A vida mentirosa dos adultos

A vida mentirosa dos adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Spolaor 02/08/2021

Muito bom !
A história nos leva por momentos tão difíceis na vida de uma adolescente que começa descobrir a vida adulta e perceber cada sentimento, cada dor e cada mudança no seu mundo de uma forma angustiante, intensa e instável e em algumas situações nos fazendo sentir aquela dor no estômago, como um soco direto.

Mariele 27/06/2021

Genial
Não é a toa que Elena Ferrante é considerada uma das melhores escritoras atuais. Enredo de te prende do começo ao fim

Erika 11/03/2021

A vida mentirosa dos adultos
Esperava um grande conflito da vida adulta aqui. E o que encontrei foi uma estória juvenil. Giovanna , uma menina de 13 anos em busca da própria identidade, na transição da infância para a adolescência e suas descobertas e curiosidades. Título interessante, enredo nem tanto.

Alberto 12/02/2022

Dramas de uma adolescente italiana rica e mimada, às voltas com o passado familiar nebuloso
Não é meu estilo, infelizmente. A escolha de uma adolescente como narrador personagem é ousada, porque suponho ser meio unânime a noção de que adolescentes são irritantes. Então, temos uma história inteira contada sob o ponto de vista de uma personagem irritante, o que me parece uma aposta ousada da autora. Isso é um elogio, óbvio, já que ousadia num escritor é qualidade. Outro elogio que se pode fazer à autora é que ela é bem convincente em assumir a voz de uma adolescente e nos fazer crer que é uma adolescente quem fala. Só que o resultado disso, para mim pelo menos, foi um livro irritante e cansativo. Achei que o livro cria tensões e expectativas e não as resolve, o livro promete e não cumpre. A personagem mais interessante, no sentido de que desperta o interesse do leitor e a vontade de saber mais, de mergulhar no estudo da sua personalidade, é rascunhada superficialmente de modo que terminei sem entender porque ela é tão forte e tão influente na vida dos outros personagens. A narradora conta que a tia Vittoria é uma força da natureza, mas não nos mostra essa força em ação para que possamos julgar se a opinião dela é verdadeira. Enfim, achei que se a autora resolvesse o caso em 35, 40 páginas, seria uma obra valiosa. Do jeito como está, me causou tédio e cansaço extremos e uma sensação de expectativa frustrada.

may.reader 20/03/2021

Assim, demorei um tempo para refletir sobre esse livro, inclusive participei de uma leitura coletiva dele para conseguir, em fim, ter uma opinião sobre.
O livro em si é bom, mas em muitas partes ele foi excessivamente descritivo, e depois da metade pouco lhe foi acrescentado, além de um romance.
Eu gostei, porém com algumas ressalvas.

Larissa 10/03/2022

A escrita da Elena Ferrante sempre me conquista, não foi diferente com esse aqui.
Acho impressionante como a autora sabe escrever mulheres. As protagonistas dela são bem reais, não é aquele estereótipo da mocinha perfeita. Gosto principalmente do equilíbrio que ela dá ao texto entre descrições dos ambientes e o foco nos sentimentos impressões dos personagens.
Apesar da autora descrever bem os lugares, ela sempre coloca também como o personagem reage ao ambiente e as pessoas ao seu redor, e, particularmente, acho esse tipo de descrição muito mais interessante o que apenas saber como é a sala onde o personagem está.
A única coisa que me "desagradou" nesse livro, foi o final abrupto. Tive a impressão de que quando as coisas finalmente começaram a acontecer, a autora simplesmente encerrou. É claro que percebo a situação marcante para o início da vida adulta da protagonista, mas no fundo, ainda fiquei com uma sensação de um final "aberto", era como se houvessem arrancado as páginas finais.
Nem estou dizendo que não gostei do fim, só que realmente esperava mais coisas para além dele. E entendo que essa é uma crítica totalmente baseada na minha expectativa e nada tem a ver com a qualidade do texto da autora.

