Sal e Açúcar

Sal e Açúcar Rebecca Carvalho

Resenhas - Sal e Açúcar

Naty l @so.maisumcapitulo_ 06/03/2024

Esse livro deu fome
Larissa Ramires cresceu escutando esse lema da boca de sua avó, e não era à toa, durante gerações os Molina e os Ramires vivem em pé de guerr@. Duas famílias nordestinas que têm suas padarias uma de frente para a outra mas não conseguem viver em harmonia.

Mas uma ameaça maior chega pra mexer com as duas famílias. Uma grande rede de supermercados está tomando conta das vendas na região e obrigando os comerciantes locais a fecharem as portas. Lari e Pedro, os mais novos de sua geração, precisam tomar uma atitude para salvar as padarias, mas será que é possível confiar de verdade no seu maior concorrente?

Essa foi uma história deliciosa de ler e primeiro quero enaltecer o cenário em que ela se passa, as padarias ficam em Olinda e durante toda a leitura temos descrições da cidade e de suas comidas típicas, a famosa festa de são João e também da capital Recife. Eu não sou nordestina, mas já tive a oportunidade de visitar a cidade e fiquei apaixonada, inclusive esse livro me deixou com muita vontade de comer novamente um bolo de rolo. Alguém do nordeste me manda um por favor?! Kkk

O livro tem uma vibe Romeu e Julieta numa versão brasileira, duas famílias que não se suportam e dois adolescentes que vão acabar apaixonados. A escrita da autora é bem fluida e os capítulos curtos, adorei toda a regionalidade que a autora trouxe na escrita do livro também.

Além do clima cão e gato, o livro também aborda o tema do luto de forma leve, pois Lari perdeu a avó recentemente. Outro tema que está presente é a pressão dos pais em estabelecer sonhos e carreiras para a vida dos filhos em vez de deixar que os jovens façam suas escolhas. Gostei dessa abordagem porque de fato muitos adolescentes carregam esse peso na vida real.

É um livro bem jovem e em certos momentos achei um pouco cansativo a questão das brigas entre as famílias, mas mesmo assim foi uma boa leitura. Excelente escolha pra quem quiser algo leve para sair de uma ressaca literária.

EmanuellyKaroline 24/01/2024

Fofo, divertido, reconfortante, com gostinho de casa e de quero mais. A regionalidade é bem adaptada, você se sente realmente no nordeste, Lari é um amor e muito querida, ótima construção da relação com Pedro e ótima construção dos arredores. A disputa das famílias foi bem escrita e cada geração teve suas nuances.
Dona Julieta era uma princesa, Seu Romário é boa pessoa, Alice é uma boa mãe e o pai da Lari era um príncipe. Dona Eularia é um porre (ô mulherzinha chata).
Lari e Pedro são a mistura perfeita de Sal e Açúcar, dignos de Romeu e Julieta, ou melhor, Romário e Julieta.
EmanuellyKaroline 25/01/2024minha estante
E... Não acredito que não me lembrei do PC, Cintia e Victor quando tava escrevendo. Eles são tão bonitinhos e perfeitinhos. PC é o cara mais alegre, engraçado e sensível, um amor de pessoa. Cíntia é esperta, fofa e delicada, uma garota muito doce. Victor é realmente um Laurie perfeito, fofo, dedicado e carinhoso, um docinho de coco. Os três são o melhor grupinho do mundo, Lari tem todos os motivos para amá-los.

laistelles01 19/04/2024

Clichê e previsível, mas bem gostosinho de ler.
Tem o começo um pouco cansativo, pois fica repetindo muitas coisas só em situações diferentes. Porém, depois você começa a se envolver na história e fica muito legal.

Clichê super previsível, mas gostosinho de ler. Você sente vontade de experimentar as receitas e tem vontade de parar e preparar um bolo pra comer enquanto lê o livro.

maria. 25/04/2024

VIVA PERNAMBUCOOOOO
Alôooo, um Romeu e Julieta moderno que se passa em Olinda entre duas famílias de padarias rivais? E os "herdeiros" da Sal e da Açúcar são obrigados a trabalharem juntos pelo bem das famílias? Tem como ser ruim?

