A vida mentirosa dos adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Caio Dantas Cabral 05/08/2020

Experiência de leitura:
Imagina essa situação:

eu estou lendo um livro rapidamente, o devorando, o tempo voa e tenho lido 50 páginas sem nem perceber. no entanto, a história não é tão boa, é simples, muito linear, e sem grandes reviravoltas na trama.

e eu me pergunto, o que me mantém preso nesse livro e está me fazendo ler ele tão rapidamente? ?caramba, eu vou terminar ele em 3 dias.?

a resposta: a escrita da autora é simplesmente incrível, bastante agradável e incrivelmente fluida. eu lia páginas e páginas, e não percebia o tempo passar.

eu estou falando do livro A Vida Mentirosa dos Adultos da Elena Ferrante. o livro que finalizei recentemente. ele foi o livro que veio no mês de junho no clube Intrínsecos.

Erika 11/03/2021

A vida mentirosa dos adultos
Esperava um grande conflito da vida adulta aqui. E o que encontrei foi uma estória juvenil. Giovanna , uma menina de 13 anos em busca da própria identidade, na transição da infância para a adolescência e suas descobertas e curiosidades. Título interessante, enredo nem tanto.

Erika.Almeida 24/12/2020

Em A vida mentirosa dos adultos, Elena Ferrante me levou uma vez mais pelos caminhos do feminino, entrada na adolescência e tramas familiares, com seus silêncios e traições. Fluidez, personagens distantes do maniqueísmo e um final tão abrupto que deixou desejo pela continuação do romance.

@juliaavictorino 15/01/2021

Um pouco estranho e incômodo
Neste livro acompanhamos o amadurecimento de Giovanna enquanto termina sua infância e adentra a adolescência, além de sua família pra lá de complicada.

Nunca havia lido Elena Ferrante então não sabia o que esperar. Não criei tantas expectativas como tenho para a saga napolitana (que quero começar a ler em fevereiro) pois conhecia as opiniões adversas sobre A Vida Mentirosa dos Adultos, e ainda bem! Saí com uma sensação muito estranha pós leitura.

Ela foi uma leitura rápida e estava curiosa de saber onde ia chegar e quando acabou senti que não muito aconteceu. A Giovanna criança, apesar de ser retratada como inocente e ingênua, parecia mais velha do que efetivamente era e quando adolescente, mostrava atitudes e clareza de adultos experientes.

O conteudo sexual, principalmente abordado pela Giovanna ainda criança não pegou nada bem pra mim.
Fe santiago 18/01/2021minha estante
Pensei a mesma coisa.

mpettrus 12/10/2020

Uma Adolescente Curiosa
De longe, foi um dos livros mais ?morno? que eu li da enigmática Ferrante.
A sua protagonista, Giovanna, é uma adolescente curiosa, inteligente, sagaz, porém, emocionada, birrenta, mimada, aliás, muito peculiar para alguém que é filha única.
Guardo uma certa empatia pela tia Vitória. Mas sua mania de reclamar da vida, das dores que carregará até o fim da vida me foram maçante. Além de ser uma exímia mentirosa.
De longe, nada lembra as mulheres da Tetralogia Napolitana, por exemplo.
Os personagens mentem para as suas próprias conveniências e por suas covardias veladas.

O que me valeu a pena da leitura sem sombra de dúvidas foi o Plot Twist da pulseira.
Simplesmente eu amei a reviravolta acerca da pulseira.

Alberto 12/02/2022

Dramas de uma adolescente italiana rica e mimada, às voltas com o passado familiar nebuloso
Não é meu estilo, infelizmente. A escolha de uma adolescente como narrador personagem é ousada, porque suponho ser meio unânime a noção de que adolescentes são irritantes. Então, temos uma história inteira contada sob o ponto de vista de uma personagem irritante, o que me parece uma aposta ousada da autora. Isso é um elogio, óbvio, já que ousadia num escritor é qualidade. Outro elogio que se pode fazer à autora é que ela é bem convincente em assumir a voz de uma adolescente e nos fazer crer que é uma adolescente quem fala. Só que o resultado disso, para mim pelo menos, foi um livro irritante e cansativo. Achei que o livro cria tensões e expectativas e não as resolve, o livro promete e não cumpre. A personagem mais interessante, no sentido de que desperta o interesse do leitor e a vontade de saber mais, de mergulhar no estudo da sua personalidade, é rascunhada superficialmente de modo que terminei sem entender porque ela é tão forte e tão influente na vida dos outros personagens. A narradora conta que a tia Vittoria é uma força da natureza, mas não nos mostra essa força em ação para que possamos julgar se a opinião dela é verdadeira. Enfim, achei que se a autora resolvesse o caso em 35, 40 páginas, seria uma obra valiosa. Do jeito como está, me causou tédio e cansaço extremos e uma sensação de expectativa frustrada.