Rafaela Rezende 29/06/2020

Pior de 2020
Essa leitura não pretendia de jeito nenhum, grande parte da história era de uma leitura nada fluida e esse final, tive a impressão que foi escrito às pressas. Enfim, minha última leitura do clube intrínsecos, para mim não compensa mais.
Aline.Silva 03/07/2020minha estante
Concordo, foi meu pior tb. Vc ainda foi boazinha, eu dei MEIA estrela

Rafaela Rezende 03/07/2020minha estante
Acho que fui boazinha mesmo!

02/04/2021

Adolescência como ela é
O desabrochar da adolescência de uma forma nada romântica. O encontro com a vida adulta descortinando a realidade; mostrando a face imperfeita dos pais, dos amigos; a história de uma menina que começa a ver a vida é as relações familiares e sociais com seus próprios olhos, questionando as dos seus pais. Uma história real da adolescência.

Carolina 14/08/2021

Acabou assim?
Minha primeira leitura de Elena Ferrante e achei insossa! A história é interessante, mas não chega a lugar nenhum. A relação de Giovanna com a tia poderia ter sido muito melhor explorada. O final aberto também contribuiu com a sensação de ?ué, virou o que? Acaba assim??
Samy.Pinheiro 18/08/2021minha estante
Tive essa mesma sensação!

Bruna 24/09/2020

?Sobre a nudez forte da verdade,o manto diáfano da fantasia?
?O que se passava no mundo dos adultos, na cabeça de pessoas extremamente racionais, em seus corpos carregados de saber? O que os reduz a animais dentre os menos confiáveis, piores que os répteis? Por mais que eles quisessem se achar diferentes, para mim pareciam cada vez mais farinha do mesmo saco.? É com essas e outras reflexões do mesmo teor que Giovanna conduz sua história através do mais novo romance de formação da autora italiana Elena Ferrante. Já adentrando a turbulenta fase da adolescência, Giovanna ouve do próprio pai que está crescendo e se tornando a irmã de seu pai, sua tia Vittoria, um nome que, ?na minha casa, soava como o de um ser monstruoso que mancha e infecta os que toca? segundo a própria Giovanna conta. Só que ela nunca conheceu tia Vittoria.

A partir dessa afirmação do pai, ?o manto diáfano da fantasia? da vida de Giovanna começa aos poucos a cair e revelar a verdade cruel que está debaixo dele. Com o desenrolar do livro, Giovanna descobre quem é a tia Vittoria e estabelece um laço forte com ela: é ela que conta as verdades cruas a Giannì, como fora apelidada pela própria tia; é ela que não esconde os motivos da quebra de relações com o pai de Giovanna. Aos poucos, Giovanna percebe que a tia é o completo oposto do pai: ela tem pouca escolaridade, o pai é intelectual, a tia é mal educada, o pai é polido, a tia é emocionada, o pai contido. E é isso que causa tanto nojo no pai, o fato de Vittoria ser uma pessoa tão fora da curva para a família dele a ponto que as relações precisam ser desfeitas de modo brutal.

Giovanna conhece aí e descobre verdades que lhes eram omitidas há tempos. Verdades que doem, que são nojentas, que causam mal estar não só nela, mas no leitor também. Com o convívio ao lado da tia, conhece uma realidade a qual os pais sempre quiseram omitir de suas vistas, sai da sua bolha tanto intelectual como até regional ao se deslocar até a parte baixa de Nápoles para encontrar sua tia com frequência. Além disso, ainda passa pelos desconfortos e inseguranças da adolescência, o que me trouxe à mente a Lenù (personagem de ?A Amiga Genial?, também de Elena Ferrante), que também é retratada em um momento lidando com as novidades e brutalidades trazidas por essa fase. No caso de Giovanna, isso vem com muito mais brutalidade, justamente por vir junto com essa torrente de verdades sendo ditas e máscaras caindo em sua frente.

