A vida mentirosa dos adultos

A vida mentirosa dos adultos Elena Ferrante




Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos


1120 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Nath 24/01/2024

Comecei errado.
Acho que comecei a ler a autora pela obra errada!

Tedioso, maçante, com parágrafos intermináveis que fazem perder o foco. Não me prendi a nenhum personagem. Decepcionante. Chato.
comentários(0)comente



Indria 23/01/2024

Gianni
Elena Ferrante, como sempre, impressiona e prende o leitor com histórias que só parecem ser simples.
comentários(0)comente



Cris 23/01/2024

Crescer com mentiras é mais doloroso
O livro retrata a entrada da personagem principal na adolescência, enquanto segredos familiares são revelados. A harmonia familiar é abalada, trazendo impactos na transição para esta fase tão delicada. É triste ver como a vida dos jovens é direcionada para alguns caminhos a partir de erros dos adultos. Há vontade de protegê-los, dizer-lhes "não faça isso, não pense aquilo, só trará mais sofrimento", mas, assim como no livro, cada um precisa viver e construir suas próprias experiências para decidir qual adulto se tornará.
comentários(0)comente



rainne 21/01/2024

Gostei do livro, conseguiu me prender bastante (como sempre fazem as histórias da Elena Ferrante), as reflexões apresentadas são muito boas e o desenvolvimento dos personagens foi interessante de acompanhar. apesar disso e dos momentos de identificação com os personagens da narrativa, não senti que foi um livro que me tocou tanto ou que clareou minha mente sobre algum tema. foi como conversar com uma amiga sobre um assunto que sempre conversamos no dia a dia, com a adição de um detalhe ou outro a medida que o assunto se repete. de todo jeito, vale a pena a leitura.

obs.: não sei se foi uma coisa minha, mas, até mais ou menos os 40% do livro, eu só conseguia ver a Elena Greco (da Tetralogia Napolitana) na Giovanna.
comentários(0)comente



Gabi 21/01/2024

A leitura começa bem fluida e cativando bastante. Ao longo do livro várias passagens sao desconfortáveis ou entediantes de se ler e acredito ter sido essa a vontade sa autora. É uma narrativa nem um pouco romantizada da adolescência.
comentários(0)comente



anaftg 19/01/2024

Um dos meus favoritos da vida. Li esse livro a primeira vez em 2021, mas a leitura que mais me comoveu de fato foi feita no final de 2023.
Elena Ferrante trata de forma muito bonita sobre o processo de adolescer e separar-se dos pais. Giovanna, nesse percurso de individuação, segue um rastro de mentiras contadas por suas figuras de cuidado por quem ela tem tanto apreço - a mãe, o pai e até a tia, que parecia ser uma antítese das mentiras adultas.
É a partir dessas mentiras que Giovanna pode entrar em contato com seu próprio desejo e, como diz a última frase do livro, tornar-se adulta como jamais havia acontecido com nenhuma outra mulher.
comentários(0)comente



jurcasari 18/01/2024

Elena tem um jeito de escrita que me encanta mas que, nesse livro em especial, não gostei.
Apesar de não ser o meu livro favorito da autora, ela consegue fazer à transição da infância para a adolescência de uma forma muito real e dolorida, trazendo a luz pensamentos que muitas vezes fingimos não ter.
Giovanna, durante sua evolução, vai entendendo como os adultos vivem e como se desenvolvem no meio em que vivem e, sem perceber, acaba se tornando igual a eles.
Livro genial!
comentários(0)comente



Alice 16/01/2024

Intenso
A história é intensa e explora a transição da adolescência para a idade adulta, revelando as complexidades das relações familiares e as descobertas pessoais de Giovanna. A narrativa mergulha nos desafios emocionais e nas verdades muitas vezes dolorosas da vida.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Michelle.Steinhoff 13/01/2024

