Entre Naipes

Entre Naipes Mari Lucioli

Resenhas - Entre Naipes

Myzlen1 25/09/2022

A melhor versão do chapeleiro
Escrita - 5

Escrita boa fluida e constante, dá pra ler de uma vez sem desanimar, o ambiente é bem descrito e consegue uma boa imersão, apesar do universo fantástico as coisas ocorrem de forma natural e convincente.

Personagens - 5

A protagonista exemplar, cativante carismática e cumpre seu papel de guiar a história de forma incrível auxiliada por coadjuvantes que possuem razão de ser e personalidade própria sendo extremamente cativantes. Os vilões não devem em nada, possuem presença e o misto de amor e ódio que apenas personagens realmente insanos conseguem causar.

Histórias - 5

História muito bem contada, cativante e que prende do início ao fim, longe de fórmulas batidas temos perspectivas diferentes de tudo que está rolando, partes interpretativas e com uma dose de ousadia que destoa de outras obras com essa proposta. Não é tão fácil prever o que vai acontecer e isso é muito legal, porém o único ponto que causou incomodo foi o final um pouco apressado, ou talvez seja frustração por querer ler mais dessa história, mas ainda estou processando.

Nota - 5

Tempo de leitura

[ ] Miojo
[ x ] Um filme
[ ] Uma série
[ ] Infinito

Compreensão

[ ] Dá para ler dormindo e entender tudo quando acordar
[ ] Dá pra ler enquanto assiste TV
[ x ] Requer atenção
[ ] Requer material de apoio
[ ] Só o autor entendeu (se pá)

Personagens

[ ] É um monólogo
[ ] Meia dúzia
[ x ] Uma penca
[ ] Enche um trem
[ ] Thanos temos um problema

Originalidade

[ ] Pode copiar só não faz igual
[ x ] Inspirado ou seria homenagem?
[ ] Eu entendi a referência
[ x ] Original (apesar de inspirado em um universo existente a história é bem original)
[ ] Pessoas irão copiar isso daqui para frente (ou ao menos deveriam)
Bia 27/09/2022minha estante
Gostei muito da forma como você classifica

Myzlen1 27/09/2022minha estante
Obrigado ? foi a forma que encontrei de ser objetivo sem dar spoiler, fico feliz que tenha gostado

Elis 28/09/2022minha estante
Botei na lista so pela sua resenha toda organizadinha

Adriana 30/09/2022minha estante
Parabéns ?????? gostei da classificação da resenha ? bem didático ??????????

Victor.Oliveira 01/10/2022minha estante
Essa classificação deveria virar o padrão

Lukitaee 09/10/2022minha estante
Que resenha perfeita

Larah Gon 14/10/2022minha estante
A resenha perfeitaaa

Yasmin.Capitulo 15/10/2022minha estante
Que resenha boa, amei demais

Sam 16/10/2022minha estante
Adorei a forma da sua resenha

Jooy 18/10/2022minha estante
Taí, curti.

Fernanda.Citelli 19/10/2022minha estante
Essa foi a melhor resenha que eu já li. A resenha merece uma resenha de tão boa

Mikaella.GuimarAes 27/10/2022minha estante
Tem como ler os livros no app?

Myzlen1 27/10/2022minha estante
Aqui no skoob não, ele só organiza as leituras

Mandys Jaeger 09/12/2022minha estante
Apaixonada por esse modelo de resenha. Tem problema se eu tentar fazer parecido?

Myzlen1 09/12/2022minha estante
Problema algum! Pode ficar a vontade, eu já copiei de modelos de resenha de jogos e achei interessante aplicar aos livros ?

Anaâ¡ 07/01/2023minha estante
Que modelo sensacional de resenha! Amei

Micaelle2 08/01/2023minha estante
Eu encontro esse livro físico?

Rai 19/03/2023minha estante
Eu vindo agradecer devidamente por tu ter escrito essa resenha e eu ter visto, porque eu li e AMEI TANTO ??? facilmente leria mais umas cem páginas desse livro (porque também achei o final corrido).

Myzlen1 19/03/2023minha estante
Raii que bom que gostou! É um dos que eu mais recomendo sempre que posso ?

Lalesca0 06/04/2023minha estante
Hahaha amei vou usar como inspiração

Maharet Sys 08/11/2023minha estante
Caaaara!!! Eu amei a sua resenha!!!!

