Aurora

Aurora Marcela Ceribelli

Resenhas - Aurora

AliceFonseca.25 31/03/2024

Aurora: Mulheres Exaustas
Em "Aurora: O Despertar da Mulher Exausta", Marcela Ceribelli tenta abordar uma gama de questões que ela acha relevante para as mulheres modernas, desde a sobrecarga de tarefas até a pressão social sobre o corpo feminino, no qual algumas temáticas realmente são. No entanto, a tentativa de mergulhar em tantos temas acaba resultando em uma abordagem superficial e falta de foco.

Um dos principais problemas do livro é a falta de profundidade nos estudos apresentados. Embora Ceribelli cite vários estudos, a análise dessas pesquisas é muitas vezes rasa, deixando os leitores sem uma compreensão clara de como elas se relacionam com os temas discutidos. Isso resulta em uma sensação de desconexão e falta de direção ao longo da leitura.

Além disso, a inclusão de um versículo bíblico fora de contexto no capítulo 2 do livro é preocupante. Essas citações não apenas carecem de uma defesa sólida por parte da autora, mas também parecem deslocadas e não contribuem significativamente para a discussão em questão. Isso cria um vazio na argumentação e deixa os leitores questionando sua relevância.

Outro ponto de crítica é a abordagem assertiva de Ceribelli em relação à mudança de comportamento das mulheres. Em vez de incentivar a reflexão e o autoconhecimento, a autora parece querer impor uma ideia específica do que é ser mulher, o que pode alienar parte do público-alvo do livro.

No geral, "Aurora: O Despertar da Mulher Exausta" parece mais um bate-papo casual entre amigas do que uma obra substancial e impactante. Se Ceribelli tivesse se concentrado mais em contar suas próprias histórias e experiências, o livro poderia ter sido mais relevante e envolvente para os leitores (as).

Eu li até o final, por mais ruim que seja o livro eu não consigo deixar pela metade, mas foi bom para passar o tempo longe das redes sociais.

Marilyn.Marchioli 31/03/2024

AURORA O DESPERTAR DA MULHER EXAUSTA
Marcela Ceribelli fala sobre o que existe de mais profundo em nós, colocando os tópicos de forma íntima e doce, sobre como estamos exaustas por conta de rotinas, cobranças, de não entendermos a si mesmos, e como isso feta muito nessa atualidade que vivemos.

Todos esses assuntos aborda de forma delicada, uma saída de todos esses conflitos interno como se fosse um abraço no final do túnel. É possível ter esperança, e que mulheres fortalecem outras mulheres.

Comecei a leitura não esperando nada, e terminei emocionada com TUDO que ofereceu ??

Indico para todas as pessoas que se cobram, para ter uma visão diferente e acolhedora cheia de afeto e cuidado!

