A metamorfose

A metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A metamorfose

Ingrid Elen 27/02/2024

Eu senti dó do ?pobi?. Mas ao mesmo tempo quando ele se transformou fiquei com um pouco de nojo porque no livro especifica toda a característica física dele quando se transforma em uma barata ??
Não curti tanto a leitura por conta disso.

iamatilda 06/12/2023

Genial demais!!!!

esses dias tava rodando minha tela do twitter e me deparei umas três vezes com memes desse livro aqui, aí fiquei com saudade mas me segurei para não ler de novo kkkkkkk preferi fazer a resenha mesmo (que tinha esquecido)

primeiramente, a tradução da editora tá maravilhosa (como sempre). Os livrinhos são minúsculos e são muito fofos tbm, achei a diagramação bem boa também

eu adoro as reflexões que tem aqui, o sentimento por trás de tudo e principalmente a história foda que foi criada. eu não seria capaz de ter essa criatividade toda não kkkkk

ah e todo mundo tem consciência que ele virou uma barata gigante né?? nao vejo outro inseto pra isso, talvez seja efeito mandela

Gui 28/11/2023

Quando Gregor Samsa acordou dos seus sonhos intranquilos...
Existe algum tipo de magnetismo nessa obra que nos faz perder um pouco a noção de tempo e quantidade. É uma história pequena, menos de 100 páginas em uma edição de bolso, e ao mesmo tempo que, de fato, é uma leitura rápida, parece que estamos sugados em uma espiral de pensamentos existencialistas e melancólicos, quase uma viagem, no qual a sensação é a de não acabar nunca.

Gregor Samsa acordou num dia qualquer como uma barata, um monstro nojento e incapaz de continuar sua vida, destinado a passar o resto dos seus dias definhando no quarto até a sua morte precoce e, a partir de determinado momento, desejada pela sua própria família. Claro, a barata é uma metáfora, e a história aqui fica um pouco mais perturbadora quando percebemos que qualquer um pode acordar dos seus sonhos intranquilos como Gregor Samsa acordou: incapaz, e condenado a definhar até a morte.

Inapto e esquecido, a presença de Samsa não faz falta, mas sim a sua responsabilidade: o de patriarca da família. Por mais que seu pai ainda estivesse vivo, era Gregor quem cuidava de tudo, quem financiava as despesas e colocava comida na mesa. No entanto, uma única falha na exatidão da sua rotina foi o suficiente para ele perder tudo ? seu emprego, o apreço da sua família.

A Metamorfose pode ser um livro sobre acordar e se ver incapaz de seguir a sua vida, mas é também além disso, é uma crítica existencialista e muito triste a um sistema que nos obriga exatidão e perfeição, um sistema que não perdoa falhas e, caso um dia você acorde dos seus sonhos intranquilos diferente do que você foi nos outros dias, a única solução é morrer.

sunflowerv6 27/11/2023

Sonhos Intranquilos
Me arrisco a dizer que aqueles que já se sentiram um inseto dentro de seus próprios corpos, quartos e famílias entendem essa história com mais nuances do que outros, talvez. A beleza da literatura sempre vai ter como um de seus pontos fundamentais a licença para a existência da subjetividade, então, a licença para que se interprete a história como senti-la e vive-lá da sua maneira. Seja a sua interpretação concentrada no capitalismo ou em doenças como a depressão, é inegável dizer que em ambas, aspectos como mesmo que a vida se torne labiríntica, a arte sempre é uma âncora que nos resgata, mesmo que só por alguns momentos. Assim, aqui fica tão evidente o quanto as relações se coisificaram pela utilidade que cada pessoa dispõe para a outra, e no fim do dia, quando a utilidade se extingue, todos os sentimentos de carinho que cresceram enraizados a ela consequentemente também somem. É sobre quando não importa o quanto você fale, suas palavras não passam de ruídos para quem não consegue te ouvir.

Que todos que se sentem ou são tratados como baratas possam ter minutos de paz com sons de violino.

Kafka, o profeta do absurdo. Gênio.

daphnemerces 15/11/2023

Releitura
Vou reler esse livro até enquanto eu viver!!!!
li algumas análises, por isso revisitei e percebi algumas coisas interessantes, por ex
-os pais ao perceberem q o gregor não saia do quarto, perguntavam se ele n ia trabalhar pois já estava atrasado....
-a primeira pessoa ao entrar no quarto foi o gerente q foi pessoalmente ver o pq do atraso kkkkk
-ele era o provedor da família, mas a partir do momento q não exercia mais essa função virou um inútil

entre outras observações.....

achei triste a parte do pai, eu li "cartas ao pai" e nossa me doeu ele ter chutado o gregor de volta ao quarto e dps ter jogado maçãs (oq levou ao início de eventos até a morte do gregor)

achei triste tbm depois q ele morre a família sente um alívio, conseguem sair de casa pra passear, como se estivessem libertos....e aí depositwm todas as apostas na irmã grete

acho q fala sim um pouco do capitalismo mas sei que tem outros assuntos e nuances, amo demaaaiisss

Jéssica 03/03/2024

Lembro-me de ler "A metamorfose" pela primeira vez lá no início da minha adolescência. Na época, a história do homem que acorda transformado num inseto não me impressionou muito, no entanto, durante toda minha vida de leitura, eu me via pensando nela.

Quando mais nova, não li as diversas críticas que perpetuavam as entrelinhas desta narrativa. A releitura, feita agora com uma maturidade literária mais aguçada, fez-me terminar a leitura com a mente em chamas.