Gih 24/10/2022

Um leitura necessária se você ama Alice
Desde o começo da leitura simplesmente fiquei captada por todo o universo e a explicação da origem das coisas, a escrita é muito leve e pra mim foi incrível como que eu não conseguia largar o livro até chegar no fim! As reviravoltas da história também foram algo que eu nunca adivinharia e não consigo imaginar uma leitura melhor se você ama um bom universo fantasioso.
Nacional cheirosissimo

May 22/12/2022

Eu amei demais. Nossa que livro bom.
Amo fantasias únicas e essa é uma das minhas favoritas, ri e chorei, me surpreendi e me apaixonei ??

tiemi 31/03/2023

"Entre Naipes" é uma releitura de "Alice No País Das Maravilhas". O livro mantém os elementos essenciais do clássico, enquanto remodela outros. Fui imersa nesse mundo de desilusão e fiquei em estado de choque com o final. Simplesmente perfeito!

mari.1 19/10/2022

"somos todos loucos aqui"
a história tem muito potencial, um humor ácido, representatividade bissexual e algumas referências à "alice no país das maravilhas". acho que poderia ter sido melhor aproveitada, os acontecimentos do fim ficaram um pouco corridos e não me conectei mais com os personagens justamente por isso (embora tenha gostado bastante deles). a adição de mais algumas páginas teria feito diferença aqui. é isso!

Lalesca0 06/04/2023

Dividida
Eu amei o conceito do livro, gostei do início e do final, mas o meio realmente foi difícil pra mim, porque eu senti que ficou muito descritivo do nada e as cenas pareciam rodar em loop, não sei explicar ao certo, mas ao ler me sentia assim, lendo a mesma coisa sem sair do lugar.
Porém não queria desistir da leitura e insisti. Gostei do final e finalmente senti que estava andando. A partir do encontro com o gato o livro tomou fôlego em minha opinião (incrível com o transmorfo consegue o protagonismo em qualquer versão, inclusive até queria mais dele) e encaminhou para um bom final. Ainda assim, achei o final até corrido demais. Enfim, eu gostei do livro, só não gostei muito de como ele foi mudando a velocidade drasticamente ao longo da leitura.
Lalesca0 06/04/2023minha estante
Essa dinâmica do livro acabou também atrapalhando um pouco a minha leitura e demorei mais do que deveria para concluir o livro.

Maraia2 27/09/2022

"Somos todos loucos aqui."
Uma releitura de Alice no país das maravilhas, só que sáfica. A ambientação desse livro é maravilhosa, muito bem construída e bastante interessante.

Em um reino divido entre cinco rainhas, onde correm lendas sobre suas verdadeiras origens, Ragni é reconhecida como sendo a melhor chapeleira do reino da Rainha de Ouros. Ela é separada do pai e forçada a servir como criada, mas vai percebendo que está cercada de loucos - talvez até ela mesma seja uma - e precisa salvar seu povo (e aprender a confiar novamente nas pessoas).

Os personagens são carismáticos e fáceis de gostar, é uma leitura rápida, cheia de referências à Alice e uma escrita bem leve. Tem muitos plots também e é fácil engatar na leitura.

Minha única crítica é que lá pro meio do livro as coisas começaram a ficar um pouco enroladas, as atitudes dos personagens me irritava um pouco, mas tudo ficou pra trás no final, que foi incrível!

Recomendo demais, perfeito pra sair da ressaca e se entregar à verdadeira loucura.

mimi 26/10/2022

E se alguém reclamar? É o conceito do livro!
Eu gosto de fazer algumas resenhas só para organizar meus pensamentos acerca do livro e é o que vou fazer aqui. Tive as expectativas muito altas pra essa obra porque prometia tudo e entregou completamente nada, então foi uma decepção enorme.

A leitura começa bem arrastada, mas te mantém preso na história por curiosidade de entender aquele mundo. Porém, acho que os maiores problemas desse livro são a protagonista (insuportável) e a narrativa em que NADA acontece e a história só começa a andar depois dos 50%.

Não sei por onde começar a falar da Ragni, a não ser que ela parece ter sido escrita tendo como base livros dos anos 2013-2015 em que a mocinha ser burra, ingênua e insuportável era moda. O meu maior incômodo sobre ela é que a autora tenta fazer com que seja desconfiada, mas sempre se perde antes mesmo da metade do caminho. Sabe aquela música do Justin Bieber em que ele diz "primeiro você quer ir para à esquerda, depois você quer virar à direita"? É a autora com essa história e essa personagem.

