Sal e Açúcar Rebecca Carvalho

Resenhas - Sal e Açúcar

Jess 30/09/2023

Duas padarias rivais. Uma rixa entre famílias que atravessa gerações. Dois adolescentes descobrindo que o amor fala mais alto que o ódio.

Lari Ramires foi criada sabendo que independente de qualquer coisa devia odiar todos os membros da família Molina e o que a padaria deles, a Açúcar, represantava: uma traição ocorrida há muito tempo. Mais do que meros concorrentes da Sal ? a padaria dos Ramires ? eles são o inimigo.

Mas após a morte da vó de Lari, a jovem se afunda no luto e as dificuldades de aprender a viver sem a sua pessoa favorita no mundo se somam aos problemas financeiros da Sal, à relação difícil com a mãe, e aos conflitos da vida escolar.

De alguma forma, ela se vê forçada a integrar um clube onde o presidente é ninguém mais, ninguém menos, que Pedro Molina, o seu inimigo desde a infância. E por mais que sinta que está traindo a sua família, muita coisa está em jogo para que ela possa simplesmente desistir da tarefa imposta.

Aos trancos e barrancos, Lari e Pedro vão convivendo e descobrindo que há muito mais entre eles que o ódio antigo arrastado por suas famílias.

"Sal e Açúcar" fala sobre o luto, sobre a descoberta do amor, sobre as dúvidas e conflitos que acompanham o Ensino Médio e sobre família. Tudo isso, ambientando a história no Nordeste, com um texto que reflete toda a brasilidade e características culturais e linguísticas típicas da região, o que é um refresco para o leitor. Realmente me deliciei com a forma de falar das personagens e os cenários apresentados. Se a trama não me empolgou tanto assim ? uma releitura de Romeu e Julieta, ? a escrita compensou a leitura.

Karoline.Nadaline 17/02/2024

Sal e açúcar
O primeiro romance que eu li, (sou mais acostumada com livros de mistérios), achei muito fofo, deveria ter mais livros sobre a histórias de outros personagens e meu Deus, me deu muita fome e muita vontade de viajar para Olinda ??

marymoonteiro 13/11/2023

Ata amo
Leitura mt confortável, me senti super em casa e aconchegada lendo esse!!
personagens fofos e engradinhos, amo! recomendo super pra qm gosta de enimies to lovers.
tem várias referências ao nordeste do Brasil, amooo nacionais! aprendi mt com esse livro.
o amor vence tudo ??
Eduarda.Reis 13/11/2023minha estante
Fiquei com vontade de ler ?

Laura 03/04/2024

Ramires e Molina
Uma leitura de dar água na boca e de se sentir em casa, lindo demais ver uma cidade pertinho de mim retratatada tão lindamente e com personagens tão cativantes. impossível não se sentir adolescente acompanhando o romance da lari e do pedro, o desenvolvimento das famílias foi com um abraço na hora que a gente mais precisa, amei!??

ItaloRaphael 11/01/2024

Sal e Açúcar
Achei o livro um pouco cansativo e repetitivo principalmente com essa história da briga entre as famílias e etc?

A construção do casal foi muito baseada na briga da família que quando finalmente aconteceu de ficarem juntos achei bem chato.

Gostei da forma que a cultura nordestina é explorada, muito sotaque, comidas típicas e tal mas ainda sinto que a briga foi tão focada que faltou explorar algo mais importante.

Em resumo o livro é bom e chega a ser engraçado em muitos momentos, mas muito lentinho.

Bookstan.Lara 24/05/2024

Simplesmente lindo.
Esse livro é uma releitura de Romeu e Julieta e foi um livro muito gostosinho de ler, eu li bem rápido e foi muito divertido, eu só achei um livro muito bom e eu li faz um pouco de tempo e não tinha feito a resenha então não lembro tudo tudo.
Mas oq eu posso dizer é que eu amei o casal, é uma história de superação principalmente, uma história de reflexão e que fala que é o povo pelo povo, que todos precisam se ajudar e deixar tudo isso de rivalidade de lado, fala sobre problemas que realmente acontecem com as pessoas então acaba sendo de certa forma um livro realista e muito bom, enfim eu gostei muito.

juliocmofc 14/01/2024

>> MUITO MAIS DO QUE UMA PICUINHA ENTRE FAMÍLIAS RIVAIS <<
?Sal? e ?Açúcar? são duas padarias rivais localizadas em Olinda; em lados opostos de uma mesma rua.

Uma rivalidade familiar que surgiu há gerações, inicialmente protagonizada pela bisavó de Larissa Ramires (Sal) e pela bisavó de Pedro Molina (Açúcar).

