A vida mentirosa dos adultos

A vida mentirosa dos adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Thaais.bit 30/03/2023

O inicio é ruim e o fim parece o início
Sinceramente quando peguei pra ler achei que era um livro sobre descobertas, mágoas, a transição pra juventude e tal
Tem essas passagens no livro, mas nada interessante que te faça pensar sobre a vida, refletir ou ate se identificar
Na verdade é bem chato e apesar dos capítulos curtos demorei + de 1 semana pra ler.
Eu não consegui entender direito qual o sentido do livro, ou sou muito burra ou esse livro REALMENTE é sem nexo, pq assim acontece algumas coisas que interligam a outras e de repente bum não da em nada, a gente fica perdida no meio dos pensamentos.
enfim n percam seu tempo, tem livros mais interessantes por ai ?
Caian.Gabriel 30/03/2023minha estante
Muito bom, nota 0

Thaais.bit 31/03/2023minha estante
exatamente

CInt_lo 12/04/2023minha estante
Li e também tive essa percepção, a maior parte dos personagens não é coeso sempre agindo de forma dúbia e com segundas intenções mas ao mesmo tempo a história não caminha pra lugar algum

Thaais.bit 14/04/2023minha estante
sim terminei de ler e fiquei com aquela sensação de "o que acabou de acontecer aqui" kkkkkkkk

CInt_lo 14/04/2023minha estante
Como se a adolescência acabasse com o início da vida sexual sabe

@mcaroliinaq 20/11/2021

Terminei a leitura há umas 2 semanas e ainda não sei bem o que falar dela. Inegavelmente, dá pra ver a Elena Ferrante que tanto amei em Dias de Abandono e A Filha Perdida nesse livro, mas a conexão que estabeleci foi bem menor. Talvez eu precise de mais tempo pra digerir, talvez é um livro que simplesmente não conversou comigo, a real é que eu ainda não sei. Mas, ainda assim, acho que vale a leitura: passei voando pelas páginas, mesmo estando numa ressaca literária que parece interminável.

mpettrus 12/10/2020

Uma Adolescente Curiosa
De longe, foi um dos livros mais ?morno? que eu li da enigmática Ferrante.
A sua protagonista, Giovanna, é uma adolescente curiosa, inteligente, sagaz, porém, emocionada, birrenta, mimada, aliás, muito peculiar para alguém que é filha única.
Guardo uma certa empatia pela tia Vitória. Mas sua mania de reclamar da vida, das dores que carregará até o fim da vida me foram maçante. Além de ser uma exímia mentirosa.
De longe, nada lembra as mulheres da Tetralogia Napolitana, por exemplo.
Os personagens mentem para as suas próprias conveniências e por suas covardias veladas.

O que me valeu a pena da leitura sem sombra de dúvidas foi o Plot Twist da pulseira.
Simplesmente eu amei a reviravolta acerca da pulseira.

Clarissa 12/09/2020

Mentiras para criar...
Para quem já leu Elena Ferrante, não iria se surpreender com sua narrativa, real, crua...
A autora tem como estilo as relações humanas, seja individual ou em sociedade.
Neste livro, vamos conhecer a família de Giovanna, uma jovem de 12 anos que tem sua vida afetada quando escuta seu pai comentar que a filha está ficando igual a sua tia Vitória.
Essa comparação entre a jovem e sua tia, faz com que Giovanna entre numa jornada em busca da verdade de sua família... Em suma é a história familiar envolvida em mentiras para criar sua filha, nas convenções que acreditam ser o ideal.
Gostei do livro, onde uma jovem luta para conhecer seu verdadeiro eu.

Lusia.Nicolino 22/03/2022

Os adultos mentem, quando começam, ninguém sabe.
Os adultos mentem, quando começam, ninguém sabe. E mentem primeiro para eles mesmos, para manter uma coerência com o que está fora, nunca com o que está dentro. E esse é o grande erro. A vida mentirosa dos adultos não é sobre o facebook, o instagram, mas poderia ser. Elena narra, com seu jeito inconfundível, uma suavidade entremeada com crueza, a vida de Giovanna. Não a vida toda, mas aquele período crítico entre os treze e os dezesseis anos. Criança, menina, mocinha, para certos assuntos jovem demais, para outros, bem grandinha para se comportar assim. Fascinada pelo pai, próxima da mãe, um casal de intelectuais que parece bem resolvido, se desconcerta ao flagrar parte de uma conversa em que a comparam com Vittória. A irmã mais velha do pai, uma megera (?), feia, mau humorada, de quem querem distância. Mas será que a história é mesmo essa? Duas Nápoles, dois extremos. O que é verdade e o que é mentira? Arrisca um palpite ou vai ler na íntegra? Imperdível.

