A metamorfose

A metamorfose Franz Kafka




Resenhas - A metamorfose


129 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9


clara1052 08/09/2023

Mlk inseto kkkk
Cara... quantas emoções e reflexões num livro tao curto. Não é a toa que é um clássico. Fiquei extremamente triste com o final, com como as coisas se desenrolaram. NOSSA A IRMÃ DELE fiquei triste demais e mt brava tbm que isso... enfim meu primeiro livro do kafka e adorei, vou ler outros!!
comentários(0)comente



Joooooanaaaaa 18/03/2024

Uma metáfora de livre interpretação
Esse foi um livro muito recomendado pelo meu namorado, que me presenteou com o mesmo e apenas me disse para o ler, então é de se imaginar que eu etivesse curiosa.
Não sei ao certo dizer o que eu esperava, mas sinto que A Metamorfose é uma grande metáfora de livre interpretação à aquilo que é considerado nojento e repulsivo por uma sociedade preconceituosa, como por exemplo, homossexualidade ou a deficiência.
Me chamou atenção também como ninguém tenta compreender de onde surgiu e como, apenas aceitam o fato como uma espécie castigo que agora precisam aturar.
Um belo dia, um homem "perfeitamente normal" e provedor se transforma em algo repulsivo que o impede de ser visto como ele é. O personagem perde a sua humanidade a medida que vão a tirando dele.
comentários(0)comente



Leticia2185 03/01/2024

A metamorfose
Talvez o livro mais estranho que já li na vida, mas nessa estranheza reside uma reflexão e crítica tão voraz que é capaz de paralisar o leitor. O cerne do livro na, minha opinião, reside na utilidade do ser humano. Se do dia para noite você não for mais útil aqueles que te cercam qual será o seu valor? Um filho amado e respeitado, que passou a ser um fardo indesejado e asqueroso da noite para o dia quando de repente se torna um inseto. Também é justo julgar uma família que de forma tão abrupta foi atravessada por uma questão tão desafiadora? Livro genial e pano para manga de muita discussão.

Se do dia para a noite eu me torna-se um inseto, minha família ainda me amaria? A resposta é não.
comentários(0)comente



luarodriguexxxx 01/03/2024

Gregor Samsa sempre trabalhou arduamente para ajudar a manter a família em um trabalho que ele nunca gostou. Certo dia ele acorda e está incapacitado de trabalhar, tornando-se um fardo para a família tanto que a irmã pede para se livrarem dele... Ou seja, quando você não é mais produtivo e não "serve" mais para sua família mesmo sendo aquele provedor que se doou por eles, não é mais digno de ser tratado como um ser humano e não merece a compaixão e ajuda....

Será que eu entendi mesmo esse livro ou eu estou louca com essa metáfora.
comentários(0)comente



Vanessa 04/02/2024

Um livro apesar de pequeno massante e com uma história sem nexo que não teve começo nem fim, não indico mesmo
comentários(0)comente



Giulia 05/12/2023

Muito bom namoral
Gostei demais, a leitura é muito fácil e caramba te fez refletir muito sobre várias questões da sociedade e do ser humano
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



fefaaaa 03/05/2024

N entendi porrah nenhuma
Meu deus que livrinho confuso, na metade do livro eu ficava confusa e na outra metade eu ficava em choque com as coisas que aconteciam
comentários(0)comente



Prim 04/11/2023

Kafka e a metamorfose
Que novela curiosa.

Nos textos de apoio da edição da Antofágica, um dos autores convidados comenta que o Kafka costumava ler/contar suas histórias aos amigos com altas risadas. O autor convidado parecia achar isso surpreendente, tendo em vista o quão pessimista e angustiante seriam os textos kafkianos.

Pensando bem, em A metamorfose especificamente, não sei se há tanto pessimismo assim. E consigo imaginar o Kafka reunido com seus amigos e soltando gargalhadas ao contar a história infeliz do pobre Gregor Samsa.

Não me entendam mal. Deve ser terrível acordar e se descobrir metamorfoseado em um inseto monstruoso. Deve ser terrível passar por tudo que o Gregor passou, com o abandono e desprezo da própria família.

Mas cada linha é um deboche. Uma crítica mordaz à forma como o mundo é conduzido. É inteligente e espirituoso, mas cruelmente sincero e humano.

Eu poderia falar sobre as camadas interpretativas. Sobre minha leitura pessoal da situação narrada. Ou dizer simplesmente que gostei do livro e ponto.

Mas o que quero deixar aqui registrado foi a sensação de liberdade. Gregor se ver transformado, reclama, sente, é machucado e se encontra no fundo do poço por assim dizer. Mas encontra liberdade em momentos estranhos.

A família de Gregor também passa pelo mesmo processo. Tristeza profunda e então momentos de expiação e liberdade.

Não me parece uma novela tão bizarra como vi algumas pessoas falarem. Há diversas situações em que se pode fazer um paralelo. E não precisa de tanta imaginação assim, basta lembrar de como pessoas com doenças mentais ainda são estigmatizadas. Escondidas e esquecidas.

No fim das contas, valeu cada linha lida e é uma obra para ser relida de tempos em tempos.
Nicolas388 05/11/2023minha estante
Ahhh, esse livro é perfeito de tão agoniante!
Adorei sua resenha. Fiquei com vontade de ler nessa edição, a Antofágica é sempre caprichosa com seus livros, e os textos de apoio são sensacionais.


Prim 06/11/2023minha estante
Obrigada, Nick ^^! E super concordo com vc, a Antofagica é muuuito caprichosa. Uma das minhas editoras favoritas. Vale a pena comprar essa edição, seja a de bolso ou a normal (com ilustrações maravilhosas).




OliverCN 03/05/2024

O livro é muito bom, a história do Gregor traz uma certa angústia até. Pena q não me prendeu muito.
Às vezes me identifico com o Gregor.
comentários(0)comente



anyaraujo 25/03/2024

A tristeza de perceber que toda sua dedicação a sociedade não vale de nada quando ela não te vê como algo útil ou aceitável. Até mesmo a própria família, a qual ele sempre lutou tanto pra manter em boas condições e que se prendeu a um emprego que odiava pra conseguir pagar as dívidas que eles criaram, o desprezou e viu apenas como um fardo, tirando todo o traço de humanidade que um dia atribuíram a Gregor, filho e irmão. Uma ótima metáfora a nosso meio social, se no final não temos alguma utilidade, ou não nos encaixamos num molde esperado, somos apenas descartados.
comentários(0)comente



wanessalucca_ 28/09/2023

ATÉ QUE PONTO SOMOS ÚTEIS??
Muito forte! Fiquei vários dias pensando e remoendo por dentro queria falar para todos sobre esse livro tão intenso, cruel e realista.

A única pergunta que fica é até que ponto somos úteis?

Queria falar mais sobre o livro mas não consigo verbalizar.
ESSE LIVRO É PERFEITOOOOO!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



129 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9