MariChalamet 30/03/2024

Obrigatório para todas as mulheres
Li esse livro no exato momento em que estou precisando, e me acolheu, me identifiquei, me enxerguei, ri e chorei. Maravilhoso, maravilhoso!!
?Em diversas culturas, meninas são criadas para tolerar dificuldades desnecessárias que estão conectadas ao senso de valor próprio delas. Como resultado, elas crescem acreditando que, como mulheres, nosso potencial de ser amada é equivalente à nossa capacidade de se sacrificar e de se colocar em segundo plano. [...] Torna-se difícil para elas parar e dizer 'espere um pouco, por que eu também não posso ser uma pessoa com vontades, necessidades e limites?'. Obviamente, ser generosa é uma coisa adorável e o amor pode até envolver um certo nível de sacrifício, mas é triste a ideia de que para muitas mulheres isso é tudo que ele é. Em quase todas as culturas as mulheres são valorizadas pelo seu nível de entrega, de se colocar em segundo plano:
'nossa, ela sacrificou tudo pelos filhos e pelo marido, é uma excelente mãe e esposa'. Na Nigéria, as pessoas dizem que, quando você se casa, significa que você tem outro filho, porque seu marido é, na realidade, seu filho."
?Ao entrar em um supermercado, repare nas prateleiras: logo acima, ao fácil alcance de nossas mãos, estão os produtos mais desejados. Na mesma proporção de querer, a cada fileira para baixo estão aqueles que precisamos nos esforçar para alcançar. Se as mulheres são os produtos e os supermercados, as relações amorosas, quais delas ocupam os andares superiores? Não é difícil de acertar: envolve padrão estético, machismo, etarismo e o que mais a sociedade usa de violência para nos domar, acreditando que devemos ser escolhidas, e não escolher.?
?Os homens aprendem a amar muitas coisas, as mulheres aprendem a amar os homens". Segundo ela, isso faz parte das pedagogias que nos ensinam a amar de forma identitária, ou seja, a construção da identidade feminina é mediada pelo olhar de um homem que as "escolha", o que é reconhecido como legitimação do nosso valor na sociedade. Somos socializadas para encontrar, em uma relação romântica, nossa fonte única de realização.?
?É preciso educação e letramento de gênero para destruir a ideia de que a mulher que está solteira sofre de solidão. Muito pelo contrário: se conseguirmos demolir a rivalidade entre nós e nos nutrir afetivamente de nossas amizades com outras mulheres, saberemos diferenciar migalhas de afeto das demonstrações genuínas de amor. Como diz Valeska: "É importante colocar energia e amor nas relações com outras mulheres, mãe, amigas... porque no final, quando o bicho pega, geralmente quem está do nosso lado são outras mulheres".
?Saber dizer não e não sofrer com isso é dizer sim para a nossa capacidade de estabelecer limites: a partir daqui, não vou. É também um momento crucial para não cairmos na cilada da mulher
"sempre de boa". Afinal, as únicas pessoas que ficam incomodadas quando você estabelece limites são aquelas que se beneficiaram quando você não os tinha. Quando você não está acostumada a se sentir segura, apresentar-se autoconfiante pode parecer arrogância. Quando não está acostumada a se posicionar, ser assertiva pode parecer agressividade. Quando não está acostumada a tratar suas necessidades como prioridades, colocar-se em primeiro lugar pode parecer egoísmo.?
?A dependência emocional é um prato cheio para cair em chantagens emocionais que podem nos fazer acreditar que nunca mais seremos amadas. O fantasma da solidão assombra tanto que podemos até esquecer que existia uma vida antes do outro. Como diz a gigante Nina Simone na música "You ve got to learn", "você tem de aprender a sair da mesa quando o amor ja não está sendo servido".?
?Achar que para você ser boa precisa de um complemento é o começo do fim. O que move o desejo é a falta, eu preciso me ver como ser faltante para continuar desejando o outro. O que faço quando caso? Assino um contrato de propriedade, o outro é meu e eu sou do outro. Então não há falta, nem espaço para o desejo. O problema das relações monogâmicas é isso não ser discutido.?
?Quem é mau ama com maldade, o violento ama com violência, o fraco ama com fraqueza, gente estúpida ama com estupidez. Como meu medo de abandono era tamanho a ponto de me definir, eu amava com ansiedade e insegurança.?
?Quando alguém some de repente, fica esse vazio que o título ecoa: copo vazio. A gente não consegue lidar muito com o vazio, ele dura pouco. A gente é esse vazio, mas está se preenchendo o tempo todo, e o desejo nasce dele. A gente precisa de algo não correspondido, algo não preenchido, algo não garantido para conseguir se manter desejante, para conseguir sustentar esse lugar. Desejo realizado é desejo morto. A gente precisa de vazio para reinaugurar desejos. Isso faz a gente pulsar, se movimentar.?
?O que você diz realmente elevou meu senso de consciência. Percebi que não deveria tomar coisas pessoalmente porque aquilo é apenas o ponto de vista de quem está me julgando ou fazendo suposições, e eu não tenho absolutamente nada a ver com isso. Da mesma forma que você é o personagem principal da sua história, os outros também são das deles.?
?Temos um futuro aprisionado, e isso tem a ver com como lidamos com o passado. Pensando em linha do tempo, eu tenho a sensação de que ficamos pulando do ontem para o amanhã o tempo inteiro e fazendo do amanhã um espelho do ontem.?
?Se nos permitirmos ficar atentas, despedidas podem ser menos sobre o luto do fim e mais uma celebração pelas tantas possibilidades da vida. Talvez tenha, sim, chegado o momento em que tudo cumpriu seu propósito e possamos abrir espaço para inspirar e respirar novos começos. Talvez tenha chegado a hora de sonhar de novo.?

