A metamorfose

A metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A metamorfose

OliverCN 03/05/2024

O livro é muito bom, a história do Gregor traz uma certa angústia até. Pena q não me prendeu muito.
Às vezes me identifico com o Gregor.

fefaaaa 03/05/2024

N entendi porrah nenhuma
Meu deus que livrinho confuso, na metade do livro eu ficava confusa e na outra metade eu ficava em choque com as coisas que aconteciam

Nan 11/02/2024

Mistura de pesadelo com realidade
Acordar e se tornar um fardo.
Um inseto monstruoso.
Indesejado. Um pesadelo.

Você só tem valor enquanto tem algo para oferecer. O puro retrato da invalidez.

Até o fim, ele só queria dar o melhor para sua família. Ele se adapta a nova realidade, a família até tenta. Mas aos poucos, todos se cansam e até pensam se seria melhor que ele morresse uma vez.

O quão realmente somos tolerantes? O quão realmente somos egoístas?

Giulia 05/12/2023

Muito bom namoral
Gostei demais, a leitura é muito fácil e caramba te fez refletir muito sobre várias questões da sociedade e do ser humano

anyaraujo 25/03/2024

A tristeza de perceber que toda sua dedicação a sociedade não vale de nada quando ela não te vê como algo útil ou aceitável. Até mesmo a própria família, a qual ele sempre lutou tanto pra manter em boas condições e que se prendeu a um emprego que odiava pra conseguir pagar as dívidas que eles criaram, o desprezou e viu apenas como um fardo, tirando todo o traço de humanidade que um dia atribuíram a Gregor, filho e irmão. Uma ótima metáfora a nosso meio social, se no final não temos alguma utilidade, ou não nos encaixamos num molde esperado, somos apenas descartados.

Joooooanaaaaa 18/03/2024

Uma metáfora de livre interpretação
Esse foi um livro muito recomendado pelo meu namorado, que me presenteou com o mesmo e apenas me disse para o ler, então é de se imaginar que eu etivesse curiosa.
Não sei ao certo dizer o que eu esperava, mas sinto que A Metamorfose é uma grande metáfora de livre interpretação à aquilo que é considerado nojento e repulsivo por uma sociedade preconceituosa, como por exemplo, homossexualidade ou a deficiência.
Me chamou atenção também como ninguém tenta compreender de onde surgiu e como, apenas aceitam o fato como uma espécie castigo que agora precisam aturar.
Um belo dia, um homem "perfeitamente normal" e provedor se transforma em algo repulsivo que o impede de ser visto como ele é. O personagem perde a sua humanidade a medida que vão a tirando dele.

J.D.A 05/05/2024

Talvez não seja pra mim ?????
Não sei bem como começar essa resenha dado ao fato de que não compreendi por inteiro a popularidade atribuída a obra. Não me leve a mal, mas não consegui me conectar a história e aos personagens, talvez por ter demorado tanto pra ler tudo.
É um livro bom, sem dúvidas, mas acho que não consegui sentir muita empatia nos momentos em que deveria. Os sentimentos e noções que tive ao longo da narrativa foram sobretudo o de pena do personagem principal, certa desaprovação pelas atitudes da família Samsa e certo distanciamento dos acontecimentos.
Talvez o livro simplesmente não seja pra mim, mas ainda acho que vale a pena ler, se você não teve nenhum contato com a história.

Prim 04/11/2023

Kafka e a metamorfose
Que novela curiosa.

Nos textos de apoio da edição da Antofágica, um dos autores convidados comenta que o Kafka costumava ler/contar suas histórias aos amigos com altas risadas. O autor convidado parecia achar isso surpreendente, tendo em vista o quão pessimista e angustiante seriam os textos kafkianos.

Pensando bem, em A metamorfose especificamente, não sei se há tanto pessimismo assim. E consigo imaginar o Kafka reunido com seus amigos e soltando gargalhadas ao contar a história infeliz do pobre Gregor Samsa.

Não me entendam mal. Deve ser terrível acordar e se descobrir metamorfoseado em um inseto monstruoso. Deve ser terrível passar por tudo que o Gregor passou, com o abandono e desprezo da própria família.

Mas cada linha é um deboche. Uma crítica mordaz à forma como o mundo é conduzido. É inteligente e espirituoso, mas cruelmente sincero e humano.

Eu poderia falar sobre as camadas interpretativas. Sobre minha leitura pessoal da situação narrada. Ou dizer simplesmente que gostei do livro e ponto.

Mas o que quero deixar aqui registrado foi a sensação de liberdade. Gregor se ver transformado, reclama, sente, é machucado e se encontra no fundo do poço por assim dizer. Mas encontra liberdade em momentos estranhos.

A família de Gregor também passa pelo mesmo processo. Tristeza profunda e então momentos de expiação e liberdade.

Não me parece uma novela tão bizarra como vi algumas pessoas falarem. Há diversas situações em que se pode fazer um paralelo. E não precisa de tanta imaginação assim, basta lembrar de como pessoas com doenças mentais ainda são estigmatizadas. Escondidas e esquecidas.

No fim das contas, valeu cada linha lida e é uma obra para ser relida de tempos em tempos.
Nicolas388 05/11/2023minha estante
Ahhh, esse livro é perfeito de tão agoniante!
Adorei sua resenha. Fiquei com vontade de ler nessa edição, a Antofágica é sempre caprichosa com seus livros, e os textos de apoio são sensacionais.

Prim 06/11/2023minha estante
Obrigada, Nick ^^! E super concordo com vc, a Antofagica é muuuito caprichosa. Uma das minhas editoras favoritas. Vale a pena comprar essa edição, seja a de bolso ou a normal (com ilustrações maravilhosas).

Raphaeladp 04/05/2024

0,5/5
Me deu uma certa angústia ao ler esse livro, não via a hora dele terminar. Não queria abandonar porque não sou de fazer isso, mas vontade não faltou.

Não que o livro seja ruim, mas acho que imaginar uma barata gigante durante toda a leitura me deu um desconforto imenso.

Tirando esse ponto, o livro causa uma reflexão em até que ponto somos importantes pra alguém e se vale a pena se manter em um lugar onde não é bem vindo.

Luis Fernando 04/04/2024

Apesar do livro ser curto e relativamente direto, sua abertura para diversos tipos de interpretação é, de certa forma, algo chato. Mas essas interpretações não costumam ser muito profundas, uma vez que o próprio livro já te direciona para elas. (O descaso com Gregor é semelhante a casos de depressão e deficiências físicas e mentais)
Eu esperava mais dele, e foi uma quebra de expectativas.
Rasenha medíocre! Kkk

wanessalucca_ 28/09/2023

ATÉ QUE PONTO SOMOS ÚTEIS??
Muito forte! Fiquei vários dias pensando e remoendo por dentro queria falar para todos sobre esse livro tão intenso, cruel e realista.

A única pergunta que fica é até que ponto somos úteis?

Queria falar mais sobre o livro mas não consigo verbalizar.
ESSE LIVRO É PERFEITOOOOO!