Lari Ramires, a nossa protagonista, está passando por poucas e boas. Enquanto enfrenta o luto pela perda de sua avó, ela ainda enfrenta a reta final do ensino médio e também a pressão por parte de sua mãe para que ela seja a primeira Ramires a cursar uma faculdade; sem esquecer a rixa com seu arqui-inimigo Pedro Molina.

A mãe de Lari nunca a ensinou cozinhar; ela se sente envergonhada por isso, afinal Pedro é um prodígio na cozinha da ?Açúcar? desde a infância.

A rixa entre os dois vai além do bairro e de suas padarias; também faz parte do ambiente escolar. Até que os dois se veem obrigado a trabalhar juntos no clube de culinária do colégio.

No decorrer da narrativa, nossos jovens descobrem um propósito em comum e, além disso, uma crescente afinidade.

As duas padaria estão a beira da falência, praticamente sendo engolidas pela grande redes de supermercado ?Pague Pouco?.

A única alternativa é que as família trabalhem juntas, Lari e Pedro sabem disso. Mas será que suas mães irão aceitar essa situação?

?? a escrita da autora é muito envolvente e carregada de regionalidade. Algo que tornou a minha experiência de leitura simplesmente incrível.

?? destaque para os personagens secundários extremamente cativantes. Desde os integrantes das duas famílias e seus amigos até os amigos do clube de culinária.

? a temática do luto foi trabalhada de uma forma tão singular que em vários momentos me vi aos prantos, obrigado Rebecca ?.

??? a tensão familiar dentro de cada família trouxe uma profundidade ímpar quanto ao drama, mas sem tirar a leveza da obra. Me vi emocionado em várias cenas.

? enquanto acompanhamos o amadurecimento do nosso casal ?enemies to lovers?, também somos apresentados a situações do passado por meio da narração de personagens mais velhos.

? divertido, leve e profundo. Uma história impossível de não se envolver e se apaixonar a cada página.

Bia Brito 17/03/2024

Romeu e Julieta em meio a doces e salgados
?Estou tão feliz que me dá até vontade de abraçar ele. E isso é? esquisito?

Os personagens são adolescentes e estão no final do ensino médio, com toda aquela pressão para decidir o futuro, ter uma vida melhor e agradar o que a família acha que é melhor pra eles. O romance é bem no estilo Romeu e Julieta só que no início de tudo eles se odeiam ?. Mas acaba sendo muito legal ver esse romance se desenvolvendo e ver eles quebrando as tradições de briga entre as famílias em prol do amor e de um bem maior. Super fofo.

Vitorlimaas 28/10/2023

Q fofinho
Achei o livro bem descontraído,fácil e rápido de se ler, uma vibe bem clichê porém interessante.
No começo não estava gostando muito,não estava me adaptando a alguns personagens, porém ao decorrer do livro eu mudei totalmente de opinião. Oq me deixa muito feliz, pois não gosto de não gostar de livros nacionais.
Achei que a Rebecca fez um trabalho excelente, e estou ansioso para a continuação?. Vai ter né?!

Claudia286 19/05/2024

Sal e Açúcar
É uma releitura de Romeu e Julieta bem feita.
A história conta a história de duas famílias diferentes que moram em Olinda.
Larissa é uma moça que sonha em fazer faculdade de culinária.
Lucas é um rapaz que sonha em entrar na Sociedade Gastronômica para provar para a sua família que consegue cuidar da Açúcar, a padaria da sua família.????

Adriana1161 23/12/2023

Romance juvenil
Livro gostosinho de ler porém bem juvenil.
Rixa multigeracional.
Frases clichês dispensáveis
Romance estilo Romeu e Julieta.
Muito parado, porém com alguns pontos fortes como o regionalismo, o sotaque, as comidas. Também aborda o bullying.
Pega um ritmo mais pro final.
Personagens: Pedro, Lari, Alice, Victor, PC, Amandinha, Cintia, dona Eulalia, Isabel, dona Selma, dona Clara, seu Floriano, seu Romário, PC, professora Carla
Local: Olinda - atual
@driperini

Alice1666 22/02/2024

Romário e Julieta
Fiquei muito na dúvida em que título botar, acho que saudades também seria um bom título kkkk. Amei a história e principalmente que se passa pertinho da minha terrinha, amei as referências e eu acho que esse é o livro responsável por me fazer abrir os olhos para a literatura brasileira, mais especificamente nordestina, o bolo de rolo e a festa junina aqueceram meu coração. Tem personagens maravilhosos, Victor, Pc e o seu Romário ganharam meu coração. Assumo que odiei um pouco a Lari e o Pedro ( principalmente o Pedro) no começo mas eles ganham nosso coração ??. Tô louca para ler mais livros dessa autora e adoraria um continuação com ele juntos.