Quote: "Tentei retrucar, mas com prudência, que meu pai era muito corajoso e, para defendê-lo, recorri ao que ele me dissera uma vez, ou seja, que os mortos são objetos que se quebraram, como um televisor, um rádio, um liquidificador, e a melhor coisa é lembrar deles como eram quando funcionavam, pois a única tumba aceitável é a lembrança."

may.reader 20/03/2021

Assim, demorei um tempo para refletir sobre esse livro, inclusive participei de uma leitura coletiva dele para conseguir, em fim, ter uma opinião sobre.
O livro em si é bom, mas em muitas partes ele foi excessivamente descritivo, e depois da metade pouco lhe foi acrescentado, além de um romance.
Eu gostei, porém com algumas ressalvas.

Blenda.Michela 03/08/2020

História prende e final decepciona!
A autora tem uma escrita que prende o leitor, livro muito bem escrito, que traz um relato da perda da infância e início da adolescência de maneira bem singela. Ela não poupa detalhes. No entanto o final decepciona pois acontecem fatos que deixam a história em aberto e o leitor fica sem entender, principalmente a decisão final da Giovana. Gostaria que todos os pontos do livro tivessem sido fechado e não restassem dúvidas sobre o destinos dos personagens.

Caio Dantas Cabral 05/08/2020

Experiência de leitura:
Imagina essa situação:

eu estou lendo um livro rapidamente, o devorando, o tempo voa e tenho lido 50 páginas sem nem perceber. no entanto, a história não é tão boa, é simples, muito linear, e sem grandes reviravoltas na trama.

e eu me pergunto, o que me mantém preso nesse livro e está me fazendo ler ele tão rapidamente? ?caramba, eu vou terminar ele em 3 dias.?

a resposta: a escrita da autora é simplesmente incrível, bastante agradável e incrivelmente fluida. eu lia páginas e páginas, e não percebia o tempo passar.

eu estou falando do livro A Vida Mentirosa dos Adultos da Elena Ferrante. o livro que finalizei recentemente. ele foi o livro que veio no mês de junho no clube Intrínsecos.

jamilly274 14/09/2021

gostei
primeiro livro da elena que leio, expectativas estavam altas e com certeza foram atendidas! adorei a escrita dela, a forma de escrever, e gostei muito da história.
não me afeiçoei aos personagens, mas creio que era sobre isso a história, que mostra mesmo a verdade nua e crua que a gente sempre acaba querendo ignorar.
além disso, por vezes senti raiva na giovanna por algumas atitudes dela, mas no final acabo por entender ela (ou pelo o menos tento). me identifiquei por vezes com ela e giuliana.

?Eu queria ser uma mulher, uma mulher amada.?

Mariele 27/06/2021

Genial
Não é a toa que Elena Ferrante é considerada uma das melhores escritoras atuais. Enredo de te prende do começo ao fim

Carolina 14/08/2021

Acabou assim?
Minha primeira leitura de Elena Ferrante e achei insossa! A história é interessante, mas não chega a lugar nenhum. A relação de Giovanna com a tia poderia ter sido muito melhor explorada. O final aberto também contribuiu com a sensação de ?ué, virou o que? Acaba assim??
Samy.Pinheiro 18/08/2021minha estante
Tive essa mesma sensação!

Michele 27/08/2021

Já tive experiências melhores com a Ferrante
Comecei a leitura imaginando que as relações familiares abordadas no início seriam o centro da história e esperei que fossem mais exploradas em seu desenvolvimento, mas elas acabaram servindo apenas de start para descobertas da protagonista sobre si mesma e seu amadurecimento. De forma alguma desgostei do livro, mas as expectativas atrapalharam um pouco minha experiência.