O Teu Cheiro de Mar

O Teu Cheiro de Mar L. Black

Resenhas - O Teu Cheiro de Mar

bénia 23/02/2024

Teu cheiro de mar
Eu li esse livro pela primeira vez no ano passado quando ganhei o ebook de presente e só aquele conto já tinha me encantado demais com toda vibe praiana, personagens pretos e todo o clima envolvente. Descobrir que teria um livro foi uma segunda chance de me apaixonar por eles de novo e só posso dizer que resultou.
Nesse livro vocês irão encontrar muito mais que dois personagens que sentem atração um pelo outro logo de cara, vocês irão encontrar personagens complexos, com defeitos e acertos, com sentimentos e pensamentos reais, com problemas enfrentados todos os dias em diversas partes do mundo no quotidiano das pessoas. Acompanhar eles, estar dentro da cabeça deles foi complexo, me tocou muito, eu sendo preta me identifiquei TANTO com a Giovana, uma personagem real demais com dificuldades e acertos reais! Muitos podem pensar que ela é chata mas você nunca irá entender ela até acontecer contigo. Conhecer os pensamentos mais profundos da Giovana só me fez me apaixonar mais ainda por ela, me apaixonei tanto que senti uma alegria genuína quando ela venceu finalmente na vida.
Mateus, outro personagem maravilhoso e que enfrentou e ainda enfrenta tanto em sua vida pessoal, acompanhar todo o relacionamento familiar dele foi marcante e eu confesso que fiquei muito curiosa sobre a Mariana, irmã de Mateus, quero muito conhecer ela e os pensamentos mais profundos que ela possa ter.
Ele tinha todos os motivos para desistir, mas ele sempre foi muito persistente e conseguia demonstrar a pessoa incrível que ele é além de palavras.
Os personagens secundários como a mãe de Mateus, a Nat, melhor amiga e irmã de Giovana, e os pais de Nat e Giovana são personagens incríveis também, impossível não se apaixonar por eles de cara.
L.Black desenvolveu os assuntos marcados como gatilho tão bem que é impossível você não se sentir mal, eu juro por tudo, ela usou palavras tão fortes e as aplicou tão bem na história que ela te marca de uma maneira diferente.
Enfim, eu amei reler eles e eu recomendo de coração para todos vocês! Favoritado.

Amanda3913 23/02/2024

Já tinha conhecido Giovana e Matheus, do conto que leva o mesmo nome que o livro, e me apaixonado e ansiava por mais desse casal que me marcou tanto!!
No livro de 379 páginas a L. Black nos proporciona diversos sentimentos como acalanto, paixão, alegria, medo e aflição com uma escrita detalhada e envolvente. Que não está só focada nos problemas e desenvolvimento do casal, mas dos personagens que compõem o núcleo íntimo da Gi e do Mat.

Gabriella466 23/02/2024

ESTOU APAIXONADA!
É a primeira vez que eu leio um livro escrito pela autora e posso dizer que foi a melhor coisa que fiz! Me emocionei, sorri, chorei (muito!!) e vibrei muito pelo casal. Cada momento deles fez borboletas sugerem em meu estômago, pensando: "quero vivenciar algo assim". É perfeito para quem busca uma grande história de amor, superação, com uma escrita de tocar na alma.

kimmyz 22/02/2024

Um romance carioca que fisgou meu coração.
Eu quero começar dizendo "Obrigada, Lu" por esse livro, por essa escrita, por tu ser essa escritora e pessoa tão completa e maravilhosa

Em O Teu Cheiro de Mar, Lu Black tece uma narrativa envolvente que mescla o calor do Rio de Janeiro com um amor ardente entre Giovanna e Matheus. A trama, permeada por sensibilidade e representatividade, nos leva por caminhos de superação, perdas e, acima de tudo, um amor que transcende as adversidades.

Giovanna, uma mulher forte e guerreira, encontra em Matheus um refúgio para as dores do passado. A química entre os personagens é palpável, e a autora habilmente constrói um relacionamento que vai além do convencional, explorando nuances de paixão, compreensão e entrega.

A ambientação carioca adiciona um toque especial à história, tornando-se não apenas um cenário, mas quase um personagem, com o mar como testemunha de momentos intensos e reveladores. Os diálogos são fluidos, e a narrativa se desenvolve de maneira equilibrada, misturando reflexões profundas com momentos de leveza.

A trama aborda temas sensíveis, e a autora os trata com delicadeza, proporcionando ao leitor uma imersão nas vidas de Giovanna e Matheus. Os pontos altos do enredo incluem não apenas o romance, mas também a construção de uma família improvável e os desafios que cada personagem enfrenta para alcançar a felicidade.