Mais uma vez Ferrante escreve uma narrativa incômoda, bruta e visceral. Me peguei várias vezes precisando fechar o livro pra respirar e pensar sobre a história narrada. Com um enredo cativante e ao mesmo tempo até repugnante por expor os lados mais podres e sombrios da natureza humana, a autora consegue com maestria escrever uma narrativa crua, verdadeira e original. Tão verdadeira que a recepção do livro aqui no Brasil dividiu opiniões, seria esse um livro nojento e magistral com toda a força que ele traz ou um livro frágil e fraco por abordar questões cotidianas com uma honestidade tão raramente vista? Na minha opinião, esse livro foi ?girar a faca na ferida?, como a própria Ferrante define o ato de escrever. E é por isso que Ferrante divide opiniões. Ela nos mostra nossos piores lados e a verdade que, assim como os pais de Giovanna, queremos esconder.

Clarissa 12/09/2020

Mentiras para criar...
Para quem já leu Elena Ferrante, não iria se surpreender com sua narrativa, real, crua...
A autora tem como estilo as relações humanas, seja individual ou em sociedade.
Neste livro, vamos conhecer a família de Giovanna, uma jovem de 12 anos que tem sua vida afetada quando escuta seu pai comentar que a filha está ficando igual a sua tia Vitória.
Essa comparação entre a jovem e sua tia, faz com que Giovanna entre numa jornada em busca da verdade de sua família... Em suma é a história familiar envolvida em mentiras para criar sua filha, nas convenções que acreditam ser o ideal.
Gostei do livro, onde uma jovem luta para conhecer seu verdadeiro eu.

Anna.Sofia 27/06/2021

A Vida Mentirosa dos Adultos
Após ler a Tetralogia Napolitana e me apaixonar pela escrita de Ferrante criei grandes expectativas com a nova leitura. E apesar de Elena manter uma escrita impecável, terminei o livro com muitas dúvidas e sentindo falta de alguns desfechos.

Para começar: por a história se passar em Nápoles também, nos primeiros capítulos eu tinha a sensação de que Lenu e Lila poderiam aparecer a qualquer momento, o que me causou uma certa angústia. Porém, alguns capítulos para frente consegui me desvencilhar delas e me aproximar de Giovanna.

Sobre o livro de fato: Após refletir muito sobre e discutir com uma amiga que leu junto, concluo que a intenção era exatamente essa: descrever a vida dos adultos exatamente como ela é, pelos olhos de uma adolescente. E creio que, por isso, alguns momentos foram dados muita ênfase e não obtiveram desfecho. Fiquei sentindo falta de um final mais elaborado para muitos personagens.

O fim do próprio livro deixa em aberto que a gente mesmo imagine e crie diferentes rumos para vida de Giovanna daqui pra frente.

A vida não é redondinha e as coisas não acontecem exatamente como a gente deseja, principalmente quando somos adolescentes e enxergamos o mundo de cabeça pra baixo.

Por fim, gostei, e acho uma leitura válida pelas diversas reflexões que temos diante de cada capítulo. Mas, de Ferrante, minha queridinha continua sendo a Tetralogia Napolitana.

Blenda.Michela 03/08/2020

História prende e final decepciona!
A autora tem uma escrita que prende o leitor, livro muito bem escrito, que traz um relato da perda da infância e início da adolescência de maneira bem singela. Ela não poupa detalhes. No entanto o final decepciona pois acontecem fatos que deixam a história em aberto e o leitor fica sem entender, principalmente a decisão final da Giovana. Gostaria que todos os pontos do livro tivessem sido fechado e não restassem dúvidas sobre o destinos dos personagens.

Caio Dantas Cabral 05/08/2020

Experiência de leitura:
Imagina essa situação:

eu estou lendo um livro rapidamente, o devorando, o tempo voa e tenho lido 50 páginas sem nem perceber. no entanto, a história não é tão boa, é simples, muito linear, e sem grandes reviravoltas na trama.

e eu me pergunto, o que me mantém preso nesse livro e está me fazendo ler ele tão rapidamente? ?caramba, eu vou terminar ele em 3 dias.?

a resposta: a escrita da autora é simplesmente incrível, bastante agradável e incrivelmente fluida. eu lia páginas e páginas, e não percebia o tempo passar.

eu estou falando do livro A Vida Mentirosa dos Adultos da Elena Ferrante. o livro que finalizei recentemente. ele foi o livro que veio no mês de junho no clube Intrínsecos.