A metamorfose

A metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A metamorfose

Paula 18/12/2023

E se fosse com você?
Em A metamorfose, conhecemos Gregor, um jovem adulto que se vê sem perspectiva de futuro, vive no automático e garante o sustento da família.
Mas em uma manhã comum, Gregor deixa de ser homem e se torna um inseto. Ele, que era visto como algo bem instruído, uma ótima companhia, passou a ser indesejado.
Kafka, provoca uma reflexão sobre a importância do homem enquanto, este, tem serventia perante aqueles que o cercam. E ainda confronta com a solidão humana e seus medos.
Uma excelente leitura.

mimi 30/05/2024

BIZARRO
Uma leitura rápida, mesmo tendo muitas palavras que não eram do meu conhecimento. Não entendi nada desde o começo, vai ficando cada vez mais maluco que bizarro, mas tu não consegue parar de ler. No final consegui entender a moral da história, é um baque; com certeza algo que não dá pra esquecer nunca mais.

Giuliana 31/12/2023

Prefeito da coitadolândia
Meu Deus, pobrezinho!! Fiquei com tanta pena do Gregor, principalmente quando ele se referia a suas ?perninhas?. Essa leitura fez eu me questionar tantas coisas. Meus pais me amariam se eu me tornasse um inseto?
Ele que se doou tanto pela família, no fim tudo o que recebeu foi desprezo? uma temática que parece boba, mas gostei muito

IndieIngrid 21/01/2024

Algo para se pensar
A Metamorfose foi o primeiro livro que tive o prazer de ler das edições Nano da Antofagica. Admito que estranhei quando abri o pacote e me deparei com essa edição de bolso, ela literalmente, cabia no meu bolso.

E quando comecei a folhear o livro, percebi que não era uma história de fantasia com as quais estou acostumada, e sim, algo para se pensar. Não há um arco de herói para Gregor Samsa, e ainda sim, o considerei muito. À primeira vista, como um pobre trabalhador absorvido pelo trabalho, estabelecido como financeiramente responsável pela família como um todo, e sua preocupação em chegar ao trabalho...

Me deu certo ranço quando os familiares passaram a lhe deixar de lado, tive de me recordar da época a qual foi escrita, e que de novo, não era uma fantasia comum, onde todos aceitam a transformação do protagonista.

Gregor se torna um parasita indesejado, e até Grete, sua irmã que a princípio foi a única a tentar adaptar a casa a ele, acabou por abandoná-lo.

Tive de parar de pensar muito até entender sobre o que se tratava esse livro, os textos adicionais no QR CODE ao fim do livro ajudaram um bocado, a conhecer o autor e a protagonista, o que ele era e representava e como nos representava.

Ao fim, consigo entender Gregor, e o fim de sua família, não sei o que levo disso, mas com toda certeza posso afirmar que é um livro para ser lido com calma.

kess.sr 21/01/2024

O livro aborda como a sociedade vê um homem depois de ele perder sua utilidade. A cada página em que vemos em primeira impressão que a família de Gregor se importava com ele ao passar do tempo foi esmaecendo, e nos deixa refletir como somos ingratos em certas situações da vida em que podemos fazer uma associação com a situação de Gregor, ele que sempre trabalhou para ajudar sua família, ou melhor, sustenta-l, ver que eles ao menos se importaram com sua situação. É uma edição de bolso que resume em poucas páginas o livro original.

Bernardo156 06/02/2024

Bom.
Bom, de início, eu acho a ideia desse livro muito boa, mas pensei que fosse uma história diferente. gostei da interpretação que tive da história, sobre o valor que temos na sociedade e que quando adoecemos, ou simplesmente perdemos a utilidade no mundo capitalista ou que quer que seja, não ligarão mais para a gente. a leitura em si foi meio sem sal, em minha opinião, não achei tão interessante a forma com que algumas coisas foram desenvolvidas. ao todo, algo bom, mas faltou um pouco, em minha visão.

estantedogabs 11/12/2023

Comprei esse livro só pra completar a coleção da NANO, não sabia nada sobre ele. Fui pego bem de surpresa, as história é curta, mas bastante intensa. Fiquei completamente envolvido e chocado. Excelente.

analice 24/11/2023

Metaformose
Com certeza vou me beneficiar com uma releitura desse em alguns anos. Não aproveitei tanto pois tinha que me esforçar muito para focar, por quaisquer razões.

Mas a linguagem é bem tranquila e a história é bem rápida.

Duda 28/01/2024

Li pela olimpíadas de literatura. Livro louco louco, pra mim só tem a metáfora da ?metamorfose? mesmo pq se não for isso, não faço ideia da proposta

Lullaby 01/02/2024

Tinha escrito uma resenha incrível e esse maldito aplicativo não salvou, então desisto! O livro é ótimo e é isso.