Sal e Açúcar

Sal e Açúcar Rebecca Carvalho

Resenhas - Sal e Açúcar

marymoonteiro 13/11/2023

Ata amo
Leitura mt confortável, me senti super em casa e aconchegada lendo esse!!
personagens fofos e engradinhos, amo! recomendo super pra qm gosta de enimies to lovers.
tem várias referências ao nordeste do Brasil, amooo nacionais! aprendi mt com esse livro.
o amor vence tudo ??
Eduarda.Reis 13/11/2023minha estante
Fiquei com vontade de ler ?

Laura 03/04/2024

Ramires e Molina
Uma leitura de dar água na boca e de se sentir em casa, lindo demais ver uma cidade pertinho de mim retratatada tão lindamente e com personagens tão cativantes. impossível não se sentir adolescente acompanhando o romance da lari e do pedro, o desenvolvimento das famílias foi com um abraço na hora que a gente mais precisa, amei!??

juliocmofc 14/01/2024

>> MUITO MAIS DO QUE UMA PICUINHA ENTRE FAMÍLIAS RIVAIS <<
?Sal? e ?Açúcar? são duas padarias rivais localizadas em Olinda; em lados opostos de uma mesma rua.

Uma rivalidade familiar que surgiu há gerações, inicialmente protagonizada pela bisavó de Larissa Ramires (Sal) e pela bisavó de Pedro Molina (Açúcar).

Lari Ramires, a nossa protagonista, está passando por poucas e boas. Enquanto enfrenta o luto pela perda de sua avó, ela ainda enfrenta a reta final do ensino médio e também a pressão por parte de sua mãe para que ela seja a primeira Ramires a cursar uma faculdade; sem esquecer a rixa com seu arqui-inimigo Pedro Molina.

A mãe de Lari nunca a ensinou cozinhar; ela se sente envergonhada por isso, afinal Pedro é um prodígio na cozinha da ?Açúcar? desde a infância.

A rixa entre os dois vai além do bairro e de suas padarias; também faz parte do ambiente escolar. Até que os dois se veem obrigado a trabalhar juntos no clube de culinária do colégio.

No decorrer da narrativa, nossos jovens descobrem um propósito em comum e, além disso, uma crescente afinidade.

As duas padaria estão a beira da falência, praticamente sendo engolidas pela grande redes de supermercado ?Pague Pouco?.

A única alternativa é que as família trabalhem juntas, Lari e Pedro sabem disso. Mas será que suas mães irão aceitar essa situação?

?? a escrita da autora é muito envolvente e carregada de regionalidade. Algo que tornou a minha experiência de leitura simplesmente incrível.

?? destaque para os personagens secundários extremamente cativantes. Desde os integrantes das duas famílias e seus amigos até os amigos do clube de culinária.

? a temática do luto foi trabalhada de uma forma tão singular que em vários momentos me vi aos prantos, obrigado Rebecca ?.

??? a tensão familiar dentro de cada família trouxe uma profundidade ímpar quanto ao drama, mas sem tirar a leveza da obra. Me vi emocionado em várias cenas.

? enquanto acompanhamos o amadurecimento do nosso casal ?enemies to lovers?, também somos apresentados a situações do passado por meio da narração de personagens mais velhos.

? divertido, leve e profundo. Uma história impossível de não se envolver e se apaixonar a cada página.

Bia Brito 17/03/2024

Romeu e Julieta em meio a doces e salgados
?Estou tão feliz que me dá até vontade de abraçar ele. E isso é? esquisito?

Os personagens são adolescentes e estão no final do ensino médio, com toda aquela pressão para decidir o futuro, ter uma vida melhor e agradar o que a família acha que é melhor pra eles. O romance é bem no estilo Romeu e Julieta só que no início de tudo eles se odeiam ?. Mas acaba sendo muito legal ver esse romance se desenvolvendo e ver eles quebrando as tradições de briga entre as famílias em prol do amor e de um bem maior. Super fofo.

Vitorlimaas 28/10/2023

Q fofinho
Achei o livro bem descontraído,fácil e rápido de se ler, uma vibe bem clichê porém interessante.
No começo não estava gostando muito,não estava me adaptando a alguns personagens, porém ao decorrer do livro eu mudei totalmente de opinião. Oq me deixa muito feliz, pois não gosto de não gostar de livros nacionais.
Achei que a Rebecca fez um trabalho excelente, e estou ansioso para a continuação?. Vai ter né?!

Adriana1161 23/12/2023

Romance juvenil
Livro gostosinho de ler porém bem juvenil.
Rixa multigeracional.
Frases clichês dispensáveis
Romance estilo Romeu e Julieta.
Muito parado, porém com alguns pontos fortes como o regionalismo, o sotaque, as comidas. Também aborda o bullying.
Pega um ritmo mais pro final.
Personagens: Pedro, Lari, Alice, Victor, PC, Amandinha, Cintia, dona Eulalia, Isabel, dona Selma, dona Clara, seu Floriano, seu Romário, PC, professora Carla
Local: Olinda - atual
@driperini

Claudia286 19/05/2024

Sal e Açúcar
É uma releitura de Romeu e Julieta bem feita.
A história conta a história de duas famílias diferentes que moram em Olinda.
Larissa é uma moça que sonha em fazer faculdade de culinária.
Lucas é um rapaz que sonha em entrar na Sociedade Gastronômica para provar para a sua família que consegue cuidar da Açúcar, a padaria da sua família.????