Impossível! Mas minha parte fav nem foi a história de amor: foi o jeito que o luto é abordado. É muito sensível e natural, sabe?

Absolutamente clichêzinho e absolutamente lindinho! O desenvolvimento do romance é lento, leve e adoráaaavel, e os personagens são bem construídos e super queridos! Uns nenénsss.

Agora, posso falar sobre como AMEl um livro em pernambucano? Juro, sem ficar estereotipado ou forçado, a autora conseguiu fazer o romance maisssss recifense/olindense imaginável. Impossível não ficar com um calorzinho no coração, vai.

bregomes 17/11/2023

Eu amei esse livro, muito mesmo.
Um livro bem fofo, bem aqueles que aquece seu coração. Vai muito além de um livro de romance, fala sobre familia, confiança, segundas chances...
eu fiquei encantada com esse livro, principalmente pelo fato de cozinhar ser minha paixão, me senti tão conectada com a história dos personagens... incrível!!

roberta.milhomens 19/04/2024

Sal & Açúcar.
Um clássico enemies to lovers que faz você ir do ódio ao amor pelos personagens principais! A Larissa, personagem principal, encara vários problemas após o falecimento da sua pessoa favorita: sua avó. A Lari encontra-se em uma situação onde se sente solitária, pressionada por sua mãe por conta dos estudos, estudando para o ENEM e lidando com o luto, e no meio disso tudo, um problema financeiro está acontecendo e os empreendedores estão todos sob ameaça de perder seus clientes e empresas por conta de um novo supermercado que chegou a cidade de Olinda. A padaria Sal acha que já está sem saída, assim como a padaria Açúcar, sua maior rival por gerações, mas dois adolescentes tentam resolver essa ?rixa? que vem de seus bisavós para salvar as padarias, que são o que eles mais amam. Além de abordar vários temas como: pais pressionando filhos, mentiras, problemas financeiros, perda de um ente querido, bullying e superação de traumas, o livro traz consigo uma grande representatividade nordestina! Livro 3 estrelas, fácil de ler e envolve o leitor pela curiosidade de querer saber como Larissa Ramirez e Pedro Molina - seu rival da padaria Açúcar - vão resolver esses conflitos.
Recomendo!

LavAnia 20/04/2024

Um romance de acariciar o coração
Lari Ramires e Pedro Molina mudaram anos de rivalidade.
A história começa mostrando a realidade de Lari Ramires que acabou de perder a sua vó e ainda tem que lidar com o possível fechamento da padaria da família que é um lar pra ela e pra sua mãe, enquanto Lari tenta lidar com todo esse luto também tem que lidar com a rivalidade da sua família com a padaria concorrente e a vontade de sua mãe que ela seja a primeira Ramires a entrar para a faculdade.
Sal e Açúcar é um romance apaixonante a la Romeu e Julieta, no inicio não consegui engolir o personagem do Pedro e tenho pra mim que só consegui gostar dele do meio pro final porque faltou alguns capítulos narrados por ele ou do ponto de vista dele, já que Pedro tanto quanto Lari são personagens fundamentais da história.
Já quanto a Lari achei que faltou um pouco de evolução dela durante a história, claro houve ali um certo desenvolvimento mas foram muitos capítulos uma lenga lenga de não saber oque queria quando era claro que ela sabia sim oque queria, outra coisa que me deixou um pouco decepcionada foi a personagem não ter enfrentado a mãe de fato, a mãe dela não é uma vilã obviamente mas acho que faltou aquele diálogo onde a personagem desabafa tudo que sente e pretende sabe?
Quanto as famílias foi muito irritante o tempo todo a mãe dos dois brigando que nem duas adolescentes acho que essa rivalidade não necessitava de barracos.
No fim ainda quanto aos personagens secundários eu fiquei apaixonada por Cintia, PC e Victor, assim que eles foram introduzidos a narrativa eu já senti aquele carinho especial por eles e tenho pra mim que eles foram fundamentais na jornada da Lari.
Mas ainda sim me apaixonei muito por Lari e Pedro, o quanto eles foram se conhecendo e percebendo que suas famílias erram e não tem toda a razão do mundo, quando eles começaram a perceber que tem seu valor e seus talentos e descobrindo também sua paixão um pelo outro.
Quanto a ambientação eu fiquei completamente apaixonada, amo leituras nacionais que trazem tanta regionalidade e cultura, foi maravilhoso conhecer mais de Olinda.
Enfim os pontos que eu achei que poderiam ser melhores é ter tido um tempo maior de relacionamento entre os personagens principais com cenas fofas, menos brigas infantis entre as mães, um plot final mais forte com mais emoção.
A história foi muito boa, um romance que afaga o coração mesmo que com alguns defeitos, é aquele livro pra sair da ressaca literária com toda certeza e que vou levar no meu coração com muito carinho.