Sabe quando a ressaca literária começa no meio do livro?
Assim eu me senti com esse livro? a protagonista é odiável. Adolescência que se fala? Ou só uma garota insuportável mesmo?!
O livro conta a história de Giovanna dos seus 13 aos seus 16 anos.
Da sua vida pacata e perfeita até descobrir que ?está ficando a cara da sua tia Vitória? é isso começar a ser uma ruína do seu castelo..
Para se entender ela decide conhecer a sua tia e um novo mundo se abre. Personagens complexos e reais, que mostram que a vida é ambígua e que uma história pode ter muito mais que dois lados? mostra como repetimos alguns padrões sem nos darmos conta.
Gostei muito da leitura, ficava com vontade de voltar para o livro até terminar.
comentários(0)comente



Maria.Barreto 10/01/2024

A vida mentirosa dos adultos
Gente, não gostei desse livro.
A protagonista extremamente chata, uma história maçaneta, desagradável.
comentários(0)comente



Karen580 08/01/2024

Nesse livro a elena ferrante é uma viciada em travessão e inimiga do ponto final. a escrita com longos parágrafos e várias vírgulas foi difícil de engatar.

mas sobre a história, esperava algo mais definitivo no final. acho que o começo é bem melhor que o meio, que é bem melhor que o final.
comentários(0)comente



Letícia 08/01/2024

Mais um diamante da Ferrante
O livro é viciante, não conseguia parar de ler e ver a evolução dos personagens, que acabam nos conquistando cada um com o seu jeito.
comentários(0)comente



_devaneei 07/01/2024

Demorei muuuito pra ler. Criei uma super expectativa pelo que disseram e achei uma leitura difícil, não muito interessante. Por fim consegui terminar e achei o final sem graça.
comentários(0)comente



emi 07/01/2024

A vida mentirosa dos adultos
Devo admitir que sou suspeita para falar de qualquer coisa escrita por Elena Ferrante. Já faz alguns anos que sou grande admiradora de suas obras, então acabo gostando delas pelo menos um pouco, e dessa vez não foi diferente.

Li esse livro mais rápido do que eu esperava, pois sempre demoro para ler algo dela, querendo digerir tudo com cuidado, mas a leitura foi tão viciante para mim que não consegui parar. Esse livro faz você pensar muito sobre coisas que são óbvias, mas não passam por sua cabeça enquanto você não passa por essas situações.

Eu gosto da maneira que Ferrante trata a transição entre a infância e a adolescência, junto com as dúvidas sobre a vida adulta. A personagem principal passa por momentos turbulentos e decisivos da sua vida numa época em que tudo é mais dramático e triste, no começo de sua adolescência, quando ela tem que obrigatoriamente dizer boas vindas pra um novo tipo de vida e corpo que ela nunca pediu por antes.

A dualidade entre Andrea e Vittoria é muito interessante também. Não tem como distinguir quem é certo e quem é errado, até mesmo as ações que julgam um no outro são ações que cometem alguma vez em suas vidas. E Giovanna não está muito atrás disso, cometendo (ou pelo menos querendo cometer) coisas que ela se posicionou contra nas ações de seus pais e sua tia.

Também não tem como não destacar como Elena não deixa de falar sobre a objetificação do corpo feminino e o amadurecimento precoce devido à pressões postas em mulheres em situações de fragilidade. Giovanna e suas amigas são vistas como objetos sexuais desde o começo da puberdade, se envolvendo com homens mais velhos em posições de poder sob elas e o mundo. É triste, principalmente, ver como algo gravíssimo é banalizado pelos personagens que já estão inseridos demais nesse tipo de sistema para perceber seus problemas. Ferrante tem uma maneira única de manifestar suas opiniões.

Uma coisa que me encanta é que Elena Ferrante tem uma maneira única de nos mostrar que não importa quanto corremos, quanto tentamos mudar, o lugar em que nascemos e as pessoas que nos cercaram durante os pontos cruciais do nosso crescimento nunca vão embora. São marcas na nossa pele que estão registradas desde o momento de nascença. Uma hora ou outra suas raizes vão aparecer e você não consegue controlá-las, é como as coisas são.

Com certeza uma leitura perfeita para iniciar o ano, um livro bem escrito de uma autora que admiro!
comentários(0)comente



1120 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |