A metamorfose

A metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A metamorfose

Indie.Ingrid 01/01/2024

Algo para se pensar
A Metamorfose foi o primeiro livro que tive o prazer de ler das edições Nano da Antofagica. Admito que estranhei quando abri o pacote e me deparei com essa edição de bolso, ela literalmente, cabia no meu bolso.

E quando comecei a folhear o livro, percebi que não era uma história de fantasia com as quais estou acostumada, e sim, algo para se pensar. Não há um arco de herói para Gregor Samsa, e ainda sim, o considerei muito. À primeira vista, como um pobre trabalhador absorvido pelo trabalho, estabelecido como financeiramente responsável pela família como um todo, e sua preocupação em chegar ao trabalho...

Me deu certo ranço quando os familiares passaram a lhe deixar de lado, tive de me recordar da época a qual foi escrita, e que de novo, não era uma fantasia comum, onde todos aceitam a transformação do protagonista.

Gregor se torna um parasita indesejado, e até Grete, sua irmã que a princípio foi a única a tentar adaptar a casa a ele, acabou por abandoná-lo.

Tive de parar de pensar muito até entender sobre o que se tratava esse livro, os textos adicionais no QR CODE ao fim do livro ajudaram um bocado, a conhecer o autor e a protagonista, o que ele era e representava e como nos representava.

Ao fim, consigo entender Gregor, e o fim de sua família, não sei o que levo disso, mas com toda certeza posso afirmar que é um livro para ser lido com calma.

Matheus 09/12/2023

Simbolismo, rejeição e tédio
Demorei muito pra ler esse livro, mas finalmente chegou a hora.
É uma história bem simbólica e interpretativa, podendo ser tanto um drama familiar quanto uma representação do capitalismo, por exemplo.
Algumas partes são maçantes de ler, como as duas páginas em que o Gregor tenta se mecher, mas não possuem tanto impacto ao ponto de fazer o leitor parar de ler.
Extremamente detalhado, o drama foca muito mais na convivência entre a família que o próprio Gregor, o que não foi muito agradável, já que deixa o protagonista em segundo plano. Mas talvez tenha sido uma estratégia do autor em mostrar a indiferença da família para com ele com mais eficácia.
A escrita não me foi totalmente satisfatória, mas não há nada específico, ao invés disso talvez uma escrita pouco mais sentimental me tocasse.
Não sei, acho que a demora afetou em cheio a minha experiência ?
Essa edição de bolso é super confortável e prática, feita pra levar em qualquer lugar.
Vai ser uma experiência e tanto se você se identificar, o que (felizmente) não foi o meu caso ?

Mips 23/03/2024

Esperava muito mais
Eu definitivamente não sou uma pessoa de clássicos, embora siga tentando lê-los. Demorei uma eternidade para acabar. Particularmente o livro não me tocou ou trouxe reflexões profundas. Não criei metáforas sobre ele. Achei um livro triste, ver o quanto a família isolou Gregor quando se transformou numa barata.

Ibson 17/12/2023

Curto, mas tão profundo.
A metamorfose é um livro curto, mas que carrega tantas camadas nele. A relação do Samsa com a família e o trabalho é tão estranha e triste, sinto muita dó do pobre Gregor.

Me deixou muitas reflexões, principalmente a de que se acabarmos por algum motivo não proporcionando alfo "bom" para as pessoas que nos cercam e nos amam, elas vão ficar com a gente?

kess.sr 21/01/2024

O livro aborda como a sociedade vê um homem depois de ele perder sua utilidade. A cada página em que vemos em primeira impressão que a família de Gregor se importava com ele ao passar do tempo foi esmaecendo, e nos deixa refletir como somos ingratos em certas situações da vida em que podemos fazer uma associação com a situação de Gregor, ele que sempre trabalhou para ajudar sua família, ou melhor, sustenta-l, ver que eles ao menos se importaram com sua situação. É uma edição de bolso que resume em poucas páginas o livro original.

Paula 18/12/2023

E se fosse com você?
Em A metamorfose, conhecemos Gregor, um jovem adulto que se vê sem perspectiva de futuro, vive no automático e garante o sustento da família.
Mas em uma manhã comum, Gregor deixa de ser homem e se torna um inseto. Ele, que era visto como algo bem instruído, uma ótima companhia, passou a ser indesejado.
Kafka, provoca uma reflexão sobre a importância do homem enquanto, este, tem serventia perante aqueles que o cercam. E ainda confronta com a solidão humana e seus medos.
Uma excelente leitura.

Lidy13 22/05/2024

Bom... Eu achei que seria uma leitura diferente, eu não curti muito, porém não é uma leitura ruim. Só não faz meu estilo de leitura. Coitado do Gregor.

Livis0311 09/03/2024

Seria ele um animal, considerando que a música o emocionava?
Simplesmente entendi o porquê de todo o nome desse livro! Ele faz nos refletirmos sobre o que estamos deixando, o quanto nós estamos sendo necessários e lembrados, sobre como nossas relações, aparências e sentimentos são interpretados!
o título dessa resenha foi a frase que mais me marcou nessa história pois faz refletir o que nos faz humanos, o que nos torna diferentes.
esse livro de 90 páginas deveria ser lido em todos os lugares e por todas as pessoas do mundo, escrita fluida e crua.

luarodriguexxxx 01/03/2024

Gregor Samsa sempre trabalhou arduamente para ajudar a manter a família em um trabalho que ele nunca gostou. Certo dia ele acorda e está incapacitado de trabalhar, tornando-se um fardo para a família tanto que a irmã pede para se livrarem dele... Ou seja, quando você não é mais produtivo e não "serve" mais para sua família mesmo sendo aquele provedor que se doou por eles, não é mais digno de ser tratado como um ser humano e não merece a compaixão e ajuda....

Será que eu entendi mesmo esse livro ou eu estou louca com essa metáfora.

Bernardo156 06/02/2024

Bom.
Bom, de início, eu acho a ideia desse livro muito boa, mas pensei que fosse uma história diferente. gostei da interpretação que tive da história, sobre o valor que temos na sociedade e que quando adoecemos, ou simplesmente perdemos a utilidade no mundo capitalista ou que quer que seja, não ligarão mais para a gente. a leitura em si foi meio sem sal, em minha opinião, não achei tão interessante a forma com que algumas coisas foram desenvolvidas. ao todo, algo bom, mas faltou um pouco, em minha visão.

Hugo Sales 14/09/2023

Obra máxima.
Um dos grandes clássicos da literatura. Ao meu ver, uma fábula sobre a depressão, como ela atinge as pessoas e as afasta do convívio social, tornando-se ao seus olhos (e principalmente aos olhos dos outros) um monstro incapaz cuja morte mais será uma alívio que qualquer outra coisa.