Que a melhor mordida vença

Que a melhor mordida vença Dan Rodriguez

Resenhas - Que a melhor mordida vença

Larissa2183 25/01/2024

Fatos 4/10
E um livro de fácil leitura, mais achei a história um pouco fraca.
Tem bastante representatividade, mas esqueceram de trabalhar ela melhor.

thays.dream 10/03/2024

"Eu queria saber qual versão de você é a verdadeira"
Esse livro tinha tudo para ser GIGANTE!!
Mas acabou sendo menos do que eu esperava kk.

Porém isso não quer dizer que o livro é ruim, muito pelo contrário. Eu gostei da história e tudo mais, mas teve algumas cenas que eu achei as coisas muito corridas, o romance aconteceu fácil demais, me perdia direto nas descrições e demorou um bom tempo para me prender.
Também achei um pouco americanizado demais. Não sei como explicar direito, mas teve várias cenas que parecia que eu estava lendo um livro estadunidense e não brasileiro.
Gostei do fato da autora não deixar o gênero e sexualidade das meninas como sendo o foco de toda a história. É como ela disse no início, queremos ver gay andando de motos, roubando bancos, gays trambiqueiras, porque sofrer já basta nós do mundinho real.

Em resumo, podem ler porque é legalzinho, mas não vão esperar muita coisa.

Larissa1410 01/12/2023

Vampiras trans e lésbicas
Achei incrível o tanto de representatividade abordado no livro, incluindo bem a comunidade lgbtq+ sem ser algo muito exagerado.
O desenvolvimento da trama e a escrita foram muito bem feitos, a rivalidade das famílias e como foi criado toda uma sociedade de vampiros e como é acobertado os assassinatos, tudo bem elaborado.

Camis?? 07/04/2024

Li esse livro no momento certo
Estava querendo algo que deixasse o meu coração quentinho e que tenha alguma outra coisa de diferente que não seja tão clichê e esse livro foi como uma luva para o que eu estava precisando, só estava lendo artigos de faculdade e foi muito bom para esfriar a minha cabeça, recomendo!!

Grazi 07/10/2023

Exploda seu Kindle
É um bom livro e com uma ideia de história ótima porém senti falta de aprofundamento em muitas questões, além da mudança de forma de narração.
Na minha opinião é um escritor e uma história com muito potencial, só precisa ser melhor aproveitado e explorado

3,0 ??

Feliky 26/10/2023

A capa é linda, mas infelizmente não gostei
Não costumo dropar leituras, mas essa aqui infelizmente vou. Li até o capítulo 9, mas a vontade de desistir tinha surgido antes. Imaginei que, como era o começo, era melhor eu continuar lendo porque tem livro que realmente engata mais lá para frente. Além disso, é nacional, então eu queria gostar. A capa tinha me atraído bastante, mérito de quem quer que tenha desenhado ela porque é realmente muito linda.

- Em primeiro lugar, a parte que mais me incomodou: a escrita.
Há uma repetição desnecessária envolvendo iluminação nas coisas e nas pessoas, cabelo vermelho, cachos escuros, gente mexendo no cabelo etc. A autora também descreve as roupas das pessoas em um nível que, sinceramente, pra esse livro em específico não achei necessário. Me deu a impressão de que tem uma pasta no Pinterest para roupas, pegou a imagem e descreveu diretamente todas as vezes que um personagem aparecia, mesmo quando não tem tanta utilidade narrativa assim. Em menos de 20% do livro, a mochila da Verônica foi descrita 3 vezes e fomos lembrados de que Agatha tem cabelo vermelho umas 4 vezes. Não sei se essa mochila vai ter alguma relevância lá pra frente do livro, mas, mesmo se tiver, não precisava ter tanta descrição dela em tão curto período de tempo. Às vezes a autora tenta ser poética (o que nem precisa, já que esse livro se propõe a ser um clichê simples) e acaba gerando momentos como dizer que Rubens tem olhos castanhos como amêndoas na primavera, algo assim.
Logo na primeira página do capítulo 1, a escrita já não me agradou. A descrição da cena com a Verônica (evitando falar o que é porque vai que consideram spoiler, mesmo sendo primeira página do cap 1) foi estranha, bagunçada, longa. Ao longo da livro, a escrita passa a alternar entre clínica demais para dar ritmo e emoção e repentinamente poética em momentos simples que não pediam por esse floreado todo.
Além disso, há um hábito de ficar botando "a garota", " a jovem" ou "a vampira" toda hora ao invés do nome. Na tentativa de não repetir o nome, repete esses substitutos.