Kelly.leiturafeemu 21/11/2023

Inesperado
Que livro mais lindo, apesar de ser uma história de um casal jovem (17 anos) é uma história encantadora, com reviravoltas inesperadas, mas um final super esperado. Não a nada que não podemos conseguir com um pouco de determinação.

Mary Light 03/01/2024

"Romário e Julieta"
Não me julguem mas a maioria das leituras que começo eu não espero muita coisa... com esse livro não foi diferente.
Não estava esperando nada mas foi uma leitura bem agradável.
Uma releitura do clássico "Romeu e Julieta" com um toque de Enemies to lovers.

Duas famílias inimigas donas de padarias, uma que só faz produtos salgados e a outra só produtos doces, enfrentam junto com outros pequenos negócios um supermercado que está acabando com as microempresas.
O problema é que essas famílias não se bicam de jeito nenhum, nem mesmo para se ajudar, maaaasss temos aí os herdeiros das famílias.
A Larissa e o Pedro, deixam o orgulho de lado para procurar acabar com isso é ajudar ambas padarias.

Perguntas que ficam: "será que isso vai dar certo?" "Será que eles vão conseguir salvar as padarias?" "O orgulho vai ser maior?" "Sal ou Açúcar?"

Particularmente, achei uma leitura fluida e interessante. Pra mim, começou muito bem, ficou um pouco tedioso no meio mas depois voltou com tudo.

É uma leitura cheia de dialeitos e sotaque nordestino já que se passa em Olinda, Recife.

Mille Reis 26/02/2024

É bonzinho, mas a parte da briga entre as famílias é repetitivo.
E algumas coisas ficaram sem explicação.
Em algum momento a Lari simplesmente deixa de ser atrapalhada, não curti isso.

Nordeste meu país.

Maria930 27/12/2023

Muito bom li super rápido me prendeu do início au fim senti um mix de emoções tristeza felicidade tudo super recomendo

¡sa 25/12/2023

Demorei, mas acabei e me apaixonei
"? Tu? tu me admira?
As orelhas de Pedro ficam vermelhas.
? É, admiro ? ele diz. ? Não dá pra evitar."
???????
Eu comecei esse livro quando estava em ressaca literária e durante meus 3 meses de k.u. grátis. O que aconteceu? Minha ressaca permaneceu, os três meses acabaram e não consegui nem ler 30% do livro kkkk. Nesse mês consegui mais 2 meses e finalmente continuei. E AMEI!!
Que história apaixonante, desenvolvida e gostosa de ler. Amei ler o romance da Lari e do Pedro, que são muito fofos juntos!
Ser uma história nacional e nordestina também me fez amar ainda mais!
Não sei se foi pela minha ressaca ou não, mas o livro começa a nos prender mas quando estamos mais perto da metade. Porém eu entendo que a Lari e sua mãe estavam passando por um momento difícil, uma tentativa de seguir em frente depois de perder uma pessoa muito importante para elas (e para muitas outras pessoas na história).
Recomendo demais a leitura!!?

Nicole764 31/03/2024

Livro apaixonante e emocionante.
História que te prende e contagia do começo ao fim e que te faz se apaixonar pelos personagens e ambientação, passando se em cidade brasileira e nordestina expressando a cultura muito bem. Me emocionei com as reflexões e conflitos ao longo do livro, recomendo.