A vida mentirosa dos adultos

A vida mentirosa dos adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Maysa 26/02/2024

Marcante
A história se desenrola ao longo da adolescência da protagonista e descreve como ela vai perdendo a inocência, descobrindo a vida adulta, observando as pessoas ao seu redor a partir de novas perspectivas?

Entretanto, o principal do livro não está exatamente nos acontecimentos em si, mas sim nas reflexões e observações geradas a partir de cada momento. Por isso, achei que a narração por vezes tinha um tom grotesco, de certa forma desconcertante. Mas isso faz todo o sentido pelo contexto em que a personagem se desenvolve. Apesar desse desconforto gerado pelas descrições de certas cenas, a escrita da autora consegue ser bem fluida em todo momento.

Na minha opinião, é interessante pois todos nós passamos por esse amadurecimento e perda de inocência durante a transição da vida adolescente para a vida adulta. E é legal ver como as coisas podem acontecer de maneira totalmente diferente de acordo com cada contexto em que estamos inseridos mas, ao mesmo tempo, com percepções muito semelhantes às da personagem.

Foi o primeiro livro que li da Elena e depois quero conhecer mais obras dela. Acima de tudo, achei um livro marcante.

Ah, e descobri que esse livro tem uma série na Netflix com o mesmo nome. Pretendo assistir depois, mas já deixo de aviso para quem não sabe. :)

Priscila 26/02/2024

Bela introdução á Elena Ferrante
Gostei bastante da leitura desse livro e do estilo de Elena Ferrante, que posso descrever como uma mistura de Sylvia Plath e Gabriel Garcia Marques. Li algo sobre ter qualquer coisa de autoral nos textos dela mas não tem nada comprovado, uma vez que a mesma se nega veementemente á discutir a vida pessoal.

E é esse pseudo toque de pessoalidade que confere á trama um tom muito original. Cada acontecimento se desenrola de maneira muito própria da realidade de quem viveu semelhantemente histórias parecidas e tem o know how pra discorrer sobre tal.

Os personagens são todos muito humanos e aí que se encontra a mágica de Ferrante: transformar personagens comuns, ignóbeis, considerados á margem ou o contrário, muito acima da média na expectativa social, em objetos interessantes de observação minuciosa.

Posso dizer que foi uma ótima introdução á obra de Elena e mal posso esperar para o próximo "casos de família".

Rebeca.Azevedo 25/02/2024

Surpreendente!!
Ainda não tinha lido nada da Elena e me deparei com este livro. Pelo título eu não dava nada. Mas, a história me pegou de um jeito. A escrita da autora é muito boa. Sabe escrever demais. É aqueles livros que a gente não sabe como vai ser o final. Amei cada capítulo. E por fim, só me deu vontade de ler os outros livros dela.

awildphoenix 20/02/2024

Sujo e revelador
No fim é tudo uma questão de sexo, de biologia? Homens são deste jeito, mulheres são daquele outro: não há escapatória — nem na torre de marfim dos acadêmicos. O que define a sua sina é, na verdade, o que você tem ou deixa de ter entre as pernas, porque um é mais vantajoso que o outro? Um impõe respeito, o outro é o arauto da servidão, da delicadeza, como se conta por aí há anos? Ser adulto, no fim, é apequenar a visão que você costumava ter dos seus pais, dos seus parentes; todo mundo se revela sujo, sexual, contraditório. Não há um único ser humano livre desse mar de lama, e algumas poucas almas raras, esporadicamente, se atentam a isso e pintam grandes quadros, escrevem grandes obras a respeito do que entreviram.

Mais um livro favoritado!

Gabriela 18/02/2024

Te amo, elena, quem quer que você seja
O maior problema desse livro é a semelhança psicossexual niilista entre Gianni e Lenu. a obsessão pelo autodesenvolver graças ao olhar masculino foi FUNDAMENTAL na tetralogia, e aqui ficou um pouco básico, talvez pela repetição.

Gostei de como ela consegue pintar sutilmente a transição da infância para a vida adulta espelhada na presença abstrata dos pais e no crédito que se dá a eles, me pareceu honesto.

Já entendi que, mesmo não sendo sua melhor obra, vai levar um quatro estrelas, porque sou cadela irrevogável de Elena Ferrante.

Ela me faz seguir o desenvolvimento ordinário de pessoas ordinárias como se fosse um thriller sobre o assassinato da minha própria irmã. Não sei como ela faz, mas ela faz.

Du Boffo 18/02/2024

É preciso sentir medo, mesmo quando não for necessário
?Os mortos são objetos que se quebraram, e a melhor coisa é lembrar deles como eram quando funcionavam, pois a única tumba aceitável é a lembrança?

O livro inicia mostrando uma família "tradicional?, com os pais preocupados com a educação de Giovanna e com debates cotidianos. Logo no início, Giovanna descobre a existência de uma tia indesejada pelo pai, de uma forma não muito assertiva. O pai utiliza da "feiura? para compará-las e isso causa algumas transformações e desconfortos na personalidade da menina de 12 anos.

Com a presença da tia, muitas revelações foram abordadas: as traições dos pais com os supostos melhores amigos, o ganância do pai desde a infância e muitas outras coisas.

Gostei da escrita da autora(o) e gostei muito de como as páginas dos capítulos iam se clareando durante a leitura (mostrando que com o passar dos anos, Giovanna enxergava de forma mais clara a vida real dos adultos).

