao meu ver, é sobre depressão e capitalismo. Quando Gregor sofre a metamorfose e se torna improdutivo, deixa de contribuir para dentro de sua casa, acaba sendo tratado como um peso e é desprezado por sua família, achei a história meio sem nexo, possivelmente para entender melhor eu teria que fazer uma releitura.

eduardamp 22/03/2024

A partir do momento que você não pode ser mais "útil" para alguém, mesmo que seja sua própria família (a qual, diga-se de passagem, você deu tudo) você não serve mais, se torna um fardo.

Laísa 09/04/2024

A desumanidade escancarada
Esse livro é realmente uma obra prima. A escrita de Kafka é maravilhosa, ele é genial, após ler o livro fui pesquisar sobre o autor e fiquei impactada, sugiro que façam o mesmo.

A história desse livro me fez pensar em como a sociedade é tão desprezível. É louco pensar que alguém considerado "útil" passa a ser desprezado por que teve alguma mudança, ou não oferece mais benefícios e não é mais conveniente. No decorrer do livro, a história fica cada vez pior, o sentimento de incomodo cresceu dentro de mim, uma sensação horrível, e a conclusão é um soco no estômago.

Rimylles.Silva 28/04/2024

A metamorfose
Essa leitura é muito incômoda! Gregor Samsa amanhece transformado em um inseto. A partir daí, seguimos todos os problemas que s família enfrenta para escondê-lo, já que é uma aberração. Ele certamente sofre com a repugnância da família para com ele, o sentimento de solidão, pois ele passa a viver preso dentro do seu quarto. No fim, a própria irmã deseja que ele morra para que possam voltar a viver uma vida normal.

Brendha.Pinheiro 29/04/2024

Não gostei
Não gostei, achei muito sofrimento e não estou na vibe sofrência, achei muito amplo tbm, curto e demorei pra ler porque o livro não me prendeu.

Hamiro.Marinho 04/05/2024

Algumas coisas são tristes
Confesso que espera um pouco mais de tapa na cara ou passagens que me fizessem refletir porém foi um livro rápido, não consegui me identificar tanto com os personagens, somente fui passando a desgostar de uns e ficar triste por outros mas em suma é um ótimo livro porém um pouco triste se você trocar a metamorfose por depressão.

Lígia 22/05/2024

Acredito que Kafka escreveu da sua própria experiência, e abriu portas pra cada um ter seu próprio relacionamento e sua própria interpretação da obra. É indigesta e esquisita, mas faz sentido dentro da sua órbita. Definitivamente única e interessante, e definitivamente um clássico.