A metamorfose

A metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A metamorfose

sunflowevie 26/01/2024

Abandono familiar, isolamento e renascimento
A transformação de Gregor Samsa não é apenas física, mas também simbólica, representando sua posição na família e na sociedade.

A obra explora o abandono emocional de sua família após sua metamorfose, destacando como as relações familiares podem ser influenciadas pela utilidade percebida de um membro. A mudança de Gregor simboliza a alienação e a falta de compreensão, levando ao isolamento e à desconexão familiar à medida que ele deixa de atender às expectativas pré-estabelecidas.

A narrativa também explora intensamente o tema do isolamento. A transformação de Gregor cria uma barreira física e emocional entre ele e o restante da sociedade. Seu isolamento é acentuado pelo repúdio gradual de sua própria família, que, inicialmente, tenta compreendê-lo, mas eventualmente o relega a um quarto, tratando-o como um fardo. Este isolamento físico e emocional reflete a alienação mais ampla que muitas vezes ocorre quando alguém não se encaixa nas normas da sociedade. O livro aborda, assim, a solidão decorrente da diferença e da incompreensão.

Franz Kafka também incorpora elementos de morte e renascimento, não apenas na transformação física de Gregor, mas nas mudanças psicológicas que ocorrem ao longo da história. A metamorfose inicial pode ser vista como uma morte simbólica de sua vida anterior e identidade. No entanto, à medida que ele enfrenta o isolamento e o abandono, surge uma oportunidade de renascimento. O personagem busca uma nova compreensão de si mesmo e do mundo ao seu redor. O ciclo de morte e renascimento, presente tanto na metamorfose física quanto nas transformações emocionais de Gregor, destaca a natureza fluida da existência e a capacidade de se adaptar e renascer, mesmo em circunstâncias extremas.

clrss 27/01/2024

Uma super crítica
Essa já é uma história boa, mas relendo agora sabendo a sua crítica ao sistema capitalista é melhor ainda, quando li aos 11 anos não sabia e a escola que me obrigou a ler convenientemente não explicou isso, LEIAM ESSA OBRA

Duda 28/01/2024

Li pela olimpíadas de literatura. Livro louco louco, pra mim só tem a metáfora da ?metamorfose? mesmo pq se não for isso, não faço ideia da proposta

Lullaby 01/02/2024

Tinha escrito uma resenha incrível e esse maldito aplicativo não salvou, então desisto! O livro é ótimo e é isso.

Heshi 15/02/2024

De início eu tive que reler três vezes as primeiras duas páginas pq fui me perdendo, mas depois que reli peguei o jeito da leitura e segui.
No decorrer da leitura eu tava esperando algumas frases motivacionais, de grande impacto e esse tipo de coisa, mas na realidade você precisa ler o todo pra entender a mensagem. A história é muito boa pq prende, todo o suspense faz você ficar ansioso pra fazer o que vai acontecer, ou melhor, como os personagens vão reagir ?. No início do segundo capítulo a irmã do personagem tem um ato tão nobre que dá até um quentinho no coração, mas aí no decorrer do livro os personagens tomam atitudes inesperadas, é bem triste.
Apesar de ser uma linguagem mais antiga, depois que você entra na leitura é bem facinho, grifei algumas palavras que nunca tinha ouvido falar, mas no geral é um livro ótimo e descomplicado.
Assim que terminei não sabia ao certo se tinha entendido a mensagem, fui procurar resenhas sobre e vi o livro por outras perspectivas. :)

Nanda2508 18/02/2024

Uma bela metáfora. Traz um incômodo e um nó na garganta do leitor. Quando você fica doente e nada produz, torna-se um fardo e numa mistura de amor e alívio a sua morte contempla os familiares com um novo caminho.

Juão 20/02/2024

Talvez eu seja um pouco burro
Grande parte das resenhas q vi falam que esse livro mudou a vida delas e que possuí uma crítica mt forte
levei o livro como um conto de ficção científica, achei mt boa a escrita do divo kafka e não achei o livro chato!mas não achei muito reflexivo e não captei uma crítica mt forte, nã

Obs: Acabei de ver um video e entendi

Andrea.Garcia 23/02/2024

A beleza dos clássicos...
Sempre me encanto com o fato dos clássicos resistirem ao fator tempo, e muitas vezes saírem do óbvio repletos de camadas e abrindo o leque para diversos tipos de interpretações.
O livro em si não tem muitos acontecimentos e reviravoltas. Os fatos são narrados de forma crua e sem expectativas, mas é o tipo de leitura que você carregará em sua memória por bastante tempo.
Entendo o livro como uma grande metáfora para abordar diversos assuntos. Acredito que cada leitor saia dessa leitura com uma reflexão diferente, muito influenciados por sua própria forma de enxergar o mundo.

tteh 28/02/2024

Leitura bem rapida pois o livro é pequeno e curto, o que mata mesmo é a letra ser muito pequena. Achei que a linguagem do livro iria ser mais complicada mas é bem moderna

jlucass 14/03/2024

Até que é uma boa metáfora. Kafka trabalha bem a ideia de que ao meu ver, é sobre depressão e capitalismo. Quando Gregor sofre a metamorfose e se torna improdutivo, deixa de contribuir para dentro de sua casa, acaba sendo tratado como um peso e é desprezado por sua família, achei a história meio sem nexo, possivelmente para entender melhor eu teria que fazer uma releitura.

eduardamp 22/03/2024

A partir do momento que você não pode ser mais "útil" para alguém, mesmo que seja sua própria família (a qual, diga-se de passagem, você deu tudo) você não serve mais, se torna um fardo.

Laísa 09/04/2024

A desumanidade escancarada
Esse livro é realmente uma obra prima. A escrita de Kafka é maravilhosa, ele é genial, após ler o livro fui pesquisar sobre o autor e fiquei impactada, sugiro que façam o mesmo.

A história desse livro me fez pensar em como a sociedade é tão desprezível. É louco pensar que alguém considerado "útil" passa a ser desprezado por que teve alguma mudança, ou não oferece mais benefícios e não é mais conveniente. No decorrer do livro, a história fica cada vez pior, o sentimento de incomodo cresceu dentro de mim, uma sensação horrível, e a conclusão é um soco no estômago.

Rimylles.Silva 28/04/2024

A metamorfose
Essa leitura é muito incômoda! Gregor Samsa amanhece transformado em um inseto. A partir daí, seguimos todos os problemas que s família enfrenta para escondê-lo, já que é uma aberração. Ele certamente sofre com a repugnância da família para com ele, o sentimento de solidão, pois ele passa a viver preso dentro do seu quarto. No fim, a própria irmã deseja que ele morra para que possam voltar a viver uma vida normal.

Brendha.Pinheiro 29/04/2024

Não gostei
Não gostei, achei muito sofrimento e não estou na vibe sofrência, achei muito amplo tbm, curto e demorei pra ler porque o livro não me prendeu.