O Teu Cheiro de Mar

O Teu Cheiro de Mar L. Black

Resenhas - O Teu Cheiro de Mar

caroliny 18/04/2024

Romance fast burn com casal afrocentrado, uma delícia de ler. O livro consegue ser leve em vários pontos, mas traz seriedade quando necessário. A autora debate temas importantíssimos, em especial no que diz respeito aos problemas enfrentados pela população negra no Brasil. É tão bem relatado, tão cru, que chega a doer em certos momentos, essa realidade que precisamos enfrentar é assustadora. A forma como o sistema policial escolhe lidar os negros foi muito bem colocada, e mais uma vez, é gritante, doloroso, é escancarado o racismo enraizado na sociedade. Fora isso, ver Giovana e Matheus foi lindo demais, saí da leitura com um gostinho de quero mais e vontade de viver o que li entre eles.
Representatividade que importa demaaais, vale muito a leitura!!

Ruth 15/04/2024

Esse livro começa perfeitamente. Eu me identifico logo nas primeiras páginas com a história e o jeito que são descritos os cenários. Falar de praia me cativa instantaneamente!
O livro é puro suco do Brasil. Até o fato deles se beijarem nas primeiras páginas e tudo acontecer mais rapido, isso é extremamente BRASIL!

O que me deixou bem irritada nesse livro é a quantidade situações que a autora decide comentar e trazer à tona. Tem diversos assuntos que fazem muito sentido e apontam para situações extremamente reais do Rio, e que precisam dessa atenção. Mas existem algumas coisas que eu achei que já forçou a barra.
No meio pro final eu fiquei cansada do excesso.

Excesso de pautas para discussão, excesso de descrição de situações, excesso de enredos que foram criados. E quando eu penso que acabou, surge sempre uma nova situação.

A sensação que eu tive, é que a autora não queria deixar nenhuma margem pros leitores reclamarem de assuntos ?em aberto?. E ai ela quis ?finalizar? todas as situações que ela trouxe a tona em algum momento do livro. E deu importância para cada uma dessas situações. Isso ficou cansativo. Pq além dessas situações acontecendo, tinham as descrições do que os protagonistas pensavam, sentiam, queriam. Os embates internos que eles passavam, As cenas de hot? e estava tudo bem ela querer falar sobre todos os assuntos que ela quis trazer. O problema, pra mim, foi ela querer resolver todos eles em um unico livro. Que a primeiro momento, nas minhas primeiras 100 paginas, já tinha enredo o suficiente para sustentar a história magnifica que ela tinha proposto.

Enfim, eu amei demaaais os protagonistas. A ligação deles é perfeita demais e a história de cada um, individualmente, é muitoo boa também.
Essa autora descreve as coisas de uma maneira muito boa, você se sente ali, aonde os personagens estão.
E a playlist ligada a momentos do livro ??? PERFEITO DEMAIS!!!

Larissa3677 13/04/2024

O teu cheiro de mar
O livro é ótimo pra quem gosta de romance clichê, mas não me prendeu, foi um dos que eu mais demorei a ler. A história é um puco arrastada em alguns momentos que não era necessário e a falta de confiança em quem fez de tudo pra fazer confiar. Só se decidiu mesmo sobre o que queria quando viu o homem da sua vida na cama de um hospital.

Julia.Silva 13/04/2024

RESENHA
? o teu cheiro de mar ? l. black
? ????? ½

?Cada segundo, cada minuto e hora, desde que a conheci, me transformou em um homem diferente. Bastou um olhar, simplesmente um único olhar, e eu soube que estava ferrado. Que eu estava perdidamente apaixonado por uma pessoa que sequer conhecia.?

O que dizer sobre esse livro? Bom, ele conta a história da Giovanna e o que ela teve que passar para chegar ao Rio de Janeiro, depois de perder muitas pessoas importantes em sua vida, e também, a história do Matheus, mostrando sua família e como ela está sendo destruída aos poucos. Então não, não é apenas um romance, é uma história sobre duas pessoas que já sofreram e ainda enfrentam seus demônios, é uma história de superação e aceitação, medo e amor.

Temos vários gatilhos no livro; luto profundo, racismo, vício e overdose, mas algo que me surpreendeu bastante, de uma forma positiva, é que a autora deixou uma aviso de gatilho no começo de cada capítulo, que seria pesado, mas necessário para a história, então podem ir ler sem medo.

Agora falando sobre o casal, o Matheus sem dúvidas é o personagem literário mais cadelinha pela sua mulher, que eu já li, e a cada apelido novo que ele dava para a Gi, uma fada nascia, uma sereia conseguia fugir dos pescadores, uma fruta ficava madura, um bebê sorria pela primeira vez.

Foi lindo acompanhar esses dois, eles se ajudando em momentos difíceis, um respeitando o tempo do outro, se apaixonando e se amando pela primeira vez, apenas foi, apaixonante.