A conexão entre os protagonistas é notável e sentido, e o leitor é conduzido por uma montanha-russa emocional, experimentando risos, lágrimas e uma torcida fervorosa pelo amor que se desdobra nas páginas.

O Teu Cheiro de Mar é uma ode ao amor real, repleto de imperfeições e superações, e Lu Black nos brinda com uma narrativa que aquece os corações mais ávidos por histórias intensas e apaixonantes.

Oliveiraleituras 21/02/2024

??????
Um romance bem gostosinho de ler, leitura bem rápida e os personagens são maravilhosos, Mateus é um romântico indescritível é Giovanna é batalhadora de mais

silenciotolendo 21/02/2024

Um mar de amor com cheiro de felicidade ?
Quando li o conto OTCDM já tinha me apaixonado pela escrita de Black. Ela consegue trazer suavidade e intensidade a história e aos personagem. Estava ansiosa pelo livro completo e sabia que ela não ia decepcionar! Black soube trazer tudo na medida certa, sem deixar o livro cansativo e enjoado. Trouxe humor, reflexão, lágrimas, um pouco de caos e muita representatividade. Mas principalmente, trouxe amor! É um livro apaixonante e apaixonado. Com declarações profundas e verdadeiras da construção de um sentimento.

Por falar em sentimento, eu precisava de mais de Gio e Mat! Eles são inteligentes, apaixonados e não medem esforços pra fazer quem eles amam felizes. E apesar de estarem com o coração quebrado, se entregam (mesmo que lentamente) a uma paixão fervorosa.

Giovanna teve uma infância sofrida, perdeu uma pessoa que amava, acabou amadurecendo cedo demais. Escondeu todo o trauma em trabalho e em faculdade, tão focada em se manter vida, esqueceu que precisava ser feliz.

Matheus carrega muita culpa, arrependimento e sentimento de que podia e pode fazer mais. Apesar de parecer confiante, também tem medo de se machucar.

A conexão deles é inegável. Eles são fervorosos na paixão e suaves na construção do amor.

Precisava de um livro leve (com um pouco de caos hahahah) pra aquecer meu coração e me deixar ainda mais apaixonada por eles.

Os plots do livro vão de reflexivos a profundos, mas, pra mim, um dos maiores plots foi Mariana. Iniciei pensando que ia odiar ela e terminei apaixonada e com vontade guardar ela em um potinho.

Giovanna e Matheus, obrigada por se permitirem viver esse amor. Por sofrerem, se perderem, se perdoarem e se amarem. O amor de vocês não é perfeito, mas vocês souberam derrubar muros e edificar pontes para dar continuidade a esse sentimento. Que Matheus continue sendo um mar pra Gio mergulhar no mundo dele e que ela seja sempre a luz iluminando o caminho dele. E que o amor deles seja como o mar: profundo, intenso e infinito aos nossos olhos.

Joy 21/02/2024

Envolvida pelo O teu cheiro de mar
No livro de 379 páginas a L.Black nos proporciona diversos sentimentos como acalanto, paixão, alegria, medo e aflição com uma escrita detalhada e envolvente. Que não está só focada nos problemas e desenvolvimento do casal, mas dos personagens que compõem o núcleo íntimo da Gi e do Mat.

readsiza 21/02/2024

Profundamente leve.
Esse livro foi tão profundo e ao mesmo tempo tão leve. O amor do casal é leve. Duas pessoas quebradas, mas que conseguiram encaixar muito bem suas peças e fazer funcionar. Mas ao mesmo tempo, é uma história com assuntos sérios sendo abordados. Racismo, luto, vício, abandono, depressão? e todos esses assuntos foram tratados de forma muito verdadeira, da forma mais crua possível. Todos os capítulos que podem conter gatilhos, tem um aviso no início (o mesmo aviso que há no início do livro).
No começo dessa história eu preciso confessar que achei o Matheus um ?bunda mole? porque ele queria tanto a mulher e fez uma cagada daquela, mas depois fui entendendo ele. A Giovanna é uma personagem muito complexa, ela consegue ser segura e insegura na mesma medida. Ela é um mistério que você fica cada vez mais curioso. Eu sou nascida e criada na zona oeste do Rio de Janeiro, vivi vários cenários desse livro, mas todos eles de uma perspectiva branca, poder entender e ver de uma perspectiva negra abriu muito a minha cabeça. Esse com certeza é um livro que eu indicaria para meus amigos.

maria paula 21/02/2024

Com uma escrita clara, e muitas vezes de arrancar o fôlego ou as lágrimas, a autora deixa seu leitor envolvido com os protagonistas logo nas primeiras páginas.

