A metamorfose

A metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A metamorfose

Berenice.Thais 12/10/2023

Humanidade
Essa história acompanha Gregor Um rapaz que ao Acordar se transforma em um inseto e a sua convivência com a família como um inquilino indesejável mais tolerado até as coisas saírem do controle

Felipe | @fe.ituras 13/11/2023

Acredito que as interpretações desta obra não variam muito em relação ao padrão presente em diversos textos e vídeos que a abordam. Mas levando em conta minha experiência pessoal, o tema que veio à minha mente foi depressão.

O estado em que Gregor se encontra após sua metamorfose me sugere uma metáfora para o estado depressivo, especialmente relacionado à rotina de trabalho extenuante do protagonista. Sendo que sua primeira preocupação, ao se encontrar no corpo de um inseto monstruoso, é como conseguirá se dirigir ao trabalho

Na minha visão, os verdadeiros monstros da história são sua família, que, a partir de sua transformação, o tratam apenas pela imagem que veem, não mais como o parente que lhes trazia o sustento. Essa realidade me assustou mais do que o acontecimento surreal envolvendo Gregor.

A Metamorfose é uma leitura rápida, sucinta e objetiva, repleta de possibilidades interpretativas e mensagens a serem transmitidas. Que bom que temos acesso à brilhante mente de Franz Kafka.

Victord_Alves 04/12/2023

Eu diria que é uma leitura bem curta e causa uma certa estranheza com a abordagem de uma pessoa se transformando em uma barata repentinamente. Confesso que não sei muito bem como interpretar essa leitura e não por ser de extrema dificuldade ou algo do tipo, mas por poder ser interpretado de muitas maneiras, mas o que posso dizer é que vale a pena essa leitura um tanto bizarra e curta para tomar suas próprias conclusões e definir o que representa esse clássico para si

Matheus 09/12/2023

Simbolismo, rejeição e tédio
Demorei muito pra ler esse livro, mas finalmente chegou a hora.
É uma história bem simbólica e interpretativa, podendo ser tanto um drama familiar quanto uma representação do capitalismo, por exemplo.
Algumas partes são maçantes de ler, como as duas páginas em que o Gregor tenta se mecher, mas não possuem tanto impacto ao ponto de fazer o leitor parar de ler.
Extremamente detalhado, o drama foca muito mais na convivência entre a família que o próprio Gregor, o que não foi muito agradável, já que deixa o protagonista em segundo plano. Mas talvez tenha sido uma estratégia do autor em mostrar a indiferença da família para com ele com mais eficácia.
A escrita não me foi totalmente satisfatória, mas não há nada específico, ao invés disso talvez uma escrita pouco mais sentimental me tocasse.
Não sei, acho que a demora afetou em cheio a minha experiência ?
Essa edição de bolso é super confortável e prática, feita pra levar em qualquer lugar.
Vai ser uma experiência e tanto se você se identificar, o que (felizmente) não foi o meu caso ?

Diliane1 11/04/2024

Um livro bem escrito. É ruim de ler pra quem tem fobia deste monstro. A história nos faz pensar na vida. Pra que vivemos?

Paula 18/12/2023

E se fosse com você?
Em A metamorfose, conhecemos Gregor, um jovem adulto que se vê sem perspectiva de futuro, vive no automático e garante o sustento da família.
Mas em uma manhã comum, Gregor deixa de ser homem e se torna um inseto. Ele, que era visto como algo bem instruído, uma ótima companhia, passou a ser indesejado.
Kafka, provoca uma reflexão sobre a importância do homem enquanto, este, tem serventia perante aqueles que o cercam. E ainda confronta com a solidão humana e seus medos.
Uma excelente leitura.

Gonçalez_ 26/05/2024

Chatíssimo
Curto, rápido, uma linguagem fácil mas chato pra um krl. Se vc quer um clássico legal corre desse porque é muito muito chato, insuportável. Tem muitos outros clássicos divertidos mas esse não é o caso, se eu escrevesse um negócio chato assim eu me m.

Priscila Souza 07/04/2024

Acho que li errado
Simplesmente chato. Li o livro todo, achei bem chato e depois fui ler resenhas e comentários sobre ele. Me surpreendi com todas as reflexões e análises filosóficas que várias pessoas fizeram desse livro, mas ele não me provocou nenhuma reflexão. Inclusive eu só soube que ele se transformou numa barata, depois que eu li algumas resenhas (se eu soubesse antes, jamais teria lido, odeio baratas). Pq no livro, ele não deixa claro isso (ou a informação simplesmente me passou batida), pela descrição, eu jurei que era um besouro ou algo do tipo.

Giuliana 31/12/2023

Prefeito da coitadolândia
Meu Deus, pobrezinho!! Fiquei com tanta pena do Gregor, principalmente quando ele se referia a suas ?perninhas?. Essa leitura fez eu me questionar tantas coisas. Meus pais me amariam se eu me tornasse um inseto?
Ele que se doou tanto pela família, no fim tudo o que recebeu foi desprezo? uma temática que parece boba, mas gostei muito

IndieIngrid 21/01/2024

Algo para se pensar
A Metamorfose foi o primeiro livro que tive o prazer de ler das edições Nano da Antofagica. Admito que estranhei quando abri o pacote e me deparei com essa edição de bolso, ela literalmente, cabia no meu bolso.

E quando comecei a folhear o livro, percebi que não era uma história de fantasia com as quais estou acostumada, e sim, algo para se pensar. Não há um arco de herói para Gregor Samsa, e ainda sim, o considerei muito. À primeira vista, como um pobre trabalhador absorvido pelo trabalho, estabelecido como financeiramente responsável pela família como um todo, e sua preocupação em chegar ao trabalho...

Me deu certo ranço quando os familiares passaram a lhe deixar de lado, tive de me recordar da época a qual foi escrita, e que de novo, não era uma fantasia comum, onde todos aceitam a transformação do protagonista.

Gregor se torna um parasita indesejado, e até Grete, sua irmã que a princípio foi a única a tentar adaptar a casa a ele, acabou por abandoná-lo.

Tive de parar de pensar muito até entender sobre o que se tratava esse livro, os textos adicionais no QR CODE ao fim do livro ajudaram um bocado, a conhecer o autor e a protagonista, o que ele era e representava e como nos representava.

Ao fim, consigo entender Gregor, e o fim de sua família, não sei o que levo disso, mas com toda certeza posso afirmar que é um livro para ser lido com calma.

kess.sr 21/01/2024

O livro aborda como a sociedade vê um homem depois de ele perder sua utilidade. A cada página em que vemos em primeira impressão que a família de Gregor se importava com ele ao passar do tempo foi esmaecendo, e nos deixa refletir como somos ingratos em certas situações da vida em que podemos fazer uma associação com a situação de Gregor, ele que sempre trabalhou para ajudar sua família, ou melhor, sustenta-l, ver que eles ao menos se importaram com sua situação. É uma edição de bolso que resume em poucas páginas o livro original.

malovebooks 03/04/2024

Esperava mais
Estava querendo ler esse livro, pois ele me apareceu MUITO.
Primeiro em gg, dps no ig e até num dos meus livros escolares.
Resolvi ler, até tinha expectativas, afinal, é um dos meus primeiros livros clássicos.
A história é muito bem desenvolvida mas acho que a situação dela não "combinou" muito com a crítica que acho que o Frankz queria transmitir (se é que ele queria fazer um crítica).
Sendo meu primeiro livro desse gênero, é até aceitável, pretendo ler mais dele.