Pretatododia 04/04/2024

Leitura leve, viciante e apaixonante
Tava bem animada com esse livro pois encontramos pouquíssimos que se passam no Brasil e ainda mais com protagonistas afro centrados.

A leitura é uma delícia, os protagonistas bem carismáticos, assim como outros personagens.

Nic 02/04/2024

Um livro muito calmo e rápido de ler uma comédia romântica. Onde eles se apaixonam desda primeira página

Samilly.Hildener 31/03/2024

Linda história de amor ?
Uma história linda e leve, foi muito gostosa de ler. Amei a construção da história de amor e personalidades tanto dos protagonistas como de todos os personagens.

Ruth 15/04/2024minha estante
Foi exatamente a experiência que eu tive lendo esse livro também. Super me identifico com sua resenha

Ayzi 29/03/2024

O teu cheiro de mar
Que livro impecável! adorei conhecer gi e mat, foi uma experiência muito adorável. me senti tão bem ao ler esse livro, a black arrasou!!

isntmullan 28/03/2024

Rio de Janeiro ??
Definitivamente esse livro vai estar no meu top 3 de livros favoritos de 2024. Maravilhoso!!!!!!!!!!

Lili Books 26/03/2024

Olha, o livro é bacana, o enredo, os personagens e tals... EU que não gostei muito, ok? Não me prendeu do início ao fim e me deixou entediada em muitos momentos, eu terminei ele na marra

Recomendo pq sei que muitas pessoas podem gostar

Gabriela1665 25/03/2024

Finalmente terminei essa fofura. o mat é o homem dos sonhos, era impossível ele ser mais apaixonante e a Giovana é uma mulher incrível cheia de camadas. eu amei a vibe carioca e os detalhes em cima disso, alguns momentos são bem dramáticos e mto tristes mas reais e importantes de serem falados, achei corajoso da parte da autora.
um livro mto bom e que sabe dosar mto bem os momentos, ansiosa pela continuação?

Mirellissima1 22/03/2024

O teu cheiro de mar - PLOT HORRIVEL KKKK
Seguinte, tenho tanta coisa pra falar que nem sei por onde começar.

O livro tem uma escrita bem bacana, é fluida e leve, mas se torna muito cansativa e entediante pelo excesso de declarações durante o livro, o casal tem química e tals, mas achei o romance meia boca, Matheus se apaixona muito rápido e essa falta de compromisso eterna me incomodou, foi na verdade um romance que eu não queria ter nunca na vida kkkk Achei que a Giovana pisou na bola com o Matheus durante o livro sobre a questão de relacionamento, ela só enrolou ele e não foi sincera como deveria.

Sobre os acontecimentos do livro eu particularmente vi que a autora só usou vários elementos usados em narrativas e jogou todos de uma vez só, sem construção de nada...
O livro inteiro não tinha nada que me prendia na leitura, eu não ficava na expectativa de nada, a única vez que senti isso estava em 85% tipo (???).

Tiana poderia ter sido mais desenvolvida, nós não tivemos tempo de criar uma "relação" com a personagem, mas foi muito bom ter colocado um tema como esse para reflexão durante o livro, apesar de ter achado que a personagem da Tiana foi construída muito superficialmente. (Principalmente um assunto tão sério sendo colocado no meio de cenas de S$x0)

O plot sobre o pai me decepcionou muito, foi péssimo e parecia que a autora só jogou pra inocentar a Mari (que perdeu a oportunidade de ter sido mais desenvolvida porque a personagem tinha muito potencial) e não tinha pé nem cabeça, cuspiu qualquer coisa pra finalizar o livro com um plot. Odiei, era melhor ficar sem.

Além de coisas muito irreais que rolaram deixando o rumo do livro muito fantasioso, mas isso foi o de menos comparado as situações de cima.

O que mais gostei na verdade foram os temas abordados no livro como o racismo e a injustiça, coisa que nem sempre vemos palco e que necessita ser falado com mais frequência. Foi uma leitura rápida até mas não leria novamente e nem recomendaria pois já li livros que abordam os mesmo temas só que com uma enredo bem melhor.

Ruth 15/04/2024minha estante
Super me identifico com sua resenha!!

Lud 19/03/2024

Tudo que eu não esperava ler
Eu esperava ler uma comédia romântica gostosinha, com aquele arzinho carioca que amo, e recebi uma paulada de críticas bem assertivas e muito pertinentes com o contexto da história de vida dos personagens.

Havia momentos em que eu tinha que parar de ler porque não aguentava mais chorar kkkk dito isso, AMEI! Recomendo super! E apesar dessa descrição um tanto quanto dramática, vão sem medo, além dos choros, o casal principal entrega tudo e um pouco mais! O relacionamento deles e como eles lidam com as adversidades de suas historias pessoais são um show a parte.