- O romance
Eu não diria que esse livro é "banho-maria", eu diria que ele só é meio sem ritmo estabelecido quando o assunto é romance. As personagens começam a ter interesse na outra de forma muito aleatória e não têm química, embora a autora esteja tentando deixá-las com química com direito a apelidos como "vampirinha" e descrições de como uma achou a outra bonita, etc.
Esse livro também não é um "enemies to lovers", não se enganem! Tá mais pra um "rivals to lovers" e, mesmo assim, deixa a desejar. Verônica alterna entre ficar enchendo o saco da outra e sendo gentil e não de uma forma boa, mas de uma forma meio sem sentido mesmo. Elas têm um passado juntas envolvendo ambas serem trans que o livro fica repetindo, mas, sinceramente, não foi algo que eu imaginaria como "foi aqui que nos apaixonamos e desde então eu guardo esse sentimento, mas escondo porque nos distanciamos" e sim mais como "ah, dessa vez fulana foi legal comigo".

- Os personagens.
Os personagens pareciam muito arquétipos. E tudo bem que não li o livro inteiro, mas quando você lê lá pelos 40% de um livro e os personagens AINDA parecem arquétipos, então algo tá estranho. Se fosse um livro de saga/série, eu daria um desconto porque tem mais para desenvolver. Porém, como é um livro único, estava esperando que eles ficassem mais palpáveis mais cedo. E sim, ele não é muito longo, mas daí era só a autora ter escrito mais.
Agatha é a garota quietinha na dela, meio deslocada. Verônica é a garota popular "má" do colégio, que na realidade não é má. Danilo é o melhor amigo da garota quietinha que é mais sincerão e serve pra ouvir o desabafo dela. A senhora Lins é a mãe orgulhosa que bota muita pressão na filha. Etc etc. Talvez o mais longe de um arquétipo que temos é o Rubens, porque ele quebra um pouco a ideia de jogador popular e isso inclusive afeta a narrativa.
Como consequência, os relacionamentos entre eles também são um tanto quanto fracos e pouco me afetam como leitora.

- A ambientação.
É um livro nacional que surfou na divulgação de ser nacional, pelo menos nos posts de divulgação que vi. Do tipo "apoie uma autora nacional", "leia livros brasileiros", "se passa no Brasil", mas sinceramente? Tirando os nomes e a menção a uma faculdade brasileira, todo o resto é Estados Unidos. A forma como a escola funciona como um todo é, desde a ambientação física até o comportamento dos alunos. Mesmo aquele blog, que não só o nome é em inglês, como a existência dele em si foi tão??
Não tenho nada contra autores nacionais escrevendo livros com elementos dos EUA ou até mesmo nos próprios EUA, mas, nesse caso, que o livro não seja divulgado como diferente por ser brasileiro.

- Vampiro.
Achei o aspecto vampírico meio chato. Fica alternando entre uuuh vampiros mortais e vampiros que são basicamente gente com dente afiado, porém faz isso de forma instável. Me falaram que era um romance lésbico de vampiras, então fui muito ansiosa ler, mas a parte vampira não atingiu expectativas.

- LGBT
Há quem discorde de colocar sofrimento em relação a ser LGBT nos livros e há quem discorde de NÃO colocar. Não sou nenhum dos casos, pra mim ambos tão bons desde que façam sentido. Aqui não faz sentido. É estabelecido que lgbtfobia ainda existe e que, inclusive, não muito tempo atrás personagens passaram por isso. E ao mesmo tempo, nos dias mais recentes esses mesmos personagens são os mais populares, são o que todos querem andar, etc. Sinceramente, não achei crível.

- Verônica
A Verônica tem uns momentos que pelo amor de deus também. As vezes que ela tenta meio que "calar a boca" de alguém são de dar vergonha alheia. Desde a cena no vestiário até a da sala de aula de física, em que tivemos um literal "todos aplaudiram".

Nota: 1,5 ou 2. Não tenho certeza.

Stella.Samires.S.A 11/10/2023

Daria um bom filme meio clichê e meio sangrento ?????
Aqui tem duas garotas trans, lésbicas e vampiras, com desejo uma pela outra, mas se impedem por algo que veio antes delas que nem sabem o que é. Elas são carismáticas e possuem problemas na vida, as vezes uma mãe tóxica, outras se apaixonar por quem todos dizem que não pode. Gostei do final, não foi nem muito ruim, nem bom demais, as meninas cresceram, enfrentaram o que lhes perturbava, e ganharam novos problemas, mas não teve um final ruim. Eu achei a escrita fluída, porém a leitura não me prendeu de fato como outras, ainda assim é uma boa leitura pra se distrair, como também possuí uma boa representatividade trans. E também as artes que aparecem uma vez outra são muito fofas e a capa é linda (tive destacar isso).

hingrid. 18/01/2024

Vampirinha
O que dizer sobre essas duas vampirinhas deslumbrantemente estilosas? Estou apaixonada. Me senti conectada com a história desde o primeiro parágrafo e, portanto, desejei que demorasse a acabar.