Nathalie.Murcia 06/09/2020

Arrebatador
Neste romance inédito de Elena Ferrante, novamente somos capturados pela narrativa afiada e envolvente que é sua marca registrada. Usando de alguns dos seus temas tradicionais, tais como a ambivalência feroz de seus personagens, divididos entre intelectuais/ricos e pouco instruídos/pobres, este romance retrata a vida pacata da adolescente Giovanna, até o momento em que esta perde a ingenuidade infantil, conforme a trama se desenvolve na cidade de Nápoles, tanto na sua parte alta quanto na zona industrial, evidenciando mais um dos contrastes característicos das obras de Ferrante.

A decepção com os pais, que de heróis passam a ser vistos como pessoas normais, cujas vidas são permeadas de erros, segredos, intrigas e traições, marcam o amadurecimento de Giovanna, que, apesar de sua inteligência, se envereda num caminho de autodegradação, eis que se sente desconectada do meio ambiente escolar e familiar, sobretudo depois do encontro com a complexa tia Vitória.

O livro nos proporciona um vórtice de e sentimentos. Me pareceu que o fim deixou uma porta aberta para uma continuação. Tomara que tenhamos uma outra "tetralogia". Devorei as 432 páginas em três dias. Amei!!

jamilly274 14/09/2021

gostei
primeiro livro da elena que leio, expectativas estavam altas e com certeza foram atendidas! adorei a escrita dela, a forma de escrever, e gostei muito da história.
não me afeiçoei aos personagens, mas creio que era sobre isso a história, que mostra mesmo a verdade nua e crua que a gente sempre acaba querendo ignorar.
além disso, por vezes senti raiva na giovanna por algumas atitudes dela, mas no final acabo por entender ela (ou pelo o menos tento). me identifiquei por vezes com ela e giuliana.

?Eu queria ser uma mulher, uma mulher amada.?

Clarissa 12/09/2020

Mentiras para criar...
Para quem já leu Elena Ferrante, não iria se surpreender com sua narrativa, real, crua...
A autora tem como estilo as relações humanas, seja individual ou em sociedade.
Neste livro, vamos conhecer a família de Giovanna, uma jovem de 12 anos que tem sua vida afetada quando escuta seu pai comentar que a filha está ficando igual a sua tia Vitória.
Essa comparação entre a jovem e sua tia, faz com que Giovanna entre numa jornada em busca da verdade de sua família... Em suma é a história familiar envolvida em mentiras para criar sua filha, nas convenções que acreditam ser o ideal.
Gostei do livro, onde uma jovem luta para conhecer seu verdadeiro eu.

Carol.Czizek 21/06/2020

Elena Ferrante sendo Elena Ferrante
Pra quem já teve outros contatos com a autora sabe que história com muitos conflitos familiar é com ela mesmo!
O Título condiz muito com a história, afinal Giovanna começa a entender o que os adultos fazem (ou mentem) e conta também os conflitos dela sendo uma adolescente!
Eu amo a escrita de Elena, sempre flui muito bem!

roberta 21/06/2020

A vida mentirosa dos adultos
Nesse livro vamos acompanhar a história de Gianní uma menina que tá saindo da fase infantil onde ela acreditava e amava seus pais incondicionalmente até a sua fase adolescente. Nessa fase Giovanna vai se transformar, ela vai tentar entender o que está acontecendo com ela e como os adultos pensam e como seu mundo funciona. Um bom livro pra reflexição.

Yanne0 05/03/2022minha estante
Os dialetos italianos (tem mtos) são diferentes do italiano standant (aquele que eles aprendem nas escolas e a gente, em cursos de idiomas). Em algumas regiões da Itália não se perdeu o costume de falar em dialeto ?

Rafaela1643 02/07/2020

uma experiência bacana para o público adolescente
Não quero ser injusta com Elena Ferrante ou com os fãs. Ainda não li os outros livros da autora e que são tão elogiados, então só posso falar da minha experiência com a história e não do livro em si.

Quem me dera ter sido apresentada a uma obra como essa quando tinha por volta dos 12 anos. O livro conta a história de Giovanna uma adolescente de classe média alta que é apresentada de um dia para o outro a um mundo que ela não conhecia, com ruas e bairros totalmente diferente ao que ela vive. Ele mostra de uma forma crua a transição de Giovanna para a adolescência, o modo como trata a puberdade de modo tão aberto é um dos motivos de achar que a obra é necessária para o público adolescente e um dos maiores atrativos da história, por ser a única construção que foge um pouco do padrão das histórias adolescentes, de resto achei muito mais do mesmo.

Me chamou um pouco mais de atenção também o típico ?socialismo?do ar condicionado, que Giovanna nos mostra implicitamente como o pai e os colegas do trabalho tratam tanto das questões humanas, das desigualdades e injustiças em longas reuniões, no entanto, além não fazerem parte desse mundo, no caso do pai de Giovanna, não mais. A filha não conhece esse mundo de verdade até ir conhecer a tia. Então na minha experiência eu tirei uma reflexão bem grande de como pensadores falam tanto de questões humanitárias mas que não saem das suas salas grandes cobertas de luxo.