Quem nós somos quando não somos mais úteis à sociedade? Se tiram nosso trabalho, nossa capacidade mental, nosso dinheiro, o que resta de nós? Se deixarmos de existir hoje, o que deixaríamos para trás? O que teríamos feito que seria digno de ser lembrado? Aqueles que convivem conosco nos amam verdadeiramente ou apenas se aproveitam daquilo que proporcionamos a eles?

"Quando Gregor Samsa, certa manhã, despertou de sonhos intranquilos..."

Hudsinho 29/02/2024

Muito lindo este. não é atoa que é um grande clássico da literatura.
a cena da morte de gregor e a forma como o autor representa é muito linda!

Nan 11/02/2024

Mistura de pesadelo com realidade
Acordar e se tornar um fardo.
Um inseto monstruoso.
Indesejado. Um pesadelo.

Você só tem valor enquanto tem algo para oferecer. O puro retrato da invalidez.

Até o fim, ele só queria dar o melhor para sua família. Ele se adapta a nova realidade, a família até tenta. Mas aos poucos, todos se cansam e até pensam se seria melhor que ele morresse uma vez.

O quão realmente somos tolerantes? O quão realmente somos egoístas?

Vanessa 04/02/2024

Um livro apesar de pequeno massante e com uma história sem nexo que não teve começo nem fim, não indico mesmo

morillu 11/01/2024

Não vire um baratão
O livro em questão revela-se uma narrativa impactante, surpreendendo-me com sua trajetória trágica. o protagonista, metamorfoseado de maneira inusitada, desperta dependência e desconforto em sua família. a trama habilmente construída por kafka explora a dualidade de sentimentos, transformando o amor familiar em um fardo pesado. o desenrolar da história culmina em um fim paradoxal, onde a morte do protagonista é recebida com alívio pela família, evidenciando a complexidade das relações. a mensagem sutil do autor ressoa, destacando como mudanças imprevistas podem abalar estruturas familiares outrora sólidas. em suma, a obra é uma poderosa reflexão sobre as nuances da vida familiar diante de transformações abruptas, deixando uma marca duradoura na compreensão do leitor

Prim 04/11/2023

Kafka e a metamorfose
Que novela curiosa.

Nos textos de apoio da edição da Antofágica, um dos autores convidados comenta que o Kafka costumava ler/contar suas histórias aos amigos com altas risadas. O autor convidado parecia achar isso surpreendente, tendo em vista o quão pessimista e angustiante seriam os textos kafkianos.

Pensando bem, em A metamorfose especificamente, não sei se há tanto pessimismo assim. E consigo imaginar o Kafka reunido com seus amigos e soltando gargalhadas ao contar a história infeliz do pobre Gregor Samsa.

Não me entendam mal. Deve ser terrível acordar e se descobrir metamorfoseado em um inseto monstruoso. Deve ser terrível passar por tudo que o Gregor passou, com o abandono e desprezo da própria família.

Mas cada linha é um deboche. Uma crítica mordaz à forma como o mundo é conduzido. É inteligente e espirituoso, mas cruelmente sincero e humano.

Eu poderia falar sobre as camadas interpretativas. Sobre minha leitura pessoal da situação narrada. Ou dizer simplesmente que gostei do livro e ponto.

Mas o que quero deixar aqui registrado foi a sensação de liberdade. Gregor se ver transformado, reclama, sente, é machucado e se encontra no fundo do poço por assim dizer. Mas encontra liberdade em momentos estranhos.

A família de Gregor também passa pelo mesmo processo. Tristeza profunda e então momentos de expiação e liberdade.

Não me parece uma novela tão bizarra como vi algumas pessoas falarem. Há diversas situações em que se pode fazer um paralelo. E não precisa de tanta imaginação assim, basta lembrar de como pessoas com doenças mentais ainda são estigmatizadas. Escondidas e esquecidas.

No fim das contas, valeu cada linha lida e é uma obra para ser relida de tempos em tempos.
Nicolas388 05/11/2023minha estante
Ahhh, esse livro é perfeito de tão agoniante!
Adorei sua resenha. Fiquei com vontade de ler nessa edição, a Antofágica é sempre caprichosa com seus livros, e os textos de apoio são sensacionais.

Prim 06/11/2023minha estante
Obrigada, Nick ^^! E super concordo com vc, a Antofagica é muuuito caprichosa. Uma das minhas editoras favoritas. Vale a pena comprar essa edição, seja a de bolso ou a normal (com ilustrações maravilhosas).

wanessalucca_ 28/09/2023

ATÉ QUE PONTO SOMOS ÚTEIS??
Muito forte! Fiquei vários dias pensando e remoendo por dentro queria falar para todos sobre esse livro tão intenso, cruel e realista.

A única pergunta que fica é até que ponto somos úteis?

Queria falar mais sobre o livro mas não consigo verbalizar.
ESSE LIVRO É PERFEITOOOOO!

Leticia2185 03/01/2024

A metamorfose
Talvez o livro mais estranho que já li na vida, mas nessa estranheza reside uma reflexão e crítica tão voraz que é capaz de paralisar o leitor. O cerne do livro na, minha opinião, reside na utilidade do ser humano. Se do dia para noite você não for mais útil aqueles que te cercam qual será o seu valor? Um filho amado e respeitado, que passou a ser um fardo indesejado e asqueroso da noite para o dia quando de repente se torna um inseto. Também é justo julgar uma família que de forma tão abrupta foi atravessada por uma questão tão desafiadora? Livro genial e pano para manga de muita discussão.

Se do dia para a noite eu me torna-se um inseto, minha família ainda me amaria? A resposta é não.