A partir daqui terá spoilers.

A Ragni começa a flertar desesperadamente com a Yuna, ficando até mesmo triste ao perceber ser um caso de uma noite. Então, do nada, passa a ficar desconfiada sem motivo algum (mas pra transar com a rainha não teve desconfiança, né?)

Elas fazem o acordo de conversar através do espelho, mas a Ragni depois diz que não esperava que ela seria procurada, mesmo que no momento estivesse PRESA e precisando de ajuda. Sim, essa era a preocupação dela, falar de baixa autoestima e como sofreu. Pois bem, Yuna oferece ajuda, mas Ragni começa a tratá-la mal sem necessidade porque a autora lembrou que ao invés de uma burra insuportável queria uma personagem fodona e desconfiada com síndrome de Regina George e patadas para se dar na escola! Como se não bastasse, a Ragni nunca sabe o que quer e as vezes só pensa nela, mesmo tendo outras pessoas envolvidas.

O ápice foi quando Yuna disse que ofereceria ajuda mesmo se não fosse ganhar nada em troca e a Ragni só pensa em como queria que a Yuna a ajudasse (????? foi o que ela te propôs sua doida) e a consolasse (vocês se conhecem há um dia). Ela diz ainda que criou uma ilusão da Yuna e que isso a machucou, que ela se sentia traída. Minha filha, se vocês passaram 3h juntas foi muito. Como se tudo isso não fosse tortura psicológica o suficiente a Ragni conta que queria alguém para ser sua confidente e compartilhar tudo, alguém em quem confiar, mas tinha dito no capítulo passado que não esperava isso de Yuna.

O tempo todo ela fala uma coisa e depois diz outra totalmente oposta, e se alguém acredita que isso acontece por causa da tal "loucura" dela (omg, she's so crazy, i love her!), simplesmente não me convence. O livro todo é uma repetição de como a infância da Ragni foi difícil e como ela é louca. O desenvolvimento dos personagens é totalmente zero, eu duvido que alguém saiba alguma coisa sobre a personalidade dos demais.

O romance com a Yuna foi o que menos me convenceu na história toda, só parecia... deslocado. E ainda não sei qual foi a lógica de colocar a cena de sexo com a rainha no livro. Em um capítulo a Ragni estava toda trantornada com ódio dela e querendo fugir, mas no outro parecia enfeitiçada? Eu fiquei de verdade esperando a autora dizer que tinha alguma magia no piano ou sei lá, mas não, ela aparentemente quis aquilo. Era pra personagem "acordar" sobre a rainha ser a vilã? Mas ela já sabia disso antes, o sexo não apresentou NADA que a Ragni já não soubesse e ainda fez ela se desentender com a amiga (por falta de comunicação). Nessa hora eu já nem sabia com quem esperar o romance, com a rainha ou a amiga? Porque eram as opções mais condizentes no momento, e a Yuna ser tão mal desenvolvida só me fez desgostar mais.

(À propósito, tem algumas cenas que a Ragni parece ter sido escrita como um homem hétero cis, mas não irei elaborar.)

Já que estamos falando de desenvolvimento, podemos falar sobre o plano delas do início até 90% do livro que não tem sentido algum? No início a Ragni finge ser louca para ser mandada embora junto da Edda, mas o que exatamente a Edda estava fazendo para ser mandada embora também? Eu sinto que isso nunca ficou claro na história justamente porque não houve preocupação em mostrar os outros personagens. Parecia que ela só ajudava a Ragni e esperava pra ir escondida junto dela, como eu não sei. Além disso, a Ragni querendo refúgio em outro reino e que a rainha começasse uma guerra por ela, uma zé ninguém? De verdade isso foi auge pra mim, eu me perguntei se a autora sabia onde queria chegar ou se tava escrevendo na sorte. Aliás, a personagem que sofreu tanto querendo iniciar uma guerra como se isso não fosse fragilizar ainda mais o povo.

Eu também poderia citar como ela parecia mal se importar com o pai em alguns momentos, inclusive alguns capítulos antes da morte diz que não tava sentindo falta dele como deveria e aí ele é assassinado pra servir de plot twist pra ela acordar pra vida e agir.