Achei tudo muito criativo e interessante, a cidade de Rio vermelho e sua sociedade secreta de vampiros me encantou de muitas formas. Além disso, a história traz uma representatividade muito especial e que aquece o coração.

As personagens, Verônica e Agatha, são rivais muito fofas. É interessante observar que, embora Verônica tenha fama de esnobe, ela também é muito justa e impõe isso quando quer fazer o bem, isso até mesmo com Agatha, que até então era para ser sua rival mortal.

A rivalidade foi cultivada por Ângela Lins que, meu Deus, foi uma vilã muito boa (?) O final foi surpreendente e me animou bastante. Senti como se estivesse assistindo a uma série da netflix e foi muito legal. Apesar de vez ou outra sentir a narrativa com soluções rápidas demais para situações que normalmente requerem mais tempo e dedicação a serem resolvidas, e foram essas aleatoriedades que me fizeram dar 4,5 e não 5. Mas isso vai de cada um, claro.

Agora, estou ansiosa para saber como está o casal de vampiras em sua nova fase de vida, juntas, apaixonadas pelo campus da USP ??? será que elas vão alugar um apto em SP com varanda e ter gatos e plantas? Estou doida pra saber!!

Obrigado por ler ??

Lis 03/12/2022

Gostei das personagens- história e outros
Gostei da escrita, teve uns momentos ali que eu fiquei meio... não vou comentar.

Entretanto, eu curti as personagens principais, a história me surpreendeu e teve o plot twist também. Conheci a autora pelo Instagram, então gosto dela.

Resolvi ler por causa dos comentários de outros e curiosidade pela escrita e desenvolvimento da autora.

As personagens são fofas, recomendo demais esse livro.

Vou refazer essa resenha e outras no próximo ano, quando eu reler as minhas anotações.

Ali 29/11/2022

Dan tá cada dia melhor
Primeiro: fiquei muito encantade com a evolução perceptivel da escrita de Dan. Sério, deu um salto enorme e as cenas ficam bem construídas na cabeça de uma forma que é rápido de entender e visualizar tudo que tá acontecendo!!!
Quanto a história, tem um enredo muito bom e a trama muito gostosinha e rápida de ler.
Eu acho que os pontos a melhorar seriam o desenvolvimento a Agatha e da Verônica como um casal, por que foi muito RÁPIDO como mudou de rivais pra amor e acabou perdendo um pouco da proposta. Além de que, muitas outras questões foram desenvolvidas de uma forma um pouco apressada que dava pra aproveitar mais, como a relação da Verônica com a mãe.
A leitura é beeem dinâmica e eu admito que me apaixonei pelas ilustrações ao longo do livro?

Sara 27/12/2023

Que a melhor mordida vença
Super indicaria essa leitura para adolescentes que estão começando a ler livros, mas achei vários pontos fracos. Muitas pessoas dizem que o romance das personagens foi bem desenvolvido, porém, na minha opinião, é um romance fraco e o "enemies to lovers" foi bem ruim.

lana 03/11/2023

Esperava mais
No início até estava gostando mas achei muito fraco. o romance não tem nenhum desenvolvimento, nem química tinha, só jogaram ali. a leitura não foi fluída e a história não me prendeu.

Bruna.Nunesx 28/12/2023

Meu primeiro livro Safico nacional ??
autor: Dan Rodríguez
Gênero: romance LGBTQAP+, Supernatural e Fantasia
livro concluído: 28.12.2023
NOTA: ?????+??

esse livro vai ser um dos favoritos desse 2023!

eu amei conhecer a Agatha e a Verônica, esse livro foi maravilhoso.

eu já conhecia o Dan pelo tiktok e acompalhei o lançamento do livro (nós até conversámos na DM) e simplesmente AMEI esse livro e como foi contada a história, esse livro escacara a homofobia... e eu simplesmente amei como a estrutura da fantasia e a intrica familiar foi construída.

melnoliteraverso 15/10/2022

Avaliação: Que a Melhor Mordida Vença
Avaliação geral:

- O livro me prendeu?: ?????
- Ambientação: ?????
- Organização: ?????