Sal e Açúcar

Sal e Açúcar Rebecca Carvalho

Resenhas - Sal e Açúcar

Ally 17/02/2024

Tocante, envolvente e me tirou muitas lágrimas.
Tenho uma dificuldade muito grande com duas coisas que permeiam esse livro: protagonistas adolescentes e releitura de clichês. Normalmente, esses tipo de personagens jovens me cansam, me estressam e tiram muito do brilhantismo da trama, o que leva as releituras de clássicos, é bem fácil cair na previsibilidade ou no absurdo.

Mas aí entra o primeiro encanto de Sal e Açúcar, o livro utiliza de maneira encantadora o fundo de rivalidade e todos os nomes e questões de Romeu e Julieta. É muito fácil entrar nesse universo, imaginar as diferenças entre as padarias, entender as picuinhas, se jogar nessa disputa, e sendo honesta, como filha de confeiteira, eu sei bem como esse ambiente é cheio de pressões e como brigas pequenas viram grandes coisas, boatos correm solto e fofoca é uma pragaaaaa

Esse fato, o da minha mãe ser da área, foi o que inicialmente me levou a abrir o livro, mas foi o modo sensível de carregar o luto, a relação cheia de percassos e consentimentos entre mãe e filha que me fizeram ficar. Foi a maneira fofa e simples que Pedro e Lari se apaixonam que me deixaram encantada e torcendo por esse amor. Os diálogos fluidos entre amigos, a maturidade com deslizes pela idade, os sonhos, os medos, tudo isso me fez submergir no universo do livro, me fez querer passar uma tarde no Vozes e depois ir lanchar na Sal, pegar um docinho na açúcar antes de ir para casa.

Eu chorei tanto, não haviam soluços nem algo escandaloso, mas constantemente meus olhos faziam cair lágrimas e mais lágrimas, há tantos momentos sensíveis e tocantes, em certo momento me perguntei se estava chorando já por osmose, essa história me tocou muito, em vários sentidos, lembrei da minha avó, várias coisas me trouxeram para minha própria família e acho que não há nada que eu tenha desgostado.

Virou um favorito, obrigada por trazer ao mundo Sal e Açúcar!

Gi Queirooz 11/11/2023

APENAS LEIAM
O livro tem uma pega divertida de filme da sessão da tarde, acompanhar a Lari e o Pedro enche nossos corações de amor e o deixa quentinho. Eles erram, acertam e trilham suas jornada de acordo com seus corações. Uma leitura leve, viciante e que é impossível não se apaixonar. Além de tudo, se passa no nosso Brasil e amado nordeste ??

livia 03/03/2024

Novela das 6
Eu amei!! sou a pessoa mais suspeita pra falar porque eu vou puxar sardinha sim pra livro nacional, mas eu de fato gostei muito

tiveram algumas partes que me irritaram bastante e até me deixaram constrangida, como pode alguém ser tão inteligente ser tão burra? mas, houveram coisas que me distrairam um pouco dos pontos negativos, a escrita é muito boa, ambientação e abordagem que vai além do romance é algo que realmente me prenderam na leitura, na reta final quando o romance ganha mais espaço tive a sensação que o livro me ganhou, o que é raro pra mim quando os enemies/haters chegam no lovers é geralmente a parte que eu mais acho sem graça, mas não consigo achar isso, pedro é lari são um casal fofissimo.
o final é muito novela das 6, como todas as pontas se fecham, tudo dá certo pra todos os núcleos, ao julgar meu humor agora era o tipo de coisa que eu estava querendo ler por esses tempos, um final mais leve meio otimista demais

naclarafps 30/10/2023

Amo amo amo
Amo romancezinhos levinhos, mesmo que nesse tenha um mini enemies to lovers. Amei amei. Pedro e Lari mto fofos (victor, PC e cintia também)

Alice1666 22/02/2024

Romário e Julieta
Fiquei muito na dúvida em que título botar, acho que saudades também seria um bom título kkkk. Amei a história e principalmente que se passa pertinho da minha terrinha, amei as referências e eu acho que esse é o livro responsável por me fazer abrir os olhos para a literatura brasileira, mais especificamente nordestina, o bolo de rolo e a festa junina aqueceram meu coração. Tem personagens maravilhosos, Victor, Pc e o seu Romário ganharam meu coração. Assumo que odiei um pouco a Lari e o Pedro ( principalmente o Pedro) no começo mas eles ganham nosso coração ??. Tô louca para ler mais livros dessa autora e adoraria um continuação com ele juntos.

Hhee 14/04/2024minha estante
Sim! As duas mães me tiraram do sério e quando eu finalmente entendia o porquê ele derem o nome da receita,também achei genial

thatiana 14/02/2024

Que coisa mais linda
mesmo com todas as brigas eles se gostam tanto mas tanto que aiaiai adorei toda a ambientação brasil culinária família
minha parte mais :))) foi a mãe dela fazendo vestibular eu estou :))))

Kelly.leiturafeemu 21/11/2023

Inesperado
Que livro mais lindo, apesar de ser uma história de um casal jovem (17 anos) é uma história encantadora, com reviravoltas inesperadas, mas um final super esperado. Não a nada que não podemos conseguir com um pouco de determinação.

bregomes 17/11/2023

Eu amei esse livro, muito mesmo.
Um livro bem fofo, bem aqueles que aquece seu coração. Vai muito além de um livro de romance, fala sobre familia, confiança, segundas chances...
eu fiquei encantada com esse livro, principalmente pelo fato de cozinhar ser minha paixão, me senti tão conectada com a história dos personagens... incrível!!

@srta.bookstan 19/10/2023

Amei!
Uma história leve, muito envolvente e com uma escrita super fluida a autora nos apresenta personagens apaixonantes, como Lari Ramires e Pedro Molina.

Além dos personagens a autora traz muitas referências à cultura nordestina, a história se passa em Olinda, Pernambuco. Com descrições de paisagens lindas, pontos turísticos e o sotaque carregadíssimo da região a autora nos faz ficar totalmente presos a história.

Lari e Pedro vem de uma geração de padeiros e o livro traz muitas receitas típicas brasileira, de dar água na boca, e todo um universo culinário. Impossível ler sem sentir desejo!

Os personagens secundários são encantadores também, alguns engraçados que nos proporciona boas risadas. Cada um traz muita representatividade. Os jovens estão na fase concluindo o ensino médio, estão decidindo qual caminho trilhar, traz indecisões, inseguranças, pressões e descobrimentos. Os adultos com muitos problemas a serem resolvidos precisam fazer escolhas maduras para o bem da família.

Um romance baseado em Romeu e Julieta, bem construído e desenvolvido, narrado na primeira pessoa, tem drama, muita rivalidade entre famílias, cenas divertidas, um romance fofinho e sonhos realizados. Recomendo super, muito bom!

Bia 09/10/2023

Sal e açucar
Amei essa leitura! livro nacional de respeito esse, um enemies to lovers que realmente valoriza o enemies da história, tem várias paisagens nacionais e comidas típicas do nordeste me senti em uma viagem para a praia, o romance e a história se desenvolvem perfeitamente! Amei os personagens e a as histórias por traz deles!