Acho que a única personagem que eu realmente me interessei foi a própria Sigrid, que parecia ter muito potencial se escrita por alguém que soubesse desenvolver e conduzir a personagem. Os demais me pareceram meio transparentes ou até mesmo uma folha em branco.

Enfim, eu fiquei muito triste e decepcionada porque tava muito ansiosa e eu gostei de verdade da escrita da autora, ela escreve muito bem, mesmo que nos dois últimos livros que li dela eu tenha sentido o mesmo problema em relação a desenvolvimento (esse principalmente), mas acredito que ela tem MUITO potencial.

De qualquer forma, eu queria escrever essa resenha porque quando li a maioria tava elogiando completamente e me senti uma pessoa horrível por não tá gostando. As poucas pessoas que comentavam que não gostaram aparentemente tinham medo de elaborar o porquê de não terem gostado (provavelmente porque é livro nacional e só se pode detonar livro gringo). Então se alguém não gostou talvez essa resenha seja útil pra esclarecer as ideias.
Ray 27/10/2022minha estante
Pois é, Bonnie. Eu concordo com todos os pontos que você citou, principalmente no desconforto que me causa falar mal de livros nacionais. Hahaha Realmente a história tinha muito potencial, mas eu sinto que ele foi escrito já pensando em hitar, sabe? Dando aos leitores tudo o que eles querem, mas sem construção ou desenvolvimento. Não sei se você identificou, mas algo que me incomodou bastante também foi que alguns trechos eu achei muito semelhante com trechos de outras história. Algumas frases feitas para serem quotadas mas que pareciam muito com quotes marcantes de outras histórias escrito de uma forma diferente.

mimi 27/10/2022minha estante
eu vi TODO MUNDO que não gostou falando disso, particularmente não me incomodou tanto quanto as outras coisas mas eu identifiquei sim kkkkk principalmente em relação ao passado triste da Ragni, todo parágrafo era uma frase bonita pra ser grifada pelos leitores, mas que não te toca de verdade

alucianakarine 29/10/2022minha estante
Concordo com TUDO, quando comecei a perceber que não estava gostando me senti mal porque tudo que lia era só elogios, mas o livro em si é terrível. As cenas de sexo sem nexo, ela querendo que uma rainha começasse uma guerra por uma plebeia de outra corte e simplesmente várias coisas mais que nunca encaixavam. Só gostei da parte do gato rs

mimi 29/10/2022minha estante
nossa, parece que foi escrito em uma semana sem planejamento nem nada, o que é uma pena pq a autora meio que é famosinha e a escrita (técnica) nao é ruim, mas desde que li um conto dela (não sei se vc leu, é um que as pps sao mercenárias e matam homofóbicos) eu me toquei que ela tem MUITA dificuldade em desenvolvimento

alucianakarine 29/10/2022minha estante
Esse foi o primeiro que li dessa autora.

mimi 29/10/2022minha estante
vish amg e ja foi assim kkkkkk

Natália Tomazeli 25/09/2022

Releitura sáfica de Alice no País das Maravilhas
"Ela era Ragni Aesir. Resiliência fluía por suas veias e a determinação era seu sobrenome."

Na minha infância, toda vez que me perguntavam qual minha princesa favorita, sempre pensava "ah, a Alice não é uma princesa", porque meu filme favorito da Disney era "Alice no País das Maravilhas". Tudo nele me encantava e toda vez esse era o VHS que eu pedia para minha mãe alugar para eu assistir. Bom, me tornei uma adulta e li o livro do Lewis, aliás minha adolescência foi marcada pelas adaptações do Tim Burton, continuei apaixonada por esse universo e contei tudo isso aqui para vocês para dizer: COMO É BOM VOLTAR PARA ELE!

Dessa vez, com representatividade LGBT, algo que é não só uma das minhas paixões, mas prioridades literárias hoje!

Na releitura "Entre Naipes", temos o equilíbrio maravilhoso entre as referências do original e as coisas autorais da Mari Lucioli. Aqui, a chapeleira maluca que é a protagonista e temos várias rainhas que govenam cada pedaço de Wünderland, além de um tom mais sombrio e adulto.
A estrutura de enredo pode até seguir o original, mas até mesmo aqui há muitas subversões ao material de "Alice no País das Maravilhas".
Ragni, a chapeleira, é uma protagonista irreverente e daquele jeito que a gente já sabe e espera que seja a pensona "chapeleiro maluco". É muito legal que ao longo da história, ficava me questionando o que era loucura e o que era a personagem "dançando conforme a música" e fingindo. É difícil distinguir e é aí que mora o charme e a essência dela, sempre variando entre o limiar da sanidade. Ela é bem controversa, mas como anti-heroina, é fácil compreendermos e comprarmos suas lutas. Eu gosto muito dela, de suas revoltas internas e crises de auto estima.