Aryane.Morais 30/03/2024

Esse livro toca nossa ferida e faz a gente perceber ainda mais em cada pagina virada o quão dificil é ser mulher...tem dados oficiais e relatos pessoais que dão a sensação que somos amigas proximas da autora.

Juliana 30/03/2024

Boas reflexões
Muito boas reflexões e muito fácil de se identificar. Demorei para engatar na leitura, mas me identifiquei muito e me trouxe ótimas reflexões.

Vivemos uma vida muito corrida, atarefada e as mulheres com cobranças extras em cima disso, não é fácil.

Apesar de ser um livro voltado para mulheres, os homens também deveriam ler.

rayanemlp 30/03/2024

Reflexões
Esse livro literalmente conversou comigo em muitos momentos. A escrita da autora é uma delícia.

Ela aborda sobre vários assuntos que nos afetam como mulheres no nosso dia dia. Medos, redes sociais, trabalho, família, relacionamento, inseguranças, doenças mentais, autocobrança, autoestima, machismo, etc, etc, etc.

Realmente, muito bom.

vtqmv 29/03/2024

Reflexões
Antes de ler este livro tive a expectativa que fosse um livro mais científico focado na questão de sobrecarga da mulher atualmente, mas a vibe dele é muito mais sobre uma roda de conversa (ou um podcast kkk) sobre várias questões que afligem, em principal, as mulheres.

lendo esse livro me lembrou em vários momentos o filme da barbie há pouco lançado, pois várias aflições são experiências muito únicas e extremamente presentes na vida de nós mulheres. portanto, penso que se algum homem for pegar para ler dificilmente ocorrera tanta identificação e compreensão do que o livro aborda. inclusive, há problemáticas tão intrínsecas para uma mulher que eu chego até a desconsiderar que há também a possibilidade de viver sem nunca ter sentido determinada preocupação.

enfim, um livro pra se sentir menos sozinha nas nossas neuroses e para tentar se entender melhor e viver menos preocupada e exausta.

mahbernardo 28/03/2024

O livro falou muito cmg. me senti em uma terapia em mts assuntos que estou tratando na terapia inclusive. o final do livro veio em um momento certo que eu precisava de respostas e ela veio, em minis trechos, eu me senti confortada. um dos livros que mais usei marca texto e queria postar sobre ele td hr. não é papo de coach e mimi de auto ajuda. ele é sensacional e necessário e terminei ele querendo ouvir tds os ep do podcast

Julia.Maranzatto 27/03/2024

Me identifiquei com muita coisa desse livro, até mais do que esperava. Achei uma leitura ótima que trouxe muita reflexão sobre como é ser mulher na sociedade que vivemos!

Danielle599 26/03/2024

Gostei e não gostei ao mesmo tempo. Acho que a primeira e segunda parte do livro foram muito boas, mas depois senti que foi decaindo, e se tornando um pouco militante demais. A ideia do livro é muito boa, traz mensagens e questionamentos muito importantes, mas sinto que vai ficando pesado e cansativo. Não é uma leitura fluida. Indico para ir lendo em conjunto com outras leituras, não ler o livro todo de uma vez, ir lendo uma parte e depois ler outros, para ficar menos maçante.

bellameiodailha 26/03/2024

Podcast em forma de leitura
Marcela Ceribelli tem uma forma de escrever que encanta, assim como a condução no podcast ?Bom dia, Obvious? a escrita do livro é impecável com diversas referências!

Roberta.Justel 24/03/2024

Aurora: o despertar da mulher exausta
12/2024

Um livro necessário para as mulheres-modernas-exaustas.

Marcela Ceribelli escreve de modo assertivo, afetuoso e esclarecedor sobre temas que assolam, perseguem e assombram as mulheres na atualidade?mas também traz caminhos para o reconhecimento dessas ?mazelas? e seu enfrentamento!

Gostei!

gepaes 22/03/2024

Marcela Ceribelli e eu somos amigas íntimas. Ela não sabe disso, mas eu soube em cada palavra do livro.
Obrigada, miga ?

Joanna.ARAUJO 22/03/2024

SENSACIONAL! Toda mulher deveria ler esse livro! Estou encantada com a Marcela, a autora. O livro é tão bom que não sei nem o que dizer, porque gostaria de dizer tudo. Só leiam!

Carme 22/03/2024

O despertar da mulher exausta
O livro proporciona diversos momentos de reflexão e nos incentiva a rever nossa atitudes diante da vida.