?? a ambientação é excelente! você se transporta para o Rio de Janeiro e seu calor de 40° junto com os personagens e mergulha de cabeça na atmosfera criada pela história.

?????????? e por falar em personagens, eles têm sua essência tão clara como o sol. é fácil se apaixonar por cada um. e os personagens secundários são igualmente bem escritos.

? o romance com certeza é o foco, mas o livro, diferente do conto (sim, otcdm inicialmente era um conto) se aprofunda nas histórias dos protagonistas, em seus sonhos, seus medos, seus problemas, seus passados... além disso, aborda questões raciais, de saúde mental e representatividade de um modo sensível, real e intenso.

um romance de arrancar suspiros e uma história de deixar uma marca, "o teu cheiro de mar" é o tipo de livro que emociona, diverte, comove e apaixona.

juh 21/02/2024

PERFEITO
Não tá escrito o quanto eu fiquei envolvida com esse livro, li em uma lc e de verdade? não me arrependo de ter priorizado essa leitura.

matheus e giovanna são surreais, eles são incríveis e o crescimento deles tanto como pessoas ou no ambiente de trabalho, a forma como ela foi se abrindo cada vez mais mesmo com todos os traumas de relacionamento e confiado nele aqueceu meu coração.

além do romance incrível, a autora conseguiu trazer temas importantes e atuais como a desigualdade social, o racismo e a morte de crianças pretas na favela, foi muito forte ler sobre, mas é necessário para todos relembrarem do que acontece nos na frente dos nossos olhos e vários esquecem só porque não vivenciam tamanha injustiça.

chorei, ri e no final amei a mari, to doidinha pro livro dela ??

Yasmin.Dorneles 21/02/2024

O Teu Cheiro de Mar
Esse livro é para você e para mim, mulheres pretas que nunca se sentiram tão amadas mas que sonham que esse momento vai chegar. É para todas nós que queremos, finalmente, sermos vistas, valorizadas, cuidadas e amadas.
Como a única menininha preta no grupo de amigas na infância, como a jovem que fazia de tudo para conseguir o mínimo de atenção, eu consegui sentir bem o que a Gi descrevia e acho que esse livro me trouxe uma esperança há muito deixada de lado.
Eu amei muito o livro, a história e a escrita da autora. Nós torcemos para os mocinhos e desejamos ter aquilo um dia e aaahhhh, como meu ?coração está quentinho?.
O livro é leve, mas tem alguns capítulos que nos fazem refletir um pouco mais, que nos fazem relembrar a dor do racismo e por mais que sejam tristes e dolorosos ainda são necessários.
Que o brilho das crianças, das Tianas, Miguels, Marcos Vinícius e por aí vai, nunca se apague e que sempre possamos ter força pra lutar

nanA191 20/02/2024

Adorei o livro bem de boa em alguns momentos, adorei os personagens, adorei que se passa no rj e adorei o casal que me deu até vontade de ter um matheus na minha vida, mas ja passou hahaha.

Carlinha 20/02/2024

Simplesmente apaixonada!!!
Primeiramente pensei que seria apenas um romance de um homem cadelinha da protagonista (só aí eu já teria amado), mas foi muito mais do que isso. A profundidade que autora trouxe pra história em relação a tantos assuntos me fez gostar ainda mais da história, pois me identifiquei com muitas falas e sentimentos da protagonista. As vezes nós só precisamos de um Matheus na nossa vida pra apontar que o que achamos imperfeito pra nós por conta do que a sociedade prega, é belo aos olhos do outro. Obrigada L. Black por tudo!! Com certeza minha autora fav de 2024 e só estamos no início do ano heinnn

Bee_Books 19/02/2024

Ensofirnada de amor ?????
"O Teu Cheiro de Mar" é uma obra que vai além das páginas, mergulhando profundamente nas experiências e emoções de seus personagens. L. Black nos presenteia com uma narrativa envolvente e comovente, que aborda questões de representatividade e identidade de forma sensível e poderosa. Para mulheres negras como eu, a identificação com a personagem Giovanna é imediata, especialmente no capítulo 15, onde as pautas raciais são exploradas de maneira marcante. A música "Normal Girl" é basicamente o tema desse capítulo é comovente e intensifica ainda mais a conexão emocional com a história, afinal de contas quem nunca se sentiu dentro daquela música?!
"O Teu Cheiro de Mar" é um livro que não apenas conta uma história, mas também serve como um espelho para nossas próprias experiências e um lembrete do poder do amor e da autenticidade. ????