Em termos LGBT, quantas histórias de fantasia você já leu onde a anti-heiroina é a protagonista e é bissexual? Conheço poucas. E outras personagens na história são LGBT, claro. Mas veja bem, o romance aqui não é o foco principal da história, e sim a jornada.

Também amei (odiar) as vilãs, principalmente a Sigrid, que é a que mais aparece na trama.
"As rainhas não são malucas, apenas cruéis. Não retire a humanidade delas para que a verdade seja mais fácil de engolir. São todas previsíveis, e não há previsibilidade na verdadeira loucura."

Além de que, claro, os personagens secundários são um máximo, e até com poucas cenas conquistam não só o afeto mas a atenção de quem lê. Eu ficava torcendo muito para aparecer mais cenas da Korin, que é a irmã mais razoável de todas rainhas, ou do Chess, que mora naquela casinha, A CASINHA!!! Não posso falar mais, porque perde a graça de vocês irem catando essas referências, mas é aí que tá a delícia em ler o livro, ir visualizando aquilo que eu amo tanto no clássico de novo, e novo!

É uma história muito rápida de ler, muito gostosa porque a autora soube encaixar as referências ao material original no timming certinho e dar uma roupagem bem mais moderna ao clássico, uma mistura que combina muito e que traz aquela nostalgia maravilhosa! Leitura indispensável para quem ama releituras, histórias com representatividade LGBT e óbvio, quem ama Alice no País das Maravilhas também!

"Seu pai costumava lhe falar que nada durava para sempre, e até mesmo uma eternidade poderia durar apenas um segundo. A chapeleira não sabia se isso era verdade, mas estava tudo bem se não durasse pelo infinito. Desde que durasse todas as eternidades até o resto de sua vida."

Alessa 01/12/2022

?cortem as cabeças!!?
Eu adorei, amo fantasia e Alice é um dos meus livros favoritos, uma releitura sáfica é tudo que eu precisava!
Os personagens fortes, as referências, a escrita, fica tudo muito mais gostoso se você já leu o livro original, a sensação de finalmente conseguir se identificar em uma protagonista de um universo que você conhece desde a infância, é indescritível. Recomendo se você gosta de ?Alice no País das Maravilhas?, recomendo também se nunca leu, dá pra se situar mesmo sem ter lido.

Flora 04/01/2023

Maravilhoso!
Uma história muito bem contada, com personagens cativantes e um universo muito bem construído! Simplesmente maravilhoso!

giih carstairs 15/10/2022

somos todos loucos aqui
Eu sou simplesmente apaixonada por recontos, então quando descobri esse reconto de alice no país das maravilhas (lgbt) já fui correndo ler.
achei o início extremamente lento, tanto que me arrastei por dias até chegar lá pra 60%, mas depois disso fluiu muitoooooo.
eu amei toda a ambientação que a autora criou, e os nomes que ela deu pros capítulos foram simplesmente geniais!!!
fiquei feliz porque tiveram muuuitas referências aos filme da alice que a gente conhece, entendi todas as referências.
acabei tirando uma estrela por conta do começo que foi lento e do final que foi rápido de mais.
mas recomendo de mais o livro pra quem, assim como eu, gosta de recontos.

Bruna 01/11/2022

Bom pra baralho!
É bem baum! Muito bem contado, os detalhes se encaixam, os personagens são bem desenvolvidos.. É divertido de ver uma nova versão de Alice. E o epílogo é um xuxuzinho, eu amei!!!

Mas de tudo, eu preciso bater palmas pra essa capa MARAVILHOSA!!!

mari1464 18/02/2023

Entre Naipes
A construção de mundo é muito bem feita, o universo bem explicado, nos deixando mto curiosos pra saber mais sobre. O enredo é legal, mas as coisas demoram um pouco pra acontecer.

Eu esperava mais do romance, q teve pouco desenvolvimento, na minha opinião. O final do livro tbm foi bem corrido, com tudo se resolvendo muito rápido.

Mas é uma leitura legal, os nomes dos capítulos são incríveis e o universo é muito bem criado.