Outra simbologia que eu amei foi a pulseira, que passou entre várias mãos. Mas no final serviu para Giovanna dar adeus à infância/adolescência e aceitar a vida adulta.

O livro mostrou a importância que um adulto pode ter no desenvolvimento de uma criança, e em como as atitudes dos pais podem interferir na criação e futuro dos filhos. E isso me fez enxergar muitos erros que a minha própria família insiste em cometer. ?

Du Boffo 18/02/2024

É preciso sentir medo, mesmo quando não for necessário

Scaldini 13/02/2024

INCRÍVEL
Muito bom, leitura fluída e envolvente teve um momento que achei meio parado mas longe de ser entediante acabei em menos de 24hrs.

Acho que a protagonista tava procurando um bofe igual o pai kkkkk falava mal das discussões acadêmicas q ele tinha mas se apaixonou por um igual.

Minhas considerações sobre os personagens: O pai é um porre a tia uma descompensada a mãe uma sonsa e o resto muito tonto, por que caralh0s esse povo dava tanta importância para oq uma criança falava????? A menina com 16 anos aconselhando todos mundo kkkkkk

O final, como em todos os livros da Elena, me pegou, fiquei assim (????) mas ok amei mesmo assim

nobodynocrime 11/02/2024

Talvez não seja o melhor de Elena, mas é bom
Confesso que esperava mais crise existencial, mas ganhei pirraça de adolescente, culpa minha, minhas expectativas. O livro trata da história de Giovanna, uma menina que, aos seus doze anos, escuta seu pai falando mal dela, comparando-a com uma tia, Vittoria, que era uma pessoa que seu pai não gostava, e ela não conhecia. A partir de então, Giovanna fica obcecada tentando descobrir em que ela se parecia com essa tia e cismou em conhecê-la. Conheceu. Depois disso tudo desanda. A personagem percebe, gradualmente, que basicamente todos os adultos de sua vida são mentirosos, em certo nível, uns mais do que outros. Com isso, Giovanna sofre um desencantamento pelo mundo, e por si também, de certa forma.

GiselleC 10/02/2024

Decepcionante
Muita gente fala da Elena Ferrante pra mim e elogia seu trabalho, a forma como escreve sobre mulheres e o que é ser mulher. Eu preciso dizer que esse foi meu segundo livro da autora e acredito que seja o último, porque nenhum me conquistou. Teve uma parte ali no meio em que a leitura ficou envolvente e achei que iria decolar, mas depois voltou a mesma chatice. O final também pra mim foi ??? e não me agradou.

Mari 08/02/2024

Cara, eu amei esse livro. mas só tô fazendo a resenha um mês dps pq tô participando da meta de leitura kkkkk infelizmente não lembro direito do desenrolar da história para dar uma opinião bem formada aqui. preferi ser sincera do que ficar enrolando só pra conseguir fazer uma resenha

lubeilke 07/02/2024

"(?) não sou nada, nada de meu, nada que tenha de fato começado ou se concretizado: só um emaranhado que ninguém, nem mesmo quem neste momento escreve, sabe se contém o fio certo de uma história ou se é apenas uma dor embaralhada, sem redenção."

As vezes é preciso aniquilar o mundo em que se vive para poder reerguer um novo para si. É sobre isso que se trata "A vida mentirosa dos adultos" de Elena Ferrante. Em seu romance, acompanhamos a infância e adolescência de Giovanna, a qual tem sua vida abalada após entreouvir seu pai em uma conversa, a comparando com sua tia Vittoria. Depois disso, Giovanna passa a ser tomada pela raiva e insegurança caracterítica da adolescência, embarcando em uma jornada para encontrar seu verdadeiro eu. O romance de Elena Ferrante não se trata de uma história, mas sim do desenvolvimento de uma personagem, a trajetória de Giovanna à vida adulta e a descoberta de si mesma.

Geórgia 07/02/2024

Sobre crescer e desfazer heróis
Eu já admirava a capacidade de Elena ferrante, mas achava que nada superaria a sua tetralogia napolitana? que bom estar enganada!
A vida mentirosa dos adultos é de longe o melhor livro de ferrante (dos que li até agora). Uma narrativa simples de fácil identificação, sobre crescer e desmascarar a imagem idealizada dos pais, sobre se desvincular das préconcepções infantis e descobrir o próprio caminho. É um livro cru, com personagens imperfeitos e uma história simples (o que importa não é o que acontece, mas como a protagonista se desenvolve). Genial!

Natália 06/02/2024

Esse foi o meu primeiro contato com Elena Ferrante e me agradou muito.

Neste livro acompanhamos Giovanna, uma menina de 12 anos que vê o seu mundo se transformar ao sem querer, ouvir seu pai comentar o como ela está ficando parecida com Vittoria, uma tia da qual seus pais sempre se referiam como feia e maldosa.

Esse momento é como uma ruptura de sua inocência de criança e início da adolescência e Giovanna entra em um espiral de decisões para entender a si mesma, a sua aparência e seus sentimentos e todos ao seu redor. O livro se passa apenas entre seus 12 aos 16 e acompanhamos todas as descobertas dessa fase, as questões com aparência, amizades, estudos e principalmente as mudanças de percepção que temos sobre os adultos a nossa volta.

É um livro muito interessante e envolvente, a escrita de Elena Ferrante é belíssima e te deixa muito imerso na história e envolvido com os personagens.