Gi Queirooz 11/11/2023

APENAS LEIAM
O livro tem uma pega divertida de filme da sessão da tarde, acompanhar a Lari e o Pedro enche nossos corações de amor e o deixa quentinho. Eles erram, acertam e trilham suas jornada de acordo com seus corações. Uma leitura leve, viciante e que é impossível não se apaixonar. Além de tudo, se passa no nosso Brasil e amado nordeste ??

Alice1666 22/02/2024

Romário e Julieta
Fiquei muito na dúvida em que título botar, acho que saudades também seria um bom título kkkk. Amei a história e principalmente que se passa pertinho da minha terrinha, amei as referências e eu acho que esse é o livro responsável por me fazer abrir os olhos para a literatura brasileira, mais especificamente nordestina, o bolo de rolo e a festa junina aqueceram meu coração. Tem personagens maravilhosos, Victor, Pc e o seu Romário ganharam meu coração. Assumo que odiei um pouco a Lari e o Pedro ( principalmente o Pedro) no começo mas eles ganham nosso coração ??. Tô louca para ler mais livros dessa autora e adoraria um continuação com ele juntos.

livia 03/03/2024

Novela das 6
Eu amei!! sou a pessoa mais suspeita pra falar porque eu vou puxar sardinha sim pra livro nacional, mas eu de fato gostei muito

tiveram algumas partes que me irritaram bastante e até me deixaram constrangida, como pode alguém ser tão inteligente ser tão burra? mas, houveram coisas que me distrairam um pouco dos pontos negativos, a escrita é muito boa, ambientação e abordagem que vai além do romance é algo que realmente me prenderam na leitura, na reta final quando o romance ganha mais espaço tive a sensação que o livro me ganhou, o que é raro pra mim quando os enemies/haters chegam no lovers é geralmente a parte que eu mais acho sem graça, mas não consigo achar isso, pedro é lari são um casal fofissimo.
o final é muito novela das 6, como todas as pontas se fecham, tudo dá certo pra todos os núcleos, ao julgar meu humor agora era o tipo de coisa que eu estava querendo ler por esses tempos, um final mais leve meio otimista demais

Itla.Bezerra 20/12/2023

Agradável de ler.
Bom, tenho muito o que agradecer à esse livro por me conseguir tirar de uma ressaca literária de dois meses, mas mesmo assim não se tornou um livro que eu indicaria pra alguém.

A protagonista tem um desenvolvimento bom, o mocinho também! mas o desenvolvimento da família deles eu senti que foi feito nas pressas, tanto que pra um livro de 400 páginas, a família veio se "resolver" nas últimas 30 páginas.

As mães de ambos os protagonistas, mil vezes mais infantis do que eles próprios! Alice não queria ver Eulalia nem pintada de ouro na frente dela, e nas últimas 30 páginas elas começaram a se suportar? achei muito sem sentido. Uma relação de anos de ódio, mudar tão drasticamente. A autora deveria ter desenvolvido a relação delas, com no mínimo umas 100 páginas.

Ver a Lari se apaixonar pelo Pedro, e o Pedro se apaixonar pela Lari, é a coisa mais linda! acho que foi por eles que eu consegui ainda dar 3 estrelas.

Victor, Cintia e PC são os verdadeiros protagonistas! Lindos, incríveis, perfeitos!!! queria que tivessem aparecido mais. ?

O epílogo me incomodou muuuito! fiou muito cara de final de novela mexicana! uma coisa bem forçada.

A escrita da autora é perfeita, mas nos diálogos dos personagens ela deixa muito a desejar! muitas vezes eu tive que desligar o kindle por causa da vergonha alheia dos diálogos.

No geral, foi uma leitura agradável por ter me tirado de uma ressaca literária, e por causa do romance bem construído dos protagonistas.

Ally 17/02/2024

Tocante, envolvente e me tirou muitas lágrimas.
Tenho uma dificuldade muito grande com duas coisas que permeiam esse livro: protagonistas adolescentes e releitura de clichês. Normalmente, esses tipo de personagens jovens me cansam, me estressam e tiram muito do brilhantismo da trama, o que leva as releituras de clássicos, é bem fácil cair na previsibilidade ou no absurdo.

Mas aí entra o primeiro encanto de Sal e Açúcar, o livro utiliza de maneira encantadora o fundo de rivalidade e todos os nomes e questões de Romeu e Julieta. É muito fácil entrar nesse universo, imaginar as diferenças entre as padarias, entender as picuinhas, se jogar nessa disputa, e sendo honesta, como filha de confeiteira, eu sei bem como esse ambiente é cheio de pressões e como brigas pequenas viram grandes coisas, boatos correm solto e fofoca é uma pragaaaaa

Esse fato, o da minha mãe ser da área, foi o que inicialmente me levou a abrir o livro, mas foi o modo sensível de carregar o luto, a relação cheia de percassos e consentimentos entre mãe e filha que me fizeram ficar. Foi a maneira fofa e simples que Pedro e Lari se apaixonam que me deixaram encantada e torcendo por esse amor. Os diálogos fluidos entre amigos, a maturidade com deslizes pela idade, os sonhos, os medos, tudo isso me fez submergir no universo do livro, me fez querer passar uma tarde no Vozes e depois ir lanchar na Sal, pegar um docinho na açúcar antes de ir para casa.

Eu chorei tanto, não haviam soluços nem algo escandaloso, mas constantemente meus olhos faziam cair lágrimas e mais lágrimas, há tantos momentos sensíveis e tocantes, em certo momento me perguntei se estava chorando já por osmose, essa história me tocou muito, em vários sentidos, lembrei da minha avó, várias coisas me trouxeram para minha própria família e acho que não há nada que eu tenha desgostado.

Virou um favorito, obrigada por trazer ao mundo Sal e Açúcar!